O cooperativismo rondoniense vem seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para que eventos com grande aglomeração de pessoas seja cancelado ou adiado por conta COVID-19.
Na Casa do Cooperativismo que fica na capital, Porto Velho, os trabalhos internos continuam sendo realizados normalmente, porém os colaboradores passaram por orientações quanto a prevenção e higienização das mãos, e foi disponibilizado para cada funcionário um recipiente contendo álcool em gel.
Com relação aos eventos ofertados pelo Sistema como cursos, capacitações, workshops e demais, foram cancelados pelo período de até 30 dias, prorrogáveis caso haja necessidade.
O presidente do Sistema, Salatiel Rodrigues salienta a importância da prevenção. "O momento é realmente de cooperação com o bem estar de todos nós. E seguindo a orientações tanto do Ministério da Saúde, quanto de nossa Unidade Nacional, decidimos que o melhor a fazer é adiar todos os nossos eventos pelo período de até 30 dias com o objetivo de resguardar a segurança dos nossos colaboradores, prestadores de serviços e de todos os membros de nossas cooperativas", finalizou.
Além da Casa do Cooperativismo diversas cooperativas em todo o Estado também têm cancelado seus eventos, em especial suas Pré-Assembleias e Assembleias, que é quando os cooperados participam ativamente das tomadas de decisão. Porém, o segmento cooperativista de Rondônia acredita e tem consciência que o mais importante no momento é se resguardar e contribuir para que o vírus não se alastre.