Graças a uma articulação do site Folha Jovem, que fomenta o empreendedorismo, o indígena de Espigão do Oeste Luís (Yumo) Apurinã de 19 anos, conseguiu uma bolsa de estudo integral na Casa das Artes de Laranjeiras, Faculdade CAL, uma das mais prestigiadas instituições de ensino de Teatro do Rio de Janeiro pela qual já passaram celebrados artistas inclusive nomes de destaque do elenco da Rede Globo.
Tudo começou no ano passado, quando o editor do Jornal Eletrônico, João Albuquerque, que incentiva jovens talentos, procurou a modelo rondoniense Maria Clara que atua em São Paulo na agência Ford. Ela estava de férias em Porto Velho, onde nasceu e viveu a adolescência.
Ao ser procurada para colaborar com a carreira do conterrâneo que nem sequer o conhecia, a beldade sensibilizou – se pela história do mesmo que tinha saído da sua cidade, no interior de Rondônia, com apenas 18 anos para buscar a realização do sonho de ser ator.
Ela então manteve contato com a Faculdade CAL que disponibilizou uma bolsa integral para o curso bacharelado em Teatro. O jovem passou no vestibular e começou a freqüentar as aulas no mês passado.
Feliz com a conquista Luís, cujo nome indígena é Yumo, agradeceu o apoio. “Eu já agradeci muito a Deus. E quero agradecer cada um que contribuiu com isso”, escreveu ele em mensagem pelo WhatsApp.
Silvana Lima é a mãe de Maria Clara e teve um papel fundamental porque viabilizou a reunião na qual foi traçada a estratégia para ajudar o adolescente na busca dos seus ideais no mundo artístico.
Fomentar o empreendedorismo e descobrir novos talentos é a missão editorial do site Folha Jovem que edita a Revista Jovem Empreendedor, concede o Prêmio Folha Jovem Empreendedor e realiza o Seminário Folha Jovem de Empreendedorismo para estudantes do ensino médio.
O Folha Jovem foi o primeiro veículo de comunicação a realizar matéria sobre a trajetória da modelo Maria Clara, ainda quando a mesma era adolescente. Ela ainda foi destaque na Revista Jovem Empreendedor e homenageada no Prêmio Folha Jovem Empreendedor.
O jovem indígena escreveu os textos dos espetáculos inspirados nas palestras do Seminário Folha Jovem de Empreendedorismo 2018, cujo tema foi Um Espetáculo de Sonhos e Realizações. Essa temática, aliás, ilustra a vivência do ator que sonha em brilhar nas artes cênicas e começa a se realizar.