TERÇA-FEIRA, 18/02/2025

Na segunda noite da Operação Restrição' medidas são intensificadas para evitar a disseminação da Covid-19

Como de praxe, antes do início das atividades, os envolvidos na ação participam de reunião prévia de orientação sobre os locais, alvo de fiscalização e os trabalhos que serão desenvolvidos na noite.

Publicado em 

Na segunda noite da Operação Restrição' medidas são intensificadas para evitar a disseminação da Covid-19 - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou na noite desta segunda-feira (22) mais uma etapa da terceira fase da “Operação Restrição”, com o objetivo de impedir aglomerações em estabelecimentos comerciais e locais públicos, para evitar o avanço da Covid-19, em Porto Velho, conforme as medidas especificadas no Decreto nº 25.831, de 12 de fevereiro de 2021.

Coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar, a “Operação Restrição” conta com efetivos da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Programa de Orientação, Proteção e defesa do Consumidor (Procon), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) e representantes da Prefeitura de Porto Velho: Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal de Saúde e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos.

Na segunda noite da Operação Restrição' medidas são intensificadas para evitar a disseminação da Covid-19 - News Rondônia

Como de praxe, antes do início das atividades, os envolvidos na ação participam de reunião prévia de orientação sobre os locais, alvo de fiscalização e os trabalhos que serão desenvolvidos na noite.

Três equipes cobriram todo o perímetro urbano da Capital com intuito de garantir o cumprimento do ato normativo, que estabelece critérios sociais com a finalidade de interromper o ciclo de contaminação do coronavírus. As equipes realizaram vistorias minuciosas em mercados, restaurantes e lanchonetes. Um dos estabelecimentos foi orientado a encerrar o atendimento presencial, por não estar com a documentação em dia, sendo que no começo do mês de fevereiro já havia sido interditado.

Por volta da meia-noite, um casal de namorados (a garota com 15 anos e o rapaz com 18) foi abordado pela equipe “Charlie”, no Espaço Alternativo. Além de estar sem documento de identificação, os policiais encontraram com o casal, pequena quantidade de droga e uma arma de choque conhecida como “taser”.

Um dos grupos da Operação Restrição pôde conhecer de perto a realidade do trabalho desenvolvido no Hospital de Campanha na Capital. A diretora assistente da unidade hospitalar, enfermeira, Mariana Aguiar, representou os inúmeros profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia em Rondônia. Conversou com os integrantes da operação e reiterou a necessidade do uso de máscaras, a importância da utilização do álcool em gel e do distanciamento social.

A enfermeira comentou que tem se tornado rotina na unidade, casos de famílias inteiras que necessitam de internação por conta do coronavírus. “Uns escapam, mas outros infelizmente não”, disse.

Mariana destacou, ainda, que o trabalho desenvolvido pelos profissionais engajados na operação é de suma importância. “O que vocês estão fazendo em campo, evitando aglomerações e o cumprimento do que é estabelecido em decreto, reflete na Saúde Pública e juntos poderemos controlar e quebrar o ciclo de contaminação causado pelo coronavírus”, declarou.

Ao citar a importância das medidas sanitárias, a enfermeira Mariana explicou que os estudos sobre a Covid-19 ainda estão em fase inicial, e que as pessoas precisam se conscientizar da necessidade dos cuidados individuais. “Depois do ano que passou, as pessoas estão cansadas destes métodos lineares. A gente percebe que estão mais dispersas a isso, coisa que não pode. Nós como servidores temos que fazer nosso trabalho, que é conscientizar a todos acerca dos cuidados de higienização e distanciamento social”, arrematou.

RESULTADO

Nesta segunda noite da Operação Restrição, 75 estabelecimentos comerciais foram vistoriados. Deste total, 58 estavam sem funcionamento, ou seja, fechado de forma compatível com o que estabelece o decreto estadual.

As equipes realizaram ainda, orientações, a dispersão de duas aglomerações, um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado pela Polícia Militar, três empresas foram notificadas, três autuadas, uma interditada e seis empresas vistorias em condições regulares.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Morre em Porto Velho, Eustáquio Chaves Godinho, ex-servidor aposentado do Incra

Eustáquio Chaves Godinho foi, segundo o Incra, um renomado e importante servidor público, sendo responsável, inclusive, por contribuir para o processo fundiário do Estado de Rondônia.
L

Energisa alerta sobre os riscos de choques elétricos durante carnaval

Segurança também deve ser prioridade para quem for “pegar a estrada”.
L

Inscrições abertas para a XXVI Marcha a Brasília: AROM convida prefeitos

Para o presidente da AROM, Hildon Chaves, a participação dos gestores rondonienses é fundamental para reforçar as demandas do estado e garantir que as especificidades locais sejam ouvidas no cenário nacional.
L
Carreta do Hospital de Amor atenderá em Jaru no início de março; cadastro de pacientes começa nesta terça-feira, 18

Carreta do Hospital de Amor atenderá em Jaru no início de março; cadastro de pacientes começa nesta terça-feira, 18

As inscrições podem ser feitas no Centro de Saúde Especializado da Mulher,  localizado na rua Sebastião Cabral, nº 2662, Setor 04, das 7h30 até as 17h30, ou na Câmara Municipal, no período das 7h30 até 13h30. 
L
MPRO e MPDFT assinam termo de cooperação para uso de inteligência artificial

MPRO e MPDFT assinam termo de cooperação para uso de inteligência artificial

A cooperação entre as instituições também incentiva o aproveitamento de inovações desenvolvidas por cada unidade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho sedia a 2ª edição do Backyard Ultra 2025: um desafio internacional que promete fazer história na região Norte

O Backyard Ultra é uma modalidade única no mundo das corridas de resistência.
L

Deputada Cristiane Lopes Apresenta Projeto de Lei para Regularização Fundiária em Rondônia

PL 3609/2024 busca garantir segurança jurídica, fomentar o desenvolvimento econômico e beneficiar milhares de famílias no estado
L

Porto-velhenses pagam a 2ª tarifa de ônibus coletivo mais cara do Brasil

Nas ruas, a população questiona o motivo e sugere que os vereadores atuem para reduzir o valor.
L
Prazo para recurso sobre resultado preliminar do Revalida termina hoje

Prazo para recurso sobre resultado preliminar do Revalida termina hoje

Exame avalia profissionais formados em medicina no exterior
L
Moradores do Orgulho do Madeira enfrentam dificuldades de acesso devido a bloqueios feitos pela Polícia Militar 

Moradores do Orgulho do Madeira enfrentam dificuldades de acesso devido a bloqueios feitos pela Polícia Militar 

A medida foi tomada durante uma operação policial, que ocorreu após a morte de um policial militar na região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 41 oportunidades de emprego da semana

Para se cadastrar o candidato deve entregar o currículo no Sine Municipal
L

Seleção para serviço voluntário na Educação recebe mais de 7 mil inscrições

Semed divulgou a homologação das inscrições neste sábado
L
Desemprego e a informalidade de pretos e pardos estão acima da média

Desemprego e a informalidade de pretos e pardos estão acima da média

Mulheres também têm desocupação maior que a taxa nacional
L
TSE Unificado divulga resultado final da prova discursiva

TSE Unificado divulga resultado final da prova discursiva

Nomeações estão previstas para julho deste ano
L
IBGE: em 14 estados, desemprego de 2024 foi o menor já registrado

IBGE: em 14 estados, desemprego de 2024 foi o menor já registrado

Mato Grosso e Santa Catarina têm taxas abaixo de 3%
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus incentiva Expojipa 2025

A parlamentar elogiou Sérgio Sussumu Suganuma, presidente da Expojipa que há vários anos se dedica ao projeto.
L

Deputada Sílvia Cristina participa de eventos comemorativos em municípios

Parlamentar prestigiou a festa de emancipação política em Theobroma e a Corrida Nacional de Jericos, em Alto Paraíso.
L

Vereador Pedro Geovar celebra reabertura do Parque da Cidade

A ocasião foi um marco, simbolizando a entrega deste valioso espaço de lazer à população, com uma programação diversificada voltada para todos os públicos
L

Ieda Chaves faz entrega de emendas parlamentares durante agenda em Vale do Anari

Deputada fez destinação de recursos para aplicação nas áreas de saúde e infraestrutura.
L

Nova gestão planeja modernização e aproximação da Escola do Legislativo com estudantes

Em março, nova identidade visual e grade de cursos devem ser apresentadas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista avança sinal vermelho e causa grave acidente na Guaporé

Devido à colisão, o rapaz ficou ferido e precisou ser socorrido com suspeita de fratura na perna.
12

A Justiça de Rondônia mantém a prisão de homem apreendido com 300kg de drogas

A prisão ocorreu após uma perseguição que se estendeu por aproximadamente 30 km.
10
Homem é morto a pauladas na zona leste da capital

Homem nu é encontrado morto a pauladas na zona leste

A vítima apresentava várias marcas de pauladas pelo corpo, onde teria sido agredido ainda na noite passada, porém ninguém soube dizer quem cometeu o crime.
18
Fiat Toro bate em carro parado e capota no centro

Fiat Toro bate em carro parado e capota no centro

Uma equipe do Samu foi chamada, no entanto, a motorista com leves escoriações não necessitou de atendimento.
10
Jovem é preso pela PM suspeito de agressão e incêndio em residência

Jovem é preso pela PM suspeito de agressão e incêndio em residência

O homem adotou medidas drásticas: incendiou os móveis do quarto onde duas crianças dormiam e, em meio ao caos, raptou a filha de apenas dois anos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: GM COMERCIO E LOCACAO DE VEICULOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Municípios podem realizar adesão à Prova Nacional Docente até abril

Municípios podem realizar adesão à Prova Nacional Docente até abril

Os municípios interessados podem aderir até o dia 17 de abril através do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).
L

Capacitação do MPRO aborda desafios e aprimoramentos na fiscalização dos recursos públicos na saúde

A palestra teve como objetivo subsidiar a atuação de promotores de Justiça com atribuições na curadoria da saúde, contribuindo para o aprimoramento da fiscalização dos recursos públicos e para a melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
L
Engenharia lidera lista de profissões com maiores salários iniciais

Engenharia lidera lista de profissões com maiores salários iniciais

Estudo da Firjan aponta ganho real pelo segundo ano seguido
L

Campus Ji-Paraná seleciona Colaboradores para o Curso de Formação Inicial de Cuidador Infantil do Programa Mulheres Mil

As vagas são para as funções de Gestor/Apoio Contábil Financeiro, Supervisor e Professor Formador. A remuneração varia de R$ 18,00 a R$ 50,00 hora/aula em conformidade com a função desenvolvida.
L

Campus Ji-Paraná abre processo seletivo para Colaborador Externo (Professor Formador) do Projeto Casa da Comunidade

Os candidatos selecionados, que residem fora dos municípios em que ocorrerão as oficinas farão jus às diárias para custear as despesas com o deslocamento e estadia.
L

Recebimento da Licença Ambiental: D A AUTO MECÂNICA LTDA

Licença Ambiental de Operação – Nº 18 SOL/DLA 16.01474.00/2017
L

#GiroNews | Entrevista Leo Moraes – prefeito de Porto Velho

Nesta segunda-feira (17), às 16h, o Giro News recebe o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, para uma entrevista exclusiva.
L
IFRO leva ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para Buritis

IFRO leva ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para Buritis

A proposta do projeto é fortalecer o programa de iniciação científica da instituição, promover o registro das pesquisas desenvolvidas nos programas de iniciação científica e iniciação tecnológica desenvolvidos no IFRO e fazer a disseminação do conhecimento científico em várias regiões de Rondônia.
L

Conselheira e Ouvidora Nacional do MP visita Ouvidoria do MPRO e Sala Lilás do MPRO

A Conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Ouvidora Nacional do Ministério Público, Ivana Lúcia Franco Cei, esteve em visita institucional ao Ministério Público de Rondônia (MPRO) na última sexta-feira (14/2)
L