DOMINGO, 08/12/2024

APRENDENDO COM O LUTO MUNDIAL: POR MOISÉS SELVA SANTIAGO

Tentar entender o luto é tarefa indesejada e desprezada. É mais atraente pensar em coisas boas da vida. Como a alegria, a paz, o pão de cada dia, saúde, família, amigos, dinheiro no bolso e muita satisfação pessoal.

Publicado em 

APRENDENDO COM O LUTO MUNDIAL: POR MOISÉS SELVA SANTIAGO - News Rondônia

APRENDENDO COM O LUTO MUNDIAL: POR MOISÉS SELVA SANTIAGO - News Rondônia

Que o Covid-19 veio para surpreender o mundo, não é novidade, pois está em todo o globo. A desagradável surpresa é a morte que ele semeia por onde passa, independentemente de fronteiras, ideologias, cor de pele e fé, causando um profundo sentimento de luto mundial. Provavelmente, a última vez que mulheres e homens de todas as idades sentiram essa dimensão foi na 2ª Guerra Mundial.

Tentar entender o luto é tarefa indesejada e desprezada. É mais atraente pensar em coisas boas da vida. Como a alegria, a paz, o pão de cada dia, saúde, família, amigos, dinheiro no bolso e muita satisfação pessoal. Mas ele existe e, inexoravelmente, atinge a cada um na fragilidade da vida pois, como dizia Chicó, "tudo o que é vivo, morre" (Ariano Suassuna). Se é assim, adianta aprender com o luto? E quem pode ensinar?

Rapidamente, surge a professora Religião. Além de outras expressões religiosas, a Bíblia judaica cristã descreve sobre a primeira morte: um irmão mata o outro. Nesse relato, o luto nasce dentro da família. Entre pessoas do mesmo pai e mãe, do mesmo sangue correndo nas veias – embora o sangue de um deles agora estivesse derramado na terra. Depois de Abel, seguiram-se incalculáveis mortes. Os efeitos do luto foram multiplicados e levados pelas nuvens de lágrimas de quem perde alguém. Luta, escravidão, guerra, tortura, traição, genocídio e todas as formas de violência passam a ser cotidianas. E até o bondoso Nazareno é pendurado numa cruz para que a morte dele ensine sobre a vida aqui e depois. Afinal, a cruz que apontou para o céu estava fincada na terra e os braços abertos de Jesus apontavam para os dois lados do mundo. Do mesmo mundo onde todos vivem.

APRENDENDO COM O LUTO MUNDIAL: POR MOISÉS SELVA SANTIAGO - News Rondônia

O detalhe que Caim esqueceu diante de Abel e salta aos olhos hoje é que todos os humanos continuam sendo da mesma família. Debaixo da pele negra, amarela, branca, parda ou de qualquer outra tonalidade, flui o mesmo sangue vermelho vital. Os olhos arredondados ou puxados para os lados, verdes ou escuros, desejam ver a mesma felicidade pessoal e coletiva. Os idiomas europeus, asiáticos, africanos ou tribais expressam amor, respeito ao trabalho, cordialidade, solidariedade. Os hábitos e costumes dos povos, tão diferentes – em vez de serem demonizados – procuram manter o frágil equilíbrio entre o tradicional e o moderno com o objetivo de preservar a vida. Sim, há uma só família no mundo, chamada de raça humana.

Se, agora, alguém folheasse o álbum da história da família humana, veria que as pessoas que mais contribuíram para o bem-estar da humanidade foram simples, altruístas e desprovidas de riqueza e poder. Foram (e são!) mulheres e homens amantes da vida que descobrem vacinas, constroem tecnologias, desbravam céus e mares. Gente que opta pela paz como a melhor opção, que educa crianças, adota a não-violência, age em hospitais, recolhe o lixo, filtra a água que se bebe, proclama o Deus do amor ao próximo, gera a energia que conecta o mundo, imprime livros, colhe alimentos, compõe músicas, ergue monumentos, defende a pátria, pinta, esculpe, nina crianças, cria animais, acolhe velhos, defende a justiça, faz a segurança coletiva, planta jardins, ampara viúvas, estende a mão ao próximo… Pessoas que, ao salvarem uma vida, salvam o mundo (Talmude). Infelizmente, nesse mesmo álbum há uns poucos governantes que cometeram (e cometem!) as maiores desgraças da história, matando milhões e milhões de pessoas em nome de uma ideologia de esquerda ou direita, do lucro exacerbado e da fé em si mesmos. Pensam que são de outra família. Sentem nojo de quem lhes é diferente. Anseiam por um tipo de limpeza do mundo onde somente os seus iguais e subordinados existam. Dizem que assim agem em nome de Deus. E atualmente usam o Codiv-19 para empanturrarem-se de dinheiro por causa da calamidade pública, do jogo político, da economia. Por detrás das máscaras que usam, sorriem das vítimas e do luto. Tais líderes jamais entenderam as aulas da religião.

APRENDENDO COM O LUTO MUNDIAL: POR MOISÉS SELVA SANTIAGO - News Rondônia

O problema se agrava quando pessoas responsáveis por pessoas subdimensionam o perigo imediato e o luto do outro. Temos visto isto em certos líderes políticos e religiosos que debocham da dor alheia e menosprezam a gravidade da situação. Talvez essa seja a reação mais comum e infantil de todas, porém absolutamente indesejada em adultos com o poder de decisão de milhões de vidas em suas irresponsáveis mãos.

A segunda fase é a raiva: "Ora, por que eu? Isso não é justo! Você é o culpado!". Mais uma vez a imaturidade explode. Pessoas assim se consideram superiores às demais. Merecedoras de total justiça. E logo apontam o dedo para o primeiro Judas que encontram. A verdade é que o Codiv-19 não tem nacionalidade. Assim como as nuvens, os oceanos, os peixes e o mosquito da Dengue. O culpado não é o colega do trabalho, o metrô lotado, o partido tal, o presidente fulano. A malhação do Judas (ato de bater num culpado) em nada contribui, pois nem tudo se resume à dicotomia crime e castigo dostoievskiana.

Agora vem a depressão: "Eu me odeio, nada será como antes… O mundo perdeu a cor!" Entrar num buraco em plena crise é perigosíssimo. Não se trata de uma trincheira de defesa, como a orientação de ficar em casa para evitar o Covid-19. Aqui (como sempre), a depressão age negativamente levando a pessoa a perder duas bases da própria razão de viver: o amor a si mesmo e a esperança. Nenhum vírus escolhe sua vítima pela cor da pele, pela conta bancária, pelo lugar onde nasceu, nem se o enfermo mora num palácio ou num presídio, na favela ou num luxuoso apartamento. Quem escolhe suas vítimas são os poderes ideológicos. Nessas horas de crise, aproveitam para não ajudarem e se enriquecerem mais com a desgraça do outro. Imagine se cada político doasse 10% da verba a ele disponibilizada para a área de saúde de seu próprio país… E o mesmo fizessem os bilionários…

A barganha se segue: "Eu faço qualquer coisa se isso tudo acabar! Já sei: vou fazer o certo e saio ganhando!" Aqui, a pessoa cria uma ficção, uma situação irreal, que a fará vencedora da crise. Além disso, para sair da crise, ela assume o compromisso de ser uma pessoa melhor, mais gentil e cooperativa com as demais – depois. Há clara intenção de negociar um resultado positivo. É como se alguém dissesse ao Codiv-19: "Não me atinja nem à minha família, porque seremos pessoas melhores! Você pode ir por aí, mas não entre na minha casa. Não me importo se italianos ou afegãos, nova-iorquinos ou chineses estão morrendo, contando que eu e minha família fiquemos bem!" Esse comportamento egoísta também atesta que quem assim pensa faltou às aulas do padre, do pastor, do rabino, do mulá, do babalorixá, do Papa ou do Dalai-Lama.

E a última fase, a aceitação: "Tudo dará certo! Tinha que ser assim!" Embora pareça melhor em relação às anteriores, aqui pode residir uma falsa paz, principalmente diante do Codiv-19. Não, nem sempre tudo dará certo. E sempre há algo que pode ser feito para amenizar o mal e construir o bem pessoal e coletivo. Embora o vírus não seja eterno em seu poder destrutivo, há o que ser feito imediatamente. Como o que aconteceu a Golias, vencido por uma pedra arremessada pelo adolescente Davi. A fase da aceitação é importante porque nela a realidade precisa ser corretamente dimensionada e apreendida rapidamente. Trata-se de pegar logo a pedrinha, sem prestar atenção no poder e nos insultos do gigante. É saber que se luta pela família dos humanos em toda terra, e não pelo bem só para si e os seus. É planejar e executar como será o amanhã, depois de passada a crise, pondo em prática o que se tem aprendido em cada batalha.

Platão disse que há três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que navegam. Quanto aos dois primeiros, são evidentes. Mas, navegar é o desafio. Ventos erguem ondas. Noites assustadoramente intermináveis. O barulho do medo sufoca o sussurro da prece. Esconde-se na cabine fechada. Lá fora, o fim parece ser inevitável. Porém, no meio da tempestade, ouve-se o eco de Fernando Pessoa, na canção Navegar é preciso; viver não é preciso. O poeta desejou nele o espírito desta frase. Disse que o que é necessário é criar. Desejou sua vida útil à toda a humanidade. Alimentou seu sangue com o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.

Nesta guerra contra o Codiv-19 (é ele nosso inimigo comum!), como eu e você estamos reagindo? Negando o luto mundial? Apontando para culpados? Desesperançados? Com as portas do coração lacradas por rezas egocêntricas e promessas de ser melhor, caso escape? Agindo irresponsavelmente como se nada estivesse acontecendo porque tudo isso tinha que acontecer? Esperando o caos piorar com saques, vandalismos e ameaças ao estado democrático de direito? Fingindo não ver o comportamento inconsequente de alguns líderes dessa pátria amada, que ao lado de um punhado de religiosos irresponsavelmente conduzem as batalhas contra o vírus?

A frase que Fernando Pessoa usou, "navegar é preciso; viver não é preciso", foi dita antes de Cristo pelo general Pompeu, diante de assustados marinheiros que se recusavam a embarcar durante a guerra. Isto é atitude de um comandante. Isto é ser um estadista. Isso é ser um líder político e religioso. Esta é a hora de 220 milhões de brasileiros fazerem bem sua parte nesta guerra. E cantarmos do Oiapoque ao Chuí a poesia de Francisco Manuel da Silva: "Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte." E assim o Brasil dirá a si mesmo e ao mundo que aprendeu as lições do luto e as porá em prática urgentemente para garantir o amanhecer de um novo mundo para a imensa família de humanos sobre a terra.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sábado iluminado: Natal Porto Luz 2024 continua encantando no Parque da Cidade

Aproveite o fim de semana para vivenciar a magia natalina em Porto Velho com atrações imperdíveis!
L

Governo de RO avança na recuperação da RO-257, no Vale do Jamari, com pavimentação em CBUQ

A ação chega em aproximadamente 104 quilômetros, entre recuperação do pavimento, asfalto novo, limpeza da vegetação e drenagem superficial.
L

Projetos educacionais de Rondônia são apresentados em exposição de ciência, inovação e tecnologia, em porto Velho

Expocitec 2024 promover a culminância de 60 Projetos Educacionais exitosos nos 12  Seminários Regionais de Tecnologia educacional, Inovação e Ciência.
L

Relatório da Operação Verde Rondônia mostra avanços do Governo do estado na preservação do meio ambiente

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia apresenta resultados da OVR 24 aos representantes dos órgãos que integram o Comitê de Condições Climáticas.
L

Governo de RO intensifica transporte escolar fluvial para atender comunidades ribeirinhas e indígenas

As empresas contratadas serão responsáveis pela manutenção das embarcações, fornecimento de condutores e monitores, além de equipamentos essenciais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#TalkNews | Entrevista Sidnei de Souza – Advogado

O programa Talk News, com Victor Marques, recebe Sidnei de Souza, um advogado com quase 8 anos de experiência e uma trajetória de vida inspiradora!
L

MERCADO CULTURAL – Especial Raça Negra na Feijoada; domingo tem transmissão do Brasileirão

Hoje, dia 07, na tradicional ‘Feijoada Com Samba e Pagode’, vai ter show do músico Nilson do Cavaco, onde vai rolar um mini especial Raça Negra, na sequência, show do grupo Pagode Na Veia.
L

Nova geração do Peugeot 2008 prioriza tecnologia e conectividade

SUV compacto recebeu atualizações de design, motor e sistemas de segurança para ampliar competitividade
L
Confira os grupos do Super Mundial de Clubes de 2025

Mundial de Clubes 2025: veja datas, horários e locais dos jogos

Confira os detalhes das agendas dos quatro times brasileiros na disputa
L

#GospelNews | Entrevista Pastor Gervanio Ferreira Pimentel

programa Gospel News, apresentado por Arley Lima, receberá o Pastor Gervânio Ferreira Pimentel, líder da Igreja Missionária Jesus e o Salvador.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o Tribunal de Justiça do estado de Rondônia tem Inscrições Prorrogadas até 12/12

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 02/02/25.
L
CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
L
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Disparidade está presente em todas as escolaridades
L
Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2024.
L

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois parabeniza diplomação dos eleitos em Cacoal e celebra força do PSD

Essa bancada reforça o compromisso do PSD com a população de Cacoal, garantindo que as demandas da cidade sejam devidamente representadas no Legislativo.
L

Contagem regressiva: Faltam quatro dias para inauguração do Natal de Portas Abertas da Alero

Solenidade de abertura será na noite de segunda-feira (9).
L

Em solenidade no TCE, Alero recebe certificação do Selo Diamante de Transparência Pública

Poder Legislativo foi representado pelo secretário-geral.
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita reforma do necrotério de Guajará-Mirim

Estrutura deteriorada impede funcionamento adequado e prejudica famílias e profissionais.
L

Ieda Chaves defende a transformação da educação brasileira durante a Conferência da Unale

O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu um público estimado em 1500 pessoas.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Grave acidente deixa motorista preso às ferragens na BR-364 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o carro em que o homem estava bateu de frente com um caminhão, deixando a vítima presa às ferragens.
18

Homem é atacado com paulada na cabeça em frente ao Mercado do km 01

O rapaz que estava desorientado disse que foi atacado por um indivíduo que usava um pedaço de madeira com prego na ponta.
16

Vigilante acusado de matar empresário é preso em Porto Velho

Um vigilante acusado de cometer o crime foi preso pela PM.
12
Polícia identifica jovem morto a tiros no Parque Amazônia

Homem é executado a tiros após briga por causa de mulher em bar

Reginaldo teria se envolvido em uma briga supostamente por ter passado a mão nas nádegas de uma mulher na frente do marido dela, que não gostou, sacou uma arma e atirou várias vezes na vítima que morreu no local, em seguida, o suspeito fugiu.
18
BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

BPTAR e PATAMO fecham boca de fumo e prendem traficantes com 16kg de maconha

Durante buscas pelo terreno da casa, foi localizado um recipiente de plástico contendo dentro, 16 tabletes de maconha, balanças de precisão e máquinas de passar cartão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VoltaPorCima

Expectativa e decisões cruciais movem o próximo episódio de Volta por Cima

Triângulos amorosos, reviravoltas empresariais e decisões de vida prometem agitar a quinta-feira na trama
L
Garota do Momento

Segredos e conflitos prometem sacudir o episódio de quinta-Feira em Garota do Momento

Beatriz enfrenta uma crise, Clarice esconde sua verdadeira identidade, e as tensões aumentam entre os personagens
L
Mania de Você

Intrigas e conflitos acirram as emoções em Mania de Você

Moema faz revelações, Mavi se impõe, e Mércia toma uma atitude ousada no episódio desta quinta-feira
L

Café de Rondônia ganha destaque em Londres em busca de expansão no mercado global

Evento Prove e Sinta Rondônia leva vivência rondoniense para Londres.
L

Feirão Limpa Nome inicia na quarta-feira,11, e oferece negociações com desconto em Porto Velho

Procon dá oportunidade para população finalizar 2024 com o nome limpo e retornar ao mercado de consumo com equilíbrio financeiro.
L
Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

Maioria está em regiões metropolitanas do Sul e do Sudeste
L

Ferramenta de transformação: governo de RO prepara pessoas privadas de liberdade para Enem PPL 2024

 Reeducandos se preparam para o Enem PPL 2024, que visa inclusão para o ensino superior e a reintegração social.
L
Sites não podem vender 48 marcas de whey protein

Sites não podem vender 48 marcas de whey protein

Determinação é da Secretaria Nacional do Consumidor
L
Dólar bate recorde nominal e fecha a R$ 6,07 após dados dos EUA

Dólar bate recorde nominal e fecha a R$ 6,07 após dados dos EUA

Bolsa cai 1,5% e volta a ficar abaixo dos 126 mil pontos
L
Acordo com Mercosul coloca economias europeias em lados opostos

Acordo com Mercosul coloca economias europeias em lados opostos

França, Itália e Polônia se opõem ao acordo com sul-americanos
L