TERÇA-FEIRA, 30/04/2024

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL

Os entrevistados perceberam um importante declínio na produtividade da pesca depois do barramento do rio. Mudanças na condição do peixe também foram percebidas, incluindo redução no peso ou comprimento e ciclo reprodutivo irregular

Publicado em 

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL - News Rondônia

Por Cristiane Souza – Equipe Ascom Ufam

Uma série de artigos que aborda os impactos ambientais das hidrelétricas do complexo de Jirau e de Santo Antônio, localizadas em Rondônia, sobre a biodiversidade do rio Madeira teve a participação do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rogério Fonseca, e de pesquisadores de outras três universidades federais. O mais recente deles, cujo título é “Damming Amazon Rivers: environmental impacts of hydroelectric dams on Brazil’s Madeira River according to local fishers’ perception” (Represando rios amazônicos: impactos ambientais de barragens hidrelétricas no Rio Madeira de acordo com a percepção dos pescadores locais), foi publicado no periódico da Royal Swedish Academy of Sciences 2020, Ambio, neste mês de janeiro.

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL - News Rondônia

Segundo o pesquisador Rogério Fonseca, membro do Núcleo de Estudos Avançados e Interdisciplinares em Recursos Hídricos da Universidade Federal de São João Del-Rey (UFSJ), em Minas Gerais, o objetivo do grupo é compartilhar os resultados com o máximo de pessoas. “O rio Madeira é responsável por 20% de todo o volume da Bacia Amazônica, além de ser o mais biodiverso dentre os afluentes do rio Amazonas”, justifica o professor do Departamento de Ciências Florestais da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Ufam ao prospectar o alcance da investigação.

“A Ambio é uma das revistas da área socioambiental com maior impacto de leitura no planeta. É dizer que um artigo publicado nessa revista representa muito para a ciência produzida em nossa região, já que optamos por fazer parte de uma equipe multi-institucional e exogênica, justamente para evitar tendenciosidade e capciosidade numa investigação que possui relevância nas mais diversas áreas científicas (ciência atuarial, econômica, jurídica…)”, dimensiona o professor Rogério Fonseca.

O periódico aborda os fatores científicos, sociais, econômicos e culturais que podem influenciar a condição do ambiente humano. Em particular, a Ambio incentiva o envio de trabalhos multidisciplinares ou interdisciplinares. Com 45 anos de existência, ajuda a ampliar as perspectivas internacionais em temas como ambiente, políticas e atividades relacionadas, fomentando o acesso a especialistas, generalistas, estudantes, tomadores de decisão ou leigos interessados.

Cooperação Multi-institucional

Além dele, são coautores do estudo outros três pesquisadores que cooperam em trabalhos conjuntos no âmbito do Nacqua-UFSJ: os professores Rangel Eduardo e Maria Auxiliadora, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o professor Ricardo Mota, da própria UFSJ; e o professor Fabrício Berton Zanchi, ex-docente da Ufam que leciona hoje na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

O Núcleo é coordenado pelo professor Ricardo Motta Pinto Coelho e tem suas atividades operacionalizadas pelo professor Rangel Eduardo Santos. Da parte do professor da Ufam, seu trabalho tem sido disponibilizar dados de campo e realizar avaliações e palestras correlatas ao tema, dentre outras formas de cooperação.

Em dezembro de 2019, o pesquisador Ricardo Motta Pinto Coelho esteve em Manaus, onde proferiu uma palestra sobre a gestão dos reservatórios e das barragens brasileiras. A atividade foi parte do calendário acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCifa). “A temática da palestra foi oportuna, já que uma das atribuições dos Engenheiros Florestais é o gerenciamento de bacias hidrográficas”, pontua o coordenador do PPGCifa, professor Ricardo Fonseca.

A Bacia Amazônica e o Madeira

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a Bacia Amazônica banha oito países, embora 64% dela esteja em território brasileiro, representando cerca de 80% do volume de águas do País. Desde a nascente, na Cordilheira dos Andes (Peru), o rio Amazonas tem vários nomes, dentre os quais ApurimacUcayaliMarañon e Solimões.

Maior rio do planeta em volume de água, o Amazonas tem comprimento estimado em 6,9 mil quilômetros e lança, a cada segundo, uma média de 210 mil metros cúbicos de água e 31 toneladas de sedimentos no Oceano Atlântico.

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL - News Rondônia

Os números são grandiosos, assim como os impactos sofridos pelo seu maior afluente, o rio Madeira, cuja extensão chega a 1,7 mil quilômetros somente no território brasileiro e a vazão média é de 23 mil metros cúbicos por segundo. “Nesse contexto, 20% de vazão alterada ou afetada representa sucessivos problemas ambientais e econômicos. A navegação e a pesca sofrem as consequências mais visíveis, já que influenciam a economia do nosso Estado”, esclarece o professor Fonseca.

Essas referências são fundamentais para entender a importância do último estudo e perceber a dimensão dos impactos ocasionados pelas duas grandes hidrelétricas construídas no Brasil – Jirau e Santo Antônio. Ainda que ambas as hidrelétricas estejam localizadas em Rondônia, o estado Amazonas é um que mais sentem as mudanças ambientais causadas pelas usinas. O setor pesqueiro, segundo eles, é o mais atingido.

Nesse trabalho mais recentemente publicado pelos professores, em resumo, eles “avaliam os impactos das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau (Rio Madeira-Amazônia) sobre a atividade pesqueira, os peixes e os ecossistema aquáticos amazônicos através da percepção de pescadores locais”. Em se tratando do ecossistema aquático, “a mudança no ciclo hidrológico” foi o aspecto mais apontado pelos entrevistados.

“Todos os pescadores locais perceberam um importante declínio na produtividade da pesca depois do barramento do rio Madeira. Mudanças na condição do peixe também foram percebidas, incluindo exoftalmia [protuberância do globo ocular possivelmente causada pela passagem dos peixes pelas turbinas hidrelétricas], redução no peso ou comprimento do peixe e ciclo reprodutivo irregular”, argumenta o pesquisador da Ufam participante do grupo multi-institucional sediado na UFSJ.

Outros trabalhos

Ainda em 2011, o professor Rogério publicou, também em coautoria, um artigo no qual tratou a questão do desembarque pesqueiro na cidade de Humaitá. Conforme recorda o docente, esse foi trabalho responsável por “despertar o interesse e trazer a luz” que conduziu ao estudo dos impactos ambientais das hidrelétricas a partir de uma perspectiva metodológica que considera os pescadores locais.

SOB A ÓTICA DOS PESCADORES: IMPACTO DAS HIDRELÉTRICAS DE JIRAU E SANTO ANTÔNIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DO RIO MADEIRA É REVELADO EM ESTUDO MULTI-INSTITUCIONAL - News Rondônia

A seguir, está disponibilizada a referência completa ao texto, incluindo o link do periódico onde se encontra a publicação original: Sales; Zanchi; Fonseca, Rogerio; Santos. Caracterização do desembarque pesqueiro efetuado na colônia de pescadores Z-31 no Município de Humaitá-AM. Igapó (CEFET-AM), v. 5, p. 1, 2011.

Sete anos depois daquela primeira incursão no tema sobre o qual a equipe se debruça hoje, foi publicado um texto mais específico, cujo escopo foi estudar o declínio da atividade pesqueira no rio Madeira, com maior destaque na costa direita onde se situam as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio. No texto, os autores expõem o que chamam de “custo” da construção das usinas naquela região.

Para saber o quanto as duas grandes obras de geração de energia custaram para a pesca naquela região – segundo o ponto de vista acadêmico dos pesquisadores do Nacqua – basta ler este artigo cuja referência é esta: Dos Santos; Pinto Coelho; Fonseca, Rogerio; Simões, N. R.; Zanchi. The decline of fisheries on the madeira river, Brazil: the high cost of the hydoreletric dams in the Amazon basin. Fisheries Management and Ecology, v. 5, p. 380-391, 2018.

 

Fotos: Rangel Eduardo Santos

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em Assembleia Geral, delegados da Sicoob Credisul aprovam distribuição das sobras de 2024

Em Assembleia Geral, delegados da Sicoob Credisul aprovam distribuição das sobras de 2024 

Com o intuito de manter os cooperados informados sobre as atividades da cooperativa, compartilhar resultados e sugerir a destinação das sobras.
L
Representante do interior de Nova Mamoré competirá em Concurso Nacional de Beleza Infantil

Representante do interior de Nova Mamoré competirá em Concurso Nacional de Beleza Infantil

Lucas Tiago, um garoto de 10 anos, que frequenta o 4° ano em uma escola rural a 138 quilômetros da cidade de Nova Mamoré, está prestes a representar Rondônia em uma competição nacional de beleza infantil.
L
Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em unidade de segurança pública

Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em unidade de segurança pública

Em audiência conciliatória realizada na 2ª Vara da Fazenda Pública, no último dia 23, ficou acordado que, inicialmente, seria retomado o registro de ocorrências.
L
Governador Marcos Rocha anuncia ampliação e modernização do Estádio Aluízio Ferreira

Governador Marcos Rocha anuncia ampliação e modernização do Estádio Aluízio Ferreira

A reforma abrangerá uma área total de mais de 26 mil metros quadrados, proporcionando uma infraestrutura moderna e confortável para os torcedores e atletas. O estádio terá uma capacidade para 11 mil pessoas.
L
Sindafisco parabeniza os novos auditores fiscais do Estado

Sindafisco parabeniza os novos auditores fiscais do Estado

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos de Rondônia – SINDAFISCO, Mauro Roberto da Silva, acompanhado do vice, Marcelo Boris.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Agenda News entrevista: Christina Pontes

Durante a conversa, que acontece na semana do Dia Internacional da Dança, Christina discutirá suas inspirações e o processo criativo de suas coreografias, além de seu impacto no cenário da dança em Rondônia.
L
PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito

PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito

Edição deste ano dará atenção especial a motociclistas
L
Termina hoje prazo para que condutores façam teste toxicológico

Termina hoje prazo para que condutores façam teste toxicológico

Novo site permite que categorias C, D e E consultem validade do exame
L

Programa Comunidade News entrevista: Agna Souza

Carlos Oliveira receberá Agna Souza, pré-candidata a prefeita de Ariquemes, para uma conversa reveladora sobre suas propostas e visão para a cidade.
L

Programação da Rondônia Rural Show Internacional é divulgada pelo Governo de RO

As palestras e workshops vão abordar temas como tecnologia, sustentabilidade, manejo e criação de animais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Servidores atuarão em transformação digital do governo federal
L

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Abertura do Motocross em Cacoal é um sucesso com o apoio do deputado Cássio Gois: pilotos locais se destacam na competição

Com entrada gratuita ou mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, o Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal proporcionou momentos de muita adrenalina e emoção para o público presente.
L
Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

O recurso é fruto de emenda parlamentar federal que deve ser direcionado para as ações de saúde pública na região da Zona da Mata rondoniense.
L
Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra se encontra abandonada e se tornou um ponto focal para atividades ilícitas.
L
Ieda Chaves cobra capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas escolas de Rondônia

Ieda Chaves cobra capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas escolas de Rondônia

Parlamentar reforça a necessidade de aplicação da Lei Federal 13.722/2018.
L

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal informou que as obras tem previsão de reinicio no mês de maio deste ano
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica ferido em acidente com carro no centro

Motociclista fica ferido em acidente com carro no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista transitava pela José de Alencar sentido Abunã, quando o motorista de um carro modelo Tracker invadiu a preferencial e causou o acidente.
12
Gol avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

Gol avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

Informações obtidas pelo site dão conta que o motociclista seguia pela Elias Gorayeb, quando o Gol que transitava pela Paulo Leal avançou a preferencial e causou a batida que derrubou a vítima no asfalto.
16
PF deflagra operação em combate a crimes contra agências da CEF em Rondônia

PF deflagra operação em combate a crimes contra agências da CEF em Rondônia

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Porto Velho/RO
10
Temendo ser morto por padrasto, menino pede ajuda ao pai e queixas na polícia revelam violência 

Temendo ser morto por padrasto, menino pede ajuda ao pai e queixas na polícia revelam violência 

Três queixas foram registradas nos últimos três dias contra o motorista, em Vilhena
14
Em patrulhamento de rotina, guarnição reconhece foragido, faz abordagem e recupera motoneta roubada

Em patrulhamento de rotina, guarnição reconhece foragido, faz abordagem e recupera motoneta roubada

Equipe abordou foragido em frente residência no bairro União.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vai fazer o Concurso Unificado? Veja dicas para a última semana

Vai fazer o Concurso Unificado? Veja dicas para a última semana

Processo seletivo será realizado no próximo domingo, dia 5 de maio
L
Hoje é Dia: 30 anos sem Ayrton Senna e outros fatos da semana

Hoje é Dia: 30 anos sem Ayrton Senna e outros fatos da semana

28/04 a 05/05: confira as principais datas e fatos da semana
L
Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em suas unidades

Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em suas unidades

A Promotora de Justiça da Curadoria da Segurança Pública, Alba da Silva lima, em suas alegações, ponderou que mesmo não havendo transporte direto.
L
Cerca de 30 ucranianos morrem ao tentar fugir da convocação militar

Cerca de 30 ucranianos morrem ao tentar fugir da convocação militar

Pela lei marcial, homens de 18 a 60 anos não podem deixar o país
L
FIERO se coloca à disposição para capacitar mão de obra para a usina de etanol

FIERO se coloca à disposição para capacitar mão de obra para a usina de etanol

Segundo Pablo Otero, diretor global de novos negócios do GBE, o grupo tem planos de continuar os investimentos em Rondônia após essa primeira fase de instalação.
L
Gabigol consegue efeito suspensivo no CAS e pode voltar a jogar

Gabigol consegue efeito suspensivo no CAS e pode voltar a jogar

Ele fora punido a 2 anos de afastamento por fraude em exame antidoping
L

Requerimento da Licença Ambiental: SUSANE DA COSTA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Juiz multa Trump e ameaça prendê-lo por desacato em julgamento

Juiz multa Trump e ameaça prendê-lo por desacato em julgamento

Nas redes sociais, ele criticou testemunhas do caso sobre suborno
Ex-técnico da seleção espanhola é nomeado para supervisionar federação

Ex-técnico da seleção espanhola é nomeado para supervisionar federação

Del Bosque comandará comitê até novas eleições da entidade de futebol
L
Garimpo ilegal usava trabalho análogo à escravidão no Amazonas

Garimpo ilegal usava trabalho análogo à escravidão no Amazonas

Operação Mineração Obscura foi deflagrada na cidade de Maués
L