TERÇA-FEIRA, 07/05/2024

DEPUTADOS VOLTAM A BATER FORTE NA ENERGISA: CORTES DE ENERGIA E CONTAS EXAGERADAS SÃO ALVOS DE PROTESTOS

PERGUNTINHA: Quem você acha que é bandido: aqueles que invadiram celulares de brasileiros decentes e divulgaram partes de conversas para tentar desautorizá-los ou os que comandaram a maior operação para colocar na cadeia os grandes ladrões do nosso dinheiro?

Publicado em 

DEPUTADOS VOLTAM A BATER FORTE NA ENERGISA: CORTES DE ENERGIA E CONTAS EXAGERADAS SÃO ALVOS DE PROTESTOS - News Rondônia

DEPUTADOS VOLTAM A BATER FORTE NA ENERGISA: CORTES DE ENERGIA E CONTAS EXAGERADAS SÃO ALVOS DE PROTESTOS - News Rondônia

As medidas que têm sido tomadas pela Energisa (que comprou a Ceron), principalmente na questão dos cortes de energia e em relação a algumas contas, que deram um grande salto, continuam repercutindo no Estado. E a Assembleia Legislativa prometeu entrar com tudo no assunto, As denúncias começaram quando o deputado Ismael Crispim, do PSB, protestou contra o descumprimento de lei estadual que proíbe o corte de luz em finais de semana. O parlamentar contou, na tribuna, que inúmeros cortes foram feitos fora dos padrões determinados pela lei. Nessa semana, o pau voltou a cantar para os lados da empresa. Crispim voltou com novas denúncias, dessa vez acrescentando que alguns valores estão sendo cobrados de forma a assustar o consumidor. Apresentou, como exemplo,  o caso de um comerciante de São Miguel do Guaporé, que num mês pagou menos de 5 mil reais de energia; no mês seguinte 11.600 reais e no terceiro mês 7.330, sem que tivesse acrescido qualquer novo equipamento que aumentasse o consumo. O empresário pagou duas das contas e tentou renegociar a maior, mas no meio do caminho, sua energia foi cortada e ele teve enorme prejuízo. Outros deputados entraram na história. Lebrão (MDB), representante da região onde o caso aconteceu, apoiou Crispim e sugeriu que seja criada uma Frente Parlamentar, através de uma Comissão, para investigar o assunto e avaliar possíveis irregularidades cometidas.  Adailton Fúria (PSD) pediu que a Mesa Diretora faça a instauração da Frente Parlamentar para discutir questões sobre a energia, criada em março deste ano. Segundo ele, essa Frente debateria também sobre as questões ambientais das usinas em Rondônia. Igualmente se manifestou sobre os cortes de energia e disse que os contratos não podem ultrapassar as leis do Estado. Contra isso, “a empresa tem que responder”. Já Adelino Follador (DEM) disse que quer fazer parte da Frente Parlamentar, para atuar de perto nas fiscalizações. “A Energisa quer arrecadar a qualquer custo, pois está trazendo empresas, funcionários e até carros de fora do Estado para prestar serviços aqui”, ressaltou.

DEPUTADOS VOLTAM A BATER FORTE NA ENERGISA: CORTES DE ENERGIA E CONTAS EXAGERADAS SÃO ALVOS DE PROTESTOS - News Rondônia

A verdade é que há uma insatisfação com a atuação da nova empresa.  Há protestos de comerciantes e industriais, além de consumidores comuns, com algumas correções que foram feitas nas suas contas e que teriam extrapolado qualquer previsão de aumento de consumo. As críticas também são duras em relação a cortes de energia nos finais de semanas e feriados, o que impossibilitaria o prejudicado em tentar pagar sua conta de imediato, para ter a energia de volta. O presidente da Assembleia, deputado Laerte Gomes, disse na sessão em que os protestos dos seus colegas se elevaram, que  tomará as providências necessárias sobre possíveis investigações. Houve até quem falou, embora não oficialmente, na criação de uma CPI. Mas isso, é claro, o assunto não passou de ilação, ao menos por enquanto.

LULA  (NÃO ESTÁ) LIVRE!

Ufa! Foi por pouco! O Chefão quase foi  solto e, se o fosse, não se teria ideia exata  das perdas e danos deste Brasil. Porque quando a bandidagem sai das grades, ainda mais por firulas jurídicas, elas fazem estremecer as pessoas de bem, que sabem que algumas leis foram feitas exatamente para isso: para colocar os criminosos de volta no seio da sociedade. Três ministros do Supremo, só eles, disseram que não são coniventes com as malandragens que podem facilitar a vida dos que roubaram a Nação. Dois outros preferiram correr o risco e enfrentar o país, que não suporta mais tanta agressão, tanto desrespeito, tantas facilidades  de quem tornou nossa vida num inferno. Dessa vez, o mal saiu perdendo. Mas não nos enganemos: seus representantes vão tentar muitas vezes impor o deboche e o desamor à Pátria. Mas só o farão se ficarmos calados. Não suportarão os gritos das multidões contra eles. Só nós, o povo, podemos derrota-los!

RIMA E GOVERNO ROMPEM

Uma questão ainda não esclarecida, pode tirar do mercado uma empresa aérea que atende o Estado há pelo menos 25 anos. A Rima Táxi Aéreo decidiu romper essa semana, unilateralmente, o contrato de transportes de doentes e feridos que mantinha há muito tempo com o Governo do Estado. Motivo principal: falta de pagamento dos serviços executados durante esse ano e algumas pendências ainda de 2018, no governo anterior. O Estado ficará sem UTI aérea, ao menos dessa conhecida empresa. A Rima alega que executou todos os voos conforme o contrato e que, durante sua parceria com o Estado, transportou mais de 1.500 doentes, sem a perda de uma só vida. Alega que há mais de seis meses não recebe um tostão e que essa inadimplência estaria prestes a prejudicar todo o funcionamento da empresa, sempre com atuação destacada no serviço aéreo regional e uma das mais respeitadas em seu segmento, no país. O secretário de Saúde, Fernando Máximo, que falou rapidamente à coluna, já dentro do avião que o levaria ontem a Brasília,  deu a versão do Estado. Disse que foram encontradas irregularidades no contrato. Uma delas, a de que deveriam ser usadas apenas aeronaves pressurizadas, mas, segundo ele, os serviços cobrados o foram por muitos voos com cabines  não pressurizadas. Alegou cobrança maior e que  nessa semana, vai mandar pagar 75 por cento do valor da dívida. Os outros 25 por cento serão retidos, até que todos os detalhes do contrato sejam analisados pela Procuradoria do Estado. Garantiu que se não forem comprovadas as ilegalidades inicialmente denunciadas, determinará o pagamento do restante, em tempo hábil. A Rima contesta que o contrato exija apenas aeronaves pressurizadas e que a maioria dos pequenos aeroportos do Estado sequer comportam receber  esse tipo de aeronave.  Lá na frente se saberá mais sobre o assunto.

EXPEDITO NETTO, SEM HIPOCRISIA!

O jovem deputado Expedito Netto, em seu segundo mandato, tem quase sempre posições polêmicas, algumas surpreendentes, outras inovadoras. Mas tem uma virtude importante, nesses tempos de hipocrisia: toma posições claras. Não fica em cima do muro.  A única exceção, em que abre mão de suas convicções, é quando seu eleitorado exige que ele decida por um caminho diferente até de alguma posição pessoal. É o caso da lei proposta pelo governo Bolsonaro para liberação das armas. Fosse apenas pelo que pensa, ele não aprovaria a lei como está posta. Ocorre que o parlamentar conta que tem sido muito cobrado por eleitores, que exigem que ele vote a favor do projeto das armas para todos. Ele assim fará. Mas apresentará suas ressalvas e concordâncias. Acha, por exemplo, que no caso das armas para a zona rural, a aprovação tem que ser de 100 por cento; que em Estados como Rondônia, elas podem ser liberadas até nas cidades. Mas não pensa o mesmo em territórios de grandes conflitos e violência, como o Rio de Janeiro ou Minas Gerais, por exemplo. E teme que a liberação, se ocorrer, possa colocar armas nas mãos de jovens que não estejam preparados para usá-las. Expedito tem suas convicções, mas ouve seus eleitores. E eles querem armas liberadas. Se depender do voto dele, as terão!

GRANDE APOIO EM RONDÔNIA

O presidente Bolsonaro retirou o projeto da pauta na Câmara, nesta terça e, por enquanto, o assunto não será votado. Mas, dos oito votos na Câmara Federal, já foram confirmados quatro a favor da liberação e um caso (da deputada Silvia Regina), que ainda não se definiu. Vão votar a favor da proposta do Palácio do Planalto os deputados Lúcio Mosquini, Coronel Chrisóstomo, Jaqueline Cassol e Expedito Netto. Léo Moraes, Mariana Carvalho e Mauro Nazif ainda não anunciaram como votarão, mas a grande maioria do eleitorado rondoniense, além de apoiar cegamente o governo Bolsonaro (talvez aqui seja o Estado em que, proporcionalmente, ele tenha maior aprovação), sempre que ouvido tem sido a favor da liberação das armas. No Senado, o ex governador Confúcio Moura discordou da proposta governista e acabou sendo atacado duramente, principalmente nas redes sociais, território de ninguém. Para se ter ideia de como Rondônia apoia os atos de Jair Bolsonaro, pesquisa recente apontou que há enorme rejeição à Rede Globo, no Estado, por conta da campanha que a maior emissora do país faz contra o Presidente e seu governo. O parlamentar de Rondônia que, como Confúcio, votar contra o desarmamento, pelo que se ouve nas pesquisas, tem que se preparar para ouvir o grito do eleitor, que em sua maioria já deixou claro que quer a lei aprovada. Expedito Netto já detectou isso, assim como outros parlamentares.

COMO NÃO PUNIR UM TRAFICANTE

Tem filhinho de papai no mundo das drogas. Gente da grana. Gente que tem acesso a uma vida boa, mas que, mesmo assim, prefere se envolver com o crime. E tem muita impunidade. Infelizmente, a penalização para o tráfico foi afrouxado pelas chamadas autoridades competentes, que impediram que ele fosse mantido como crime hediondo, com penas pesadíssimas, para os chamados criminosos primários. Isso mesmo! O tráfico, responsável por quase toda a violência que nos cerca; pelas destruição da vida de milhões de jovens; pelo fim de milhares e milhares de famílias, pelas leis brasileiras é considerado pouco mais que um crime comum. Nessa semana, em Rondônia, uma competente operação da Polícia Federal desbaratou um grande sistema de tráfico de drogas sintéticas, enviadas pelo Correio, com a participação de varias pessoas, muitas delas da classe média alta, universitários e profissionais já no mercado, querendo ter uma vida fácil, à custa da destruição da vida alheia. Mesmo com tantos traficantes envolvidos, apenas um mandado de prisão foi expedido. Certamente em breve o preso estará nas ruas, novamente, para continuar sua sina de destruição, espalhando drogas para todos os lados. Esse é um o país de corruptos, de leis canalhas, de faz-de conta-que-prendemos-e eles- fazem-de-conta- que ficam- presos.  É sempre bom lembrar que quem acabou com  o crime hediondo para traficantes primários, muitos cooptados pelos líderes do tráfico, foi nosso sempre atuante e destacado Supremo Tribunal Federal. Aquele mesmo!

SOLIDARIEDADE AOS HERMANOS

O governador Marcos Rocha determinou aos órgãos estaduais, principalmente à  Secretaria de Ação Social, Polícia Militar e Bombeiros, que auxiliem, dentro de todo o possível, à comunidade boliviana de Buena Vista, divisa com a cidade rondoniense de Costa Marques, destruída na noite desta segunda-feira, por um violento incêndio. Casas e pequena lojinhas, sobre palafitas, se transformaram em cinzas, deixando dezenas de pessoas desabrigadas e causando grande sentimento de tristeza em toda a região fronteiriça, mas também em outras áreas do Estado. Logo que soube do evento, que teve alguns feridos mas, felizmente, nenhuma vítima fatal, o Governador determinou toda a ajuda possível aos nossos vizinhos. A Assembleia Legislativa do Estado também se solidarizou, através de nota do presidente Laerte Gomes e há vários grupos mobilizados, em busca de ajuda para a reconstrução do pequeno comércio, totalmente queimado. Os donativos estão sendo recolhidos em várias regiões e serão encaminhados ás famílias que perderam tudo. 

PERGUNTINHA

Quem você acha que é bandido: aqueles que invadiram celulares de brasileiros decentes e divulgaram partes de conversas para tentar desautorizá-los ou os que comandaram a maior operação para colocar na cadeia os grandes ladrões do nosso dinheiro?

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Doze doadores de órgãos de Rondônia formalizaram autorização via novo sistema eletrônico

A iniciativa, que busca ajudar as mais de 42 mil pessoas que atualmente aguardam na fila por um transplante de órgãos no país.
L

Rondônia ocupa a 9ª posição do ranking dos estados com mais empresas de alto crescimento

Vale lembrar que as empresas de alto crescimento desempenham um papel crucial na economia de um país.
L

De Bagattoli para Bolsonaro: ‘Toda a Rondônia e o Brasil estão em oração por você, capitão’

No último final de semana, Bolsonaro precisou ser internado em Manaus após participar de eventos partidários. Com 69 anos, o político estava na capital do Amazonas quando contraiu erisipela, que é uma infecção na região da perna.
L

Ieda Chaves prestigia reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho

Evento contou com depoimentos e homenagens. Abertura ocorre após sete anos de espera.
L

FIERO sustenta agenda de negócios bilateral entre Brasil e Peru

O presidente da FIERO reafirmou que do ponto de vista comercial existem mercados em ambos países com potencial de consumo, mas a infraestrutura é uma barreira.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

NO CENTRO: Motorista faz conversão para entrar em garagem e causa grave acidente com motociclista

O motociclista, com várias lesões pelo corpo, foi amparado por populares até a chegada do SAMU
10

PodCast Tudo PodE entrevista: Jordan Cruz

Prepare-se para uma entrevista inspiradora no Podcast Tudo PodE, terça-feira, dia 7, às 18h.
L

Programa Agenda News entrevista: Alex Caldas e Maílson Kb

No programa Agenda News desta terça-feira, às 17h, Renata Camurça entrevistará Alex Caldas e Maílson Kb para falar sobre o 6º Festival Carbonize, que celebra o rock autoral.
L

Programa Comunidade News entrevista: Rogério Teles da Silva

Na próxima terça-feira, dia 07, às 15h30, o programa Comunidade News receberá Rogério Teles da Silva para uma entrevista com Carlos Oliveira.
L

Morre vítima da explosão no residencial ‘Camboinhas’

Vanessa Barros lutou pela vida por 15 dias, mas não resistiu aos ferimentos. O estado de saúde da consultora era gravíssimo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes Destina 42 milhões para Ampliação Histórica da Arena Aluízio Ferreira

Cristiane Lopes Destina 42 milhões para Ampliação Histórica da Arena Aluízio Ferreira

A Deputada Federal acredita que a reforma do estádio trará mais visibilidade para o estado de Rondônia, fomentando o turismo, a economia, a saúde, além de um resgate histórico e a revelação de novos talentos do esporte local.
L
Primeira-dama Luana Rocha lidera campanha de arrecadação de produtos para ajudar vítimas das inundações no Rio Grande do Sul

Primeira-dama Luana Rocha lidera campanha de arrecadação de produtos para ajudar vítimas das inundações no Rio Grande do Sul

O cidadão interessado em ajudar pode procurar qualquer unidade de Governo em seu município, seja a Polícia Militar do Estado de Rondônia.
L
Preocupado com as centenas de crianças que estudam na Escola Estadual de Ensino

Lombadas são construídas e garantem segurança de estudantes a pedido do vereador Edimilson Dourado

Conforme informou o parlamentar, vários moradores, inclusive pais de alunos, estavam solicitando ao vereador para que fossem construídas lombadas.
L
Presidente da Câmara solicita substituição de lâmpadas por LED em pontos críticos de rua no bairro São Francisco

Presidente da Câmara solicita substituição de lâmpadas por LED em pontos críticos de rua no bairro São Francisco

Iniciativa visa garantir segurança e melhorar iluminação pública na região.
L
Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Hospital já conta com um profissional da área mas não é o suficiente para a quantidade de pacientes.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista fica em estado grave após colisão com Onix na Avenida Rio Madeira

om o forte impacto, o motorista do carro sofreu alguns cortes na cabeça devido aos estilhaços do vidro, enquanto o motociclista teve graves lesões na região do rosto e do corpo.
10

URGENTE: Moto bate em carro estacionado e deixa avô e neto de 3 anos feridos

O Samu socorreu o motociclista para a Policlínica Ana Adelaide.
14

URGENTE: Jovem atacado a tiros em lanchonete em frente ao Ana Adelaide morre no hospital

O jovem chegou a ser socorrido por populares para a Policlínica e depois transferido ao Hospital João Paulo II
18

CHAPOLIN: Jovem é preso furtando objetos de caminhonete no centro

PM foi acionada e ele foi preso.
10
Em Ariquemes, PRF apreende maconha sendo transportada por um menor de idade

Em Ariquemes, PRF apreende maconha sendo transportada por um menor de idade

O menor transportava a droga ilícita de Porto Velho/RO para Ariquemes/RO
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Palestra sobre Assédio Moral: Como Identificar, Prevenir e Combater

Palestra sobre Assédio Moral: Como Identificar, Prevenir e Combater

A palestra estará disponível a partir das 15 horas desta quarta.
L

Tributação estadual impacta preços das fraldas descartáveis em Rondônia

Novo decreto estadual altera tributação e pode encarecer produtos nas prateleiras, segundo Fabrício Tonegutti, especialista em direito tributário
L
Parceria entre PRF e aplicativo Waze informa condições de tráfego no Rio Grande do Sul

Parceria entre PRF e aplicativo Waze informa condições de tráfego no Rio Grande do Sul

Dados da PRF sobre bloqueios totais e parciais são repassados para o aplicativo, que definirá as rotas disponíveis para tráfego.
L
PRF resgata moradores isolados por conta das enchentes no RS

PRF resgata moradores isolados por conta das enchentes no RS

Até a manhã desta terça-feira (7), PRF resgatou 1565 pessoas e 32 animais; moradores enfrentam falta de água potável, alimentos e medicamentos
L
Professora fica ferida após capotar e bater carro em poste na BR-319 em Porto Velho

Professora fica ferida após capotar e bater carro em poste na BR-319 em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que o condutor do veículo perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu contra um poste, ficando preso as ferragens.
16
BC suspende medidas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias

BC suspende medidas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias

Inadimplentes com a instituição não irão para dívida ativa
L
Tribunais de Justiça suspendem prazos para ações ligadas ao RS

Tribunais de Justiça suspendem prazos para ações ligadas ao RS

Tribunais superiores também suspenderam prazos processuais
L
CBF adia partidas de times gaúchos feminino e masculino até 27 de maio

CBF adia partidas de times gaúchos feminino e masculino até 27 de maio

Decisão ocorre devido a impacto das chuvas em 78% do território do RS
L
Governo de RO amplia participação para o programa Vencer

Governo de RO amplia participação para o programa Vencer

O objetivo é que a mudança contribua para a melhoria da qualidade de vida da população
L