SÁBADO, 27/04/2024

CRESCE TAMBÉM EM RONDÔNIA O NÚMERO DE ESTUPROS, OUTRO CRIME BRUTAL COMETIDO CONTRA AS MULHERES

Todos os dias, em cada canto desse país, uma média de 165 estupros são registrados no Brasil. Quase sete ataques sexuais por hora.

Publicado em 

CRESCE TAMBÉM EM RONDÔNIA O NÚMERO DE ESTUPROS, OUTRO CRIME BRUTAL COMETIDO CONTRA AS MULHERES - News Rondônia

CRESCE TAMBÉM EM RONDÔNIA O NÚMERO DE ESTUPROS, OUTRO CRIME BRUTAL COMETIDO CONTRA AS MULHERES - News Rondônia

Há um outro ataque brutal cometido contra as mulheres, todos os dias, que acaba ficando num plano secundário, por tanta violência contra elas e um aumento impressionante de assassinatos, agora chamados de feminicídios, como se mudar o nome do crime resolvesse o problema. Todos os dias, em cada canto desse país, uma média de 165 estupros são registrados no Brasil. Quase sete ataques sexuais por hora. Muitos deles acabam também em morte da vítima.  Em 2017, foram registrados mais de 60 mil casos de estupro no país. No ano passado, esse número cresceu ao invés de diminuir, mesmo com todas as campanhas em defesa da mulher e a luta das autoridades da segurança, do Ministério Público e do Judiciário. Infelizmente, Rondônia está em destaque nesse mapa do horror: é o terceiro Estado do país em número de estupros. Só no ano passado, houve uma média de 77 casos registrados por mês, 2,5 por dia. No final do ano, mais de 920 rondonienses foram vítimas dessa brutalidade.  Três municípios se destacaram de forma negativa no levantamento da violência contra o sexo feminino, em 2018. Presidente Médici, Itapuã do Oeste e Porto Velho, que contabilizou aumento de mais de 20 por cento no número de casos de estupro, em relação ao ano anterior. Há ainda uma outra questão que deixa preocupadas todas as autoridades que lutam contra esses abusos. A polícia chama de “cifra negra” a existência de um grande número de casos de violência sexual contra a mulher que sequer são comunicados. A falta da denúncia pode ser dar por muitos motivos: a vítima fica com vergonha de ser exposta; ela tem medo de sofrer represálias ou já foi ameaçada de morte, caso conte sobre o estupro que sofreu. Não há um número aproximado dessas “cifra negra”, mas há quem ache que se todos os casos fossem comunicados, o número de ocorrências poderia até dobrar.

CRESCE TAMBÉM EM RONDÔNIA O NÚMERO DE ESTUPROS, OUTRO CRIME BRUTAL COMETIDO CONTRA AS MULHERES - News Rondônia

No ano passado, perto de 4.500 mulheres foram assassinadas no Brasil. Nove foram os crimes em Rondônia. Nesse ano, a violência contra as mulheres, no Estado recrudesceu.  Antes mesmo do final do primeiro trimestre do ano, pelo menos três mortes de mulheres já foram registradas. Na semana passada, aconteceu também mais um caso de estupro, mantendo a média assustadora de praticamente dois casos por dia.  Uma menina, criança ainda, de 13 anos, foi atacada no bairro da Capital, levada para o mato e estuprada violentamente por dois tarados. Ninguém foi preso. O estupro é um crime grave, mas também nele a lei dá benesses aos criminosos. A única punição real é que, de vez em quando, presos que não admitem o estupro, principalmente de crianças, praticam contra o tarado o mesmo crime que ele praticou. Afora isso, quase nada…

DANIEL E AS TAXAS DOS CARTÓRIOS

O caso das taxas dos cartórios ainda vai dar muito pano para manga. Atualmente, cerca de 22 por cento do custo cartorial, são de taxas recolhidas para divisão entre o Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado e Defensoria Pública. A lei que cortava esse custo foi aprovada na Assembleia e vetada pelo então governador Daniel Pereira. Agora, está nas mãos dos parlamentares atuais derrubarem o veto e as taxas ou mantê-las. Por duas vezes o projeto já esteve na pauta das sessões da ALE, mas em ambas foi retirado da votação. Daniel Pereira contestou que tenha deixado o abacaxi nas mãos dos parlamentares. Segundo ele, quem criou o problema foi a própria Assembleia, na legislatura passada.  Mas, pior ainda, foi quando o ex chefe do Governo rondoniense desmentiu as afirmações de que, se as taxas forem cortadas, o cliente dos cartórios vai pagar 22 por cento a menos nos procedimentos. Daniel disse que isso não é verdade. “Os preços não vão cair para o consumidor. O dinheiro das taxas apenas trocará de mãos. Deixará de ser dos órgãos que são beneficiados hoje, para passar a ser dos cartórios”. E agora?

O FOGO AMIGO CONTRA HILDON

Hildon Chaves conseguiu organizar muito da desorganização interna na Prefeitura. Não há dúvida que muita coisa melhorou. Organizou também as finanças, preocupando-se não só em manter os salários do funcionalismo rigorosamente em dia como, ao menos até há pouco, os pagamentos dos fornecedores. Mas o Prefeito está descuidando do fogo amigo, aquele que vem de dentro da própria administração. Só pode ser isso, porque numa Prefeitura em que há dinheiro e organização, existem fornecedores que estão há meses sem receber o que têm para receber. Pode-se ter ideia do que isso significa: imagine o leitor ficar seis meses sem receber seu salário. Sobreviveria como? Hildon Chaves tem que exigir da sua equipe que supere a burocracia infernal e priorize o cumprimento dos compromissos, antes que empresas que trabalham para o Município tenham que começar a demitir gente, apenas por não receber o que têm direito. Se não há falta de dinheiro nos cofres municipais – e não há – só a desorganização, a burocracia ou a má vontade do fogo amigo podem estar causando esse grande dano à administração municipal. Que o Prefeito detecte quem está atrapalhando seu governo e mande para bem longe.

ÍNDIOS SÓ NÃO PODEM FECHAR A BR

O protesto dos índios contra a municipalização da saúde indígena é dos mais justos. Se sob a coordenação federal eles já são praticamente abandonados à própria sorte, sofrendo de todo o tipo de falta de apoio e respeito, imagine-se como serão atendidos na falida saúde das prefeituras, em que praticamente nada funciona direito! Por isso, a mobilização de pelo menos duas dezenas de etnias, que foram às ruas contra a mudança, tanto em Rondônia como em outras regiões do país, merece todo o apoio da sociedade.  O Ministério da Saúde diz que vai continuar mantendo o serviço de atendimento, emitiu uma nota pífia, em que não diz coisa com coisa e, no final das contas, parece que vai deixar mesmo os índios nas mãos do sistema municipal de saúde. Eles estão ferrados. Toda a mobilização, os protestos, os pedidos da sociedade, tudo isso merece respeito e aval da população. Nossos índios merecem respeito. Um porém, grave: eles não podem exigir que sejam mantidos sob os cuidados da saúde federal, cometendo o crime de fechar BRs. Ontem, tanto entre Cacoal e Pimenta Bueno, no Riozinho quanto entre Porto Velho e Candeias, os índios fecharam a rodovia federal durante várias horas. Aí não. Nem eles e nem ninguém tem o direito de infernizar a vida da população, querendo que ela fique ao seu lado, cometendo o crime de fechar BRs. Uma coisa é uma coisa, justa e merecedora do apoio geral. Outra coisa é outra coisa: fechar uma rodovia federal é crime e tem que ser tratado como crime. Ponto final

O DRAMA DA CAERD SE AMPLIA

O que fazer com a Caerd? Governo e Assembleia legislativa procuram uma solução, que, ao menos por enquanto, não apareceu. A única possibilidade concreta que está se discutindo tem vindo da Prefeitura da Capital, que pretende criar uma Parceria Público Privada para tratar da questão do abastecimento de água e esgoto em Porto Velho. Mesmo com o sucesso da nova administração, que em poucos meses reequilibrou as finanças da estatal cortou praticamente todos os cargos comissionados; colocou os salários atrasados em dia e aumentou o faturamento, a dívida da Caerd, de mais de 1 bilhão de reais, é completamente impagável. Não há qualquer chance de que a empresa consiga pagar toda essa fortuna e voltar a ser viável. A tendência da Caerd, a médio e longo prazos, é a extinção, passando para a iniciativa privada. Mas, é claro, com o mesmo risco da privatização da Ceron. Ou seja, ser vendida por uma merreca e depois, quem a comprar, ter que aumentar muito o custo da distribuição de água, para poder sobreviver. A empresa ainda enfrenta outro problema sério: 43 por cento de todos os seus servidores de carreira são aposentados, a maioria com 30 até 40 anos de serviço. Mais da metade ainda não parou de trabalhar porque exige, obviamente, a garantia de que seus direitos trabalhistas serão pagos. Só que a Cerd não tem como dar essa garantia. Então, a estatal vai se arrastando e sobrevivendo, enquanto é possível. Fosse uma empresa privada, já teria ido à falência há muitos anos…

RIBAMAR FALA SOBRE ÉTICA

Ele está fazendo falta na Assembleia. Durante todos os seus mandatos – incluindo dois de vereador – Ribamar Araújo foi um exemplo de lisura e respeito para com seus eleitores e a população. Jamais se envolveu em escândalos. Jamais foi processado. Combateu duramente a corrupção. No final, contudo, ao tentar mais uma reeleição, faltaram-lhe algumas dezenas de votos. Uma pena. Mesmo assim, ele continua na ativa, realizando atividades sociais e sendo convidado para palestrar e contar suas experiências na vida pública. Nesta quinta, por exemplo, Ribamar Araújo vai ser o palestrante na Universidade Unicesumar, localizada no centro da cidade, na ladeira ao lado do Tudo Aqui, também conhecido como Shopping Cidadão. Ele vai falar sobre “Comprometimento e Ética no Serviços Público”, tendo a responsabilidade à atuação social como base para o exercício da gestão. Ele vai contar sobre suas experiências na política e como durante uma vida pública de mais de 25 anos, nunca se envolveu em qualquer malfeito. Se tem alguém que pode falar sobre ética na política, é ele. Vale a pena acompanhar! A palestra começa às 19h30.

TOMADA DE CONTAS NO DETRAN?

Todos os dias, os deputados estaduais recebem denúncias contra problemas no Detran e Rondônia. É iminente a criação de uma CPI na Assembleia, para tratar do assunto. Obviamente que praticamente todos os problemas se relacionam com a administração passada, já que no governo Marcos Rocha, que não chegou ainda aos 90 dias, não tem culpa do que ocorre há anos no órgão. Já há muitas ações para corrigir os erros e até planos para cortar taxas abusivas e custos exagerados, embora a implantação dessas mudanças possa demorar ainda algum tempo. Na sessão da ALE/RO desta quarta, contudo, o deputado Jair Montes fez um duro discurso, avisando que se nos próximos meses o Governo não fizer uma tomada de contas no Detran, acabará pecando por omissão. O presidente Laerte Gomes também continua recebendo uma série de denúncias contra o órgão e numa entrevista a Arimar de Sá, nessa semana, reafirmou que a CPI é um caminho praticamente sem volta. Há necessidade de mudanças imediatas, tomadas de rumos diferentes agora. O Detran ainda pode voltar a ganhar a confiança do rondoniense. Basta mudar sua política de espoliar o contribuinte. E tem que escancarar toda a estrutura do órgão, inclusive de gastos, para que se saiba exatamente para onde vai todo o dinheiro arrecadado.

PERGUNTINHA

Hoje, aos 202 dias depois do atentado que quase matou o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, por que as investigações não andaram e todos os envolvidos no crime não foram ainda denunciados?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Presidente acompanhou entrega de avião comercial
L
Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor para manter suspensão da medida
L
Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Informalidade de empregadas domésticas aumentou após pandemia

Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas é comemorado neste sábado
L
Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
L
Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Há mais de 20 anos o país não tinha produção nacional do hormônio
L
Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

No primeiro semestre, programa oferece 67 mil vagas aos estudantes
L

Ducati estreia versão da Multistrada V4 Rally Adventure no Brasil

Modelo será comercializado na configuração Travel & Radar com preço a partir de R$ 149.990,00
L

PodCast Entre Levels entrevista: MC Wset

O apresentador Alisson terá uma conversa empolgante com o renomado MC Wset. Juntos, eles explorarão os bastidores da música, a jornada do MC no cenário artístico e muito mais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Suspeitos roubam dois veículos na BR-319 em Porto Velho

As vítimas foram um mecânico de 39 anos e um cliente dele.
14
Câmera registra batida entre motos que deixou dois feridos em Porto Velho

Câmera registra batida entre motos que deixou dois feridos em Porto Velho

A PM deu apoio no atendimento e fez o registro do fato.
12
Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

As vítimas reconheceram os objetos roubados e relataram os momentos de terror que viveram nas mãos dos criminosos.
10
Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

A dupla foi encaminhada e apresentada no Departamento de Flagrantes.
12

Tia e sobrinha ficaram em estado grave em um acidente entre carro e moto na zona leste

Duas equipes do Samu atenderam as vítimas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com ingressos esgotados, Vasco recebe Criciúma pelo Brasileirão

Com ingressos esgotados, Vasco recebe Criciúma pelo Brasileirão

Duelo às 16h, em São Januário, terá transmissão da Rádio Nacional
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3 milhões

As seis dezenas serão sorteadas a partir das 20h, em São Paulo
L
Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil
L
ESPORTE - Hoje tem Copa Banzai de Judô em Porto Velho

ESPORTE – Hoje tem Copa Banzai de Judô em Porto Velho

O evento esportivo terá consagrados judocas na disputa, entre eles, os medalhistas do Campeonato Brasileiro de Judô, Região IV, Kadu Ribas Lacerda e Cristiano Vieira.
L
Organizadores recebem chama olímpica em Atenas antes do revezamento

Organizadores recebem chama olímpica em Atenas antes do revezamento

Tocha embarca sábado para França, onde iniciará percurso por Marselha
L
ONU: controle sobre mulheres sem véu islâmico fica mais rígido no Irã

ONU: controle sobre mulheres sem véu islâmico fica mais rígido no Irã

Repressão visa principalmente jovens entre 15 e 17 anos
L
Amazônia: garimpo cresceu 361% em terras indígenas de 2016 a 2022

Amazônia: garimpo cresceu 361% em terras indígenas de 2016 a 2022

Estudo foi feito pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
L
Nadal quer jogar um pouco mais para que filho se lembre dele em quadra

Nadal quer jogar um pouco mais para que filho se lembre dele em quadra

Pentacampeão em Madri, espanhol sobrou na estreia do Masters Mil
L
Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

kits de materiais escolares que vão atender 408 escolas, em todo Estado.
L

Promoção 3079 Destilados: Descubra quem ganhou a Cachaça Original D’Minas de Tutti Frutti

Uma festa de paladares e fragrâncias aguarda o afortunado vencedor.
L