QUARTA-FEIRA, 29/11/2023

ARTICULAÇÃO DO FOLHA JOVEM RESULTA EM BOLSA DE TEATRO NO RIO PARA INDÍGENA DE RONDÔNIA

O jornalista João Albuquerque apresentou Yumo Apurinã a modelo Maria Clara.

Publicado em 

ARTICULAÇÃO DO FOLHA JOVEM RESULTA EM BOLSA DE TEATRO NO RIO PARA INDÍGENA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Graças a uma articulação do site Folha Jovem, que fomenta o empreendedorismo, o indígena de Espigão do Oeste Luís (Yumo) Apurinã de 19 anos, conseguiu uma bolsa de estudo integral na Casa das Artes de Laranjeiras, Faculdade CAL, uma das mais prestigiadas instituições de ensino de Teatro do Rio de Janeiro pela qual já passaram celebrados  artistas  inclusive nomes de destaque do elenco da Rede Globo.

Tudo começou no ano passado, quando o editor do Jornal Eletrônico, João Albuquerque, que incentiva jovens talentos, procurou a modelo rondoniense Maria Clara que atua em São Paulo na agência Ford. Ela  estava de férias em Porto Velho, onde nasceu e viveu a adolescência.

Ao ser procurada para colaborar com a carreira do conterrâneo que nem sequer o conhecia, a beldade  sensibilizou – se  pela história do mesmo que tinha saído da sua cidade,  no interior de Rondônia,  com apenas 18 anos para buscar a realização do sonho de ser ator.

Ela então manteve contato com a Faculdade CAL que disponibilizou uma bolsa integral para o curso bacharelado em Teatro. O jovem passou no vestibular e começou a freqüentar as aulas no mês passado.

Feliz com a conquista Luís, cujo nome indígena é Yumo, agradeceu o apoio. “Eu já agradeci muito a Deus. E quero agradecer cada um que contribuiu com isso”, escreveu  ele em mensagem pelo WhatsApp.

ARTICULAÇÃO DO FOLHA JOVEM RESULTA EM BOLSA DE TEATRO NO RIO PARA INDÍGENA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Silvana Lima é a mãe de Maria Clara e teve um papel fundamental porque viabilizou a reunião na qual foi traçada a estratégia para ajudar o adolescente na busca dos seus ideais no mundo artístico.

Fomentar o empreendedorismo e descobrir novos talentos é a missão editorial do site Folha Jovem que edita a Revista Jovem Empreendedor, concede o Prêmio Folha Jovem Empreendedor e realiza o Seminário Folha Jovem de Empreendedorismo para estudantes do ensino médio.

O Folha Jovem foi o primeiro veículo de comunicação a realizar matéria sobre a trajetória da modelo Maria Clara, ainda quando a mesma era adolescente. Ela ainda foi destaque na Revista Jovem Empreendedor e homenageada no Prêmio Folha Jovem Empreendedor.

ARTICULAÇÃO DO FOLHA JOVEM RESULTA EM BOLSA DE TEATRO NO RIO PARA INDÍGENA DE RONDÔNIA - News Rondônia

O jovem indígena escreveu os textos dos espetáculos inspirados nas palestras do Seminário Folha Jovem de Empreendedorismo 2018, cujo tema foi Um Espetáculo de Sonhos e Realizações. Essa temática, aliás, ilustra a vivência do ator que sonha em brilhar nas artes cênicas e começa a se realizar.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Audiência pública acontece dia 5 para prestação de contas de 2023 e relatório de governança na previdência

Na ocasião, serão apresentados relatório de governança, contendo o quantitativo de servidores ativos, aposentados e pensionistas, assim como resumo da folha de pagamento de benefícios e outras despesas.
L
STF admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado

STF admite responsabilizar jornal por acusação falsa de entrevistado

Tese jurídica abre brecha para retirada de conteúdos nas redes sociais.
L

Flávio Dino no STF fortalece democracia, por Andrey Cavalcante

Dono de invejável carreira pública, Flávio Dino é natural de São Luís/MA, onde nasceu em 30 de abril de 1968, filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino.
L
Comissão do Senado aprova 10 nomes para conselhos de Justiça e do MP

Comissão do Senado aprova 10 nomes para conselhos de Justiça e do MP

Lista de aprovados inclui cinco mulheres e cinco homens.
L

Eleições e Fake News: Márcio Nogueira aborda desafios e necessidade de regulação durante palestra na Conferência Nacional de Advocacia

O líder da advocacia rondoniense foi incisivo ao apresentar a necessidade uma abordagem regulatória no ambiente democrático, considerando a atual realidade de uma nas redes sociais.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tapetão: TRE nega pedido de cassação do governador Marcos Rocha

A decisão foi unânime entre os membros da Corte Eleitoral.
L

Agenda News: Grego Original Pub traz shows de rock para animar o final de semana

O pub terá descontos em petiscos e chopp, feijoada com rock, e noite de especiais com bandas que homenageiam Nirvana, Avenged Sevenfold e Red Hot Chili Peppers.
L

MARINA SILVA: Rondônia tem 48 dos 52 municípios em estado de emergência pela seca

‘Ou nós vamos enfrentar o problema do desmatamento, da mudança do clima, ou isso que nós estamos vendo agora é apenas o começo’
L

Coluna do Simpi – R$ 2 bi para avanços digitais nas pequenas indústrias

O MDIC prevê que, em três anos, mais de 93,1 mil empresas terão atendimento direto para conseguir passar por essa transformação digital.
L
FIM DE CARREIRA: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em RO e GO

FIM DE CARREIRA: PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em RO e GO

Foram cumpridos 62 mandados judiciais, simultaneamente, em Rondônia e Goiás. 12 pessoas foram presas.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Primeira convocação de estudantes selecionados em processo seletivo de estágio é realizada pelo Detran

Os estudantes do ensino médio selecionados vão receber orientações quanto ao envio da documentação e a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio do IEL/RO
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Serviços Gerais

Envie seu currículo para o e-mail [email protected]
L

Oportunidade de Emprego na Minalinda: Auxiliar Adm/Financeiro

Empresa busca profissional com formação em administração ou contabilidade e experiência na área.
L

DNIT Lança edital de concurso com 100 vagas de nível superior e salários de até R$12 mil

Oportunidades em diversas áreas com inscrições abertas até dezembro; Tem vagas para Rondônia.
L

Divulgado resultado preliminar do processo seletivo para contratação de estagiários do Detran

As informações sobre o processo seletivo de estagiários do Detran/RO serão prestadas pelo IEL/RO
L
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador denuncia despejo violento de famílias e pequenos produtores durante visita da CPI das ONGs ao Pará

Parlamentar já entregou denuncia à PGR contra a atuação do ICMBio em reserva extrativista do Acre
L

Iluminação e Lazer: Valtinho Canuto trabalha por melhorias para o Baixo Madeira

No mesmo sentido, o vereador está comprometido com a implementação de iluminação no campo de futebol de Brasileira.
L

Linha 78 em São Miguel do Guaporé recebe manutenção após indicação da deputada Lebrinha

Indicação parlamentar atende solicitação do vereador GuiGui.
L

Assembleia e Defensoria Pública estreitam laços em projetos para a população

Presidente da Alero, deputado Marcelo Cruz, recebeu o defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima.
L

Decisão Nacional do Partido Renovação Democrática para Fortalecimento Regional

Esta decisão é parte de uma estratégia mais ampla da Renovação Democrática para consolidar sua presença e influência em nível estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

TRAGÉDIA: Idoso é encontrado morto dentro de rio em distrito

O idoso estava desaparecido e foi encontrado pelo próprio filho.
18

Homicida do Amazonas é preso enquanto trabalhava com refrigeração em Porto Velho

De acordo com a Polícia Civil, Taylles estava com mandado de prisão pelo crime de homicídio, expedido no dia 28 de abril deste ano. O crime teria ocorrido na cidade de Autazes no estado do Amazonas.
12
Em Rondônia, PRF recupera seis foragidos da Justiça

Em Rondônia, PRF recupera seis foragidos da Justiça

As apreensões ocorreram na última semana.
10
Homem é amarrado no poste e espancado após invadir casa de idoso no centro

Homem é amarrado no poste e espancado após invadir casa de idoso no centro

Populares espancaram e amarraram o indivíduo no poste de iluminação pública até a chegada da Polícia Militar que fez a prisão em flagrante.
16

ASSISTA: Ladrão é filmado furtando central de ar em clínica de psicologia na zona leste

De acordo com testemunhas, o ladrão já teria furtado outras três centrais de ar na região.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertura dos Jogos da Juventude Universitária de Rondônia acontece nesta quarta-feira em Porto Velho

As competições acontecem até o dia 3 de dezembro
L
Handebol: Brasil bate Ucrânia com folga na estreia do Mundial Feminino

Handebol: Brasil bate Ucrânia com folga na estreia do Mundial Feminino

Ouro no Pan de Santiago, seleção enfrenta Cazaquistão às 14h de sexta
L

Mãe atípica: advogada Luzinete Xavier é nomeada como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Antes de assumir a presidência da comissão, Luzinete Xavier já era uma membra ativa da comissão, além de ser participativa de grupos como ‘Marias’.
L
Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Kit da Fiocruz garante transfusão de sangue mais segura no Brasil

Precisão do diagnóstico evita transmissão da malária pelo sangue.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Antônio Luís Almeida Costa – ME

Licença Ambiental de Operação – LAO N° 26/sol/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental:  FONSECA & MUNIZ LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PEQUENO PORTE (LAPP) LICENÇA AMBIENTAL OPERAÇÃO (LAO) LICENÇA AMBIENTAL PREVIA (LAP) LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LAI)
L
Saiba como ter acesso a vagas de qualificação profissional

Saiba como ter acesso a vagas de qualificação profissional

Meta do Programa Manuel Querino é qualificar 100 mil pessoas em um ano.
L
Dados são a base para políticas em direitos humanos, avaliam ministras

Dados são a base para políticas em direitos humanos, avaliam ministras

Assunto foi debatido no Fórum Global contra o Racismo e Discriminação.
L

OABRO entrega moção de aplausos ao presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor

Márcio Nogueira, presidente da AOBRO, ressaltou que ações que visam unificar e fortalecer o sistema de justiça beneficiando advocacia e a sociedade devem ser reconhecidos.
L
Comunicado: OABRO suspende atendimento na sexta-feira, dia da advocacia

COMUNICADO DE CHAMAMENTO PÚBLICO: Ações Voluntárias de Melhorias Ambientais no Estado de Rondônia.

Através da plataforma gratuita Google Meet, por meio do link https://meet.google.com/zkg-yvph-mbx, com acesso liberado a qualquer cidadão interessado
L