SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

Cinco dias depois, megaoperação da PM sai em busca dos assassinos dos policiais, em Mutum Paraná

PERGUNTINHA: Você já escolheu seus candidatos a Prefeito e a Vereador ou vai esperar o horário eleitoral gratuito para ouvir propostas e só então se decidir?

Publicado em 

Cinco dias depois, megaoperação da PM sai em busca dos assassinos dos policiais, em Mutum Paraná - News Rondônia

Cinco dias depois, megaoperação da PM sai em busca dos assassinos dos policiais, em Mutum Paraná - News Rondônia

Embora tardia, a reação começou. Pode até que tenha resultado, caso os assassinos de policiais tenham decidido esperar, desde sábado até a quinta-feira (ou seja, cinco dias), pela polícia, para serem pegos. Mais de 150 policiais, com armamento e bem organizados, sem dúvida alguma, foram deslocados para a região de Mutum Paraná, para tentar prender os responsáveis pelas cruéis e covardes mortes de um oficial da PM da Reserva e um sargento, que foi ao local para resgatar o corpo do colega assassinado. O que surpreende é o longo tempo, desde o trágico evento, para que houvesse uma operação pesada, em busca dos facínoras que fuzilaram dois homens de bem, que honraram suas fardas e que prestaram grandes serviços, protegendo a sociedade. A megaoperação policial age numa área onde acampamentos de sem terra, ligados à LCP, a famigerada Liga dos Camponeses Pobres, continuam existindo, dentro de uma fazenda invadida, como se invadir terras alheias, por si só, já não fosse crime. O que se espera é que, passado todo esse tempo desde a brutalidade, a polícia possa, enfim, colocar as mãos nos bandidos, trazendo-os às barras da Justiça, que é a última esperança que ainda temos de que os celerados paguem por suas ações violentas, eivadas de covardia. Espera-se também que as mortes de dois dos PMs não tenham sido em vão. Que elas sirvam, enfim, para que haja mudança nas leis; que se faça cumprir a Constituição e que invasão de terra seja, como deveria ser, um crime passível de pesadas penas de prisão. Os movimentos sociais armados, como é o caso da LCP, precisam ser tratados como realmente são. Não é mais possível se assistir, de braços cruzados, o que está sendo feito contra dezenas de produtores de Rondônia e de todo o Brasil.

Cinco dias depois, megaoperação da PM sai em busca dos assassinos dos policiais, em Mutum Paraná - News Rondônia

É algo incrível, inacreditável que se tenha que esperar tanto tempo para se ter apoio legal para caçar bandidos, assassinos frios, criminosos contumazes. Cinco dias depois, enquanto as famílias, amigos e companheiros das vítimas ainda choram suas mortes, começa uma reação que pode ser tardia. A menos que os bandidos se sintam tão fortalecidos e impunes para enfrentar tantos policiais, obviamente que eles já fugiram, estão sendo escondidos e protegidos e a tendência, infelizmente, é de que jamais sejam pegos. Todo o fatídico episódio precisa deixar uma lição a todos. Há que se resolver essa questão da regularização fundiária; há que se separar quem é produtor rural de quem é invasor de terras; há que se separar famílias pobres, esperando desesperadamente por um pedaço de terra para plantar dos que transformaram a questão agrária em uma guerrilha ideológica, fortemente armada e enfrentando as autoridades em emboscadas e ataques furiosos, como os praticados no último final de semana. A torcida toda é para que a PM consiga pegar os bandidos. Mas, num raciocínio lógico, pode-se ter certeza: nenhum criminoso vai esperar 120 horas para ser preso.

SICTV INOVA E LANÇA MINI DEBATES ENTRE CANDIDATOS

As emissoras de TV e rádios já começam a divulgar suas programações especiais sobre as eleições municipais deste ano. Em Porto Velho, a principal inovação será a realização de mini debates, iniciativa da SICTV/Record, que reunirá a cada dia três candidatos debatendo entre si, todos selecionados por sorteio. A mediadora será a jornalista e apresentadora Meire Santos. A Rádio Parecis FM também entrevistará todos os candidatos de Porto Velho, no programa Papo de Redação, que vai ao ar de segunda a sexta, ao meio dia. Na Parecis FM, os candidatos serão sabatinados nas seguintes datas: Breno Mendes (dia 12); Hildon Chaves, dia 13; Pimenta de Rondônia, dia 14; Geneci Gonçalves, dia 15; Ted Wilson, 16; Cristiane Lopes, 19; Ramon Cajuí, 20; Edvaldo Sares, 21; Williames Pimentel, 22; Samuel Costa, 23; Lindomar Garçon, 26; Leonel Bertolin, 27; Ronaldo Flores, dia 28; Eyder Brasil, dia 29 e Vinicius Miguel, dia 2 de novembro. Os mini debates na SICTV, entre os dias 2 e 6 de novembro, no horário das 17:50 às 18h45, terão a seguinte agenda: dia 2, Eyder Brasil X Pimenta de Rondônia X Edvaldo Soares. Dia 3, Lindomar Garçon X Breno Mendes X Geneci Gonçalves. Dia 4: Vinicius Miguel X Hildon Chaves X Ramon Cajuí; dia 5, Ronaldo Flores X Cristiane Lopes X Samuel Costa. No último dia, o confronto será entre Ted Wilson X Leonel Bertolin X Williames Pimentel. A emissora fará o grande debate apenas no segundo turno, entre os dois finalistas.

REDE TV! FAZ SABATINA COM TODOS, A PARTIR DO DIA 12

Já na RedeTV!, outra emissora que já divulgou sua programação para o período eleitoral, também não fará debate entre todos os candidatos no primeiro turno. A série de sabatinas começa dia 12, com Eyder Brasil. As demais entrevistas serão: dia 13, Pimenta de Rondônia; dia 14, Vinicius Miguel; dia 15, Geneci Gonçalves; dia 16, Ted Wilson; dia 19, Ramon Cajuí; dia 20, Cristiane Lopes; dia 21, Hildon Chaves; dia 22, Williames Pimentel; 23, Samuel Costa; 26, Lindomar Garçon; dia 27, Coronel Ronaldo; dia 28, Leonel Bertolin; dia 29, Edvaldo Soares e dia 30, Breno Mendes. As sabatinas serão ao vivo, das 11h15 da manhã com 20 minutos de duração para cada candidato, dentro do programa Fala Rondônia apresentado por Marcelo Bennesby. A Sabatina será apresentada por Janaína Brito e Adão Gomes. Todas as datas também foram selecionadas por sorteio, realizado pela emissora, na presença dos assessores dos candidatos, o mesmo, aliás, do que ocorreu na SICTV.

FLÁVIO BOLSONARO: VISITA VAPT VUPT

Foi uma visita vapt-vupt, sem agenda oficial, quase anônima. O senador Flávio Bolsonaro, que está de férias, passou algumas horas da quarta-feira aqui no Estado. Não foi uma visita oficial. Ele esteve na Unir e depois teria ido conhecer de perto a área de conflito agrário, aquela dos PMs assassinados, embora isso não tenha sido confirmado.Flávio Bolsonaro, filho do Presidente da República em Rondônia,veio, falou com poucas pessoas, foi embora, quase que anonimamente. Ele visitou a Unir, interessado numa pesquisa da nossa universidade, em relação a aplicação de alguns princípios ativos de medicamentos, que poderiam ser utilizados contra o coronavírus. Estranhamente, Flávio não contatou com o principal aliado do seu pai, o governador Marcos Rocha. Nos bastidores, soube-se também que ele se interessou em saber detalhes dos conflitos agrários do Estado e do caso das mortes de dois PMs, no último final de semana. Não fez qualquer declaração à imprensa, durante as poucas horas em que esteve por aqui.

CPI  PLACEBO NA CÂMARA  DE CACOAL

Vereadores de Cacoal decidiram abrir uma CPI para cassar a prefeita Glaucione Rodrigues, ainda presa por corrupção, pela Operação Reciclagem, deflagrada há duas semanas. É tipo de ação completamente inútil. O mandato de Glaucione termina em 31 de dezembro e ela está afastada, por decisão judicial, por 120 dias, de todas as atividades públicas. Ora, uma CPI tem pelo menos 90 dias para concluir o processo. Se começar na próxima segunda, dia 12, por exemplo, a CPI seria concluída apenas em 12 de janeiro, quando a prefeita já será ex e a Câmara de Vereadores poderá ter composição completamente diferente da atual. Ou seja, é politicagem, pela campanha política que está aí e uma espécie de placebo, que para nada servirá. Uma pena que os vereadores não agiram antes, detectando o grave esquema de corrupção que havia na Prefeitura, que eles deveriam fiscalizar.

CPI DA ENERGISA: DIRETORES SERÃO OUVIDOS DIA 28

A chapa vai esquentar. A volta da CPI da Energisa, na Assembleia, continuou levantando muitos problemas que a população tem enfrentado com a nova empresa responsável pela distribuição – e cobrança – da energia elétrica no Estado. O presidente Alex Redano, o relator Jair Montes e os demais membros da CPI, querem encerrá-la em meados de novembro. A reta final dos trabalhos da Comissão prevê a presença de diretores da Energisa, para deporem, no próximo dia 28 deste mês, uma quarta-feira. Depois disso, Montes deverá elaborar seu relatório, para ser votado o mais rápido possível. Ouve-se, nos bastidores, que o resultado será bastante duro e que, inclusive, será solicitada a saída da empresa de Rondônia. Vem coisa muito pesada por aí!

CORONEL LIBERADO PARA CONCORRER

O primeiro caso de tentativa de impugnar uma das candidaturas à Prefeitura de Porto Velho, deu em nada. O próprio Ministério Público Eleitoral não acatou denúncia contra o Coronel Ronaldo Flores, que disputa a eleição pelo Solidariedade. Basicamente, a busca da rejeição da candidatura era porque o Coronel, ex comandante da PM, não teria tempo correto de ficha assinada com seu partido. A questão é que, na ativa, ele estava impedido de tê-lo feito. Há outros processos sendo analisados pelo TR E, mas, até agora, esse foi o único caso onde já há decisão e, portanto, o representante do partido comandado no Estado pelo ex governador Daniel Pereira pode sim, manter sua candidatura. No total, a Capital rondoniense terá o número recorde de 15 candidatos, dos quais dois (Ted Wilson, do PRTB e Geneci Gonçalves, do PSTU), não terão sequer acesso ao horário eleitoral gratuito.

O CHEFE DO TRÁFICO E O AMIGO DIRETOR DO PRESÍDIO

Todos sabem, mas pouco se consegue provar. A promiscuidade de líderes do crime organizado nas prisões, com alguns dos seus captores, é tão verdadeiro como dois e dois são quatro. O último escândalo envolve o megatraficante Orlando Santos, o Sarará, preso novamente, só que agora em Buenos Aires, depois de inúmeras saídas ilegais de presídios brasileiros. Num deles, segundo contou o próprio Sarará, ele saía seguidamente da cadeia com o diretor de onde estava cumprindo pena, no interior de Goiás. Líder do PCC, uma das mais perigosas organizações criminosas do país, Sarará deixou sua cela, ao lado do diretor do presídio e ambos chegaram a viajar juntos, de avião. Em outras saídas, o traficante viajava sozinho, para algumas capitais brasileiras. Ele também tinha autorização para sair da prisão, já que tinha a chave da própria cela, para festas familiares. É inacreditável? Não é não! Estamos no Brasil! No presidio federal argentino, onde está preso, Sarará não tem nenhuma regalia.

PERGUNTINHA

Você já escolheu seus candidatos a Prefeito e a Vereador ou vai esperar o horário eleitoral gratuito para ouvir propostas e só então se decidir?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo

Previsões do Horóscopo deste sábado (5/7) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (5/7) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por várias reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por várias reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

A inspeção ocorreu na nova ala de neurologia, no centro cirúrgico e na maternidade. Todos os ambientes foram reformados graças à atuação efetiva do TCE-RO.
L
Neide Cardozo, da Kanindé, será uma das palestrantes do The Reality Tour no Rio de Janeiro

Neide Cardozo, da Kanindé, será uma das palestrantes do The Reality Tour no Rio de Janeiro

Cardozo é uma referência em gestão territorial e etnoambiental, dedicando-se ao ativismo há mais de 40 anos.
L
Sherpas do Brics encerram negociações com impasses sobre conflitos globais e reforma da ONU antes da Cúpula no Rio

Sherpas do Brics encerram negociações com impasses sobre conflitos globais e reforma da ONU antes da Cúpula no Rio

Reunião termina com desafios para declaração conjunta do grupo
L
Governo concede pensão especial a 61 filhos separados compulsoriamente de pais com Hanseníase

Governo concede pensão especial a 61 filhos separados compulsoriamente de pais com Hanseníase

Isolamento compulsório adotado até 1986 rompia vínculos familiares
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central perdeu a ligação ao sistema elétrico às 17h36 locais, diz AIEA
L
Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal e para a UPA de Ji-Paraná, onde receberam atendimento médico. Apesar da gravidade dos ferimentos, todos sobreviveram.
14
Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

O local, que funcionava anteriormente como banheiro, é conhecido por ser frequentado por pessoas em situação de rua, segundo relatos de moradores.
18
Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Ao receber o pedido de socorro, uma equipe policial foi até o local e encontrou o suspeito tentando fugir pelos fundos, em direção a uma área de pasto.
16
Homem conhecido como "Juruna" é assassinato a tiros

Homem conhecido como “Juruna” é assassinato a tiros

A vítima, que tinha passagens pela polícia por roubo, foi executada em via pública com ao menos quatro disparos. Até o momento, não há informações sobre o autor do crime, a motivação ou a dinâmica exata da execução.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Bombardeio visa diminuir capacidade militar da Rússia
L

Helena da Planalto Alto Vidro defende a genética de qualidade na pecuária

Pecuarista destaca a importância do investimento em touros de alto padrão para garantir resultados econômicos e produtividade no campo
L

Carlão da Idaron reforça: “Somos parceiros do produtor rural, não estamos aqui para punir”

Em evento agropecuário, representante da Idaron destaca papel do órgão no crescimento da pecuária em Rondônia e convida produtores ao diálogo
L

Rosa, do Grupo Rovema, fala sobre conexão do agro com o setor automotivo e apoio à APROM

Representante da Fiat destaca importância de parcerias com produtores rurais e oportunidades exclusivas para o setor agropecuário
L

Josué Jacometti fortalece o agro de Rondônia com genética de ponta e união entre produtores

Evento na Fazenda Raízes mostra que qualidade, organização e parceria são os pilares da nova pecuária no estado
L

Ivanir Gurgel do Amaral destaca desafios e união da pecuária em Rondônia

Tesoureiro da APROM fala sobre regularização fundiária, queimadas e o papel da pecuária no futuro sustentável do estado
L

Momento Agro Edição especial: Fazenda Raízes

Neste sábado, 05 de julho, às 11h, o Momento Agro apresenta uma edição especial diretamente da Fazenda Raízes. O programa contará com a presença de convidados importantes, que irão compartilhar experiências, desafios e soluções voltadas ao fortalecimento do agronegócio em Rondônia.
L
Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

O grupo estaria transportando as drogas com destino a Machadinho do Oeste.
12
Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

As investigações iniciais, que levaram a uma intensa busca por supostos criminosos, esclareceram que o veículo não foi levado por bandidos.
10
Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

Cachorro e dois gatos morrem por suspeita de envenenamento

A situação impactou profundamente a filha da moradora, que estava muito apegada aos animais.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.