SÁBADO, 27/04/2024

Dia da Amazônia: estudo da Febraban reforça a preocupação do brasileiro com a preservação

Ações de monitoramento e projetos de preservação promovidos por instituições não governamentais contribuem para a proteção da biodiversidade na maior reserva natural do mundo, que exerce grande influência na regulação climática mundial

Publicado em 

Dia da Amazônia: estudo da Febraban reforça a preocupação do brasileiro com a preservação - News Rondônia

Reforçar a importância de promover ações de preservação e conscientização para a manutenção de uma das maiores reservas naturais do mundo tem sido o papel principal do Dia da Amazônia – 5 de setembro -, e diversos fatores são indispensáveis para combater, inibir e prevenir queimadas, depredação e exploração ilegal da maior floresta tropical do planeta.  

E, cada vez mais, a população brasileira se mostra consciente sobre a necessidade de proteção do bioma, que está entre os mais importantes para a humanidade. Pesquisa realizada pelo Observatório FEBRABAN mostra que 90% das pessoas estão preocupados com a preservação da Amazônia.

Dia da Amazônia: estudo da Febraban reforça a preocupação do brasileiro com a preservação - News Rondônia

O mesmo estudo aponta que 60% dos entrevistados consideram que a Amazônia é o ecossistema mais ameaçado do país, sendo que 94% acreditam que “preservar a Amazônia é essencial para a identidade nacional”.

Além disso, a pesquisa também mostra que 83% da população está insatisfeita com os atuais esforços do Brasil para preservar a região.

Impactos do desmatamento

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam mais de 1.034 km² de desmatamento na Amazônia apenas em junho desse ano e, no acumulado do semestre, mais de 3.069 km² foram afetados, um aumento de 25% em comparação ao mesmo período de 2019.

Dia da Amazônia: estudo da Febraban reforça a preocupação do brasileiro com a preservação - News Rondônia

As queimadas estão entre as principais causas da devastação e, ainda segundo o INPE, o Pantanal é a região mais afetada. Somente em 2020, o fogo consumiu mais de 17 mil km² de mata, prejudicando, inclusive, a vida animal.

No entanto, também é preciso considerar que atividades ilegais relacionadas a exploração irregular de madeira e ao garimpo também tem influência ativa na devastação, e muitas vezes ocorrem em áreas proibidas como terras indígenas, unidades de conservação e Áreas de Preservação Permanente, de acordo com o MapBiomas Alerta.

Para os brasileiros, as principais consequências do desmatamento são a ameaça a biodiversidade (fauna e flora) e aquecimento global, com 34% e 25%, respectivamente, segundo pesquisa do Observatório FEBRABAN.

Monitorar para combater o desmatamento

Ações de monitoramento têm como foco principal o combate ao desmatamento e a preservação da biodiversidade da Amazônia, já que a região abriga mais de 73% das espécies de mamíferos e 80% das de aves existentes no território nacional. Estima-se, ainda, que nas águas amazônicas estão 85% das espécies de peixes de toda a América do Sul, de acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas.

A região também é o berço de milhares de espécies de árvores e plantas, e exerce importante papel nas áreas de pesquisas de novos medicamentos, soluções cosméticas e alimentícias, além de influenciar ativamente a regulação climática mundial. Acredita-se, ainda, que o bioma concentra inúmeras espécies de insetos, animais e plantas desconhecidas pelo homem.

Hoje, boa parte desse trabalho de monitoramento é feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais por meio de sistemas como o Deter, que recebem dados vida satélite em tempo real. E recentemente o Ministério da Defesa anunciou que pretende comprar um microssatélite capaz de fornecer imagens de radar, que não sofre interferência de nuvens e, por isso, pode monitorar melhor o território.

Iniciativas não-governamentais para a preservação da Amazônia

Nos últimos anos, instituições não governamentais têm investido em iniciativas em prol da Amazônia, contribuindo de forma intensiva para prevenir queimadas e depredação da floresta, além de preservar a biodiversidade.

São Organizações da Sociedade Civil (ONGs), Institutos de Pesquisas, lideranças indígenas, ativistas e empresas privadas que se dedicam e buscam soluções de conscientização, proteção e conservação para prevenir o desequilíbrio ambiental causado pelo desmatamento da região.

Com uma área de 700 hectares de reserva legal na Amazônia, a fintech ecológica UzziPay, que tem como proposta conservar uma árvore da floresta a cada novo cliente, mantém um monitoramento constante para sua preservação. A reserva preservada pela fintech está localizada na cidade de Porto Velho, em Rondônia, estado que abriga o maior número de povos indígenas no Brasil, segundo dados do IBGE.

Por meio de uma acordo de cooperação entre a propriedade e a Uzzipay, a área é protegida, conservada, monitorada e auditada quando necessário, “promovendo um modelo de manejo florestal ecológico, no qual as espécies vegetais selecionadas privilegiem o equilíbrio e a conservação de todo o bioma local", explica Márcio Barnabé, Chief Marketing Officer da empresa.

Em casos de projetos de conservação como esse, entre as atribuições da empresa que vai financiar os custos da proteção da área estão a realização periódica de coleta de imagens do local, garantir a transparência da proposta e contratar auditoria independente de fiscalização.

Estudo encomendado pela UzziPay para a implementação do projeto de conservação da reserva legal da empresa, destaca que é possível blindar essas áreas contra possíveis invasões que sempre se iniciam das bordas para o meio da área, protegendo-as das suscetibilidades do efeito de bordadura, ou seja, do risco do fogo.

“Para realizar a conservação do espaço, o projeto da UzziPay prevê a proteção da área contra depredação, exploração ilegal, degradação e queimadas criminosas. O monitoramento da reserva legal é feito por solo, drone ou voos tripulados sobre o local e por imagens de satélite”, explica Márcio Barnabé,

Na área conservada pela fintech existem espécies vegetais como angelim, tauari, embireira, maracatiaria, cedrorana, abiu e castanha-do-pará. O local também é a “casa” de diversas aves, mamíferos, repteis e peixes. A longo prazo, a UzziPay também pretende contribuir para a conservação do Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.

A ideia de preservação da UzziPay surgiu pela crença de que é possível preservar a natureza enquanto os clientes preservam o seu dinheiro. E o diferencial da fintech está logo no slogan, que é "Você abre uma conta, a gente preserva uma árvore", um conceito disruptivo de preservação colaborativa na Amazônia.

"A UzziPay acredita que a responsabilidade pela preservação da Amazônia deve ser compartilhada também por empresas. A Amazônia precisa ser defendida em conjunto pela sociedade civil e Governo, já que ela é um patrimônio da humanidade", finaliza Márcio.

Sobre a UzziPay

UzziPay oferece o que toda fintech oferece, mas, com uma diferença: além das mais modernas funcionalidades de uma conta de pagamentos e carteira digital, como pagamentos com QR Code, a UzziPay acredita que é possível preservar a natureza enquanto os clientes preservam seu dinheiro.

Propõe um movimento inovador de preservação colaborativa em direção a um futuro responsável e sustentável para o dinheiro e para o mundo.

Convida as pessoas a fazerem parte do negócio abrindo suas contas e com isso, quanto mais clientes a conta UzziPay conquistar, mais árvores serão preservadas.

Porque oferecer cada vez mais vantagens e facilidades é o que todos buscam. Diferente é ter a consciência de que devemos retornar à sociedade (e neste caso, também à natureza) tudo o que ela nos proporciona de bom.

UzziPay quer crescer e prosperar, e deseja que todos também cresçam e que a Amazônia também prospere.

Acesse: https://www.uzzipay.com/

Facebook: https://www.facebook.com/contauzzipay/

Instagram: https://www.instagram.com/contauzzipay/

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Profissionais da contabilidade foram homenageados com Votos de Louvor, Títulos Honoríficos de Cidadão do estado de Rondônia e Título de Honra ao Mérito. 
L
Dirigentes de blocos de carnaval debatem incentivo após reconhecimento

Dirigentes de blocos de carnaval debatem incentivo após reconhecimento

Por lei, blocos agora são considerados patrimônio cultural
L
Justiça Federal restabelece resolução que proíbe assistolia fetal

Justiça Federal restabelece resolução que proíbe assistolia fetal

Prática é usada para interrupção de gravidez em casos de aborto legal
L
Pesquisa do Ipea quer conhecer melhor trabalhadoras domésticas

Pesquisa do Ipea quer conhecer melhor trabalhadoras domésticas

Questionário pode ser respondido no site do instituto até 13 de junho
L
Senado recorre ao STF para manter desoneração da folha de pagamento

Senado recorre ao STF para manter desoneração da folha de pagamento

Casa legislativa pede derrubada de decisão do ministro Zanin
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais
L
Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
L
Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Há mais de 20 anos o país não tinha produção nacional do hormônio
L
Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

No primeiro semestre, programa oferece 67 mil vagas aos estudantes
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Suspeitos roubam dois veículos na BR-319 em Porto Velho

As vítimas foram um mecânico de 39 anos e um cliente dele.
14
Câmera registra batida entre motos que deixou dois feridos em Porto Velho

Câmera registra batida entre motos que deixou dois feridos em Porto Velho

A PM deu apoio no atendimento e fez o registro do fato.
12
Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

As vítimas reconheceram os objetos roubados e relataram os momentos de terror que viveram nas mãos dos criminosos.
10
Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

A dupla foi encaminhada e apresentada no Departamento de Flagrantes.
12

Tia e sobrinha ficaram em estado grave em um acidente entre carro e moto na zona leste

Duas equipes do Samu atenderam as vítimas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas para pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 16 anos. 
L
Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 26 de abril e 10 de maio, das 13 às 17 h no IFRO Campus Guajará-Mirim, localizado na Avenida 15 de novembro, Planalto, 4849, sala 24.
L
Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome
L
Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Ajustes passam a valer a partir de 1º de junho
L
Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Bolsa sobe 1,51%, com alívio no mercado internacional
L
John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD

Dono do Botafogo foi punido por ofensas à arbitragem e CBF em 2023
L
Reitora de universidade dos EUA sofre pressão por reprimir protesto

Reitora de universidade dos EUA sofre pressão por reprimir protesto

Manifestação é contra os ataques de Israel aos palestinos
L
Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Presidente acompanhou entrega de avião comercial
L
Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor para manter suspensão da medida
L
Com ingressos esgotados, Vasco recebe Criciúma pelo Brasileirão

Com ingressos esgotados, Vasco recebe Criciúma pelo Brasileirão

Duelo às 16h, em São Januário, terá transmissão da Rádio Nacional
L