SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

JUSTIÇA: NOVO FÓRUM GERAL DE PORTO VELHO É INAUGURADO

Inovação e economia marcaram a construção da unidade do judiciário na Capital

Publicado em 

JUSTIÇA: NOVO FÓRUM GERAL DE PORTO VELHO É INAUGURADO - News Rondônia

A cerimônia de inauguração começou com a execução do hino nacional, entoado pela banda da Polícia Militar na área externa do prédio, e, em seguida, autoridades fizeram o desenlace da fita inaugural. Dentro do novo fórum foi feito o descerramento das placas. Na sequência, os presentes se acomodaram no auditório do Tribunal do Júri, onde um vídeo institucional foi exibido para apresentar à sociedade as características da construção da unidade do judiciário, inédita até então no Estado. O sistema de locação por demanda, utilizado na construção do Fórum, representa uma revolução do modelo construtivo, que garantiu economia e agilidade na execução da obra. Foram necessárias 1200 toneladas de aço para edificar o prédio, que tem 10 pavimentos.

JUSTIÇA: NOVO FÓRUM GERAL DE PORTO VELHO É INAUGURADO - News Rondônia

Resgatando o histórico da construção do prédio, o atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, desembargador Sansão Saldanha, que, na época do planejamento do Fórum, presidia o Tribunal de Justiça de Rondônia, classificou como acertada a decisão do modelo de construção. “O que se via nos fóruns eram lugares envelhecidos, salas diminutas, gabinetes sem condições de trabalhar. Precisaríamos dar esse passo, e o resultado foi positivo. É um presente para a família do Judiciário”, disse.

Representantes de instituições públicas enalteceram o pioneirismo do TJRO, em entregar para a iniciativa privada toda a execução e manutenção do edifício. “Empreender é homenagear a vocação do estado”, disse a vice-presidente da OAB em Rondônia, Solange Aparecida da Silva, ao elogiar a nova unidade do PJRO.

JUSTIÇA: NOVO FÓRUM GERAL DE PORTO VELHO É INAUGURADO - News Rondônia

Ao ressaltar o modelo de construção do prédio, o Built to Suilt, o deputado estadual Luizinho Goebel, que representou, no ato, a Assembleia Legislativa, classificou a iniciativa do TJRO como exemplo a ser seguido na administração pública. “Entre a importância desse prédio para população e para o judiciário, a coisa mais importante é o modelo, que talvez vamos poder copiar para a construção do nosso novo hospital João Paulo II”, destacou.

O vice-governador José Jodan também elogiou a iniciativa do judiciário. “É muito satisfatório ver um prédio desse tamanho e a comodidade que vai trazer para o TJRO. Vejo que esse modelo deve ser seguido. Um exemplo de planejamento e excelência”.

Mais conforto

O prefeito Hildon Chaves destacou a facilidade que vai proporcionar aos moradores da Capital, que, antes, precisavam se dirigir a diferentes endereços de fóruns. “A população tem muita dificuldade de acesso. O TJ está na vanguarda, balizando o futuro. É um orgulho para a cidade de Porto Velho, um prédio bonito como esse, que vai receber diariamente centenas de portovelhenses que buscam a justiça”, disse.

Para Marcos Tessila de Melo, secretário-geral do Ministério Público do Estado, “as instalações do Poder Judiciário em Porto Velho deixavam a desejar. E pudemos constatar como isso era desconfortável. E com essa obra concluída em tempo recorde, isso será resolvido”, disse.

O diretor-geral do Fórum, juiz Ilisir Bueno, agradeceu o empenho de magistrados e servidores que atuaram na execução do projeto. “Num curto espaço de tempo conseguimos tirar da precariedade várias unidades do poder judiciário. Este prédio representa a dignidade para magistrados e servidores que atuam no Judiciário e para toda a população”, finalizou.

Às vésperas de encerrar a gestão do biênio 2018-2019, o presidente do TJRO, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, se disse satisfeito com a estrutura entregue. “É preciso investir, e estamos fazendo isso desde sempre: em seriedade e em celeridade. Não adianta o corregedor cobrar celeridade dos magistrados, senão damos o suporte para isso. Isso é importante para nós, porque fazemos com que o nosso trabalho se desenvolva em um ambiente mais produtivo e mais limpo. Além disso, economizam-se 18 contratos nesse sistema”, garantiu. Waltenberg também aproveitou o evento para anunciar que dois outros fóruns em construção no interior do estado seguem o mesmo modelo, em Ji-Paraná e Pimenta Bueno, que serão entregues em 2020.

Reconhecimento

Após cumprimentar todas as autoridades e representantes presentes, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Walter Waltenberg, fez uma comparação, afirmando que se a obra do Fórum Geral de Porto Velho "fosse um filme e se chamasse Francisco César Soares de Montenegro, certamente o subtítulo do filme seria Sansão Batista Saldanha".

"O desembargador Sansão dispensa apresentações, mas foi o comandante de uma das administrações mais exitosas do TJRO. Fato é de se observar que ele foi pego numa das transformações tecnológicas mais importantes que vivemos nos últimos tempos, e soube encarar esse desafio fazendo com que o Tribunal de Justiça galgasse inúmeros degraus tecnológicos, investindo pesado na informatização”.

Walter Waltenberg disse que a instituição vem tentando fazer com que a tecnologia diminua o tempo de duração do processo, para que se possa fazer "uma entrega jurisdicional que seja célere e de confiança, e que atenda a esse anseio primordial de celeridade que se apresenta para nós. Evidente que urge um aperfeiçoamento da legislação processual para que a gente possa diminuir barreiras".Inauguração Fórum Geral Desembargador César Montenegro.

De acordo com o presidente da instituição, o modelo BTS do Fórum Geral Cesar Montenegro foi replicado para as comarcas de Ji-Paraná e Pimenta Bueno, e destacou a importância de fazer com que o trabalho do Judiciário se desenvolva num ambiente mais produtivo, num ambiente mais limpo. "Nós fazemos uma economia tremenda, porque a iniciativa privada é sempre mais eficiente do que o serviço público. Demoramos de 8 a 9 anos para construir o prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia e um ano e meio para este que hoje inauguramos”.

A época em que trabalhou na Vara da Auditoria Militar, na Av. Campos Sales, também foi lembrada pelo presidente. "Sei muito bem das deficiências que estavam a afligir nossos colegas", declarou.

O magistrado disse que agora a população de Porto Velho tem um lugar acolhedor, moderno, com muita tecnologia embarcada. Segundo ele, ninguém tem ideia do que está sendo feito para que esse prédio seja dotado da melhor tecnologia disponível, para que se possa fazer com que a jurisdição seja cada vez mais rápida.

Ao explicar a escolha do nome homenageado, o presidente do TJRO, Walter Waltenberg, lembrou que "o desembargador César Montenegro foi o que acolheu a todos. Sereno, calmo, tranquilo, professoral. Escritor de diversos livros – um dos livros dele mais famosos, de processo civil, a disciplina que ele se dedicava com mais afinco, teve 16 edições. Uma pessoa realmente espetacular, estudioso, extraordinário pai de família, querido avô, marido exemplar, de modo que nada mais justo do que entregarmos para ele um prédio que é hoje o orgulho da cidade de Porto Velho, e por que não dizer do Estado de Rondônia".

Em seu discurso, Waltenberg disse que competiu ao pleno do Tribunal de Justiça a colocação, no coração do Tribunal, que é o auditório, o nome do desembargador José Clemenceau Pedrosa Maia. E, finalmente, no Fórum de Cacoal, o nome do desembargador Aldo Alberto Castanheira Silva. "Assim, a gente vai marcando, em pedra, todas as pessoas que foram importantes para nós. Todas as pessoas que dão sentido a nossa vida de distribuição de Justiça".

Emoção

JUSTIÇA: NOVO FÓRUM GERAL DE PORTO VELHO É INAUGURADO - News Rondônia

Emocionada, a filha do desembargador César Montenegro, Maria Eugênia Dantas Montenegro, convidada a participar da mesa, agradeceu. “Meu pai veio para cá em 1967, e tinha uma paixão por este Estado. Agradecemos, porque vocês eternizaram o nome dele”, disse. Ela e a irmã Sônia receberam, ao final da solenidade, homenagens que foram entregues pela juíza auxiliar da presidência do TJRO, Euma Tourinho, e por Elaine Piacentini, chefe de gabinete da Secretaria Geral do TJRO.

 

.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Semana no Grego Original tem happy hour, feijoada e tributos a clássicos nacionais e internacionais

Happy Friday, Feijuka com Rock e Rock in City agitam Porto Velho com shows de bandas como Vibe, Boulevard, O’Greggory e Apocalypse Now.
L
Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Ação faz parte do projeto Rondônia Recicla e garante mais segurança, dignidade e valorização aos catadores de materiais recicláveis no estado.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Trecho de 500 metros recebe nova tubulação para evitar alagamentos; obra na Raimundo Cantuária integra ações do programa Tchau Poeira.
L
Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Usuários do transporte coletivo têm até 25 de julho para transferir crédito do ComCard para o Bipay; após essa data, repasse será mais complexo.
L
Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Com a reversão de Alexandre de Moraes, câmbio, crédito empresarial e previdência privada VGBL para ricos voltam a ser mais tributados.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião

Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, às 18h, o Falaê Podcast recebe Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião.
L

Quando empreender tem cheiro de bolo quente: Michela Barros é a entrevistada do Agenda News

Nesta quinta-feira, 17 de julho, às 17h, o Agenda News recebe Michela Barros, franqueada da Fábrica de Bolo Vó Alzira, para um bate-papo especial sobre empreendedorismo, sabor e afeto. Michela comanda duas unidades da franquia em Porto Velho — uma no bairro Olaria e outra na Zona Sul — levando aos clientes mais de 50 sabores que conquistam pelo aroma e pela qualidade.
L

Giro News | Entrevista José Rafael Lopes

Nesta quinta-feira (17), às 16h, o Giro News recebe José Rafael Lopes, gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, para falar sobre a 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, que será realizado no dia 30 de julho, no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.
L
Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Presidente defende soberania brasileira e sinaliza Lei de Reciprocidade Econômica diante da imposição de taxas de 50% sobre produtos do Brasil.
L

Marronzinho leva mensagem pela Amazônia preservada ao Flor do Maracujá 2025

Com tema “Mo’â – Amazônia Preservada”, Boi-Bumbá Marronzinho destaca consciência ambiental no tradicional Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT, Lindbergh Farias e Randolfe Rodrigues, solicitam a prisão de Eduardo Bolsonaro e ampliação de inquérito no STF.
L
Senado fortalece laços com Congresso dos EUA em missão econômica

Senado fortalece laços com Congresso dos EUA em missão econômica

Comissão de senadores busca diálogo direto em Washington para interesses estratégicos e relações bilaterais Brasil-EUA.
L
Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Dra. Taíssa ouve demandas na 3ª Linha do Ribeirão e anuncia recursos para agricultura em Nova Mamoré

Deputada reforça compromisso com o setor produtivo, garantindo realocação de recursos para impulsionar a agricultura e a pecuária na região rural de Nova Mamoré.
L
Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Ieda Chaves leva curso de Libras ao bairro Teixeirão e fortalece inclusão em Porto Velho

Quinze moradores foram capacitados em Libras por meio do projeto “Assembleia Legislativa Vai à Escola”, promovendo acessibilidade e comunicação inclusiva.
L
Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa anuncia emenda para micro-ônibus escolar no CTPM X em Guajará-Mirim

Veículo garantirá mais segurança e estrutura para alunos em atividades pedagógicas, esportivas e culturais dentro e fora do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Exportações do setor de defesa batem US$ 1,31 bilhão no Primeiro Semestre de 2025

Exportações do setor de defesa batem US$ 1,31 bilhão no Primeiro Semestre de 2025

Indústria brasileira de defesa expande alcance global e projeta maior autonomia tecnológica.
L
Jovem de 18 anos é presa furtando sandália na Studio Z do Porto Velho Shopping

Jovem de 18 anos é presa furtando sandália na Studio Z do Porto Velho Shopping

Suspeita foi flagrada saindo da loja com o produto no pé; seguranças acionaram a PM, que efetuou a prisão em flagrante.
10
Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV's em Porto Velho

Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV’s em Porto Velho

Na gravação é possível ver pelo menos seis criminosos arrombando a grade de proteção na frente do estabelecimento comercial e invadindo a loja, depois o bando foge com duas TVs após o alarme disparar.
12
Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixa vítimas na Avenida Mamoré, bairro Esperança da Comunidade.
16
Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Ação do DENARC em Porto Velho contou com a presença do Ministério Público, reforçando o combate ao tráfico de drogas no estado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ieda Chaves garante R$ 300 mil para ONG Peludinhos investir em proteção de cães e gatos em Porto Velho

Ieda Chaves garante R$ 300 mil para ONG Peludinhos investir em proteção de cães e gatos em Porto Velho

Verba assegura compra de ração, consultas, vacinas e castrações; novas leis sancionadas ampliam proteção aos animais no estado.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): CHECKUP MEDICA LTDA

Licença Ambiental SIMPLIFICADA.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): Larissa M. dos S. de Souza

Licença Prévia, Instalação e Operação
L
Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Deputado de Rondônia pressiona a Câmara dos Deputados pela instalação da comissão especial que vai analisar a PEC sobre servidores dos ex-territórios.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO E CONVENIÊNCIA OLARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO.
L
Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao "PL da Devastação"

Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao “PL da Devastação”

Após aprovação na Câmara, organizações e cientistas alertam para “maior retrocesso ambiental em décadas” e risco de colapso de biomas brasileiros.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LI): TRR ESTRELA LTDA

Licença Ambiental de Instalação – LAI.
L
Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Ministra do Meio Ambiente critica projeto que simplifica licenciamento, alertando para prejuízos climáticos e comerciais ao Brasil.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LAO): COMÉRCIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO ZONA SUL LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO).
L

Centro Educacional de Bom Jesus, em Jaru, entra na fase final de obras de ampliação

Com investimento de R$ 1 milhão em recursos próprios, a nova estrutura vai beneficiar estudantes do distrito de Bom Jesus com melhorias em salas, banheiros e área de lazer
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.