Por Wanglézio Braga
Da redação do News Rondônia
O governador Marcos Rocha, do PSL, afirmou neste final de semana que Rondônia tem sido exemplo na contenção dos avanços da Covid-19. Ele disse que um plano de ação vem sendo posto em prática que vai desde a compra de equipamentos e materiais, bem como combatendo informações falsas lançadas em rede social até adoção de protocolos mais rígidos.
"Desde o início, a SESAU está se prevenindo para conter a progressão do vírus no estado. Caso ele entre, nós já estamos preparados para responder de forma eficiente. Entretanto, sabemos que o atual sistema de saúde é extremamente deficitário e carece muito de estrutura adequada. Mesmo com melhorias e grandes conquistas nos últimos meses, ainda falta muito. Estamos trabalhando dia e noite, seguindo o Plano Estratégico, para oferecer uma saúde verdadeiramente digna até o final da nossa gestão", escreveu.
Rocha sugeriu que a população pudesse evitar aglomerações, seguindo uma orientação do governo federal. "Por isso, nossas medidas devem ser responsáveis e inteligentes. Seguindo a orientação do governo federal, recomendo que as pessoas evitem aglomerações", sugeriu.
Para combater as Fake News, o governador enalteceu que "Reforço que a Secretaria de Saúde, em conjunto com Ministério da Saúde, está lançando, constantemente, informes com ações de contenção e prevenção da epidemia. Além disso, estamos seguindo um forte plano de contingência, direcionado por um Comitê Estadual de Controle do Coronavírus".
Por fim, Marcos Rocha disse que "já foi efetuada a compra de materiais para atender a rede pública de saúde e estamos constantemente reunidos com os CIEVS's (estadual e municipal) e com a AGEVISA, para orientar corretamente todo o estado. Determinei que já nas próximas 24 horas seja decidido — seguindo as necessidades regionais — a adoção de protocolos mais rígidos caso necessário, incluindo escolas, boates, órgãos públicos e etc".
Segundo o Governo de Rondônia, até a manhã de 16 de março não foi confirmado nenhum caso de Corona Vírus em Rondônia, mas foram registradas 36 notificações no Estado, sendo que 12 destes casos notificados já foram excluídos e há 24 suspeitos, nos seguintes municípios: oito em Ariquemes, 13 casos em Porto Velho, um em Ji-Paraná e dois casos em Vilhena.