O pesquisador meteorológico, David Friale, conhecido por ser o "mago do tempo" alertou para incidência de chuvas intensas em Rondônia nos próximos dias o que pode aumentar o nível dos rios que cortam o estado. Segundo Friale, “Chuvas intensas ocorrerão, pelo menos até o próximo dia 23 de fevereiro, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru”.
“Em Rondônia, tempo instável, mas abafado, com chuvas a qualquer hora. Em algumas áreas, chove forte, com possibilidade de raios, principalmente no leste e no nordeste rondoniense. A umidade do ar mínima, durante a tarde, oscila, entre 65 e 85%, no sul e no oeste rondoniense, e, entre 60 e 80%, nas demais áreas”, alerta.
De acordo com o Boletim de Friale, “os ventos, em Porto Velho e proximidades, sopram, entre fracos e calmos, da direção nordeste e variações do norte e de leste. No sul e no oeste rondoniense, os ventos sopram da direção noroeste, com variações do norte e de oeste”.
Em alguns dias, ocorrerão chuvas intensas, segundo o pesquisador, com acumulado considerável, podendo causar transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés e deslizamentos de terra.
“Nossas estimativas de acumulado médio de chuvas, entre esta segunda-feira e o próximo domingo, são: Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, entre 50 e 100mm”, prevê.
Sobre uma grande cheia, o pesquisador descarta. “O rio Madeira mantém estável e não há, segundo nossa análise, perspectivas de inundações alarmantes, semelhantes às ocorridas em 2014”, disse.