DOMINGO, 05/05/2024

DESEMPREGO: Com currículo gigante pendurado no pescoço, carioca pede emprego nas ruas e diz se sentir invisível

Rosemberg da Silva é retrato do Brasil que mais sofre com as crises recentes enfrentadas no país. Desemprego é maior entre negros

Publicado em 

DESEMPREGO: Com currículo gigante pendurado no pescoço, carioca pede emprego nas ruas e diz se sentir invisível - News Rondônia

LEILANE MENEZES

Ainda estava escuro quando Rosemberg Alves da Silva acordou. O sol só vem depois*. Ele vestiu o macacão alaranjado, calçou botas de biqueira de aço, e saiu de casa com uma mochila nas costas. Desembarcou de ônibus no Largo do Carioca, centro do Rio de Janeiro – uma das tais necrópoles que não se tocam e então se chocam com o sonho de alguém. Às 6h, já havia pendurado no pescoço o banner de 1m x 1,2m, no qual mandou imprimir um resumo de anos de esforço: o seu currículo.

DESEMPREGO: Com currículo gigante pendurado no pescoço, carioca pede emprego nas ruas e diz se sentir invisível - News Rondônia

Desempregado desde julho, o carioca de 44 anos confeccionou o cartaz para chamar a atenção de possíveis empregadores. O macacão é o uniforme do trabalho dos sonhos: a roupa usada por funcionários de companhias na área do petróleo. Durante 15 anos, Rosemberg vestiu um macacão como este, quando trabalhou na Shell Brasil.

Silva tem competência técnica na área, como operador e mantenedor, em eletromecânica, eletrotécnica e eletrônica. Também é treinado em segurança do trabalho e é tecnólogo em telecomunicações. Agora, o que mais deseja é trabalhar em offshores (empresas com estruturas localizadas em alto-mar).

Rosemberg Silva perdeu o emprego em 2017, como reflexo da crise financeira vivida pelo país, em especial no setor do petróleo, afetado pelo escândalo político da Operação Lava Jato, que investigou contratos da Petrobrás. Ele passou mais de um ano desempregado e, então, conseguiu uma contratação como atendente de check-in na companhia aérea Latam.

Completaria um ano e meio na empresa – ele conta ter sido o funcionário que mais recebeu elogios no período –, quando veio a pandemia. Rosemberg foi demitido, junto a centenas de colegas. “Eu entendo o lado da companhia, era mais barato demitir quem tinha pouco tempo de casa. Era isso ou a empresa quebrava”, observa.

Diploma é carta de alforria?

Rosemberg também cursa o quinto período de administração de empresas, rumo a seu segundo diploma de ensino superior. Foi o primeiro na família materna a chegar tão longe nos estudos – os pais não terminaram sequer o primeiro grau.

Recentemente, o carioca iniciou também um curso de inglês, mas teve de interromper as aulas para priorizar o pagamento da faculdade de administração. “Eu investi em consultorias de RH, melhorei meu currículo. O próximo passo é uma pós-graduação. O mercado não aceita que a gente fique parado e eu sempre busquei dar o meu melhor. A companhia que me contratar vai ter um funcionário que se dá 100% em tudo que faz”, afirma.

Depois de distribuir centenas de currículos on-line durante o isolamento social, ele decidiu quebrar a quarentena e ir para as ruas com seu banner pendurado no pescoço. Foram quatro dias seguidos de exposição, debaixo de um sol de 30°C, em diferentes áreas da Zona Sul do Rio, inclusive na porta da empresa Modec, que havia anunciado vagas na área de atuação de Rosemberg: sem resultados.

DESEMPREGO: Com currículo gigante pendurado no pescoço, carioca pede emprego nas ruas e diz se sentir invisível - News Rondônia

Nos semáforos, motoristas que passavam faziam sinal de positivo, outros estendiam os punhos cerrados para fora do carro, em manifestação de apoio. Mas não passou daí. “É preciso ter muita coragem e resiliência para fazer algo assim. A princípio, as pessoas não enxergam você, nem querem saber se você existe. Isso dá uma certa tristeza. Uns pararam, outros tiraram fotos. Só teve uma senhora que falou comigo, ela quis saber se eu já tinha almoçado, se queria água. Disse que sabia que era pandemia, mas me pediu um abraço, o que me deixou emocionado”, relata.

Se um like serve ao ódio, bro, nesse episódio breve, o bom senso diz: respire um momento

Rosemberg decidiu usar o LinkedIn para pedir ajuda: postou fotos nas quais aparece com o banner, na rua. Já tem cerca de 9.500 likes, mas nenhuma proposta concreta de emprego.

“Quando você faz as coisas honestamente, você não tem que ter vergonha. Foi mais um aprendizado”, afirma.

Há semanas, antes de sair com o banner, ele fez uma entrevista de emprego, participou de todo o processo seletivo e, no momento do envio dos documentos para assinatura do contrato, foi dispensado.

“Acredito que tenha sido por causa da minha idade. Por mais que eu seja qualificado, a idade pesa muito. Querem uma pessoa de 30 anos com a experiência de uma muito mais vivida. Depois dos 40, você tem experiência, mas é considerado velho pelo mercado. É uma visão distorcida”, lamenta.

Rosemberg preocupa-se com as mais recentes regras da previdência social. “Como eu vou chegar ao ponto de me aposentar, se a partir dos 40 não consigo me colocar no mercado? Como eu vou trabalhar 70 anos para me aposentar?”, questiona.

Minha cor não é uniforme

O impacto da pandemia no mercado de trabalho fez com que a diferença da taxa de desemprego entre brancos e pretos aumentasse e atingisse seu maior nível desde 2012, quando começou a atual pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, 64% das pessoas desempregadas são pretas ou pardas. Para Rosemberg, esses não são apenas números. “Quantas vezes eu participei de processos seletivos e eu era o único negro? Já estive em situações de ser mais qualificado que uma pessoa caucasiana e perder a vaga. Também já senti que a cobrança por qualificação pode ser muito maior para as pessoas negras; de mim sempre exigiram mais”, relata.

Rosemberg diz ter treinado seu equilíbrio emocional nessas situações e ter tentado aprender com elas. “Sempre busquei estar acima disso e não me vitimizar. É uma questão de mostrar para mim mesmo que sou capaz de ir além.”

Permita que eu fale e não as minhas cicatrizes

Crescido na favela Boogie Woogie, Rosemberg sempre soube que “precisaria dar 120% de si” e lutar contra um sistema de opressões, como ele mesmo descreve, se quisesse um destino diferente de tantos amigos da comunidade que se envolveram com o crime.

“Meu pai tinha a quinta série e a minha mãe, a quarta. Eles me deram uma educação excepcional, mas eu nunca tive um norte para me guiar nessa busca por qualificação. Sempre encarei como um desafio”, relata.

Atualmente, Rosemberg divide com a mulher, Daiana Alexandre, e o filho, Artur Alexandre, de 22 anos, uma casa no bairro onde nasceu. O rapaz se formará em contabilidade, em breve. Ela é farmacêutica e tem mantido a casa, enquanto o marido busca a recolocação profissional. Apesar de todos os problemas, é ao lado deles que Rosemberg se sente um sujeito de sorte.

Tem uma oportunidade para oferecer? Entre em contato com Rosemberg: (021) 96413-3520.

*Os trechos em itálico fazem parte de canções do álbum AmarElo, de Emicida, que acaba de estrear documentário homônimo na Netflix, no qual aborda vivências como o racismo e a batalha dos movimentos negros em busca de igualdade no Brasil.

 

.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

O encontro aconteceu no Complexo da Polícia Civil com o delegado Swami Otto, com o diretor de polícia especializada José Marcos, com a corregedora-geral da OABRO Larissa Rodrigues e a conselheira seccional Aline Pinheiro.
L
Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo.
L

Após quatro dias de chuvas intensas, Governo Lula autoriza envio da Força Nacional para o RS

Medida visa auxiliar no enfrentamento dos desastres naturais e na assistência às comunidades afetadas pelas inundações no estado gaúcho.
L
Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Evento climático extremo atinge o estado desde início da semana.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ex-deputado Drº Ribamar Araújo emite nota oficial e tranquiliza população

Ainda na nota, a assessoria agradeceu as ligações e orações, tranquilizando assim, a população e amigos.
12

VÍDEO: Ex-deputado estadual Drº Ribamar Araújo sofre acidente em Candeias

Em contato com pessoas próximas do ex-parlamentar, as vítimas foram submetidas a exames e estão fora de qualquer risco.
16
Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Com a conclusão do projeto, o Estádio Aluízio Ferreira almeja atrair eventos de abrangência nacional e internacional, consolidando-se como um importante polo no cenário esportivo da região.
L

Programa Sintonia 360 entrevista: Leandro Assunção

Ezielmo Rodrigues receberá Leandro Assunção, Faixa Preta 4° grau da renomada Academia Clube de Lutas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o rapaz estava se divertindo com alguns amigos, quando acabou se afogando.
18

URGENTE: Acidente entre carro e moto deixa casal ferido na Guaporé em Porto Velho

Com a forte batida, o casal acabou ficando lesionado aguardando uma equipe de resgate.
12

Criminosos armados são flagrados em carro de aplicativo na zona leste de Porto Velho

Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 com várias munições.
10

Homem de 41 anos tenta abusar da sogra de 39, enquanto esposa está de resguardo na zona leste

Uma mulher de 39 anos foi vítima de uma tentativa de estupro na madrugada deste sábado (04), em uma residência no bairro Igarapé, zona leste de Porto Velho. O suspeito é o genro dela, de 41 anos.
10

Traficante é preso com drogas em distribuidora de bebidas usada de fachada na zona sul

Agentes do Departamentos de Narcóticos (Denarc) prenderam Daniel de A. C., vulgo “Escobar”, flagrado com drogas. O flagrante ocorreu em ima distribuidora de bebidas na zona sul de Porto Velho neste sábado (04).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Espetáculo terá início às 21h45 nas areias da Praia de Copacabana.
L
CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recuperar carro roubado em Rondônia

CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recupera carro roubado em Rondônia

Durante a Operação Protetor, os policiais conseguiram localizar o veículo que havia acabado de cruzar a fronteira de forma clandestina, depois foi mandada de volta ao Brasil.
10

Bandidos fazem família refém e fogem com HB20 para o Orgulho do Madeira

Os bandidos armados pegaram vários objetos e depois fugiram levando tudo em um carro modelo HB20 das vítimas que ficaram trancadas na casa.
12
Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Rapidamente o fogo se espalhou e tomou grandes proporções, sendo difícil o trabalho de combate ao incêndio que ameaçava atingir outros imóveis ao lado.
10
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Conflitos na Família É Tudo

Conspirações e Revelações Surpreendentes
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Reviravoltas e Conflitos No Rancho Fundo

Amores, Armadilhas e Decisões Drásticas
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Confrontos e Revelações em Renascer

Segredos Revelados e Conflitos Familiares
L
Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

A maior enchente da história do Rio Grande do Sul já provocou, até a manhã deste sábado (4/5) a morte de 56 (cinquenta e seis) pessoas, quase 70 (setenta) desaparecidos e milhares de desabrigados.
L
Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

E os outros? Claro que ainda pode surgir alguma surpresa, como o foi a aparição de Hildon Chaves, um praticamente desconhecido, que ganhou a eleição nos debates da TV e que se reelegeu, pelo bom primeiro mandato que teve.
L
Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Data vale também para transferência de domicílio eleitoral
L