SEGUNDA-FEIRA, 19/05/2025

Em três recordes, entenda por que o Brasil virou epicentro global da Covid-19

Negacionismo, aglomerações, disseminação de variantes do vírus e falta de infraestrutura hospitalar estão entre razões que levaram país a registrar índices inéditos de infecções, óbitos, médias móveis e internações

Publicado em 

Em três recordes, entenda por que o Brasil virou epicentro global da Covid-19 - News Rondônia

Nas últimas duas semanas, o Brasil atingiu patamares inéditos dos principais indicadores da pandemia da Covid-19 — os índices de infecções, óbitos, médias móveis e internações nunca foram tão altos. O GLOBO explica abaixo como cada tragédia está conectada e de que forma esses recordes alçaram o país ao posto de epicentro global da Covid-19.

Em três recordes, entenda por que o Brasil virou epicentro global da Covid-19 - News Rondônia

Mais de 90 mil infecções em apenas um dia

O Brasil vê, desde dezembro, o número de casos acelerar até ter atingido 90.830 infectados num único dia — marca recorde desde o início da pandemia. A multiplicação de contágios ocorre na esteira do negacionismo incentivado pelo governo federal, nas aglomerações e festas, principalmente no fim do ano e no carnaval, na baixa adesão ao isolamento social e na marcha lenta da vacinação.

Segundo Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, o surgimento de novas variantes também ajuda a explicar esse cenário.

— Ainda assim, as variantes são apenas um fator, e não a única explicação para o aumento da transmissão do vírus. Já era esperado o surgimento de novas cepas. Foi o que ocorreu há três meses na Inglaterra, por exemplo. Para o país se recuperar, entrou em lockdown, mas esta medida não é tomada aqui — lamenta.

As principais variantes conhecidas do Sars-CoV-2 que circulam no território nacional são as linhagens P1 e P2. Ambas contam com a mutação E484K na proteína S do vírus, alvo da maioria das vacinas e testes de diagnóstico. Essa mutação é associada a uma maior capacidade de transmissão. Também se teme que possa escapar do ataque de anticorpos e, com isso, reduzir a eficácia de vacinas. Há ainda uma terceira variante que já teria se espalhado por estados de todas as regiões do país, à exceção do Centro-Oeste.

— Infelizmente, é uma evolução inevitável da forma pela qual a pandemia está sendo encarada no nosso país, com negacionismo ao problema e totalmente sem liderança e planejamento — afirma Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia. — Necessitamos de vacinação em massa o mais rápido possível, mas não sabemos quando e se isso irá acontecer.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a média móvel de novos casos de Covid-19 diminuiu 74,9% no início de março, em comparação ao maior pico registrado no mês de janeiro deste ano. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o índice de 249.360 contaminações (11 de janeiro) caiu para 62.555 (3 de março).

A melhora nos índices americanos acompanha o avanço da campanha de vacinação no país. Até 4 de março, 16,1% dos cidadãos já haviam recebido ao menos a primeira dose da vacina contra a doença. No Brasil, apenas 5% da população brasileira recebeu a primeira dose.

Ocupação de leitos de UTI no SUS supera 80%

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um boletim na última terça-feira alertando que a atual situação da pandemia corresponde ao "maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil”, resultado das taxas recordes de infecção.

O boletim mostra que, no momento, das 27 unidades federativas, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%, sendo 15 com taxas iguais ou superiores a 90%. Em relação às capitais, 25 das 27 estão com essas taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%.

Em três recordes, entenda por que o Brasil virou epicentro global da Covid-19 - News Rondônia

"Os números elevados denotam o colapso do sistema de saúde para o atendimento de pacientes que requerem cuidados complexos para a Covid-19", informa o texto do boletim. "Na primeira onda de contágio o remanejamento logístico de pacientes para outros municípios, regiões ou estados que apresentavam a diminuição dos casos foi possível. Após o processo de sincronização da epidemia, processos envolvendo a ampliação da propagação fizeram com que a doença crescesse de forma simultânea no país. Um dos efeitos diretos desse processo é a impossibilidade de remanejamento de pacientes não só para atendimento de Covid-19, mas para outras causas também".

Em 17 de julho, quando o mapeamento começou a ser feito, apenas três estados tinham taxa de ocupação crítica. Em outubro do ano passado, nenhum estava nessa situação.

Mais de 2 mil óbitos, e média móvel cresce há 19 dias seguidos

A desobediência às normas sanitárias e o esgotamento do sistema de saúde levam, em último caso, à explosão de mortes em território nacional. No último dia 10, o Brasil registrou, pela primeira vez, mais de 2 mil óbitos em um dia — foram 2.349. O país segue acelerado rumo a uma nova marca inédita, como admite o próprio Ministério da Saúde. Em um relatório publicado no início do mês, a pasta admitiu que, ainda em março, o Brasil poderia perder 3 mil vidas por dia para a Covid-19.

Nesta semana, o Brasil ultrapassou os EUA na média móvel de mortes diárias por milhão de habitantes. A média móvel semanal nesta quarta-feira chegou a 2.031, batendo recorde pelo 19º dia consecutivo.

Desde o início da pandemia, ficou evidente a falta de insumos nas unidades de saúde, como máscaras, equipamentos de proteção individual, respiradores e kits de internação. Uma consequência da carência de infraestrutura, além do aumento descontrolado dos casos, é a exaustão das equipes médicas.

— A pandemia está em plena evolução. O número de óbitos demorará muito a cair, já que as internações continuam subindo — explica Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. — Pode ser que algumas regiões do país tenham em breve um colapso do serviço funerário.

Coordenador da Força-Tarefa da Unicamp contra a Covid-19, Alessandro Farias ressalta que o Brasil nunca conseguiu zerar os casos da pandemia.

— Quando surgiu a Covid-19, pensamos que ela não faria estragos no país porque nossa temperatura é quente, ou que a vacina BCG supostamente nos protegeria, ou porque a cloroquina seria um remédio adequado. Não tomamos atitudes. Dependemos de vacinas, e nossa produção é muito abaixo da necessária.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Consórcios seguem em alta e ajudam associados do Sicredi a realizarem sonhos e ampliarem patrimônio

Sicredi registra a marca de R$ 50 bilhões em créditos sob gestão, resultado que consolida a instituição financeira cooperativa como a 7ª maior administradora de consórcios do Brasil
L

Conab promove II Diálogo Brasil-África sobre segurança alimentar

A programação do evento continuará no dia 21, em Petrolina/PE, com visitas técnicas organizadas pela Embrapa Semiárido, voltadas para temas como agricultura irrigada, aquicultura e convivência com a seca.
L
Campanha Prorrogada: Doação de Livros Infantis ganha reforço de parcerias em Porto Velho

Campanha Prorrogada: Doação de Livros Infantis ganha reforço de parcerias em Porto Velho

O objetivo é arrecadar ainda mais obras e alcançar a meta de 500 livros infantis, que serão destinados a crianças de escolas rurais de Porto Velho, ampliando o acesso à leitura e ao conhecimento.
L

Família luta com venda de mousse nas ruas para tratar filho com convulsões e quitar dívidas

Sem recursos e com o aluguel atrasado há quatro meses, pais enfrentam dificuldades para garantir tratamento médico ao filho de 5 anos; vaquinha online busca apoio solidário
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Um doce para o amor: Sorteio especial de Dia dos Namorados com o Bolo de Festa Serenata de Amor da Fábrica de Bolo Vó Alzira

News Rondônia e Fábrica de Bolo Vó Alzira – Unidade Zona Sul, promovem uma promoção irresistível para adoçar o romance com um delicioso Bolo da Linha Festa Premium.
L

Jovem News | Entrevista Beatriz Neri – Acadêmica de Direito

No programa Jovem News desta segunda-feira, dia 19, às 17h, a entrevistada será Beatriz Neri, acadêmica de Direito na Unisapiens. Com apenas 24 anos, Beatriz já se destaca como estagiária em escritório de advocacia, presidente da Atlética Magistrada e integrante da Subcomissão Universitária da OAB.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Fábio Viana, advogado

Nesta segunda-feira, dia 19, às 16h, o programa Ponto e Contraponto recebe o advogado Fábio Viana para uma entrevista especial.
L
Novo decreto proíbe ensino a distância para medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia

Novo decreto proíbe ensino a distância para medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia

Nova política de educação a distância cria a modalidade híbrida
L

Corrida da Infantaria reúne militares e civis em Porto Velho

Evento celebra o Dia da Infantaria com trilha desafiadora de 6 km e promove integração entre Exército e comunidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus defende ampliação de programas sociais em Nova Mamoré

Deputada apresentou indicações para implantação dos programas Prato Fácil e Vencer.
L

Deputada Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre valorização da Emater

Parlamentar quer saber o que foi feito desde a criação da comissão determinada pelo governador.
L

“Quem manda é o povo!”: diz Coronel Chrisóstomo em audiência sobre concessão da BR-364

Durante a audiência, Coronel Chrisóstomo ressaltou que entrou com um mandado de segurança coletivo para tentar impedir o leilão da rodovia.
L

Proposta do vereador Pedro Geovar busca auxiliar na localização de animais perdidos e incentivar a adoção responsável

A ideia é oferecer um canal acessível e seguro para facilitar esses reencontros e, ao mesmo tempo, promover a guarda responsável.
L
Coronel Chrisóstomo participa de audiências públicas sobre duplicação e pedágio da BR-364 em Rondônia

Coronel Chrisóstomo participa de audiências públicas sobre duplicação e pedágio da BR-364 em Rondônia

As audiências públicas têm como foco a situação da BR-364, com destaque para os altos valores cobrados em pedágios e as precárias condições da rodovia, considerada essencial para o escoamento da produção agrícola e a integração regional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é executado com tiro na cabeça no centro

Homem é executado com tiro na cabeça no centro

As primeiras informações dão conta que o rapaz estava em uma moto Honda Biz, conversando com um indivíduo, em seguida, o suspeito efetuou um disparo na cabeça da vítima e fugiu.
18
Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

O suspeito foi localizado nas dependências do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no município de Ariquemes.
12
Polícia Civil apreende adolescente por crime de homicídio em Jaci-Paraná

Polícia Civil apreende adolescente por crime de homicídio em Jaci-Paraná

Conforme apontaram as investigações, o homem foi assassinado com aproximadamente 20 golpes de faca concentrados na região do abdômen e do tórax.
14
Homem é preso em flagrante menos de 10 horas após homicídio em Machadinho d’Oeste

Homem é preso em flagrante menos de 10 horas após homicídio em Machadinho d’Oeste

O suspeito foi levado à Unidade Integrada de Segurança Pública (UNISP) e permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso.
16
Equipe do sgt Ralciclei prende criminoso suspeito de duas tentativas de homicídio na zona leste

Equipe do sgt Ralciclei prende criminoso suspeito de duas tentativas de homicídio na zona leste

Johab foi encontrado armado em frente de uma casa no bairro Três Marias, próximo de um dos ataque.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): AGROMAR COMERCIO E REPRESENTACOES DE PRODUTOS AGROPECUARIOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS Nº 544 SOL/DLA
L
Líderes da França, Reino Unido e Canadá ameaçam Israel com sanções por bloqueio à ajuda humanitária e ataques em Gaza

Líderes da França, Reino Unido e Canadá ameaçam Israel com sanções por bloqueio à ajuda humanitária e ataques em Gaza

Países citam ‘medidas concretas’, após ‘ações escandalosas’
L
Milei supera direita tradicional em berço político de ex-presidente

Milei supera direita tradicional em berço político de ex-presidente

Peronismo segue vivo, e ninguém teve maioria, afirmam especialistas
L
Segunda Copa de Triathlon Cidade de Porto Velho confirma favoritismo e revela novos talentos

Segunda Copa de Triathlon Cidade de Porto Velho confirma favoritismo e revela novos talentos

A competição foi organizada pela Federação Rondoniense de Triathlon (Ferrotri) e contou com a participação de atletas de diversas categorias, incluindo jovens de 15 a 17 anos que disputaram a seletiva para os Jogos Escolares de Rondônia (JOER).
L
Câmara de Vereadores aprova e Prefeitura de Jaru concederá complementação do piso para o magistério, gratificação de R$ 1 mil para cuidadores e auxiliares de cuidadores

Câmara de Vereadores aprova e Prefeitura de Jaru concederá complementação do piso para o magistério

Terá gratificação de R$ 1 mil para cuidadores e auxiliares de cuidadores, além disso, haverá reposição salarial de 4,83% a todos os servidores públicos
L
Metas nacionais 2026: Justiça do Trabalho abre consulta pública para quem usa os serviços da instituição

Metas nacionais 2026: Justiça do Trabalho abre consulta pública para quem usa os serviços da instituição

O objetivo é coletar a opinião de quem usa os serviços de Varas, Fóruns e Tribunais do Trabalho em todo o país para a elaboração das metas de 2026.
L
Lei de Responsabilidade Fiscal: Prefeitura de Jaru terá audiência pública no dia 29 para prestar contas referente ao primeiro quadrimestre de 2025

Lei de Responsabilidade Fiscal: Prefeitura de Jaru terá audiência pública no dia 29 para prestar contas referente ao primeiro quadrimestre de 2025

A audiência é aberta ao público em geral e também pode ser acompanhada ao vivo no facebook da Prefeitura de Jaru.
L
CREA-RO entrega relatório de vistoria da Ponte do Rio Candeias ao MPF

CREA-RO entrega relatório de vistoria da Ponte do Rio Candeias ao MPF

A inspeção foi conduzida no mesmo dia por uma equipe técnica do CREA-RO, que avaliou visualmente a estrutura da ponte em busca de rachaduras, fissuras, deformações e outras anomalias que possam comprometer sua integridade e segurança.
L
Sistema FAPERON/SENAR terá estande sustentável e interativo na 12ª Rondônia Rural Show

Sistema FAPERON/SENAR terá estande sustentável e interativo na 12ª Rondônia Rural Show

A estrutura, montada com paredes de paletes de madeira e painéis vivos de hidroponia, convida os visitantes a uma experiência rural moderna e sustentável.
L

MPRO reforça direito de migrantes e obtém decisão que obriga elaboração de plano conjunto de acolhimento em Rondônia

A decisão foi proferida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e determina que a União, o Estado de Rondônia e o Município apresentem, em até 120 dias, um plano de contingência com medidas integradas de assistência humanitária.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.