QUINTA-FEIRA, 15/05/2025

Variantes da Covid-19: entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações

Algumas vacinas da Covid tiveram eficácia reduzida contra variantes do vírus; outras mantiveram neutralização e algumas ainda não têm resultados divulgados. Entenda como está a 'briga' dos imunizantes que temos hoje contra as mudanças que o Sars-CoV-2 vem sofrendo.

Publicado em 

Variantes da Covid-19: entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações - News Rondônia

As vacinas que temos hoje têm se mostrado eficazes contra as mutações e variantes do coronavírus detectadas até agora? A resposta curta é: até onde se sabe, de forma geral, sim.

Variantes da Covid-19: entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações - News Rondônia

A resposta mais longa é: algumas vacinas tiveram sua eficácia reduzida contra algumas dessas mudanças no Sars-CoV-2, mas ainda foram capazes de induzir uma resposta do sistema de defesa do nosso corpo contra elas. Outros imunizantes ainda não têm resultados divulgados contra essas mutações e variantes.

As vacinas vão continuar sendo, no futuro, eficazes contra essas mudanças? A ciência ainda não sabe, mas o alerta geral, de cientistas do mundo inteiro, é: precisamos acelerar a aplicação das vacinas e aumentar a quantidade de doses disponíveis.

Isso porque é necessário frear a circulação do vírus. Quanto menos ele circula, menos ele muta, e, portanto, menor a chance de que ele "escape" às vacinas disponíveis hoje.

"Ele [o coronavírus] circulando pouco, enfrenta menos o nosso sistema imune e, portanto, é menos provocado a sofrer mutação – é uma questão biológica, de sobrevivência", explica o pesquisador Carlos Zárate-Bladés, do Laboratório de Imunorregulação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

"A vacinação rápida, com as vacinas que já temos, se torna mais fundamental ainda", completa o cientista.

Além disso, pesquisadores concordam em um segundo ponto: é importante que tenhamos várias vacinas disponíveis – tanto no Brasil quanto no mundo –, de várias tecnologias, justamente para combater as novas variantes e ampliar a cobertura vacinal.

Nesta reportagem, você verá como está a "briga" das vacinas que temos hoje contra as variantes mais preocupantes do Sars-CoV-2, o coronavírus que causa a Covid-19.

As variantes

Uma variante é uma "versão" do coronavírus, em outras palavras. Quando uma mutação (uma mudança) começa a aparecer muitas vezes no vírus, em sequenciamentos genéticos, isso significa que ela se "fixou". Isso configura uma variante em relação à "versão" anterior do vírus, a ancestral. (Entenda mais aqui).

Na tabela abaixo, você pode ver as principais variantes que vêm causando preocupações em cientistas do mundo inteiro.

Variantes da Covid-19: entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações - News Rondônia

Principais variantes do coronavírus

No caso da P.1, ao menos outros 17 estados além do Amazonas já registraram casos. O Maranhão foi o mais recente. A transmissão comunitária da variante já foi identificada em Porto Alegre. Ela também já foi detectada em ao menos 24 países além do Brasil, segundo um monitoramento internacional de linhagens do vírus que inclui pesquisadores de Oxford e Cambridge. A lista de países inclui Japão, Estados Unidos e Alemanha.

A variante britânica e a sul-africana também já foram encontradas no Brasil.

As vacinas

Nos infográficos mais abaixo, você pode ver, por tecnologia (plataforma), as principais vacinas que estão sendo aplicadas no mundo hoje ou que estão na última fase de testes em humanos (a fase 3).

Algumas delas já divulgaram seus resultados preliminares e quatro – Moderna, Oxford, Pfizer e Sputnik V – já tiveram esses dados publicados em revistas. Quando isso acontece, é porque eles foram avaliados e validados por outros pesquisadores.

Variantes da Covid-19: entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações - News Rondônia

As vacinas inativadas (como a CoronaVac, as da Sinopharm e a da Bharat Biotech) podem ter vantagens contra as variantes porque o corpo passa a "reconhecer" todas as partes do vírus, e não só a proteína S. Os outros tipos de vacina têm apostado na proteína S como alvo da resposta imune.

Mas essa possível vantagem ainda é teórica e precisa ser estudada melhor, avalia Carlos Zárate-Bladés, da UFSC.

Variantes da Covid-19: entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações - News Rondônia

Já as vacinas de vetor viral (como a Sputnik V, a da Johnson e a de Oxford) e as de RNA (como a da Moderna e a da Pfizer) podem não ser eficazes contra as variantes porque o pedaço do material genético que é usado nelas dá instruções para que o corpo construa a proteína S, que o vírus usa para infectar as células. Se o vírus passa por mutações e essa proteína muda, a vacina pode não funcionar mais.

Variantes da Covid-19: entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações - News Rondônia

Por outro lado, esses dois tipos de vacina têm demonstrado ter alguma capacidade, ainda que às vezes diminuída, de neutralizar as variantes do coronavírus. 

Para Zárate-Bladés, uma das hipóteses para essas vacinas estarem funcionando até agora é que as mutações que o coronavírus teve não foram amplas ou grandes o suficiente para alterar o epítopo – a porção do vírus que é reconhecida pelos anticorpos neutralizantes.

"Quando somos vacinados, fazemos anticorpos neutralizantes contra a proteína S do coronavírus, e então eles bloqueiam o vírus quando ele entra. Então, mesmo que essas variantes do novo vírus tenham sofrido mudanças, muito provavelmente essas mudanças não chegaram a interromper substancialmetne o reconhecimento pelos anticorpos do sistema imune", explica o cientista.

Variantes da Covid-19: entenda como o perfil das vacinas influencia a eficácia contra as mutações - News Rondônia

As vacinas de subunidades de proteínas (Novavax e Anhui Zhifei) podem enfrentar problemas semelhantes aos das de RNA e vetor viral. Se a proteína que o vírus usar para infectar as células não for mais a que está na vacina, o corpo também não vai reconhecê-lo como invasor.

"Precisa encontrar qual combinação de antígenos [pedaços do vírus] vai apresentar a resposta imune necessária", explica Rafael Polidoro, pesquisador de imunologia na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.

As vacinas de subunidades têm mais um detalhe: as proteínas que elas usam são desnaturadas. No vírus de verdade, elas não são, explica Polidoro. Isso significa que as proteínas que o corpo "vê" na vacina não são exatamente iguais às que o vírus tem.

"Então, o corpo faz anticorpo contra uma proteína que é aquela, mas não exatamente aquela", diz o cientista.

"A variante é justamente isso: uma variante altera um ou mais aminoácidos na sequência [genética] e a proteína muda tanto de conformação que a sua proteína desnaturada [da vacina] fica muito distante da nova [do vírus]", completa Polidoro.

"Imagine que [a proteína] seja como a dobradura de um joelho. Qualquer variação física – em vez de virar um joelho ela fica parecendo um cotovelo, um pouco mais agudo – já era, [a vacina] não funciona mais. Esse é um dos problemas das vacinas de proteína", diz.

A vacina da Novavax, que usa as subunidades de proteínas, teve sua eficácia bastante reduzida contra a variante sul-africana. A da Anhui Zhifei, por outro lado, conseguiu manter a neutralização do vírus.

Uma das possibilidades para essa variação, mesmo em vacinas com a mesma plataforma, é que a Novavax usou células de insetos (traças) para expressar a proteína do coronavírus, avalia Carlos Zárate-Bladés.

"No caso da Novavax, essa proteína é produzida em células de inseto – que são excelentes para fazer as proteínas, mas mesmo assim não exatamente iguais às células humanas. Essas pequenas diferenças no produto final podem ser muito importantes na hora de estimular o sistema imune", explica o cientista.

Como está o 'placar'?

Na sexta-feira (5), pesquisadores de Oxford anunciaram, em uma análise preliminar, que sua vacina foi eficaz contra a variante britânica do coronavírus. Por outro lado, um outro estudo inicial apontou que a vacina pode ter eficácia reduzida contra a variante da África do Sul. O país suspendeu a aplicação do imunizante.

A Pfizer e a Moderna anunciaram que suas vacinas conseguiram neutralizar variantes do coronavírus em laboratório – entre elas a britânica (B.1.1.7) e a sul-africana (B.1351 ou 501Y.V2).

Entretanto, ambas tiveram queda na capacidade de neutralização contra a variante da África do Sul (por causa da mutação E484K, que também está nas variantes brasileiras). Ambos os laboratórios afirmaram que vão testar novas fórmulas para garantir a proteção contra as mutações do coronavírus.

Já as vacinas da Sinopharm (BBIBP-CorV) e da Anhui Zhifei (ZF2001) conseguiram neutralizar a variante da África do Sul sem grande queda nos anticorpos neutralizantes. O estudo ainda está em versão prévia (pré-print), mas os pesquisadores apontaram, na conclusão, que os dados sugerem que vacinas de vírus inteiro – as inativadas – ou as que têm como alvo a região RBD, que é a que o vírus usa para se ligar às células, devem manter seu efeito protetor contra a variante sul-africana.

Mundo pesquisa 236 vacinas e já testa 16 em humanos, mas poucas têm chance de chegar ao Brasil, avaliam especialistas

A Johnson anunciou que sua vacina teve 57% de eficácia contra a variante da África do Sul, um dos países onde foi testada. O índice foi menor do que o encontrado para outras variantes do vírus, mas acima do mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 50%.

Já a Novavax informou que a sua vacina teve eficácia bem mais baixa para a variante sul-africana em comparação às outras do coronavírus. Enquanto os dados do Reino Unido apontaram para uma eficácia de 89,3%, os testes feitos na África do Sul concluíram uma eficácia de 49,4%. Dos 27 casos de Covid-19 encontrados lá durante os testes, 25 tinham a variante local do coronavírus.

As vacinas desenvolvidas pela Sinovac (CoronaVac) e pelo Instituto Gamaleya (Sputnik V) ainda não tiveram seus resultados anunciados contra novas variantes. Nenhum desenvolvedor de vacina divulgou, até agora, como elas se saíram especificamente contra a variante do vírus achada no Amazonas que mais preocupa os cientistas, a P.1.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Após prejuízo de R$ 2,6 bilhões, Correios anunciam plano de corte de custos e trabalhadores pedem comitê de crise

Após prejuízo de R$ 2,6 bilhões, Correios anunciam plano de corte de custos e trabalhadores pedem comitê de crise

Estatal divulgou um relatório mostrando prejuízo de R$ 2,6 bi em 2024
L
Prefeitura de Jaru realiza manutenção de ruas pavimentadas no bairro Jardim dos Estados

Prefeitura de Jaru realiza manutenção de ruas pavimentadas no bairro Jardim dos Estados

Nesta quinta-feira (16), as equipes trabalharam nas ruas Ayrton Senna e Olavo Pires, onde executaram reparos para a conservação do pavimento asfáltico.
L
Alexandre de Moraes será relator de ação da Câmara que contesta limite imposto pelo STF à suspensão do processo contra Ramagem

Alexandre de Moraes será relator de ação da Câmara que contesta limite imposto pelo STF à suspensão do processo contra Ramagem

Primeira Turma restringiu alcance da suspensão da ação contra deputado
L
Dados nacionais apontam para 13.500 acidentes fatais com motos

Dados nacionais apontam para 13.500 acidentes fatais com motos

Em Rondônia, números também assustam.
L
Pesquisa analisa DNA do brasileiro e descobre que país tem a maior diversidade genética do mundo

Pesquisa analisa DNA do brasileiro e descobre que país tem a maior diversidade genética do mundo

O trabalho identificou 8,7 milhões de variações genéticas inéditas, resultado de séculos de miscigenação entre indígenas, africanos e europeus.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista ucilia Muniz, advogada

Nesta quinta-feira, 15 de maio, às 18h, o Falaê Podcast entrevista a advogada Lucilia Muniz, representante de uma família com forte trajetória política em Rondônia.
L

TJ-RJ afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia Fernando Sarney como interventor

Decisão judicial anula acordo suspeito e abre caminho para novas eleições na entidade máxima do futebol brasileiro
L

Governador convoca conferência para discutir saúde do trabalhador como direito humano

As etapas municipal, regional e macrorregional já foram concluídas no último dia 15 de abril.
L
Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Candidatos podem ser convocados até o dia 22 de maio
L

Rondônia lidera apoio à inovação e desbanca gigantes no ranking nacional

O resultado é reflexo de políticas públicas focadas em desenvolvimento regional, educação empreendedora e articulação com o setor produtivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L

Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza mais de 100 oportunidades de trabalho

Candidatos interessados devem comparecer a uma das unidades do Sine
L

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa solicita ação do IPHAN após erosão comprometer trilhos da EFMM

Parlamentar solicita informações sobre medidas de proteção e planos emergenciais para preservar patrimônio histórico afetado em Guajará-Mirim
L

Deputada Dra. Taíssa propõe Projeto de Lei que institui transporte aeromédico para pacientes graves em Rondônia

Projeto representa compromisso com a vida e dignidade dos pacientes
L

Deputada Cláudia de Jesus destina recursos para centro de ensino em Ji-Paraná

Com mais de R$ 240 mil, a prefeitura irá fazer climatização, reforma e ampliação do Centro Municipal de Ensino Infantil Felipe Anselmo Abreu de Souza.
L
Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Nova conquista vai ampliar atendimentos e levar mais dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade
L
JAIME BAGATTOLI: Senador cobra e Ibama sinaliza rever embargos ambientais na Amazônia

JAIME BAGATTOLI: Senador cobra e Ibama sinaliza rever embargos ambientais na Amazônia

Bagattoli citou as notificações a famílias rurais em Rondônia e Ibama sinalizou dilatação do prazo para recurso
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra o braço em grave acidente na frente da Polícia Federal

Motociclista quebra o braço em grave acidente na frente da Polícia Federal

Testemunhas contaram que o condutor do carro teria avançado a prefere pela Rua do Cabo, quando o motociclista que ia sentido aeroporto bateu forte na lateral do veículo e quebrou o braço.
16
Governo suspende descontos automáticos de associações na folha do INSS e garante devolução de valores

Polícia investiga expansão suspeita de descontos da Conafer em benefícios do INSS durante pandemia

Nesse intervalo de quatro meses, foram registrados descontos em 73.108 benefícios previdenciários, o que equivale a cerca de 610 novos filiados por dia.
L
PF encontra novas provas de plano golpista no fim do governo Bolsonaro a partir de celular de agente infiltrado

PF encontra novas provas de plano golpista no fim do governo Bolsonaro a partir de celular de agente infiltrado

Conclusões foram obtidas após análise de celular de policial federal
L
OLHOS FECHADOS: PF reprime garimpo ilegal em terra indígena de Rondônia

OLHOS FECHADOS: PF reprime garimpo ilegal em terra indígena de Rondônia

Laudo pericial apontou que a área atingida pelas ações de desmatamento e da prática de garimpo, apenas entre junho/2022 e outubro/2024, somou 27,29 hectares, estimando o valor do dano ambiental superior a R$ 11 milhões
12
EM FAMÍLIA: PF combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

EM FAMÍLIA: PF combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

A investigação teve início após a prisão em flagrante de duas pessoas em Porto Velho/RO em razão do transporte de cerca de 70kg de cocaína
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SUS inicia aplicação do Zolgensma, um dos remédios mais caros do mundo, para tratar AME tipo 1

SUS inicia aplicação do Zolgensma, um dos remédios mais caros do mundo, para tratar AME tipo 1

Dos 2,8 milhões de brasileiros nascidos em 2023, 287 tinham a doença
L
Homem desmaia após perder mala com R$ 15 mil

Homem desmaia após perder mala com R$ 15 mil

A responsável por encontrar a mala foi Maria do Carmo Carissimi, de 53 anos. Ao notar o objeto cair na rua, ela decidiu recolhê-lo e procurar o dono.
L
Produção de bicicletas cresce 21,6% em abril e setor elétrico lidera alta, segundo Abraciclo

Produção de bicicletas cresce 21,6% em abril e setor elétrico lidera alta, segundo Abraciclo

Maior crescimento foi no setor de modelos elétricos, diz Abraciclo
L
Agente da PF disse que se preparava para prender Moraes

Agente da PF disse que se preparava para prender Moraes

Investigação encontrou novas provas de tentativa de golpe
L
Haddad anuncia envio de medidas pontuais para cumprir meta fiscal e nega alta no Bolsa Família

Haddad anuncia envio de medidas pontuais para cumprir meta fiscal e nega alta no Bolsa Família

Ministro diz que vai sugerir medidas pontuais para cumprir meta fiscal
L
PF deflagra operação contra roubo de dados de beneficiários do INSS

FRAUDE DO INSS: como saber se fui vítima? Quando vou receber? Veja perguntas e respostas

O presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, esclareceu dúvidas sobre o procedimento em entrevista nesta quinta-feira (15).
L

CPI das Bets: a nova frente do Senado contra os riscos dos jogos on-line e o poder dos influenciadores digitais

Com depoimentos de celebridades da internet e denúncias de conexões com organizações criminosas, comissão parlamentar investiga o crescimento das apostas virtuais e seus impactos sociais e econômicos no Brasil
L

Coluna social Marisa Linhares: CASAL NA UNIVERSAL

O casal curte os parques temáticos da Disney e tem no roteiro passeios turísticos por Miami.
L

Requerimento da Licença Municipal de Localização: Auto Mecanica Valdecir Ltda

Licença Municipal de Localização
L

Prefeitura de Porto Velho entrega 349 tablets para reforçar atuação dos agentes comunitários de saúde

A iniciativa visa melhorar a eficiência na prestação dos serviços de saúde pública com o uso da tecnologia
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.