A Superintendência do Estado para Resultados (EpR) apresentou a transformação digital do Governo de Rondônia, metodologias aplicadas na superintendência e o atual modelo de governança no 20º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Belém (PA), de 11 a 13 de março. Durante o evento foi deliberado ao Estado a elaboração de um marco regulatório para padronizar as condições de atuação da tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos Estados.
Para isso, segundo o superintendente da EpR, Coronel Delner Freire, é preciso ter uma proposta de continuidade, com diretrizes contendo responsabilidades, financiamento, comunicação e termo de compromisso dos Governos para rever suas estruturas e legislações sobre TIC, o que também entra como ação para Rondônia.
“Nesse primeiro encontro mostramos a tecnologia que temos em Rondônia e também conhecemos de outros estados. Agora vamos alinhar o que nos foi direcionado e desenvolver no prazo de 60 dias”, disse.
O estado também ficou encarregado de criar um portal colaborativo para compartilhamento de metodologias, casos de sucesso e informações sobre infraestruturas, sistemas e base de dados dos estados da Amazônia.
O encontro coordenado por Rondônia contou com a presença dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Tocantins e Maranhão que também fazem parte do consórcio. No evento também foi apresentada a necessidade dessas tecnologias serem atribuídas a outras áreas, assim como as câmaras temáticas de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação, planejamento e gestão estratégica, saúde e segurança pública.
FÓRUM AMAZÔNIA LEGAL
Participaram do evento secretários, superintendentes, diretores com intuito de conduzir os trabalhos técnicos relacionados aos projetos prioritários do consórcio, conforme estabelecido no planejamento estratégico 2019-2030. O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado com o objetivo de levantar propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados.