SEXTA-FEIRA, 16/05/2025

SEM MANDADO – Policiais devem gravar autorização de morador para entrar na residência, diz STJ

A permissão para o ingresso dos policiais no imóvel também deve ser registrada, sempre que possível, por escrito.

Publicado em 

SEM MANDADO - Policiais devem gravar autorização de morador para entrar na residência, diz STJ - News Rondônia

Em julgamento realizado nesta terça-feira (2/3), a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que os agentes policiais, caso precisem entrar em uma residência para investigar a ocorrência de crime e não tenham mandado judicial, devem registrar a autorização do morador em vídeo e áudio, como forma de não deixar dúvidas sobre o seu consentimento. A permissão para o ingresso dos policiais no imóvel também deve ser registrada, sempre que possível, por escrito.

 

 

O colegiado estabeleceu o prazo de um ano para o aparelhamento das polícias, o treinamento dos agentes e demais providências necessárias para evitar futuras situações de ilicitude que possam, entre outros efeitos, resultar em responsabilização administrativa, civil e penal dos policiais, além da anulação das provas colhidas nas investigações.

SEM MANDADO - Policiais devem gravar autorização de morador para entrar na residência, diz STJ - News Rondônia

Seguindo o voto do relator, ministro Rogerio Schietti Cruz, a turma concedeu habeas corpus para anular prova obtida durante invasão policial não autorizada em uma casa e absolver um homem condenado por tráfico de drogas. Os policiais alegaram que tiveram autorização do morador para ingressar na casa (onde encontraram cerca de cem gramas de maconha), mas o acusado afirmou que os agentes forçaram a entrada e que ele não teve como se opor.

"A situação versada neste e em inúmeros outros processos que aportam nesta corte superior diz respeito à própria noção de civilidade e ao significado concreto do que se entende por Estado Democrático de Direito, que não pode coonestar, para sua legítima existência, práticas abusivas contra parcelas da população que, por sua topografia e status social, costumam ficar mais suscetíveis ao braço ostensivo e armado das forças de segurança", afirmou o relator.

Segundo ele, deve ser vista com muita reserva a afirmação usual de que o morador concordou livremente com o ingresso dos policiais, principalmente quando a diligência não é acompanhada de documentação capaz de afastar dúvidas sobre sua legalidade.

Conclusões

Ao firmar o precedente, a 6ª Turma estabeleceu cinco teses centrais:

1) Na hipótese de suspeita de crime em flagrante, exige-se, em termos de standard probatório para ingresso no domicílio do suspeito sem mandado judicial, a existência de fundadas razões (justa causa), aferidas de modo objetivo e devidamente justificadas, de maneira a indicar que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito.

2) O tráfico ilícito de entorpecentes, em que pese ser classificado como crime de natureza permanente, nem sempre autoriza a entrada sem mandado no domicílio onde supostamente se encontra a droga. Apenas será permitido o ingresso em situações de urgência, quando se concluir que do atraso decorrente da obtenção de mandado judicial se possa, objetiva e concretamente, inferir que a prova do crime (ou a própria droga) será destruída ou ocultada.

3) O consentimento do morador, para validar o ingresso de agentes estatais em sua casa e a busca e apreensão de objetos relacionados ao crime, precisa ser voluntário e livre de qualquer tipo de constrangimento ou coação.

4) A prova da legalidade e da voluntariedade do consentimento para o ingresso na residência do suspeito incumbe, em caso de dúvida, ao Estado, e deve ser feita com declaração assinada pela pessoa que autorizou o ingresso domiciliar, indicando-se, sempre que possível, testemunhas do ato. Em todo caso, a operação deve ser registrada em áudio-vídeo, e preservada tal prova enquanto durar o processo.

5) A violação a essas regras e condições legais e constitucionais para o ingresso no domicílio alheio resulta na ilicitude das provas obtidas em decorrência da medida, bem como das demais provas que dela decorrerem em relação de causalidade, sem prejuízo de eventual responsabilização penal dos agentes públicos que tenham realizado a diligência.

Direito fundamental
A posição defendida pelo ministro Rogerio Schietti Cruz — de que a gravação audiovisual e o registro escrito da autorização do morador, além de confirmarem a licitude da prova obtida, trarão proteção tanto para o residente quanto para os policiais — teve como base precedentes do Supremo Tribunal Federal e de cortes estrangeiras, especialmente dos Estados Unidos, da França, Espanha e de Portugal.

O ministro lembrou que a Constituição estabeleceu como direito fundamental a inviolabilidade do domicílio, ao mesmo tempo em que previu como únicas hipóteses para o ingresso da polícia (ou de qualquer outra pessoa) o consentimento do morador, as situações de flagrante delito ou desastre, a necessidade de prestar socorro e a ordem judicial – neste caso, apenas durante o dia.

Segundo o relator, o STF, ao julgar o RE 603.616, decidiu que a entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em razões concretas, devidamente justificadas posteriormente, que indiquem que dentro da casa ocorria situação de flagrante delito.

Discricionariedade

No contexto brasileiro, Schietti destacou que a maior parte das prisões por tráfico de drogas não decorre de investigações, mas de flagrantes durante o policiamento ostensivo.

Entretanto, observou, a situação de flagrância capaz de permitir que seja afastado o direito do morador à intimidade e à inviolabilidade do domicílio deve ser comprovada por motivos concretos e urgentes. O ministro lembrou que, se o próprio juiz só pode determinar uma busca e apreensão em decisão fundamentada, não seria razoável permitir que um servidor da segurança pública tivesse total discricionariedade para, a partir de uma avaliação subjetiva, entrar de maneira forçada na residência de alguém.

"Aliás, releva destacar que os tribunais, em regra, tomam conhecimento dessas ações policiais apenas quando delas resulta a prisão do suspeito, ou seja, quando atingem o fim a que visavam. O que dizer, então, das incontáveis situações em que agentes do Estado ingressam em domicílio, muitas vezes durante a noite ou a madrugada — com tudo o que isso representa para os moradores —, e nada encontram?", questionou o ministro.

Estigmatização

Rogerio Schietti citou posições doutrinárias segundo as quais o flagrante que deve autorizar o ingresso policial, sem mandado judicial, é o que resulta de verdadeira emergência, como nos casos de sequestro, em que há perigo à vida da vítima, mas não na hipótese de crimes permanentes como a simples posse de entorpecentes ou de armas ilegais.

Ele também mencionou pesquisas que relacionam as desigualdades sociais e raciais à estigmatização de grupos e tipos marginalizados como potenciais criminosos, o que faz com que as abordagens policiais se voltem frequentemente contra pessoas que já são objeto de exclusão. De acordo com o ministro, é preciso que o Brasil freie as violações abusivas de lares da população carente.

"Chega a ser, para dizer o mínimo, ingenuidade acreditar que uma pessoa abordada por dois ou três policiais militares, armados, nem sempre cordatos na abordagem, livremente concorde, sobretudo de noite ou de madrugada, em franquear àqueles a sua residência", comentou.

Bons exemplos

O ministro lembrou que já existem corporações policiais no Brasil, como as polícias militares de São Paulo e de Santa Catarina, que equiparam seus agentes com câmeras acopladas aos uniformes ou capacetes, não só para a salvaguarda dos cidadãos, mas para a própria proteção dos agentes.

Essas iniciativas, segundo ele, devem ser seguidas por todos os governos estaduais, pois a medida permitirá que se avalie se houve justa causa para o ingresso na residência e se o eventual consentimento do morador foi realmente livre. Até que tal providência seja ultimada em todo o país, acrescentou o relator, nada impede que os policiais usem as câmeras de celulares para fazer o registro.

A 6ª Turma determinou a comunicação do julgamento aos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais, bem como ao ministro da Justiça e Segurança Pública, aos governadores dos estados e do Distrito Federal, e às suas respectivas corporações policiais. Também serão informados o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Nacional de Direitos Humanos. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Clique aqui para ler o voto do relator

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Meta e TikTok removem postagens falsas sobre viagem de comitiva presidencial após notificação da AGU

Meta e TikTok removem postagens falsas sobre viagem de comitiva presidencial após notificação da AGU

Mensagens mentirosas retiradas das redes envolviam a primeira-dama
L
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 68 milhões no próximo sorteio após nenhum acerto das seis dezenas

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 68 milhões no próximo sorteio após nenhum acerto das seis dezenas

Números sorteados foram: 05 – 23 – 32 – 34 – 47 – 56
L

Prefeitura de Porto Velho parabeniza profissionais da limpeza pública no Dia do Gari

Há 46 anos o servidor José Ferreira da Silva atua na Semusb e seu dia a dia é dedicado a deixar a cidade limpa.
L
INSS permite que aposentados confirmem e peçam devolução de descontos indevidos por associações via app ou telefone 135

INSS permite que aposentados confirmem e peçam devolução de descontos indevidos por associações via app ou telefone 135

Serviço está disponível no aplicativo Meu INSS e no telefone 135
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saiba onde é produzido o vinho que o Papa Leão XIV vai tomar no Vaticano

Veja quanto custa cada garrafa do vinho que o papa deve beber na Santa Sé
L

Falaê PodCast | Entrevista Lucilia Muniz, advogada

Nesta quinta-feira, 15 de maio, às 18h, o Falaê Podcast entrevista a advogada Lucilia Muniz, representante de uma família com forte trajetória política em Rondônia.
L

TJ-RJ afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia Fernando Sarney como interventor

Decisão judicial anula acordo suspeito e abre caminho para novas eleições na entidade máxima do futebol brasileiro
L

Governador convoca conferência para discutir saúde do trabalhador como direito humano

As etapas municipal, regional e macrorregional já foram concluídas no último dia 15 de abril.
L
Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Candidatos podem ser convocados até o dia 22 de maio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L

Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza mais de 100 oportunidades de trabalho

Candidatos interessados devem comparecer a uma das unidades do Sine
L

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa denuncia precariedade no Hospital Regional de Extrema e exige providências do Governo

Unidade já foi referência na região da Ponta do Abunã e hoje sofre com atendimento precarizado
L

Deputada Dra. Taíssa solicita ação do IPHAN após erosão comprometer trilhos da EFMM

Parlamentar solicita informações sobre medidas de proteção e planos emergenciais para preservar patrimônio histórico afetado em Guajará-Mirim
L

Deputada Dra. Taíssa propõe Projeto de Lei que institui transporte aeromédico para pacientes graves em Rondônia

Projeto representa compromisso com a vida e dignidade dos pacientes
L

Deputada Cláudia de Jesus destina recursos para centro de ensino em Ji-Paraná

Com mais de R$ 240 mil, a prefeitura irá fazer climatização, reforma e ampliação do Centro Municipal de Ensino Infantil Felipe Anselmo Abreu de Souza.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia identifica ossada humana encontrada na UHE de Jirau

Polícia identifica ossada humana encontrada na UHE de Jirau

De acordo com familiares, o rapaz estava desaparecido desde que a embarcação onde ele estava pescando com um amigo, afundou no Rio Madeira, região do município de Nova Mamoré neste último final de semana.
18
Homem é baleado durante ataque a tiros no centro de Porto Velho

Homem é baleado durante ataque a tiros no centro de Porto Velho

Nas imagens é possível ver que um homem vai caminhando após sair do trabalho, quando um criminoso se aproxima de moto, em seguida, faz vários disparos em direção a vítima que sai correndo, depois o bandido foge.
16
Polícia Federal assumirá fiscalização de CACs a partir de 1º de julho, substituindo o Exército

Polícia Federal assumirá fiscalização de CACs a partir de 1º de julho, substituindo o Exército

Em todo o país, 600 servidores estão qualificados para a função
L

Jovem é atacada por cobra na beira da rua na zona Leste

A jovem contou que estava caminhando pela margem da via quando a serpente saiu do mato e atacou.
10
Motociclista quebra o braço em grave acidente na frente da Polícia Federal

Motociclista quebra o braço em grave acidente na frente da Polícia Federal

Testemunhas contaram que o condutor do carro teria avançado a prefere pela Rua do Cabo, quando o motociclista que ia sentido aeroporto bateu forte na lateral do veículo e quebrou o braço.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiocruz alerta para alta de mortes por influenza A em idosos e crianças e aumento de hospitalizações por SRAG no país

Fiocruz alerta para alta de mortes por influenza A em idosos e crianças e aumento de hospitalizações por SRAG no país

Em crianças, o vírus é uma das três principais causas de óbito
L
Barcelona conquista 28º título da La Liga com vitória sobre Espanyol

Barcelona conquista 28º título da La Liga com vitória sobre Espanyol

Título foi confirmado após vitória sobre o Espanyol por 2 a 0
L
Governo descarta, por enquanto, crédito extraordinário para ressarcir aposentados por descontos indevidos no INSS

Governo descarta, por enquanto, crédito extraordinário para ressarcir aposentados por descontos indevidos no INSS

Ministro afirma que governo avalia tamanho dos descontos indevidos
L
CBF recorre ao STF para reverter decisão da Justiça do Rio que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência

CBF recorre ao STF para reverter decisão da Justiça do Rio que afastou Ednaldo Rodrigues da presidência

Ação será relatada pelo ministro Gilmar Mendes
L
Trabalhadores com carteira assinada já podem migrar dívidas para o Crédito do Trabalhador com juros mais baixos

Trabalhadores com carteira assinada já podem migrar dívidas para o Crédito do Trabalhador com juros mais baixos

Até agora, apenas dívidas na mesma instituição podiam ser trocadas
L
Putin envia delegação secundária a negociações na Turquia e ignora convite de Zelenskiy para encontro direto

Putin envia delegação secundária a negociações na Turquia e ignora convite de Zelenskiy para encontro direto

Zelenskiy chamou delegação russa enviada como “decorativa”
L
INSS alerta sobre perfil falso no Instagram que utiliza marca e conteúdo oficial para aplicar golpes

INSS alerta sobre perfil falso no Instagram que utiliza marca e conteúdo oficial para aplicar golpes

Dados sobre descontos devem ser consultados no aplicativo ou no 135
L
Geleira Perito Moreno apresenta sinais inéditos de recuo após décadas de estabilidade na Patagônia

Geleira Perito Moreno apresenta sinais inéditos de recuo após décadas de estabilidade na Patagônia

Nos últimos cinco anos face da geleira de Perito Moreno recuou
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.