Por Wanglézio Braga
Da redação do News Rondônia
Os amantes e admiradores da astronomia devem ficar atentos. A Estação Espacial Internacional (EEI, na sigla inglesa) sobrevoará mais uma vez pelo mapa da América do Sul. Estados como Acre e Rondônia poderão ver hoje (11) a olho nu, sem uso de telescópio ou binóculo, a passagem da estação da NASA.
A estação, mais uma vez, vai passar com um brilho intenso sobre a capital de Rondônia, Porto Velho e cidades do Acre, como Rio Branco. Ela começará a aparecer no horizonte por volta das 19h55mim, sendo que às 19h58mim estará passando por Porto Velho, a cerca de 51 graus do horizonte noturno. A passagem dura pelo menos três minutos e desaparecerá no horizonte nordeste quando entrará na sombra da terra.
3DSculptor/Getty Images
No site da NASA é possível ver datas, horários e a duração da passagem da Estação pelo Estado. Em pesquisa, o News Rondônia descobriu que os rondonienses poderão ver a passagem do aparelho até quarta-feira 25 março. Amanhã (12), a EEI será vista por um tempo total de seis minutos.
Acesse clicando aqui.
Pesquisadores da NASA, em reportagens de televisão, afirmam que a Estação tem o tamanho aproximado de um campo e futebol, com 109m de comprimento por 51m de largura. Do lado de dentro, o volume tem aproximadamente a é de um Boeing 747.
“Esta estação espacial é o maior veiculo, feito pelo homem, em órbita da Terra desde 1998. Tem mais de 500.000kg de massa e leva apenas 92min para dar uma volta completa em torno da Terra. Sua altura é de 420km e sua velocidade é 27.500km/h, ou 7.500 metros por segundo. No seu interior estão alguns astronautas”, informou o pesquisador do Acre, Davi Friale sobre o fenômeno.