DOMINGO, 19/05/2024

Testes da vacina de Oxford contra Covid-19 voltam no Brasil nesta segunda, diz laboratório

AstraZeneca anunciou retomada dos testes em todo o mundo e Anvisa aprovou continuidade. Protocolo tinha sido interrompido na última terça, após reações em voluntária fora do Brasil.

Publicado em 

Testes da vacina de Oxford contra Covid-19 voltam no Brasil nesta segunda, diz laboratório - News Rondônia

Os testes da vacina contra Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório sueco AstraZeneca, que estão na última fase, serão retomados no Brasil nesta segunda-feira (14), segundo a farmacêutica.

Testes da vacina de Oxford contra Covid-19 voltam no Brasil nesta segunda, diz laboratório - News Rondônia

No sábado (12), a AstraZeneca anunciou a retomada geral dos testes, mas não detalhou as conclusões sobre o caso de efeitos adversos em uma voluntária.

A testagem da vacina foi suspensa em todo o mundo na última terça (8), depois que uma participante apresentou um quadro de saúde que poderia estar relacionado com a vacina.

Cientistas informaram que não foi encontrada relação de causa e efeito entre a vacina e os sintomas da paciente.

"Os ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus serão reiniciados no Brasil na próxima segunda-feira (14), após a confirmação emitida pela Anvisa no dia 12/09, de que é seguro o recomeço", informou o laboratório.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu informações oficiais do governo britânico e do laboratório sobre o caso da voluntária no sábado e no mesmo dia anunciou que a retomada dos testes no Brasil foi aprovada.

"Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado", disse a agência reguladora.

O Ministério da Saúde emitiu nota no sábado sobre a retomada dos testes em "todos os países participantes" – mas não confirmou a data informada pelo laboratório.

"Cabe destacar que a prioridade da Pasta é a segurança de todos os voluntários envolvidos nos testes, que tem como base o padrão internacional de Boas Práticas Clínicas – seguido com rigor pelo Brasil", disse o ministério.

"O Ministério da Saúde reitera ainda que além da vacina da AstraZeneca também acompanha mais de 200 estudos em andamento. O objetivo é encontrar uma solução efetiva e segura para a cura e prevenção da Covid-19. Não serão economizados esforços para disponibilizar aos brasileiros, tão cedo quanto possível, uma vacina eficiente – em quantidade e qualidade para atender a população."

Os ensaios clínicos para a vacina foram retomados no Reino Unido no sábado.

Suspensão temporária dos testes

Na terça-feira (8), os testes da vacina foram suspensos temporariamente depois que uma voluntária apresentou reação adversa.

A Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca não divulgaram detalhes do caso por razões de confidencialidade dos participantes.

O jornal "The New York Times", no entanto, informou que a paciente que sofreu efeitos adversos teve mielite transversa, uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal. O presidente da Anvisa citou a mesma síndrome na entrevista à GloboNews.

"Nesses processos, há toda uma questão, uma confidencialidade para que esses estudos sejam realizados. Inclusive, na preservação das pessoas dos próprios voluntárias", disse o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

"Mas não há dúvida, você mesma citou essa hipótese da mielite transversa, isso já está em domínio público", completou, antes de explicar as conclusões do comitê independente.

No Brasil, não houve relato de eventos adversos graves, segundo a Anvisa.

No país, a pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de São Paulo, por meio do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie/Unifesp).

A Anvisa diz que "continuará acompanhando todos os eventos adversos observados durante o estudo e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, irá tomar as medidas cabíveis para garantir a segurança dos participantes".

A suspensão dos ensaios clínicos é um procedimento padrão que acontece sempre que surge uma doença não explicada em um dos participantes.

"Em grandes ensaios como este, é esperado que alguns participantes não passem bem e todos os casos têm de ser cuidadosamente analisados para garantir uma avaliação cuidadosa da segurança", explicou em nota a Unifesp.

Testes no Brasil e compra de 30 milhões de doses

O estudo já aplicou doses em 4,6 mil voluntários no Brasil e a Unifesp afirma que os voluntários "foram recrutados e vacinados, sem qualquer registro de intercorrências graves de saúde."

A vacina desenvolvida em conjunto pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca é tida pelo governo brasileiro como uma das principais apostas para a imunização contra o Covid-19 no país.

O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), assinou um memorando de entendimento com a AstraZeneca que prevê a compra de 30 milhões de doses da vacina, com entrega em dezembro deste ano e janeiro do ano que vem.

O documento prevê a possibilidade de aquisição de mais 70 milhões se a vacina tiver eficácia e segurança comprovadas.

Há acordo de transferência da tecnologia desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca para produção local na Fiocruz, com previsão do ministério de início ainda no primeiro semestre de 2021.

O prazo foi colocado em dúvida por especialistas ouvidos pela agência Reuters devido à complexidade do processo de transferência de tecnologia.

Nove vacinas na última fase de testes

Além da candidata da Universidade de Oxford com a farmacêutica britânica AstraZeneca, mais oito vacinas estão na terceira e última fase de testes em humanos, a última antes da liberação.

Janssen Pharmaceutical Companies (EUA)

Moderna/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (EUA)

BioNTech/Fosun Pharma/Pfizer (Alemanha e EUA)

Sinovac (China)

Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan/Sinopharm (China)

Instituto de Produtos Biológicos de Pequim/Sinopharm (China)

CanSino Biological Inc./Instituto de Biotecnologia de Pequim (China)

Instituto de Pesquisa Gamaleya (Rússia)

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sistema de Monitoramento Financeiro é destaque na 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

O governo de Rondônia tem se empenhado no incentivo à modernização e inovação dos serviços financeiros destinados ao setor agrícola do estado.
L

Rondônia Rural Show Internacional inicia nesta segunda-feira com o tema “Agricultura da Amazônia”

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca o crescimento e a importância do evento para o agronegócio do país, que reúne um número cada vez maior de agroindústrias, empresas do setor produtivo, artesãos e visitantes interessados em conhecer as novidades e tecnologias rurais.
L

RondônCap de domingo, dia 19, Sorteia 01 Polo Track, 03 Smart TVs Samsung e 40 Giros da Sorte

Foram sorteados 110 mil reais em prêmios.
L

Rondônia Rural Show 2024: A grande feira de agronegócios que impulsiona a inovação e o desenvolvimento rural

De 20 a 25 de maio, Ji-Paraná será o epicentro do agronegócio brasileiro, reunindo agricultores, pecuaristas, empresas do setor e o público em geral para promover avanços tecnológicos e negócios lucrativos.
L
Apib pede urgência na regulamentação da distribuição de recursos e tempo de propaganda eleitoral para candidaturas indígenas 

Apib pede urgência na regulamentação da distribuição de recursos e tempo de propaganda eleitoral para candidaturas indígenas 

A medida faz parte da consulta realizada pela deputada Célia Xakriabá e aprovada pelo TSE no mês de fevereiro deste ano. Agora, o TSE precisa determinar se a medida passa a valer nas eleições de 2024 ou 2026.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Cine Araújo e News Rondônia

Participe agora e prepare-se para a magia do cinema. Boa sorte!
L

Mobilização do Governo de Rondônia alerta sociedade para ações de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos infantojuvenis, o governo de Rondônia realizou neste sábado (18), um pit stop com atividades de panfletagem e abordagem à população, no cruzamento das Avenidas Rio Madeira e José Viera Caúla, em Porto Velho. A intenção do movimento é sensibilizar e engajar a comunidade na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.
L

Já é tempo de planejar as férias com o seu pet

Garantir uma experiência segura e livre de preocupações durante os períodos fora de casa é fundamental
L

Preço é o maior atrativo do Renault Kwid E-Tech

Modelo elétrico pode ser adquirido por R$ 99.990,00 e tem autonomia de 185 quilômetros
L

Opção Ideológica e Burra: como o grupo dos sete gaúchos que votou contra seu próprio estado vai sobreviver na nossa política?

O direitista Marcel Van Hattem foi esperto, trazendo para si os louros da proposta, mas a medida, só porque partiu de um inimigo político, teve os votos contrários dos idiotas do PT e de um do PDT.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Publicado o edital para contratar 44 profissionais: Vagas são para psicólogos e assistentes sociais

Os contratados serão lotados em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
L

Inscrições abertas para capacitação gratuita de mulheres artesãs em Porto Velho

Esta é a primeira etapa da capacitação com dez oficinas e diferentes temas voltados ao empreendedorismo feminino
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

No esforço contínuo para promover o progresso com a segurança da comunidade, o deputado estadual Cássio Gois (PSD) apresentou ao Governo de Rondônia uma indicação crucial para a infraestrutura da região.
L
Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Então procuramos a EMDUR, relatamos os fatos e fomos prontamente atendidos pela equipe, sendo realizado o serviço de manutenção de iluminação pública trocando lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
L
Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

A cerimônia contou com a presença do vereador Valtinho Canuto, que destacou a importância deste novo marco para a organização e defesa dos direitos dos pescadores e aquicultores da região.
L
Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Durante o congresso, foi lançada a Agenda Institucional do Cooperativismo, um documento estratégico que visa fortalecer os laços institucionais entre o Poder Legislativo e o modelo de negócios cooperativista.
L
Publicidade

POLÍCIA

TRAGÉDIA: Motociclista morre e esposa é socorrida em grave acidente na BR-364 em Porto Velho

A PRF ficou responsável por fazer o registro do acidente.
18
polícia

Homem é preso após tentar matar ex-mulher a golpes de facão na zona leste

O agressor desferiu vários golpes pelos braços da vítima que tentava se defender, e só não foi morta porque desmaiou e a PM chegou para fazer a prisão do indivíduo em flagrante.
16
Mãe e cadeirante passam por grande susto ao quase serem atropelados por carreta

Mãe e cadeirante passam por grande susto ao quase serem atropelados por carreta

Segundo informações, a mãe e o jovem com deficiências físicas tentavam atravessar a via quando a carreta bi trem convergiu, vindo na direção de ambos e quase ocasionando uma tragédia.
10
Homem é preso suspeito de abusar de idosa que o alimentou

Homem é preso suspeito de abusar de idosa que o alimentou

Após se alimentar, o suspeito teria abusado da idosa que foi ao hospital e relatou aos médicos da agressão que havia sofrido.
16
Choque entre motociclista e Celta deixa um ferido na BR-364

Choque entre motociclista e Celta deixa um ferido na BR-364

De acordo com testemunhas, o condutor da motocicleta seguia pela BR-364 em direção à ponte do rio Jaru, quando o Celta, ao realizar uma manobra, acabou interceptando sua trajetória, resultando na colisão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motociclista avança preferencial, colide com carro e fratura a perna

Motociclista avança preferencial, colide com carro e fratura a perna

O Corpo de Bombeiros foi acionado e rapidamente socorreu a vítima, levando-a ao Hospital Municipal, onde foi confirmada a fratura em uma das pernas.
16
Após tentar derrubar portão, assaltar e ameaçar pessoas, homem que estaria planejando matar desafeto é preso em Colorado do Oeste

Após tentar derrubar portão, assaltar e ameaçar pessoas, homem que estaria planejando matar desafeto é preso em Colorado do Oeste

Ataques aconteceram ontem em diferentes pontos do bairro Cruzeiro.
14
Suspeito furta carro que havia acabado de ser quitado por funcionário de mercadinho, em Vilhena

Suspeito furta carro que havia acabado de ser quitado por funcionário de mercadinho, em Vilhena

Crime aconteceu na tarde deste sábado, no bairro Jardim Primavera.
12

Governo de Rondônia entrega praça pública do distrito de Nova Califórnia, totalmente revitalizada

O ato de entrega ocorreu na sexta-feira (17), registrando um marco histórico para a localidade. A obra foi executada por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp).
L
Pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos inicia nesta semana

Pesquisa da Conab para atualização dos números da safra brasileira de grãos inicia nesta semana

A pesquisa será realizada em todos os estados produtores, com saídas de campo em Mato Grosso, Pará, Bahia, Tocantins, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí e Maranhão.
L
polícia

Homem tenta matar a esposa enquanto dormia em apartamento no Orgulho do Madeira

A mulher contou que estava dormindo, quando foi acordada com tapas e socos pelo suspeito que estava alterado e armado com uma faca, tentado atingir o tórax da vítima.
16

NA CINTURA: GTAM prende homem armado na zona leste de Porto Velho

A equipe policial fazia patrulhamento pelo bairro quando avistou o indivíduo em atitudes suspeitas e fez a abordagem.
10

MISTÉRIO: BMW é abandonada em chamas na BR-364 em Porto Velho

O proprietário do mesmo não foi localizado.
10

FIM DA LINHA: Morador reage e foragido acaba morto durante roubo a residência em Porto Velho

O corpo foi removido ao IML, já o morador não ficou ferido.
18

URGENTE: Segurança e policial trocam tiros em cemitério na BR-364

Equipes da PM foram acionadas para realizar as medidas cabíveis.
12