Na manhã desta terça-feira (17) milhares de pessoas foram até uma empresa para comprar o Álcool em Gel, produto que ajuda a se prevenir do Covid-19 (Coronavírus), entretanto, o proprietário da empresa que comercializa o produto, informou que o álcool em gel (54%) vendido não é o recomendado para a prevenção.
A venda de álcool líquido em concentrações superiores a 54 °GL está, inclusive, desautorizada pela ANVISA desde 2013, conforme resolução RDC nº 46, de 20 de fevereiro de 2002, que considerou os riscos oferecidos à saúde pública decorrentes de acidentes por queimadura e ingestão. Para soluções com graduação acima de 54 °GL, a norma permite a forma em gel.
O álcool gel, por ser considerado antisséptico, ajuda na prevenção ao contágio pelo coronavírus e sua indicação pauta-se nas medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias. Estudos demonstram melhor eficácia do produto em soluções 70%, que é o recomendado pela ANVISA para os serviços de saúde brasileiros e o indicado pela OMS na Lista de Medicamentos Essenciais.
Após ficarem informados sobre o álcool em gel, a população de Porto Velho saiu das filas em que estavam. Veja a matéria sobre as filas na manhã desta terça.
Veja o Vídeo: