TERÇA-FEIRA, 16/04/2024

RELATÓRIO DE DIRETOR DETALHA 6 HORAS DE TENSÃO DURANTE REBELIÃO NO PRESÍDIO DE GUAJARÁ

A Casa de Prisão Albergue Masculino de Guajará-Mirim, com estruturas precárias e antigas, tem capacidade para 161, mas se encontra superlotada com 231 apenados.

Publicado em 

RELATÓRIO DE DIRETOR DETALHA 6 HORAS DE TENSÃO DURANTE REBELIÃO NO PRESÍDIO DE GUAJARÁ - News Rondônia

A rebelião na Casa de Prisão Albergue Masculino de Guajará-Mirim teve início às 22h18min do domingo (31) e foi contida por volta das 5 horas de segunda-feira (1º) pelos policiais penais do GAPE (Grupo de Ações Penitenciárias Especiais). Os danos contabilizados incluem 13 portões danificados, 01 janelão arrancado, 16 cadeado grandes estourados, várias paredes dos banheiros destruídas, 01 freezer queimado, vários colchões rasgados e queimados, instalação elétrica das celas comprometidas e paredes das celas perfuradas com buracos interligando pavilhões. Contudo, não houve mortos nem feridos, mas o relatório da ocorrência, encaminhado à Secretaria de Justiça (Sejus) pelo diretor da unidade, traz detalhes sobre as 6 horas de tensão que viveram os policiais penais do plantão para evitar que a movimentação dos criminosos num presídio superlotado avançasse para tragédias de grandes proporções.

RELATÓRIO DE DIRETOR DETALHA 6 HORAS DE TENSÃO DURANTE REBELIÃO NO PRESÍDIO DE GUAJARÁ - News Rondônia

O relatório, encaminhado à Sejus através do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), reúne detalhes registrados no livro de registros da unidade, página 07, no dia 31 de maio de 2020 – conforme Ocorrência nº 1019.

A Casa de Prisão Albergue Masculino de Guajará-Mirim, com estruturas precárias e antigas, tem capacidade para 161, mas se encontra superlotada com 231 apenados.  Quando foi iniciada a rebelião, na noite do domingo, os policias penais tiveram que agir rápido, com critérios e executando procedimentos protocolares de segurança e ordens superiores para impedir que os rebelados dominassem todo o espaço e passassem a ter o controle da situação fazendo reféns. Foram 6 horas de tensão e ação até a chegada do GAPE, que havia sido acionado e se dirigia da base em Porto Velho para Guajará.

O grupo do plantão, apoiado pelos diretores, adentraram nos pavilhões A e E, conseguindo conter presos e resguardar a vida de apenados do "seguro" (que sofrem ameaça de outros presos) e transferiram os do grupo de risco para o Celão 3. Ainda foi realizada a contenção do tumulto no Pavilhão D, onde contiveram os rebelados colocando-os no banho de sol. E tiveram êxito na operação que culminou com o isolamento do homem apontado como cabeça do movimento.

O homem com as iniciais A.C.M., apontado como o mentor da rebelião, confessou ao diretor Geral da do presídio – de acordo com o relatório – ser líder da facção criminosa Comando Vermelho  na cidade Guajará-Mirim, e que formou vários apenados naquela unidade prisional, e que tem um tesoureiro e um doutrinador que lhe dão suporte e que tudo dentro da cadeia passa por sua supervisão. Também consta no relatório que o referido apenado fez ameaças aos servidores e afirmou ter acesso à informação do endereço residencial de cada policial penal que trabalha no presídio de Guajará-Mirim.

Com o passar das horas, a situação ia ficando cada vez mais tensa. "Foi a madrugada mais longa da minha vida", disse um servidor. A luta dos policias do plantão agora era para frear o avanço da rebelião e se livrarem de serem feitos reféns pelos criminosos. O presídio com 231 presos já estava com celas interligadas do pavilhão B ao D. "Os apenados dos pavilhões B e C estavam fora das celas, o que seria um risco para a integridade física dos policiais penais, uma vez que não haviam equipamentos e nem munição anti motim para uma intervenção", consta no relatório. A quantidade que havia na unidade era insuficiente. Os servidores, inclusive, chegaram a fazer contato com outras unidades da região solicitando que cedessem equipamentos, incluindo extintor de incêndio.

A chegada dos policiais penais do GAPE foi por volta das 5 horas da segunda-feira (1º), quando realizaram a intervenção nos pavilhões B, C e D. Todos os apenados foram colocados no banho de sol para conferência, identificação dos responsáveis pelo movimento, avaliação dos danos causados na estrutura física, limpeza do local e conserto celas. Durante a ação de intervenção nenhum apenado ficou ferido. Ao ser realizada revista minuciosa nas celas, com o apoio dos policiais do plantão, foi localizado um aparelho celular que foi encaminhado para perícia. 

POLICIAIS PEDEM SOLUÇÃO

Logo após a rebelião, a assessoria jurídica do sindicato dos policiais penais (SINGEPERON, através dos advogados Alexandre  Bruno e Maurício Filho, esteve in loco na unidade prisional de Guajará-Mirim, quando verificou a real situação da unidade prisional e ouviram servidores, que expuseram que a unidade não oferece as condições mínimas de trabalho, em virtude do estado de precariedade da estrutura física, que precisa ser imediatamente interditada.

RELATÓRIO DE DIRETOR DETALHA 6 HORAS DE TENSÃO DURANTE REBELIÃO NO PRESÍDIO DE GUAJARÁ - News Rondônia

Os representantes jurídicos destacam que o Ministério Publico de Guajará-Mirim, através de oficio de nº 099/20/3ª PJ/GM, solicitou junto a direção do Presídio informações para subsidiar o inquérito Civil Público nº 06/20193ª PJ – Autos nº 20199001010015845, para instruir uma Ação Civil Pública, visando a interdição da unidade prisional, por concluir também que a unidade não ter mais condições mínimas de segurança.

Outro pedido é em relação ao baixo efetivo que faz com que trabalhem no limite da segurança – problema que se agrava com o afastamento de servidores com sintomas de Covid-19. Cinco casos já foram conformados na unidade de Guajará. Os policias penais pedem providências para que seja resolvido, e, de forma paliativa, a majoração das horas extras para a unidade – enquanto não houver servidores em quantidade necessária – possibilitando que provisoriamente possa se contar com quantidade suficiente de plantonistas.

Os servidores ainda pedem o fornecimento, por parte do Estado, de equipamentos de segurança em quantidade suficiente, como spagedor, munição antimotim algemas com chaves, água potável (pois, a água ingerida é de um poço artesiano não tratada), lanternas, capas de chuvas, tonfa e cadeados. A recente rebelião evidenciou o risco ao qual esses servidores estão expostos. Eles são preparados para enfrentar sinistros como esse a qualquer momento. Porém, estão sem poder contar com as condições necessárias de segurança.  

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alegria e Solidariedade: Bloco de Carnaval fora de época Jogo das Cachorras

Entrevista com Reisso Soeiro sobre as ações sociais para arrecadar fundos e impactar mais famílias em situação de vulnerabilidade.
L

Marco Lagos prega a Sustentabilidade como uma das resoluções para os problemas ambientais na Amazônia

De pronto, uma Câmara Setorial no 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizada em Rio Branco, capital do Acre, na semana passada, tratou dessa temática.
L
Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público

Editais serão divulgados em setembro
L
Triagens da Justiça Rápida Itinerante na Zona Leste de Porto Velho serão dias 20 e 21 de abril

Triagens da Justiça Rápida Itinerante na Zona Leste de Porto Velho serão dias 20 e 21 de abril

Atendimento para seleção dos casos será nas escolas Flora Calheiros e Jorge Teixeira
L
2º Cine RO - Festival de Cinema de Rondônia recebeu 1701 inscrições de filmes provenientes de 83 países

2º Cine RO – Festival de Cinema de Rondônia recebeu 1701 inscrições de filmes provenientes de 83 países

Dos 1701 filmes inscritos, 864 são de cineastas brasileiros, com destaque para o estado de São Paulo, que enviou 152 obras. Dos estado anfitrião, Rondônia, foram inscritos 16 filmes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PF RO combate tráfico interestadual de drogas no aeroporto da capital

PF RO combate tráfico interestadual de drogas no aeroporto da capital

Uma mulher foi presa em flagrante com aproximadamente 7 quilos de skunk na bagagem.
10

Programa Comunidade News entrevista: Josemar Araújo

Não perca a entrevista exclusiva com Josemar, da Associação do Bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
L

ALERTA LARANJA: Defesa Civil Municipal alerta para risco de chuvas intensas nesta terça-feira (16), em Porto Velho

Capital está sob Alerta Laranja do Inmet e orientação é que as pessoas adotem medidas preventivas
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Farmácia Preço Baixo abre vaga para Operador de Caixa em Porto Velho

A vaga, divulgada em 16 de abril de 2024, oferece oportunidade de trabalho em tempo integral, mas não especifica o salário.
L
Vagas de Emprego

Oportunidade de Emprego: Seven busca Vendedores Externos para atuação em Porto Velho

Os Vendedores Externos serão responsáveis por comercializar produtos e serviços diretamente em residências e escritórios.
L
Vagas de Emprego

Oportunidade de emprego: Empresa busca Pizzaiolo para integrar equipe em Porto Velho

A Empresa está com uma vaga aberta para Pizzaiolo em tempo integral, com atuação na cidade de Porto Velho.
L
Vaga de Empregos

Oportunidade de emprego: Regenere busca Depiladoras para integrar equipe em Porto Velho

Com dois postos disponíveis em tempo integral, a empresa busca profissionais qualificados e comprometidos para integrar sua equipe em Porto Velho.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece vaga para Atendente de Delivery em Porto Velho

A vaga, publicada em 16 de abril de 2024, destina-se a profissionais que buscam uma colocação em tempo integral no setor de vendas e atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves promove rodeio com estrutura inédita em Nova Mamoré

O evento está agendado para ocorrer de 17 a 21 de abril, oferecendo uma programação repleta de atividades emocionantes.
L

Deputada Sílvia Cristina participa do 1° Fórum Nacional Para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil

Parlamentar defendeu a emancipação de distritos, como forma de assegurar direitos dos moradores
L

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

Parlamentar participou de evento na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
L

Dra. Taíssa destina emenda de R$ 100 mil para Associação dos Produtores Rurais da Linha do Pavão

Recurso será utilizado para aquisição de produtos agrícolas e impulsionará desenvolvimento local.
L

Deputado Alan Queiroz entrega 10 toneladas de calcário a produtores de União Bandeirantes

Solicitação foi realizada pelo vereador Dr. Júnior Queiroz e visa auxiliar na transformação do solo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vectra bate em carro de som e motorista sofre lesão na cabeça

Vectra bate em carro de som e motorista sofre lesão na cabeça

Devido a forte batida o motorista do Vectra sofreu uma lesão na cabeça e foi socorrido em um carro particular para a UPA leste, já os demais não ficaram feridos.
14

ATUALIZADA: Morador de rua é atacado a golpes de facão no centro da capital

As primeiras informações dão conta de que as agressões ocorreram durante uma briga, onde o suspeito fugiu logo em seguida.
16
Foragido diz que caminhonete roubada “apareceu do nada” na garagem dele

Foragido diz que caminhonete roubada “apareceu do nada” na garagem dele

Na pesquisa foi verificado um mandado de prisão em aberto em desfavor do suspeito e restrição de roubo no veículo.
12
Acidente com ônibus escolar deixa duas crianças feridas em Vale do Anari

Acidente com ônibus escolar deixa duas crianças feridas em Vale do Anari

O incidente resultou em duas crianças feridas, uma com um corte na boca e outra com um corte no supercílio.
10
Carreta bate na traseira de Jeep na BR 364 e deixa idosa presa às ferragens

Carreta bate na traseira de Jeep na BR 364 e deixa idosa presa às ferragens

A carreta só conseguiu parar a cerca de 50 metros à frente.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tocha olímpica Paris 2024 é acesa na Grécia, com início do revezamento

Tocha olímpica Paris 2024 é acesa na Grécia, com início do revezamento

Chama será entregue à organização do Jogos em 26 de abril em Atenas
L
Ataque israelense no Líbano mata 3, incluindo comandante do Hezbollah

Ataque israelense no Líbano mata 3, incluindo comandante do Hezbollah

Hezbollah e Israel têm trocado tiros paralelamente à guerra de Gaza
L
MPRO obtém condenação de ex-Gerente-Regional da SEJUS por corrupção

MPRO obtém condenação de ex-Gerente-Regional da SEJUS por corrupção

O acusado foi denunciado por corrupção passiva, por conceder regalias a um apenado em troca de vantagens indevidas.
L
Brasileiro cria peneira ecológica e reduz lixo de praias

Brasileiro cria peneira ecológica e reduz lixo de praias

Usar a peneira ecológica é simples e pode causar um grande impacto positivo no meio ambiente.
L

Em evento, MP aborda olhar multissetorial de Programas de Integridade, ampliando aplicação a áreas sociais que extrapolam combate à corrupção

Na ocasião, foi abordado o olhar multissetorial do conceito de integridade, enfatizando sua aplicação a áreas sociais que extrapolam o combate à corrupção, como meio ambiente, infância e violência doméstica.
L

Recebimento da Licença Ambiental: MANASSES DE S. DE M. CARRILHO

Licença Ambiental de Operação – LAO nº 452/DLA
L

Inscrições para o 3º Concurso de Qualidade de Queijos podem ser efetuadas até dia 3 de maio

Serão avaliadas diferentes categorias, tais como: mussarela, provolone e coalho
L

Prefeitura de Porto Velho segue com trabalho preventivo de limpeza de canais

Serviço já soma mais de 6 mil metros de extensão de canais
L

Prefeitura alerta que descarte irregular de lixo é crime ambiental, obstrui canais e aumenta as alagações

Quem for flagrado jogando lixo em local proibido é punido com multa e processo criminal
L
Vereador Edimilson Dourado: Atuação destacada na área da saúde em Porto Velho

Vereador Edimilson Dourado: Atuação destacada na área da saúde em Porto Velho

Edimilson tem ações em prol do combate à pandemia de Covid-19, do apoio aos profissionais de saúde e fiscalizações.
L