QUARTA-FEIRA, 08/05/2024

PESQUISA DESENVOLVIDA EM RONDÔNIA CONTRIBUI PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE QUE CHEGA À MESA DO CONSUMIDOR

Uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa Rondônia e parceiros está contribuindo para a melhoria da qualidade do leite produzido no Estado.

Publicado em 

PESQUISA DESENVOLVIDA EM RONDÔNIA CONTRIBUI PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE QUE CHEGA À MESA DO CONSUMIDOR - News Rondônia

Uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa Rondônia e parceiros está contribuindo para a melhoria da qualidade do leite produzido no Estado. Além dos estudos em si, um dos fatores que contribui para o sucesso é a realização de oficinas com produtores e técnicos para o retorno dos resultados das análises de leite. Esta estratégia tem motivado a adoção de práticas que favorece a melhoria do produto final, neste caso, o leite e derivados que chegam à mesa do consumidor.

É a chamada pesquisa aplicada, ou seja, que gera informação para a ação, conforme explica Juliana Dias, pesquisadora da Embrapa, que é responsável pela pesquisa “Caracterização epidemiológica dos indicadores higiênico-sanitários do leite cru como ferramenta para a melhoria da qualidade do leite”, que está sendo realizada desde novembro de 2016.  “Observamos que a evolução do trabalho, junto aos produtores e indústria, tem gerado conscientização da importância de adotar boas práticas e de avaliar a logística de resfriamento para que se tenha um leite de boa qualidade”, garante. “O retorno dos resultados e a apresentação das boas práticas aos produtores auxiliam o entendimento sobre a importância de produzir leite com qualidade e que seja seguro para ofertar ao consumidor”, continua.

PESQUISA DESENVOLVIDA EM RONDÔNIA CONTRIBUI PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE QUE CHEGA À MESA DO CONSUMIDOR - News Rondônia

A pesquisadora destaca que cada elo da cadeia é importante, mas ressalta a importância da obtenção do leite em condições adequadas, pois a qualidade da matéria prima não melhora depois do processamento. “Não é possível alterar a qualidade do leite na indústria, se a matéria prima não tiver qualidade. A matéria prima na unidade de produção tem que ser obtida seguindo as práticas adequadas para que na indústria seja produzido um derivado de boa qualidade”, ressalta. “Por isso a conscientização sobre boas práticas de ordenha exige esforço das instituições de assistência técnica, de pesquisa, das universidades, para que as informações possam chegar até o produtor”, acrescenta.

Em Rondônia, cerca de 32 mil produtores estão envolvidos na produção de leite o que remete à importância socioeconômica da atividade no estado. Atualmente há várias instituições comprometidas com o desenvolvimento da cadeia produtiva, e que tem interesse em informações sobre a qualidade do leite e, assim, auxiliar na definição de estratégias para melhoria da produção. Como exemplo, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Fapero) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) que financiam este projeto que está sendo desenvolvido pela Embrapa, no valor de R$ 474, 101,00 mil, por meio da chamada 04/2016 – PAP/INTEC-LQL. “Hoje a pesquisa está sendo executada por meio de chamada da Fapero, e tem objetivos que envolvem a estruturação do laboratório, aquisição de equipamentos e de amostras de calibração, participação em ensaios de proficiência e realização de estudos para avaliar a situação da qualidade do leite nas principais microrregiões produtoras do leite no estado visando subsidiar ações e estratégias para melhoria da qualidade da matéria prima”, explana Juliana.

O Laboratório de Qualidade do Leite de Rondônia (LQL RO) atua no escopo da pesquisa realizando análises de amostras de leite cru como, Contagem Padrão em Placas, Contagem de Células Somáticas e componentes do leite. O laboratório participa de ensaios de comparação interlaboratorial, com outros laboratórios que participam da Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade do Leite (RBQL), que contempla os laboratórios de qualidade do leite no país e é coordenado pelo Ministério da Agricultura. “Desde 2014 o LQL RO é avaliado quanto à proficiência das análises, para que dentro desse contexto – a questão estruturante – o laboratório possa oferecer resultados confiáveis e com credibilidade”, afiança. “Num outro ponto também há formação dos recursos humanos especializados para atuar o laboratório em pesquisas de qualidade do leite e também a capacitação de técnicos para procedimentos de coleta de amostras de leite e em boas práticas de ordenha e controle da mastite”, continua.

ATIVIDADES DE CAMPO

Juliana Dias explica que para o desenvolvimento da pesquisa é de fundamental importância as atividades de campo, na qual são definidas estratégias para realizar a coleta de amostras de leite. “Como o leite é perecível e requer uma série de cuidados, é necessário apoio de uma rede de colaboração que inclui instituições como Emater, Idaron e industrias lácteas para que possamos chegar até o produtor. Os resultados dos trabalhos de pesquisa são discutidos e apresentados para a sociedade em forma de palestras, cursos, oficinas, artigos técnicos e científicos”, detalha.

Atualmente todos os municípios de Rondônia produzem leite. A microrregião de Ji-Paraná é a maior produtora do Estado e também onde se concentra o maior parque industrial, seguida das microrregiões de Porto Velho, Cacoal e Ariquemes. “Com o projeto financiado pela Fapero, avaliamos a qualidade do leite produzido nas quatro maiores regiões do estado. Considerando a realidade de Rondônia, o projeto tem como objetivos avaliar os indicadores de qualidade do leite e fatores associados à baixa qualidade em produtores vinculados a agroindústrias familiares e à industrias com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Os resultados obtidos fornecem informações para subsidiar produtores, técnicos na definição das ações para melhoria da qualidade do leite. Em industrias com SIF, a pesquisa envolve a análise espacial dos indicadores de qualidade do leite que identifica áreas de altas contagens de bactérias mostrando para a indústria onde deve ser priorizada as ações. Foi uma estratégia que observamos dentro da pesquisa para sensibilizar e auxiliar a indústria com ferramentas epidemiológicas e utilizando os resultados para dar suporte à tomada de decisão”.

A pesquisadora também destaca a importância socioeconômica da cadeia produtiva do leite para o Estado, tendo em vista que a produção de leite de Rondônia é de característica familiar, em que a média de produção é de cerca de 50 litros por propriedade/dia.

As normas para a cadeia produtiva do leite em vigor visam definir diretrizes para a produção de leite com qualidade. O atendimento aos padrões de qualidade do leite cru se torna fundamental para que os produtores sejam competitivos e possam permanecer na atividade. “Esse é um ponto importante e temos que ter essa responsabilidade. Neste sentido, os resultados podem subsidiar a tomada de decisão de diferentes elos da cadeia produtiva e de instituições ligadas ao setor”, destaca.

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO

A qualidade do leite é definida por parâmetros como a contagem bacteriana do leite, que indica a higiene do processo de ordenha, as condições de resfriamento e armazenamento, e a contagem de células somáticas que reflete a condição da sanidade da glândula mamária. As atividades do projeto identificam a frequência destes indicadores, apresentando como está a situação do leite produzido no Estado. “Para o leite cru, que não foi processado, existe uma instrução normativa que define o processo, desde os procedimentos de ordenha, tempo de resfriamento e conservação do leite no tanque, e tempo para captação do leite pela Indústria”, explica.

Como exemplo, Juliana Dias relata que estudos realizados em algumas microrregiões do estado, identificaram pontos críticos relacionados à baixa qualidade do leite. “O estudo epidemiológico avalia a frequência dos indicadores de qualidade do leite e se a presença de determinado tipo de manejo ou característica da propriedade pode estar associada a baixa qualidade do leite. Os fatores de risco associados a qualidade do leite podem diferir entre regiões”, diz.

Ela relata que no estudo realizado na microrregião de Ji-Paraná, observou–se áreas de alta contagem de bactérias, na região central da bacia leiteira, indicando que esta área deve ser priorizada em ações para melhoria da qualidade do leite. “Observamos que nas áreas de alta contagem de bactérias havia a presença de intermediários na entrega do leite do produtor até o tanque coletivo”, detalha.

Em Rondônia há uma característica em que 90% do leite resfriado é armazenado em tanques coletivos, ou seja, um local onde mais de um produtor inclui o leite para o resfriamento. Nas entrevistas com os produtores foi observado que a presença de intermediários aumentava o tempo de entrega do leite no tanque de resfriamento e que havia falhas na higienização dos latões. “Com essa informação, orientamos as indústrias e demonstramos a importância de conhecer os pontos críticos e definir estratégias para redução da distância entre o produtor e o tanque de resfriamento, já que a atuação deles indicava um fator de risco para altas contagens de bactérias”.

Juliana explica que foram definidas e avaliadas em projeto realizado no laboratório práticas simples para reduzir a contagem de bactérias durante a ordenha em propriedades com diferentes sistemas de ordenha e produção de leite. “O que estamos trabalhando no momento é a divulgação dessas boas práticas, como forma de contribuir junto aos produtores, com informações para a redução da contagem bacteriana da matéria prima na unidade de produção. Nas oficinas de retorno dos resultados das análises de leite aos produtores, discutimos sobre a importância de adoção de boas práticas e seu impacto na redução da contaminação. A recepção dos produtores ao trabalho de campo é muito boa, recebem muito bem toda a equipe e se disponibilizam a participar”, comemora.

Durante a execução do projeto foram realizadas 10 treinamentos em procedimentos de coleta de amostras de leite, quatro cursos para técnicos sobre Qualidade do Leite e Controle da Mastite, sete oficinas para produtores e 14 palestras.

Juliana Alves Dias, Pesquisadora, D.Sc., Sanidade Animal – Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Tem experiência em Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em epidemiologia de doenças infecciosas de animais de produção. Pesquisadora A na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia) atuando em epidemiologia das infecções intramamárias e qualidade do leite. Pesquisador Responsável pelo Laboratório de Qualidade do Leite na Embrapa Rondônia.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Famílias são beneficiadas com entrega de lâmpadas que ajudam na economia de energia

Famílias são beneficiadas com entrega de lâmpadas que ajudam na economia de energia

Além de trocar as lâmpadas, a equipe do PEE está cadastrando famílias para a substituição de geladeiras antigas por modelos novos.
L
Base de Canoas recebe voos comerciais programados para Porto Alegre

Base de Canoas recebe voos comerciais programados para Porto Alegre

Avião da Azul leva mantimentos doados e é o primeiro a pousar
L
Senacon pede flexibilização de regras de transporte aéreo para o RS

Senacon pede flexibilização de regras de transporte aéreo para o RS

Solicitação foi feita em ofício encaminhado nesta quarta
L
Nível do Guaíba começa a descer, mas ainda está 2m acima do limite

Nível do Guaíba começa a descer, mas ainda está 2m acima do limite

Marca chegou à 5,09 metros na manhã desta quarta-feira (8)
L
Doações internacionais ao RS serão isentas de impostos

Doações internacionais ao RS serão isentas de impostos

Remessas terão tratamento expresso, garante a Receita
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

SOS Rio Grande do Sul: Campanha Solidária une municípios de Rondônia para auxiliar vítimas de enchentes

Em coletiva de imprensa, o prefeito Hildon Chaves enfatizou a importância da união e da solidariedade neste momento crítico.
L

Parlamentares aprovam mais de R$ 333 milhões em créditos adicionais para o Governo do Estado

Votações aconteceram durante sessão extraordinária, na quarta-feira, 7.
L

Giro News entrevista: Júnior Cavalcante

O programa Giro News recebe André Henrico para uma entrevista com o pré-candidato a vereador de Porto Velho, Júnior Cavalcante.
L
Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados
L

Governador Marcos Rocha dá início à construção da cerca operacional no aeroporto de Guajará-Mirim

O investimento de R$ 1.412.560,94 (um milhão, quatrocentos e doze mil, quinhentos e sessenta reais e noventa e quatro centavos) visa fortalecer as operações aéreas e promover o desenvolvimento regional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano parabeniza prefeituras por participação na campanha “Declare seu Amor

Premiação é destinada a incentivar a destinação de recursos para fundos da infância e do idoso por meio do imposto de renda.
L
Deputado Edevaldo Neves solicita reforço policial nos residenciais Orgulho do Madeira e Morar Melhor em Porto Velho

Deputado Edevaldo Neves solicita reforço policial nos residenciais Orgulho do Madeira e Morar Melhor em Porto Velho

A iniciativa do deputado surge em resposta às demandas da comunidade residente nesses locais, que têm expressado preocupação com a segurança pública.
L
Produtores rurais compram trator com emenda de Cláudia de Jesus

Produtores rurais compram trator com emenda de Cláudia de Jesus

Associação APROVIC recebeu R$ 243 mil para aquisição dos equipamentos agrícolas.
L
Ieda Chaves faz parte da ação "S.O.S Rio Grande do Sul" que mobiliza doações em Rondônia

Ieda Chaves faz parte da ação “S.O.S Rio Grande do Sul” que mobiliza doações em Rondônia

Proposta é reunir o maior volume possível de suprimentos para ajudar os gaúchos.
L
Produtores do distrito do Iata, em Guajará-Mirim, recebem trator de pneus adquirido com emenda da deputada Sílvia Cristina

Produtores do distrito do Iata, em Guajará-Mirim, recebem trator de pneus adquirido com emenda da deputada Sílvia Cristina

Parlamentar destinou R$ 300 mil para a compra do veículo, entregue para a Associação Ampadi.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF RO deflagra operação para capturar foragido condenado por estupro de vulnerável

PF RO deflagra operação para capturar foragido condenado por estupro de vulnerável

Foi cumprido um mandado de prisão em Ji-Paraná.
10
Idoso é morto a golpes de pé-de-cabra pelo vizinho enquanto dormia na rede

Idoso é morto a golpes de pé-de-cabra pelo vizinho enquanto dormia na rede

Equipes da perícia e rabecão foram acionadas para os trabalhos de praxes e remoção do corpo ao IML.
18
PF RO realiza prisão de condenado por abuso sexual de vulnerável

PF RO realiza prisão de condenado por abuso sexual de vulnerável

O crime foi praticado em 2007, quando a vítima tinha oito anos.
10
Suspeito de roubo em chácaras morre baleado após trocar tiros com a PM em Porto Velho

Suspeito de roubo em chácaras morre baleado após trocar tiros com a PM em Porto Velho

O bando só parou depois que os pneus do veículo Fiat Strada que eles estavam estouraram, em seguida, o trio entrou em um matagal.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Balança comercial tem superávit de US$ 9,041 bilhões em abril

Balança comercial tem superávit de US$ 9,041 bilhões em abril

Petróleo e açúcar puxaram volume exportado no mês passado
L
Hoje é último dia para regularizar ou transferir título de eleitor

Hoje é último dia para regularizar ou transferir título de eleitor

Podem votar jovens que tenham completados 16 anos até 16 de outubro
L

Recebimento da Licença Ambiental: ALDENOR VIERA DA COSTA FILHO

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 13 SOL/DLA (LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE)
L
CNJ inicia emissão de 2ª via de documentos em abrigos de Porto Alegre

CNJ inicia emissão de 2ª via de documentos em abrigos de Porto Alegre

Magistrados voluntários estarão distribuídos por quatro endereços
L
Astrazeneca para de fabricar vacina contra covid por razões comerciais

Astrazeneca para de fabricar vacina contra covid por razões comerciais

Com baixa procura, farmacêutica não atualizará imunizantes
L
Lavoura, maquinário, animais: chuvas no RS prejudicam agropecuária

Lavoura, maquinário, animais: chuvas no RS prejudicam agropecuária

Antes das chuvas, IBGE estimava crescimento de 46% na safra de graõs
L
Vendas do comércio ficam estáveis em março, revela pesquisa do IBGE

Vendas do comércio ficam estáveis em março, revela pesquisa do IBGE

Em relação a março de 2023, faturamento do varejo cresceu 5,7%
L
Chama olímpica chega a Marselha em meio à segurança rígida

Chama olímpica chega a Marselha em meio à segurança rígida

Evento com mais de 150 mil pessoas terá presença de presidente Macron
L
Haddad diz que proposta para desoneração vai na linha da pacificação

Haddad diz que proposta para desoneração vai na linha da pacificação

Ministro tem expectativa de redução da taxa Selic pelo Copom
L
Situação em abrigos públicos do RS preocupa autoridades

Situação em abrigos públicos do RS preocupa autoridades

Defesa Civil contabiliza nesta quarta-feira 66.761 desabrigados
L