Com quase 10 modelos ofertados no mercado, as picapes estão entre os 50 carros mais vendidos de 2018, de acordo com a Fenabrave. Os veículos da categoria são responsáveis pelos desejos de aquisição de muitos brasileiros. Por isso, a KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, escolheu duas gigantes para entender quais são as maiores e menores desvalorizações: Ford Ranger e VW Amarok.
Como o a picape menos desvalorizada do estudo, a Volkswagen Amarok CD Highline 3.0 V6 TDI 4×4 automática inicia o ranking com queda de 2,21% em seu valor após um ano de uso. Em segundo lugar, a Ford Ranger CD XLS 2.2 4×2 automática aparece com uma desvalorização de 4,07%, seguida pela XL 2.2 4×4 mecânica, com 7,53%.
Com ainda duas versões no levantamento, a Volkswagen Amarok ocupa as posições de maior queda em preço. A versão CD SE 2.0 TDI 4×4 mecânica conta com desvalorização de 10,37%, enquanto a Highline 2.0 TDI 4×4 automática apresenta um índice de 10,57% em queda de valor.
Mesmo com uma versão destacada como menos desvalorizada entre todas as versões analisadas, a Volkswagen Amarok resulta na maior média ponderada de desvalorização, com 9,8%. Já a Ford Ranger sai na frente com 9,1% de média.
Modelo/Versão |
Taxa de desvalorização após um ano de uso |
VOLKSWAGEN AMAROK Pickup 4P CD HIGHLINE 3.0 V6 TDI 4×4 Automático |
-2,21% |
FORD RANGER Pickup 4P CD XLS 2.2 4×2 Automático |
-4,07% |
FORD RANGER Pickup 4P CD XL 2.2 4×4 Mecânico |
-7,53% |
FORD RANGER Pickup 4P CD XLS 2.2 4×4 Automático |
-7,54% |
FORD RANGER Pickup 4P CD XLS 2.5 FLEX 4×2 Mecânico |
-8,16% |
FORD RANGER Pickup 4P CD XLT 2.5 FLEX 4×2 Mecânico |
-8,70% |
FORD RANGER Pickup 4P CD XLT 3.2 TB 4×4 Automático |
-8,81% |
FORD RANGER Pickup 4P CD LIMITED 2.5 FLEX 4×2 Mecânico |
-8,88% |
FORD RANGER Pickup 4P CD XLS 2.2 4×4 Mecânico |
-9,88% |
FORD RANGER Pickup 4P CD LIMITED 3.2 TB 4×4 Automático |
-9,98% |
VOLKSWAGEN AMAROK Pickup 4P CD SE 2.0 TDI 4×4 Mecânico |
-10,37% |
VOLKSWAGEN AMAROK Pickup 4P CD HIGHLINE 2.0 TDI 4×4 Automático |
-10,57% |
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.