DOMINGO, 11/05/2025

VERGONHOSA AÇÃO DOS POLÍTICOS CRIOU MAIS DE MIL NOVAS CIDADES. UMA DELAS TEM MENOS DE 800 HABITANTES

PERGUNTINHA; Você acha que a volta do COAF para o Ministério da Economia vai prejudicar a luta contra os assaltos aos cofres públicos e a lavagem de dinheiro ou, como pensa o Presidente Bolsonaro, tudo está dentro do mesmo Governo e as ações continuarão, sem prejuízo das investigações?

Publicado em 

VERGONHOSA AÇÃO DOS POLÍTICOS CRIOU MAIS DE MIL NOVAS CIDADES. UMA DELAS TEM MENOS DE 800 HABITANTES - News Rondônia

VERGONHOSA AÇÃO DOS POLÍTICOS CRIOU MAIS DE MIL NOVAS CIDADES. UMA DELAS TEM MENOS DE 800 HABITANTES - News Rondônia

Por que distritos importantes, com boa infra estrutura e população; com perspectivas concretas de se manterem com seus próprios recursos, com uma economia sólida, como os que compõem a Ponta do Abunã, na região de Porto Velho e Tarilândia, em Jaru, não conseguem se emancipar de jeito nenhum? Há vários motivos, mas se ter uma resposta correta e objetiva, é necessário entrar no Túnel do Tempo. E voltar, principalmente, para  década de 90, quando, por absurda irresponsabilidade de governos e da classe política como um todo, foram criados nada menos do que 1.079 novos municípios, a grande maioria deles sem chance alguma de sobrevivência, sem mamar todos os seus custos dos já combalidos cofres públicos do país. De olho nas próximas eleições (esse câncer ainda não foi extirpado da vida pública nacional, já que as temos a cada dois anos, o que é um absurdo!), a politicalha, ou seja, o lado podre da política, foi autorizando criar novas cidades, sem avaliar o que isso representaria de danos ao país. Dos atuais 5.570 municípios, 1.079 ou quase 20 por cento, foram criados em pouco mais de uma década. O custo disso é astronômico. E que não se dIga que o sul do país é a área onde há mais preocupações em pensar o país. Pois foi lá que se criaram 318 novas cidades, nesse período. Na nossa região norte, foram 152 novos municípios. Muitos deles, aliás, em Rondônia |Em alguns casos, há os que, até hoje, se tivessem continuado distrito, não faria diferença alguma.

VERGONHOSA AÇÃO DOS POLÍTICOS CRIOU MAIS DE MIL NOVAS CIDADES. UMA DELAS TEM MENOS DE 800 HABITANTES - News Rondônia

Só para se ter ideia, 75 por cento dessas novas cidades não têm sequer 10 mil habitantes. Se não recebessem recursos do Fundo de Participação dos Municípios, a grande maioria dessas cidades já teria sucumbido. Há casos inacreditáveis, como os de Minas Gerais, estado que tem hoje mais de 850 cidades. Todas criadas nos tempos do esperto Magalhães Pinto, de olho novos votos e no FPM para seu Estado. É em Minas, aliás, que fia o menor município brasileiro: Serra da Saúde, com apenas 786 almas. Borá, no interior de São Paulo, tem só 836 pessoas. E por aí vai. Se unissem pelo menos dez cidades pequenas que fazem divisa, em vários pontos do Brasil, se poderia então criar uma cidade média. Toda essa bandalheira acabou freando a criação de novos municípios no país. Felizmente, por um lado, porque acabou com essa baderna oficializada, mas infelizmente por outro, porque regiões que merecem a emancipação e têm todas as condições, como os distritos de Rondônia, já citados, são punidos e não podem se tornar independentes. Os maus políticos já fizeram muita coisa ruim contra esse país e continuam fazendo. Mas poucas vezes foram tão irresponsáveis como os que, no final da década de 90 e até meados dos anos 2000, ajudaram a criar tantas micro cidades, que hoje vivem apenas às custas do resto do brasil. Lamentável 

AS REDES SOCIAIS VOCIFERAM…

As redes sociais fervilham de críticas contra membros da bancada federal de Rondônia, no caso da votação da retirada do COAF do ministério sob comando de Sérgio Moro (o da Justiça e Segurança Pública), passando-o para o Ministério da Economia. O principal alvo da fúria dos internautas rondonienses é a deputada do PDT de Ji-Paraná, Silvia Cristina. Ela foi a única a votar com o Centrão, o grupo político que se uniu para votações contra projetos do interesse do governo Bolsonaro. Outros três parlamentares também foram criticados, por terem se ausentado da votação: a tucana Mariana Carvalho; a presidente regional do PP, Jaqueline Cassol e o líder da bancada, Lúcio Mosquini, do MDB. Os quatro que votaram com o governo e apoiaram a ideia de Moro e manter o COAF sob o comando do seu Ministério, foram Léo Moraes (Podemos), Expedito Netto (PSD), Coronel Chrisóstomo (PSL) e Mauro Nazif (PSB).  Esse quarteto não recebeu os elogios que se imaginava, porque os internautas preferiram cair de pau naqueles que não estiveram ao lado da manutenção do sistema de investigação de crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha no Ministério de Sérgio Moro. O assunto ainda vai render muito. O Centrão e seus agregados, além da oposição, é claro, venceram a disputa por um pequeno número de votos apenas 18.

LÚCIO, JAQUELINE E MARIANA COMENTAM…

Os três parlamentares que não participaram da votação nesta quarta, fizeram questão de dar explicações. Jaqueline Cassol explicou, em nota, que estava doente. Tem um problema de labirintite, que se agravou durante evento em que participou na quarta de manhã. Atendida pelos médicos da Câmara, foi orientada a ficar em repouso, ao menos até a crise passar. “Jamais fugi das minhas responsabilidades”, afirmou, encerrando que “o mais importante é minha saúde”. Jaqueline não disse se votaria pela manutenção do COAF sob o comando de Sérgio Moro ou se votaria pela volta do órgão ao Ministério da Economia, tese que acabou vencendo no voto, contrariando o desejo do Governo. O líder da bancada, Lúcio Mosquini, explicou que estava, autorizado pela Presidência da Câmara, entregando máquinas e equipamentos em Rondônia, materiais adquiridos graças às emendas dos parlamentares da nossa representação no Congresso. Na quarta, por exemplo, esteve na Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, cumprindo essa missão. Também não abriu seu voto sobre o assunto COAF. Já Mariana Carvalho, que está no exterior, junto com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, representa a Câmara Federal na Assembleia Mundial de Saúde, em Zurique, na Suiça. Disse que se não estivesse no exterior, participaria da sessão e votaria a favor da permanência do COAF sob o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

SILVIA CRISTINA E ROSÁRIA HELENA

Aliás, sobre a deputada Silvia Cristina, leitores e internautas divulgaram, em alguns dos 40 sites em que essa coluna é publicada, que houve um erro de informação. Segundo eles, o texto de dias atrás, informava que Silvia era a primeira negra a ser eleita por Rondônia. Corrigiram os atentos leitores de que, na verdade, a primeira mulher negra a ser eleita deputada foi Rosária Helena, figura muito querida e que ainda hoje faz falta na vida pública rondoniense. Se fosse esse o raciocínio, teria que se citar também Silvana Davis e Odaísa Fernandes. A coluna, contudo, mantém o que escreveu. Ora, se o texto sobre o sumiço de Silvia Cristina se referia a ela e a sua função, de deputada federal, é óbvio que a coluna se referia à Câmara Federal e não a outro nível de poder ou instituição. Ou seja, Silvia Cristina foi sim a primeira negra a ser eleita para o Congresso Nacional, por Rondônia. Como o texto era sobre a Câmara, não há outra comparação. De qualquer forma, é sempre bom ter leitores acompanhando o blog Opinião de Primeira e o que nele é divulgado. A média diária de leitores, segundo os mais recentes levantamentos, está beirando os 50 mil acessos/dia, somando-se as várias regiões do Estado, embora esse número, em determinados dias, seja muito maior, eventualmente.  Somos gratos.

POR QUE O JOÃO PAULO II SUPERLOTA?

Basta andar pelos bairros de Porto Velho, nos finais de semana, para se compreender dos motivos  de tantos mortos, aleijados e feridos no nosso trânsito, principalmente em acidentes ocorridos nas noites das sextas, sábados e domingos. O atual secretário de saúde do Estado, Fernando Máximo, já fez isso pessoalmente. Percorreu algumas regiões da Capital, nesses dias. O que viu o assombrou. Em frente a muitos bares, 20, 30 motos estacionados. Lá dentro, seus condutores e caroneiros estão bebendo. Alguns bebendo muito. A partir da meia noite, quando começam a sair desses locais, os motociclistas, já embalados por dosagens muito altas de álcool, saem para cont8nuar a noitada ou até para irem embora para casa. Os resultados, todos sabemos. Sete em cada dez pessoas internadas no João Paulo II (algumas morrem pouco depois; outras ficam aleijadas; outras com sequelas para o resto da vida e ainda há as que demoram meses, senão anos para se recuperarem totalmente), são vítimas de acidentes violentos de trânsito, envolvendo motos. Claro que é necessária repressão, multa, prisão, apreensão do veículo. Mas é importante também constantes campanhas de conscientização e informação sobre essa drama. Aí é que deveria entrar o Detran. Há pelo menos três anos não há uma só campanha do órgão, em nível estadual, para tentar diminuir os acidentes. Não está na hora e agir?

TEM GRANA PARA A PONTE

Convidado pessoalmente por Marcos Rocha, o governador do Acre, Gladson Camelli, esteve na Rondônia Rural Show, acompanhado de secretários e assessores. No contato com a imprensa, Camelli confirmou uma boa notícia para a região: não faltarão recursos para concluir as obras da ponte sobre o rio Madeira, na Ponta da Abunã, que, aliás, está quase pronta. Junto com Rocha, Camelli destacou que os dois governantes estão trabalhando em conjunto, para que o organograma da construção seja cumprido e que não faltem recursos ao Dnit, até que tudo esteja pronto. Uma mudança no projeto original, em função da necessidade de elevação das vias de acesso à ponte, poderiam atrasar o trabalho, caso não houvesse recursos disponíveis nos cofres da União. Para Camelli, contudo, essa hipótese está descartada. Para ele, a obra, histórica, já que ligará pela primeira vez na história o Brasil de ponta a ponta, via terrestre, não corre o risco de atrasar e deve ser aberta no segundo semestre deste ano, provavelmente entre os final de agosto e início da setembro. Vamos ver se a previsão do governador acriano se confirmará mesmo ou se ele está sendo otimista demais!

SINTOMA DE UM PAÍS DOENTE…

A absurda inversão de valores que domina alguns setores da vida brasileira, teve mais um capítulo que envergonharia qualquer pessoa decente, nessa terra onde muitos vagabundos são tratados como gente boa e gente boa é tratada como se otária fosse. Nessa semana, a polícia civil fez uma operação na Universidade de Minas Gerais, prendendo pelo menos três suspeitos, que estariam envolvidos no tráfico de drogas dentro do campus.  A Polícia informou que os agentes percorreram o prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade e centros acadêmicos foram visitados pelos agentes, em busca de mais provas contra os que estariam envolvidos no crime.A partir daí é que as coisas mostram como andam algumas cabeças, dentro do mundo universitário. Um grupo de estudantes, ao invés de aplaudir a ação, que buscou tirar de circulação gente denunciada como criminosa, que leva drogas para dentro da Universidade, foi para a frente da Reitoria protestar contra a “invasão” policial, que teria sido feita sem autorização judicial, o que é absolutamente uma inverdade. Enfim, quando os que poderiam ser vítimas dos criminosos se unem a eles para protestar contra o trabalho decente das autoridades, pode-se dizer que, isso sim, é um sintoma claro de um país doente…

PERGUNTINHA

Você acha que a volta do COAF para o Ministério da Economia vai prejudicar a luta contra os assaltos aos cofres públicos e a lavagem de dinheiro ou, como pensa o Presidente Bolsonaro, tudo está dentro do mesmo Governo e as ações continuarão, sem prejuízo das investigações?

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

A 9ª edição do MP Itinerante encerrou na sexta-feira (9), deixando um legado de serviços, acolhimento e cidadania para centenas de famílias ribeirinhas do Baixo Madeira.
L
Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

A secretaria Luana Rocha explica que o programa Vencer foi pensado com carinho pela Seas para dar todas as condições para as famílias serem mais prósperas.
L
Servidoras que são mães recebem homenagem com feira de empreendedorismo, atrações musicais e cuidados de beleza

Servidoras que são mães recebem homenagem com feira de empreendedorismo, atrações musicais e cuidados de beleza

O superintendente da Segep, Silvio Luiz Rodrigues, destacou que ações como essa fortalecem o vínculo entre servidoras e gestão pública, além de estimular o empreendedorismo feminino.
L
IBGE lança novo mapa-múndi invertido com o Brasil no centro e o Sul no topo como símbolo de reposicionamento geopolítico

IBGE lança novo mapa-múndi invertido com o Brasil no centro e o Sul no topo como símbolo de reposicionamento geopolítico

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho
L
Vídeo de cobra 'gigante' no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

Vídeo de cobra ‘gigante’ no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

A gravação, feita aparentemente a partir de um helicóptero, impressiona pelo realismo e pela fluidez dos movimentos do animal nas águas.
L

Linha 2008 mostra a evolução da Peugeot no Brasil

Nova geração do SUV foi avaliada em diferentes cenários urbanos e rodoviários
L

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

Vista Alegre do Abunã recebe van destinada por emenda do vereador Márcio Pacele e dá início às ações Cidade Limpa e Tapa-Buraco

A assinatura da ordem de serviço para pavimentação de vias históricas na região foi outro marco comemorado pelos moradores.
L

Coronel Chrisóstomo destina ônibus para transporte de universitários em Alto Paraíso

A cerimônia reuniu autoridades locais, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Utilize a chave PIX via CNPJ 84.638.014/0001-25 para fazer doação aos atletas na sua estadia em São Paulo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mãe e filha sofrem acidente de moto por causa de buraco aberto na rua

A mulher que pilotava sofreu fratura exposta no pé e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
14

Motociclista passa direto em curva e bate em poste na zona sul

A moto foi retirada do local, e o piloto permaneceu caído, com suspeita de fratura na perna.
12

Adolescente e comparsa são detidos com caminhonete roubada após perseguição

A vítima foi amarrada e espancada dentro de uma casa abandonada
12

Homem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Segundo uma testemunha, o homem entrou na água e começou a nadar em direção a um boeiro, tentando alcançar um pedaço de madeira que estava dentro d’água.
18

VÍDEO: Criminosos em moto fazem assalto na Avenida Rio de Janeiro

Os bandidos fogem em alta velocidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher que mandou matar o namorado é presa pela Polícia em Porto Velho

O assassinato aconteceu no dia 9 de abril do ano passado, na Avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoinha, na zona Leste.
14
Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

O depósito armazenava produtos químicos usados em piscinas.
L
Lula garante que aposentados não serão prejudicados por descontos não autorizados e anuncia ressarcimento dos valores

Lula garante que aposentados não serão prejudicados por descontos não autorizados e anuncia ressarcimento dos valores

O presidente lembrou que os recursos pertencem aos aposentados e pensionistas e que o governo atuará para repatriar o dinheiro e devolver a quem de direito.
L

Sete ruas do distrito de Vista Alegre do Abunã serão contempladas com pavimentação

Prefeito Léo Moraes assina ordem de serviço e marca nova fase para o distrito.
L

Momento Agro | Entrevista Rogério Yamashita – Zootecnista

Neste sábado, dia 10, às 11h, o Momento Agro recebe Rogério Yamashita, Supervisor de Vendas da Tortuga DSM-Firmenich.
L
Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, aponta estudo

Tratamentos eficazes para perda de peso vão além da dieta: veja o que realmente funciona

Mais do que uma questão estética, o excesso de peso está fortemente associado ao risco aumentado de doenças como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral e disfunções renais.
L
Projeto “Estudante Auditor” amplia sua atuação para escolas de cinco cidades de Rondônia

Projeto “Estudante Auditor” amplia sua atuação para escolas de cinco cidades de Rondônia

O projeto Estudante Auditor busca consolidar-se como uma ferramenta eficaz na promoção da cidadania e no fortalecimento da cultura de controle social.
L
Estudo revela que substância do verme-de-veludo pode inspirar novos plásticos biodegradáveis e reversíveis

Estudo revela que substância do verme-de-veludo pode inspirar novos plásticos biodegradáveis e reversíveis

O estudo, realizado por cientistas da Universidade McGill, no Canadá, e da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, investigou espécimes coletados em regiões da Austrália, Barbados e Singapura.
L
Saiba o que é dix, perfis privados de jovens da geração Z e que são vistos como espaços de confiança e intimidade

O que é ‘dix’: perfis privados usados por jovens da Geração Z como espaços de confiança e intimidade

A polêmica envolveu acusações de Duda Guerra, de 17 anos, contra Antonela Braga, de 16, por supostamente flertar com seu namorado através do “dix” dele.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.