A associação Casa Família Rosetta, é uma entidade sem fins lucrativos, que atende as pessoas com deficiência física, motora e pessoas com dependência química e de álcool. A instituição está instalada em Porto Velho, Rondônia, desde 1992, completando esse ano 28 anos de atuação na capital do estado.
Fundada na década de 80, pelo Padre Vincenzo Sorce, em Caltanissetta, na Sicília-Itália, a Associação reúne inúmeros serviços voltados para o indivíduo, com intervenções em várias áreas como: sócio sanitária, psicossocial, sociocultural, com uma abordagem global da vulnerabilidade social.
A Casa Família Rosetta atende hoje todo o estado de Rondônia, pessoas do norte e sul do Amazonas e pessoas do Acre, na aplicação da vacina botulínica para as crianças com problemas neurológicos, sendo a única instituição da região que dá esse tipo de atendimento.
DIFICULDADES
Para atender todos os serviços que a Casa Família Rosetta presta para o Estado e para pessoas que vem de fora, a associação gasta mais de dois milhões de reais por ano. E esse tem sido a maior dificuldade da ONG, pois o último mês que o Estado de Rondônia pagou o convênio que ela tem com a instituição foi em Setembro, de lá para cá, não houve pagamentos.
Independente do não pagamento, o atendimento na Casa continua diariamente e a Família Rosetta felizmente consegue atender toda a demanda. A associação não deixará de atender por causa dos atrasos de pagamento. Inicialmente a União Federal tinha um convênio com a Instituição, mas agora somente o Estado de Rondônia tem convênio com a associação.
Segundo a Diretora da associação, Claricéa Soares, mesmo com os valores pagos do convênio com o Estado, eles não cobrem as despesas dos pacientes da Casa. A instituição tem que complementar com as doações dos voluntários, com as atividades que tenha rendimento que a ONG faz, para assim cobrir as despesas. E os atrasos dos pagamentos dificultam ainda mais a situação da entidade.
ESTRUTURA
Apesar da dificuldade financeira da Casa Família Rosetta, a associação tem uma grande estrutura que se divide em centros de reabilitação, casas de acolhimento institucional, comunidades terapêuticas, oferecem: acolhimento, assistência, reabilitação e reinserção social a pessoas com deficiências, com problemas de dependência de álcool, drogas; pessoas em situação de vulnerabilidade.
Recentemente a associação ganhou uma doação de placas de energia solar em uma parte de sua estrutura, fazendo com que diminuísse o preço de tarifa consumida, em vista que o local atende 24 horas por dia, e o preço da energia era muito elevado para o momento financeiro.
AJUDE A CASA FAMÍLIA ROSETTA
Devido à situação financeira da Casa Família Rosetta, a mesma criou campanhas e formas para que pessoas e empresas possam ajudar a Casa a não fechar as portas e continuar com os atendimentos. A instituição criou uma ‘vakinha online’, na qual a população pode ajudar com qualquer quantia. Caso queira contribuir clique no LINK.
A associação recebe também doações, sejam elas em alimentação ou até mesmo objetos, veículos entre outros. A Casa recebeu recentemente três veículos de órgãos públicos para poder vender e investir o dinheiro na instituição.
Para mais informações sobre os veículos entre em contato pela página do Facebook da instituição “Casa Família Rosetta” ou pelo número: (69) 9 99289-2077.