QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

HISTÓRIA DE RONDÔNIA: JOSÉ DE ABREU BIANCO REORGANIZOU TRIBUTOS, INCENTIVOU NOVAS EMPRESAS E TEVE QUE DEMITIR SERVIDORES

Nesse período, reorganizou o sistema estadual de arrecadação tributária, investiu em projetos de infraestrutura urbana e rural e incentivou a instalação de novas empresas.

Publicado em 

HISTÓRIA DE RONDÔNIA: JOSÉ DE ABREU BIANCO REORGANIZOU TRIBUTOS, INCENTIVOU NOVAS EMPRESAS E TEVE QUE DEMITIR SERVIDORES - News Rondônia

Paranaense de Apucarana (norte do Paraná) e primeiro presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, o advogado José de Abreu Bianco governou o estado de 1° de janeiro de 1999 a 1° de janeiro de 2003.

Nesse período, reorganizou o sistema estadual de arrecadação tributária, investiu em projetos de infraestrutura urbana e rural e incentivou a instalação de novas empresas.

HISTÓRIA DE RONDÔNIA: JOSÉ DE ABREU BIANCO REORGANIZOU TRIBUTOS, INCENTIVOU NOVAS EMPRESAS E TEVE QUE DEMITIR SERVIDORES - News Rondônia

Bianco chegou ao governo com larga bagagem política trazida do mandato de senador, quando obteve a liberação de diversos recursos para obras de infraestrutura no estado e defendeu reformas propostas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, cuja reeleição apoiou.

No entanto, assumiu um governo endividado com a folha de pagamento de servidores, o que o levou a dar prioridade à estruturação da máquina pública. Isso teve alto custo: o enxugamento da folha mensal, que causou dissabores e até revolta entre servidores.

Foram 9.131 funcionários públicos demitidos. Só na na educação, 5 mil, e na saúde 2 mil. O total de demitidos representou 23% do número total de servidores estaduais (cerca de 40 mil).”

Ainda senador, em março de 1998 ele foi contrário à emenda que permitia a demissão de servidores públicos por mau desempenho ou excesso de gastos com a folha de pagamento, estabelecendo um teto salarial para o serviço público.

“O procedimento das demissões seguiu o que determinava a lei e que, se não o fizesse, o estado sofreria um colapso financeiro que forçaria uma intervenção federal”,  justificava Bianco.

Os servidores “não estáveis” foram readmitidos depois, por ordem judicial dada pelo sucessor, Ivo Cassol. Era promessa eleitoral dele.

Sua gestão reorganizou o sistema estadual de arrecadação tributária; investiu em projetos de infraestrutura urbana e rural; incentivou a instalação de novas empresas no estado; e obteve recursos externos que foram destinados à recuperação da malha viária, tanto na área urbana como na área rural.

Ademar Marcol Alfredo Suckel ficou responsável por duas pastas: Administração e Planejamento e Coordenação Geral. Marcos Antônio Daltiba acumulou as Secretarias de Agricultura e Abastecimento, a de Desenvolvimento Ambiental e a de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia.

“Em quatro anos, o governador José Bianco montou cinco gabinetes. Durante o primeiro ano, foram dois. A primeira alteração ocorreu em abril e maio de 1999, quando mudou os responsáveis por sete das 12 Secretarias”, lembra o cientista político da Universidade estadual de Campinas (Unicamp), Vítor Eduardo Veras de Sandes Freitas.

Sandes Freitas é autor de um estudo sobre coligações partidárias brasileiras, publicado em 2015.

“Nessa mudança, considera o cientista político, o governador retirou o PPB da Secretaria de Administração e pôs o PFL. Assim, o gabinete se tornou unipartidário, tendo dez secretarias com filiados ao partido do governador (83,33%). Comparando aos demais gabinetes do período em análise, desde 1987, somente Jerônimo Santana, em 1990, formou um gabinete unipartidário, mas com baixo grau de partidarização (21,14% de filiados do PMDB)”.

“No caso do governo Bianco, uma hipótese é de que, por ter disputado a eleição sem ser apoiado formalmente por nenhum partido (à exceção do pequeno PPB no 2º turno) deu condições de concentrar pastas em seu partido, não respondendo a compromissos selados na arena eleitoral. Nesse sentido, coligações explicam coalizões”, acrescenta.

Ao concentrar pastas no PFL, o governador não obtinha o apoio legislativo apenas com a distribuição de pastas do gabinete. Isso evidencia novamente que secretarias não são as únicas moedas em jogo para a obtenção de apoio legislativo.

Em fevereiro de 2000, o governador fez uma grande reforma administrativa (Lei Complementar nº 224 de 4 de janeiro de 2000), reduzindo o número de pastas do gabinete de 12 para nove. Com essa lei, foram extintas as seguintes Secretarias: de Administração; Comunicação Social; Agricultura e Reforma Agrária; Obras de Serviços Públicos; Indústria e Comércio, Minas e Energia; e de Trabalho e Ação Social.

A Casa Civil recebeu as atribuições da Secretaria de Comunicação Social e as da Administração passou para a Secretaria de Planejamento, Coordenação Geral e Administração. Já as competências da Secretaria do Trabalho e Ação Social foram distribuídas entre a Secretaria de Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social e a Fundação de Assistências Social do Estado de Rondônia.

A pasta de Agricultura, ainda, recebeu as atribuições da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia. A Secretaria de Obras teve suas competências transferidas para o Departamento de Viação e Obras Públicas de Rondônia.

HISTÓRIA DE RONDÔNIA: JOSÉ DE ABREU BIANCO REORGANIZOU TRIBUTOS, INCENTIVOU NOVAS EMPRESAS E TEVE QUE DEMITIR SERVIDORES - News Rondônia

Ao lado do ministro da Justiça, Ibrahim Abi Ackel, a entrega da primeira Constituição

Bianco criou ainda a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer. Essa mudança na estrutura administrativa, em fevereiro de 2000, também diminuiu o tamanho do PFL no gabinete (de 83,33% para 44,44%), além de trazer dois novos partidos: PPB, que havia participado do primeiro gabinete), e PDT. Os dois partidos possuíam apenas uma pasta.

A participação do PPB no gabinete (na Secretaria de Saúde), novamente, durou apenas oito meses. Já a participação do PDT ocorreu até o momento em que Assis Canuto, secretário-chefe da Casa Civil, era filiado ao partido. Em outubro de 2001, o pedetista migrou para o PFL, tornando o gabinete, novamente, unipartidário até o final do governo.

Perdeu as eleições de 2002 para Ivo Cassol (então no PSDB). Voltou, então, a concorrer à Prefeitura de Ji-Paraná, elegendo-se para o mandato de 2004 a 2008. Filiado ao DEM tornou-se presidente do diretório estadual em Rondônia.

Não se reelegeu governador, mas deixou um legado: a modernização e melhoria da Sefaz-Sefin.

Bianco e os secretários estadual e municipal de saúde, Claudionor Roriz e Wilhames Pimentel, participaram ativamente da instalação do curso de medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir), durante a gestão do reitor Ene Glória, tendo à frente do Núcleo de Saúde a professora doutora Ana Lúcia Escobar. A primeira turma de formandos é de 2008.

HISTÓRIA DE RONDÔNIA: JOSÉ DE ABREU BIANCO REORGANIZOU TRIBUTOS, INCENTIVOU NOVAS EMPRESAS E TEVE QUE DEMITIR SERVIDORES - News Rondônia

Miguel de Souza trabalhou constantemente pela inserção rondoniense no mercado internacional

UM VICE NA DIPLOMACIA

SUL-AMERICANA

Por sua vez, o vice Miguel de Souza, paraibano de Cubati, inseriu o governo no projeto de saída dos produtos rondonienses e do noroeste de Mato Grosso, para os portos (Ilo e Matarani) do Oceano Pacífico no Peru.

Quando assumiu o cargo de vice, ele já não era mais presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), onde ficou de 1990 a 1999.  Souza governou interinamente o estado de 2001 a 2002, pelo PFL, e foi deputado federal entre 2003 e 2007, pelo PL. Em 1992 e 199, ele liderou caravanas empresariais em missão ao Peru.

Entre 1999 e 2001, ele participou ativamente da luta pela saída para o Pacífico, nestes eventos: Workshop O Desenvolvimento da Amazônia e a Sudam, em Manaus; palestra para missão de empresários peruanos, Câmara do Comércio Peru-Brasil Peru/Prompex; Fórum Nacional de Secretários de Agricultura/Governo do Estado de Rondônia; palestra a alunos e instrutores da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme) – todos em Porto Velho.

Mais: fez palestras na VII Semana Cultural, em Cacoal; 1ª Rodada Internacional de Negócios do Estado de Rondônia, Sebrae-Fiero, na Capital: Seminário Eixos Nacionais de Integração e Desenvolvimento, BNDES/Ministério da Indústria e Ministério de Orçamento e Gestão: 3º Ciclo de Estudo de Política e Estratégicas, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; Encontro Pacto de Integração do Mercoeste, UNB/Confederação Nacional da Indústria/CNPq/Ministério da Integração Nacional/Embaixadas, em Brasília; Workshop Plano Estratégico de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Ministério da Integração Nacional, em Brasília; palestra para Associação Comercial de Ouro Preto do Oeste; palestra A Situação Socioeconômica do Estado de Rondônia, no Grande Oriente da Maçonaria, em Porto Velho; 4° Seminário sobre o Agronegócio e a Posição do Brasil no Mercado Internacional – A Visão Amazônica, Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados/Governo do Estado, também na Capital.

NO SENADO

No Senado, durante as votações das emendas constitucionais propostas por FHC em 1995, Bianco seguiu a orientação do partido, votando favoravelmente à quebra do monopólio dos estados na distribuição de gás canalizado; da mudança no conceito de empresa nacional; da abertura da navegação de cabotagem às empresas marítimas estrangeiras; da extinção dos monopólios estatais no setor de telecomunicações e na exploração do petróleo, da criação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que substituiu o Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), fonte complementar de recursos destinados à saúde.

Em fevereiro de 1996, Bianco aprovou a prorrogação do Fundo Social de Emergência (FSE), rebatizado de Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que permitia ao governo desvincular 20% da arrecadação de impostos destinados à saúde e à educação.

Nesse ano, foi o relator do projeto de lei proposto pelo Ministério da Justiça para alterar os artigos do Código Penal referentes a furto e roubo de automóveis, crimes que passariam a sofrer punições mais duras.

Em 1997, quando entrou em pauta a discussão da emenda que previa a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, Bianco declarou-se favorável a ela, “desde que governadores e prefeitos se desincompatibilizassem dos respectivos cargos”. Posteriormente, votou a favor da reeleição, em junho, e pelo fim da aposentadoria por tempo de serviço, em outubro.

HISTÓRIA DE RONDÔNIA: JOSÉ DE ABREU BIANCO REORGANIZOU TRIBUTOS, INCENTIVOU NOVAS EMPRESAS E TEVE QUE DEMITIR SERVIDORES - News Rondônia

O HOMEM

► Nascido em Apucarana, José de Abreu Bianco bacharelou-se em 1973 pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Londrina, e em seguida se mudou para o extinto território federal. Em Ji-Paraná, advogou para a empresa colonizadora Calama S/A, cujo dono, João dos Santos Filho, o João da Calama, foi morto a tiros em 1980.

► Em 1982 elegeu-se deputado estadual constituinte pelo Partido Democrático Social (PDS). Foi o mais votado (8.156 votos), presidiu a Assembleia Constituinte do Estado de Rondônia, e em seguida a Assembleia Legislativa (1983-1985).

► Na Constituinte presidiu a Comissão de Revisão Final e coordenou os trabalhos de elaboração da primeira Constituição Estadual, promulgada em 6 de agosto de 1983.

► Delegado do partido à convenção nacional, votou favoravelmente à Emenda Dante de Oliveira, que previa o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República, em 25 de abril de 1984. Compareceu ao Colégio Eleitoral, em 15 de janeiro de 1985, votando em Tancredo Neves para presidente da República. O candidato fora eleito com apoio da Aliança Democrática, formada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e pela dissidência do PDS, a Frente Liberal.

► Em 1986 candidatou-se a vice-governador na chapa de Odacir Soares, ficando em terceiro lugar. Em 1988 elegeu-se pelo PFL prefeito de Ji-Paraná com 18.700 votos, destacando-se entre os melhores do País. Nas eleições de outubro de 1998, mais uma vez pela legenda do PFL, elegeu-se prefeito de Ji-Paraná (RO), destacando-se entre os melhores do País. Construiu uma das maiores bibliotecas do estado, um estádio de futebol e o teatro municipal. Deixou a prefeitura em 31 de dezembro de 1992, dedicando-se à advocacia.

► Em 1994 elegeu-se senador pelo PDT. Foi o mais o mais votado (157.59 votos).  Ao tomar posse, ingressou no PFL. Participou das comissões Mista de Planos e Orçamento, Educação, Constituição e Justiça, Relações Exteriores e fez parte da CPI da Mineração, Narcotráfico e Terras Indígenas, e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

► Em 4 de julho de 1997, assumiu a presidência regional do PFL.

► Em 1998 elegeu-se governador de Rondônia no 2º turno, vencendo Valdir Raupp, que pretendia a reeleição. Em seu lugar no Senado, assumiu o empresário Rubens Moreira Mendes.

1999 NO BRASIL

HISTÓRIA DE RONDÔNIA: JOSÉ DE ABREU BIANCO REORGANIZOU TRIBUTOS, INCENTIVOU NOVAS EMPRESAS E TEVE QUE DEMITIR SERVIDORES - News Rondônia

1º de janeiro – Fernando Henrique Cardoso inicia seu segundo mandato como presidente do Brasil.

24 de janeiro – Central do Brasil, de Walter Salles, vence o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

11 de março – Um blecaute atinge dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e o Distrito Federal.

8 de abril – A CPI do Judiciário é instalada no Senado Federal.

29 de setembro – Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, é condenado a 121 anos de prisão pela morte de dez mulheres no Parque do Estado, em São Paulo.

3 de novembro – O estudante de medicina, Mateus da Costa Meira, mata três pessoas na sala 5 do cinema do Morumbi Shopping, zona sul da capital paulista.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula defende aproximação comercial entre Mercosul e Sudeste Asiático com foco na Indonésia

Lula defende aproximação comercial entre Mercosul e Sudeste Asiático com foco na Indonésia

O Brasil, que preside o Mercosul neste semestre, trabalhará por um acordo comercial com a Indonésia, quarto país mais populoso da Ásia.
L
COP30: Belém terá mudanças estruturais e não “maquiagem”, garante Tereza Campello

COP30: Belém terá mudanças estruturais e não “maquiagem”, garante Tereza Campello

Ela defendeu que os investimentos não são apenas uma “maquiagem” para os visitantes, mas sim obras estratégicas que impactarão a vida de 500 mil pessoas.
L

Empreendedoras da Pro Hunter destacam crescimento do tiro esportivo em Porto Velho

Mariana Belandi e Priscila Teobaldi falam sobre o clube e loja Pro Hunter, o avanço do tiro esportivo em Rondônia e o protagonismo feminino no setor
L

Concurso Leiteiro em Rondônia promete R$ 150 mil em prêmios

AGROARI 2025 reúne pecuaristas de Rondônia no maior concurso leiteiro do país, com entrada gratuita e mais de R$ 150 mil em premiações em Ariquemes
L

Porto Velho na rota de megaprojeto ferroviário Brasil-China

Estudos indicam a possibilidade de aproveitar os percursos ferroviários existentes, o que poderia levar à reativação da linha da Madeira-Mamoré.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia perde espaço e fica em 16º no ranking de crescimento do PIB

O dado acende um alerta para gestores e empresários que historicamente sustenta boa parte da economia rondoniense.
L
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados APOIE Siga-nos no ... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/deputado-do-pl-defende-usar-o-artigo-142-e-dar-poder-de-policia-aos-militares-no-rs/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

Deputado de Rondônia culpa “perseguição a Bolsonaro” por tarifa de Trump contra o Brasil

Deputado federal de Rondônia afirma que decisão de Trump de taxar importações brasileiras é resposta ao julgamento de Bolsonaro
L

Rondônia lidera uso de tecnologia entre pescadores da Amazônia Legal

Estado é destaque nacional com 61,8% dos pescadores conectados à informação tecnológica, superando Amazonas, Pará e Acre
L
com-a-queda-das-precipitacoes-e-a-baixa-umidade-do-ar-saturada-rondonia-entra-em-periodo-de-seca

Com a queda das precipitações e a baixa umidade do ar saturada, Rondônia entra em período de seca

Diante disso, a redação do News Rondônia apresenta o cenário climático previsto para os próximos dez dias, sem previsão de alterações significativas neste período.
L
Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Com 55 votos favoráveis, o Senado Federal aprovou a PEC 137/2019, que insere no texto constitucional a educação como “vetor de progresso do país”, e agora a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Projeto de Lei 873/2025 assegura a mudança de local de trabalho para servidoras vítimas de violência, preservando sigilo e agilidade no processo.
L

Dra. Taíssa recebe prefeito de Theobroma e debate ampliação do hospital e melhorias na saúde

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com Theobroma em reunião com prefeito Gilliard Gomes para tratar de saúde e infraestrutura.
L
Cláudia de Jesus apresenta indicação para pavimentar 27 km da RO-464 entre Theobroma e Palmares

Cláudia de Jesus apresenta indicação para pavimentar 27 km da RO-464 entre Theobroma e Palmares

Deputada Cláudia de Jesus pede pavimentação da RO-464 para garantir dignidade, segurança e desenvolvimento à população de Theobroma e Palmares.
L
Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Cristiane Lopes reforça apoio ao Instituto Federal de Rondônia durante encontro com reitor, gestores e estudantes, e garante continuidade na destinação de recursos.
L
Projeto relatado por Coronel Chrisóstomo garante salas exclusivas para idosos vítimas de violência em IMLs

Projeto relatado por Coronel Chrisóstomo garante salas exclusivas para idosos vítimas de violência em IMLs

Proposta aprovada na Comissão de Segurança Pública prevê atendimento reservado e humanizado para idosos em situação de violência.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhonete invade cruzamento e causa grave acidente na Pinheiro Machado em Porto Velho

Motorista de um Toyota Etios ficou ferido após colisão na Avenida Pinheiro Machado; caminhonete Ford Ranger teria invadido a preferencial.
12

Homem é preso depois de brigar e ameaçar funcionário de distribuidora na zona leste

Prisão ocorreu na Avenida Raimundo Cantuária; homem embriagado ameaçou entregador com faca e perturbou moradores.
10
Carro colide com caçamba em mais um acidente na Guanabara com Calama

Carro colide com caçamba em mais um acidente na Guanabara com Calama

O cruzamento da Rua Guanabara com a Avenida Calama, em Porto Velho, registra o segundo acidente em menos de 24 horas, após um veículo modelo Cor branca invadir a preferencial.
12
Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

A droga seria entregue via Correios a uma suspeita.
10
PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câncer de Mama: Pacientes e Femama cobram acesso imediato a tratamentos aprovados no SUS

Câncer de Mama: Pacientes e Femama cobram acesso imediato a tratamentos aprovados no SUS

O objetivo principal é garantir o acesso a tratamentos já aprovados para o câncer de mama em estágio avançado e metastático, mas que ainda não estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
L
MIDR anuncia R$ 500 milhões em microcrédito rural para a Região Norte

MIDR anuncia R$ 500 milhões em microcrédito rural para a Região Norte

Recurso é oriundo do FNO e integra o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado voltado à agricultura familiar
L
Conab celebra 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos com homenagem em Brasília

Conab celebra 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos com homenagem em Brasília

Evento na sede da Companhia Nacional de Abastecimento destacou o impacto do PAA no combate à fome e no fortalecimento da agricultura familiar.
L
Escritores de Rondônia recebem Prêmio A.C.I.MA. Itália em Festival Internacional

Escritores de Rondônia recebem Prêmio A.C.I.MA. Itália em Festival Internacional

A parceria entre a A.C.I.MA. Itália e a AJEB-RO celebrou a premiação de diversos escritores rondonienses no 11º Festival Internacional F.A.L.A.I., em São Paulo, reconhecendo talentos e impulsionando a literatura local no cenário internacional.
L
Evento marca Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase em Jaru

Evento marca Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase em Jaru

Prefeitura de Jaru realiza ação conjunta com cidades vizinhas para fortalecer o combate à hanseníase no Dia Estadual de Mobilização.
L
Jaru realiza Festival Gastronômico nos dias 25 e 26 de julho no Estádio Leal Chapelão

Jaru realiza Festival Gastronômico nos dias 25 e 26 de julho no Estádio Leal Chapelão

Festival Gastronômico de Jaru destaca sabores regionais e premia pratos doces e salgados com insumos amazônicos.
L
Vanderson Arnoud leva forró, sertanejo e emoção ao Agenda News

Vanderson Arnoud leva forró, sertanejo e emoção ao Agenda News

No programa de Renata Camurça, o cantor compartilha sua trajetória, fala sobre a vida artística em Porto Velho e encerra com homenagem à Calcinha Preta
L
Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros em carta a Lula

Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros em carta a Lula

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, alegando uma “relação comercial injusta” e criticando supostos ataques à democracia americana e o julgamento de Jair Bolsonaro.
L
Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família a partir de julho de 2025

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família a partir de julho de 2025

Famílias com pessoas em situação de rua, em risco de violação de direitos ou insegurança alimentar passam a ter prioridade no Bolsa Família.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): FUNDIAÇO INDÚSTRIAL E COMÉRCIO DE FERRO E AÇO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.