O boletim de Mercado Focus reduziu nesta segunda-feira (23/03) a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,68% para 1,48% neste ano. Este é o sexto corte seguido, baseado nos efeitos do novo coronavírus na economia.
As expectativas do mercado financeiro são mais otimistas em comparação com a do próprio governo federal. Na última sexta-feira (20/03), o Ministério da Economia aplicou um volumoso corte na previsão do PIB, que caiu de 2,1% para 0,02%.
Divulgado pelo Banco Central (BC), o Relatório Focus reúne as previsões das principais instituições do mercado financeiro. O boletim é atualizado toda segunda-feira.
IPCA e Selic
A previsão da inflação para 2020 também diminui, segundo avaliação do Relatório Focus. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — medida oficial da inflação — caiu de 3,1% para 3,04%.
É o segundo corte consecutivo. Há quatro semanas, a previsão era que os preços subissem 3,2% em 2020, segundo o boletim.
A meta da taxa Selic — a taxa básica de juros — continua a mesma da divulgada na semana passada: 3,75%. Confira aqui a íntegra do Relatório de Mercado Focus.