SÁBADO, 27/04/2024

NÃO AO NOSSO FUTURO! O QUE OS DONOS DO BRASIL E DA AMAZÔNIA QUEREM MESMO É NOS MANTER NA POBREZA

Há uma dura lei ambientalista, piorada para quem vive na lavra durante os governos petistas, que permitiram inclusive ataques graves à Constituição.

Publicado em 

NÃO AO NOSSO FUTURO! O QUE OS DONOS DO BRASIL E DA AMAZÔNIA QUEREM MESMO É NOS MANTER NA POBREZA - News Rondônia

NÃO AO NOSSO FUTURO! O QUE OS DONOS DO BRASIL E DA AMAZÔNIA QUEREM MESMO É NOS MANTER NA POBREZA - News Rondônia

O garimpo em Rondônia continua existindo, atuando, mesmo que na grande maioria dos casos, seja clandestino. Há uma dura lei ambientalista, piorada para quem vive na lavra durante os governos petistas, que permitiram inclusive ataques graves à Constituição, quando se deu poderes a fiscais do Ibama, Polícia Federal e outros órgãos de queimar equipamentos e máquinas, sem o devido respaldo judicial. Foi essa excrescência absurda, que ainda está em vigor, que demonstrou o peso de organizações internacionais (ONGs e representantes de grandes empresas estrangeiras) e sua influência até sobre leis brasileiras, algumas, como essa, claramente inconstitucionais e contra qualquer direito privado à propriedade. Vários órgãos, aparelhados, onde servidores servem à sua ideologia e não ao país, estão ainda mandando e desmandando nas causas ambientais, impedindo que haja avanços em questões como a exploração das nossas riquezas por nós mesmos. Muitos dos garimpeiros ilegais, que querem se legalizar, mas praticamente nunca o conseguem, continuam realizando o trabalho fora da lei, levando nossas riquezas embora, sem deixar praticamente nada para nós. O mesmo, aliás, que fazem os contrabandistas, cada vez mais ousados, para levar o que é nosso. O discurso xiita ambientalista se mantém, porque por trás dele há múltiplos interesses, a maioria deles que nada tem em questões de proteção da floresta, mas que atendem às metas dos grupos que mandam e desmandam na nossa região e no que temos de mais rico. Usam como exemplo, uma minoria de criminosos que destroem a floresta e não trabalham de forma decente. Apontam o dedo como se todos os garimpeiros fossem bandidos. Porque essa generalização, atende à filosofia daqueles que se adonaram do que é de todos. 

NÃO AO NOSSO FUTURO! O QUE OS DONOS DO BRASIL E DA AMAZÔNIA QUEREM MESMO É NOS MANTER NA POBREZA - News Rondônia

O presidente Bolsonaro terá que enfrentar esses poderosos na mídia, no Congresso, em setores ligados a áreas do Judiciário; nas poderosas empresas e governos estrangeiros que querem mesmo é nos subjugar e levar o quenos pertence, enriquecendo-os, enquanto padecemos na plena pobreza. Por enquanto, os aliados dos interesses maiores do Brasil são em número muito pequeno, ante a multidão dos poderosos que não aceitam que o povo brasileiro, o povo da Amazônia, os pobres que vivem mal; os indígenas, que, para atender à filosofia e interesses deles, vivem como seres de terceira categoria, sem praticamente nada, todos nós, afora eles, sejamos defenestrados das ações em que possamos usufruir do que é nosso. Escondidos sob discursos de proteção à floresta e aos indígenas, apoiados também por ingênuos e incautos, esses poderosos continuam nos impedindo de sermos um país de Primeiro Mundo, o que seríamos facilmente, caso nos permitissem usar tudo de bom que a natureza nos deu. O garimpo é apenas uma das facetas que demonstram o quão poderosos são os adversários do nosso país. Os de dentro e os de fora. Conseguiremos algum dia superarmos a ganância e a força incrível que eles têm?

HAVERÁ UMA SOLUÇÃO AO CONSUMIDOR?

A questão da Energisa continua sendo assunto dos mais quentes. Há uma série de críticas dirigidas à empresa, principalmente por causa do preço das contas, mesmo que haja constantes  explicações de que 80 por cento do valor pago pelo consumidor é de tributos, taxas e impostos que ela apenas repassa. A CPI na Assembleia prossegue, ouvindo depoimentos e levantando questões polêmicas. O senador Marcos Rogério lidera uma visita da Comissão de Infraestrutura do Senado, que vem investigar a situação em Rondônia. Em Brasília, nesta quinta, proposta da deputada federal Mariana Carvalho para cancelar o aumento de energia concedido pela Aneel em agosto entra na pauta e votações. Há grande polêmica sobre toda a questão da energia e também muito aproveitamento político. A verdade é que, ao menos até agora, não se sabe se haverá ou não alguma forma de diminuir a conta da luz que chega a todos mensalmente. Esse sim deveria ser a meta prioritária, mas principalmente daqueles que autorizam tantos impostos e cobranças extras numa conta de energia que  já é muito cara. Solução mesmo, haverá?

NOSSA PASSARELA É DESTAQUE NACIONAL

Rondônia ganha destaque nacional mais uma vez, por uma das suas mais belas obras: a passarela do Espaço Alternativo. O projeto do arquiteto Lorenzo Max Gvozdanovic Villar, que é de Guajará Mirim, funcionário da Prefeitura de Porto Velho, mas à época trabalhava para o DER, então dirigido por Josafá Marreiro. Lorenzo teve seu trabalho destacado pela revista Arquitetura & Aço, uma publicação especializada do setor da construção. Além de ser capa da publicação nacional, a passarela também recebeu várias fotos internas e comentários dos mais elogiosos sobre sua beleza e pelo que representa para o embelezamento da cidade, tendo se tornado ponto de atração turística. A obra foi inaugurada em abril de 2018 e já recebeu várias indicações, inclusive para prêmios internacionais. Chamada de “escultura urbana”, a passarela tem 184 metros de extensão, é construída com arcos e já recebeu milhares de visitantes em um ano e meio de existência.

QUEM SEGUIRÁ BOLSONARO?

Dias atrás, aqui mesmo, foi publicada informação de que o presidente Jair Bolsonaro estaria com um pé fora do PSL. A informação teria partido dele mesmo, de forma confidencial, a rondonienses com quem conversou há meses atrás. Um dos que sabem do assunto é o empresário Jaime Bagattoli, que já saiu do partido e agora aguarda a decisão de Bolsonaro sobre sua nova sigla, para então segui-lo. Jaime pode trocar de partido quando quiser, pois não perderia seu mandato caso conseguisse chegar ao Senado. Quem gostaria de sair também, mas não pode, sob pena de perda do mandato, é o Coronel Chrisóstomo, único deputado federal eleito pelo partido. Por enquanto, não há decisão do Presidente sobre se vai para algum dos partidos atuais (fala-se muito de que ele estaria “namorando” o DEM) ou se preferiria criar uma nova sigla partidária. Para onde for, Bolsonaro certamente levará grande número de parlamentares. Todos querem é  estar perto do Poder, porque as convicções partidárias, é claro, são apenas um detalhe no mundo político brasileiro. Talvez as exceções sejam o PT e o PSOL…

ROCHA NÃO COMENTA O ASSUNTO

O assunto, é claro, ainda não está na pauta do governador Marcos Rocha, que é, também, o presidente regional do  PSL. Certamente informado da intenção de Bolsonaro, que é seu amigo pessoal e tem dado uma atenção especial a ele e aos pleitos de Rondônia, o Coronel Governador e seu grupo estão analisando a situação. Nenhum comentário, ao menos da porta para fora, se ouviu em relação ao tema,  inclusive nos encontros políticos mantidos por Rocha tanto em Porto Velho quanto no interior. Caso se concretize mesmo a saída do PSL do Presidente, ele será seguido na nova sigla por Marcos Rocha? Ele ficaria, então, novamente como companheiro de partido de Bagattoli, com quem está rompido? Por enquanto, pouco se fala sobre o assunto, já que Rocha é notoriamente arredio e comentar tais temas. Nas próximas semanas, saberemos como o quadro político do Governador e seu grupo vai se encaminhar… 

SAI EDILSON E ENTRA CURI NETO NO TCE RO

Troca de comando no Tribunal de Contas de Rondônia. Nesta terça, o Pleno do TCE-RO elegeu, por unanimidade, o conselheiro Paulo Curi Neto como presidente para o biênio 2020/2021. Também foram eleitos, os conselheiros Benedito Antônio Alves, como vice-presidente; José Euler Potyguara Pereira de Mello, corregedor-geral; Valdivino Crispim de Souza, presidente da 1ª Câmara; Edilson de Sousa Silva, presidente da 2ª Câmara; Francisco Carvalho da Silva, ouvidor; e Wilber Carlos dos Santos Coimbra, presidente da Escola Superior de Contas. Curi Neto assume o posto a partir de 1º de janeiro próximo, quando se encerra o mandato do atual presidente, Edison Silva, que introduziu no Poder uma série de mudanças, mas principalmente abriu as portas via transparência total, para as ações do Tribunal. Edilson, aliás, ao deixar o posto, vai deixar algo em torno de 50 milhões de reais economizados pelo TCE, que serão doados ao Estado, para o futuro Hospital de Pronto Socorro da Capital. A verba será usada ou para a construção ou para compra de quase todos os equipamentos, caso as obras sejam feitas através do sistema BTS, em que uma empresa constrói todo o prédio e o aluga ao Estado, por prazos que começam com 15 anos. Curi tem a missão de manter a política e transparência do TCE e colocá-lo cada vez mais na vanguarda das ações de fiscalização da aplicação do  dinheiro público em Rondônia.

CIDADES DO ESTADO GANHAM MAIS MÉDICOS

Cacoal com três; Alvorada do Oeste, com dois; Rolim de Moura com dois; Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Espigão do Oeste, Jaru, Itapuã, Machadinho e Monte Negro, todas com um. Esses são os números de novos médicos que chegam às cidades do interior rondoniense, no programa Médicos para o Brasil, o antigo Mais Médicos e que começam a trabalhar de imediato. São 14 os contratados, no total. Os nomes dos profissionais,  com seus devidos registros, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda. Quem quiser saber os nomes dos médicos designados para nosso Estado, basta acessar o link onde está publicada a relação completa.  Segundo o Ministério da Saúde, o programa, além de levar mais gente da área médica para regiões onde há escassez de atendimento à população, prevê ainda investimentos na construção, ampliação e reforma de Unidades Básicas de Saúde, as UPAs, em várias cidades brasileiras. A intenção fundamental é melhorar a qualidade do atendimento da saúde básica e ampliar os serviços do SUS.

PERGUNTINHA

Sobre a prevenção ao câncer de mama, a pergunta que anda circulando pelas redes sociais tem sentido ou é exagerada: “de que adianta iluminar prédios públicos e pontos turísticos de rosa, se as mulheres sequer conseguem marcar uma Mamografia pelo SUS?”

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Corpo de Anderson Leonardo é velado neste domingo no Rio

Corpo de Anderson Leonardo é velado neste domingo no Rio

Enterro deve ocorrer às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade
L
Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Profissionais da contabilidade foram homenageados com Votos de Louvor, Títulos Honoríficos de Cidadão do estado de Rondônia e Título de Honra ao Mérito. 
L
Dirigentes de blocos de carnaval debatem incentivo após reconhecimento

Dirigentes de blocos de carnaval debatem incentivo após reconhecimento

Por lei, blocos agora são considerados patrimônio cultural
L
Justiça Federal restabelece resolução que proíbe assistolia fetal

Justiça Federal restabelece resolução que proíbe assistolia fetal

Prática é usada para interrupção de gravidez em casos de aborto legal
L
Pesquisa do Ipea quer conhecer melhor trabalhadoras domésticas

Pesquisa do Ipea quer conhecer melhor trabalhadoras domésticas

Questionário pode ser respondido no site do instituto até 13 de junho
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais
L
Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
L
Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Há mais de 20 anos o país não tinha produção nacional do hormônio
L
Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

No primeiro semestre, programa oferece 67 mil vagas aos estudantes
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Suspeitos roubam dois veículos na BR-319 em Porto Velho

As vítimas foram um mecânico de 39 anos e um cliente dele.
14
Câmera registra batida entre motos que deixou dois feridos em Porto Velho

Câmera registra batida entre motos que deixou dois feridos em Porto Velho

A PM deu apoio no atendimento e fez o registro do fato.
12
Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

As vítimas reconheceram os objetos roubados e relataram os momentos de terror que viveram nas mãos dos criminosos.
10
Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

A dupla foi encaminhada e apresentada no Departamento de Flagrantes.
12

Tia e sobrinha ficaram em estado grave em um acidente entre carro e moto na zona leste

Duas equipes do Samu atenderam as vítimas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas para pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 16 anos. 
L
Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 26 de abril e 10 de maio, das 13 às 17 h no IFRO Campus Guajará-Mirim, localizado na Avenida 15 de novembro, Planalto, 4849, sala 24.
L
Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome
L
Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Ajustes passam a valer a partir de 1º de junho
L
Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Bolsa sobe 1,51%, com alívio no mercado internacional
L
John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD

Dono do Botafogo foi punido por ofensas à arbitragem e CBF em 2023
L
Reitora de universidade dos EUA sofre pressão por reprimir protesto

Reitora de universidade dos EUA sofre pressão por reprimir protesto

Manifestação é contra os ataques de Israel aos palestinos
L
Senado recorre ao STF para manter desoneração da folha de pagamento

Senado recorre ao STF para manter desoneração da folha de pagamento

Casa legislativa pede derrubada de decisão do ministro Zanin
L
Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Presidente acompanhou entrega de avião comercial
L
Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor para manter suspensão da medida
L