SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

PORTO CHIBATÃO MUDA PARA HUMAITÁ, POR CAUSA DA HORROROSA ESTRADA DO BELMONT.

A situação caótica da Estrada do Belmont e da falta de apoio em todos os níveis, está prestes a registrar a primeira grande perda para Porto Velho.

Publicado em 

PORTO CHIBATÃO MUDA PARA HUMAITÁ, POR CAUSA DA HORROROSA ESTRADA DO BELMONT. - News Rondônia

PORTO CHIBATÃO MUDA PARA HUMAITÁ, POR CAUSA DA HORROROSA ESTRADA DO BELMONT. - News Rondônia

A situação caótica da Estrada do Belmont e da falta de apoio em todos os níveis, está prestes a registrar a primeira grande perda para Porto Velho: a mudança do Porto Chibatão, um gigantesco porto no rio Madeira pertencente à empresa J. F. de Oliveira Navegação Ltda , que pode sair daqui em definitivo e se instalar em Humaitá, no Amazonas. O grupo Chibatão, aliás, tem sua sede em Manaus, onde é proprietário do maior porto da América Latina, com mais de 1 milhão de metros quadrados. Instalada desde 1996 na Capital rondoniense, ou seja, há 23 anos, o Chibatão só não foi embora antes pelo grande amor que seu diretor presidente, José Ferreira de Oliveira, conhecido como Passarão, tem pela cidade. Nessas mais de duas décadas, os prejuízos foram imensos, pela péssima qualidade da Estrada, que nenhum governo, nesse tempo todo, resolveu. Agora, quando recém assumiu, o governador Marcos Rocha começou a dar um apoio mais efetivo para recuperação da Belmont, mas, ao que parece, ao menos para o Chibatão, a decisão chegou tarde demais. Segundo a procuradora da empresa em Rondônia, Marilene Carvalho dos Santos, toda a estrutura do novo porto está pronta, inclusive com as autorizações ambientais e as demais, necessárias para o funcionamento, já estarem valendo. Cansada de pedir socorro e apoios para a solução para essa questão básica de infraestrutura, pelas péssimas condições da Estrada do Belmont, que prejudicam o funcionamento de mais de 50 empresas do setor de navegação e distribuição de derivados de petróleo, no bairro Nacional, a direção da empresa não teve outra escolha: vai mudar sua planta principal na região e desviá-la 200 quilômetros em direção a Manaus, na cidade de Humaitá. Ali, terá muito mais vantagens, menores custos para operar, até porque o acesso ao porto daquela cidade é muito bom, enquanto o de Porto Velho é assemelhado ao caos.

PORTO CHIBATÃO MUDA PARA HUMAITÁ, POR CAUSA DA HORROROSA ESTRADA DO BELMONT. - News Rondônia

É fundamental que o Governo do Estado se dedique, com toda a urgência possível, para a recuperação total da Estrada do Belmont. A verdade é que a perda de um porto enorme, como o de Chibatão (veja um vídeo sobre a empresa, no link que oferece quase 200 empregos em Porto Velho, mas emprega mais de 3 mil funcionários em toda a sua estrutura, pode ser apenas o começo da trágica saída de dezenas de outras empresas, vivendo sob a péssima estrada que as liga à cidade. Somadas, as empresas que atuam naquela região, pagam algo em torno de 80 milhões de reais/mês só em ICMS. Quase 1 bilhão por ano. Marcos Rocha, que chegou há pouco tempo no poder, pegou mais esse foguete pelo rabo. Já mandou o DER começar a melhorar as condições da Belmont, mas, até agora, ela continua cada vez pior. Agora é hora de resolver, antes que seja tarde demais.

DÍVIDA DO BERON: ORDEM É REVER

Em breve, o caso da dívida do Beron poderá ter novos capítulos. Na semana passada, ao encontrar-se com o presidente Jair Bolsonaro, o governador Marcos Rocha pediu que o assunto seja revisto. O Presidente da República determinou à sua equipe que o pedido seja atendido. Rocha relatou ao Presidente a forma injusta como a dívida foi criada, com grande participação dos interventores do Banco do Central, que a multiplicaram por dez vezes, ao invés de diminuí-la e disse que a cobrança, da forma como é feita hoje, pode até parecer legal e até ser legal, “mas não é moral e muito menos ética”. Rocha destacou que o atual governo federal sabe da importância estratégica de Rondônia para toda a região e que “não é justo e nem vale a pena cobrar uma dívida que é impagável e impossível de ser quitada”, da forma como ela foi se tornando um caso caótico, em que quanto mais o Estado paga, mais fica devendo. “Todos precisamos estar cientes das responsabilidades e dar condições de Rondônia crescer e ajudar o país se desenvolver”, afirmou o néo Governador. Segundo ele, Bolsonaro concordou com as suas argumentações, a ponto de mandar rever, de imediato, a situação da dívida beroniana.

É EDSON QUEM PRESIDE NA SEXTA!

Última forma: não será o deputado estadual mais velho quem irá presidir a sessão de abertura da nova legislatura da Assembleia, marcada para esta sexta-feira à tarde, na casa de shows Talismã, em Porto Velho. Se fosse, a missão seria dada a José Lebrão, do MDB, por coincidência também o mais votado na última eleição. Normalmente seria ele, mas o regimento interno do Poder decidiu diferente. Por ele, a responsabilidade será do atual vice-presidente, o deputado, também do MDB, Edson Martins. A decisão foi anunciada e será confirmada oficialmente, numa reunião preparatório de escolha do novo presidente e da nova Mesa Diretora do parlamento rondoniense, que acontecerá nessa quarta, em Porto Velho.  Os detalhes da sessão solene, que abre a décima legislatura e a primeira, com quatro anos de mandato para os 24 eleitos, no prédio recém inaugurado, serão debatidos no encontro agendado ontem. Aos 60 anos, natural de Nova Venância, Espírito Santo, Edson Martins foi eleito para mais um mandato como deputado estadual, com 11.687 votos. Um dos parlamentares mais respeitados na ALE, ele vai cumprir seu quarto mandato.

RENAN TERÁ VOTO DOS RONDONIENSES?

Em quem vão votar os representantes de Rondônia, para a presidência do Senado? Até agora, pelo menos, não houve nenhum pronunciamento oficial de declaração de voto nem de Marcos Rogério, nem de Confúcio Moura e de Acir Gurgacz. Pelo que se ouve nos bastidores, Marcos Rogério e Confúcio não vão votar em Renan Calheiros, aquele que representa, no Senado, a política antiga, de compadrio, de troca de favores e de enrolados com a Justiça. Gurgacz ainda não se pronunciou, portanto não se sabe se ele iria com Renan ou com algum outro nome que não está entre os mais fortes para a disputa. Renan Calheiros tem uma concorrente dentro do próprio partido, o MDB; a senadora pelo Mato Grosso, Simone Tebet. Comenta-se ainda que haverá outras candidaturas, mas todas com poucas chances, como a do senador Reguffe, que está sem partido e que se lançou à disputa. Reguffe diz que o país precisa de um Senado “mais transparente e que custe muito menos para o contribuinte do que custa hoje. Vou usar a minha candidatura para forçar que alguns temas tenham que ser obrigatoriamente debatidos, como o custo do Senado Federal para o contribuinte brasileiro”, afirmou. Ou seja, com esse discurso, vai é perder votos dos seus colegas, não os conquistar. Renan, o enrolado, que responde a vários processos na Justiça, é o preferido. Menos dos rondonienses, ao que parece.

NA CÂMARA, MAIORIA VAI COM MAIA

Já na Câmara Federal, Marco Maia deve contar com a maioria do apoio da bancada federal rondoniense. Embora não tenham declarado publicamente, ouve-se que vários parlamentares já estariam decididos a manter o atual presidente da Casa. Inclui-se aí o Coronel Chrisóstomo, do PSL, que vai votar acompanhando a posição do presidente Bolsonaro, que apoia Maia para manter-se no comando da Câmara. Lúcio Mosquini (MDB), Mariana Carvalho (PSDB), Jaqueline Cassol (PP), também seriam votos certos no presidente que só não será reeleito caso aconteça uma grande e inesperada zebra, na Hora H. Não há certeza se Mauro Nazif (PSB) e Expedito Neto (PSD), votarão em Rodrigo Maia. Neto, extremamente independente, poucas vezes seguiu a orientação partidária. Sempre vota por suas convicções, como demonstrou em várias ocasiões. Não se sabe ainda a posição da néo deputada federal Silvia Cristina, de Ji-Paraná. O campeão de votos no Estado, o jovem deputado federal Léo Moraes, de primeiro mandato, como Silvia, Jaqueline e Chrisóstomo, também não abriu seu voto, mas deverá ir com Maia. A eleição é na próxima sexta-feira, como o será no Senado e em todas as Assembleias Legislativas do país.

O TERCEIRO ANO VAI FICAR

Foi uma espécie de batalha em defesa da educação. O esforço do deputado Laerte Gomes (PSDB), no sentido de apoiar estudantes do 3º ano em tempo integral da Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela, de Ji-Paraná, ao que tudo indica, pode ter resultado positivo. A Secretaria de Educação (Seduc), havia decidido extinguir o 3º ano, em nome, entre outras coisas, de contensão de despesas. Os alunos, pais, sociedade que se envolve com a escola, uma das mais importantes e que mais se destacam no contexto da boa qualidade da educação da segunda maior cidade do Estado, se mobilizaram, exigindo que a medida não fosse concretizada. Laerte, um importante porta voz dos interesses daquela comunidade, entrou na história. Começou uma série de contatos com a Seduc e com a regional de Ji-Paraná, defendendo a manutenção do curso integral do 3º ano. Ao que parece o esforço valeu a pena, porque o caso estaria sendo revisto pelas autoridades educacionais, numa demonstração e bom senso e de respeito aos pleitos da coletividade. Com 10 salas de aula, 58 funcionários e uma infraestrutura de boa qualidade, a Jovem Gonçalves Vilela tem quase 730 alunos. O que se esperar agora é que, quando recomeçarem as aulas, em 5 de fevereiro, os estudantes do Terceirão estejam lá, cumprindo suas aulas.

ETERNIZADOS NO PODER

O discurso é um, a ação é outra! Na eleição do Sindeprof, dos servidores municipais, o que se ouvia é que a maioria dos associados estaria disposta a mudar o comando da entidade, pois a vereadora Elis Regina e sua família dominam o sindicato há 26 anos. Várias denúncias foram feitas de que ela estaria usando a estrutura do sindicato para cooptar votos, ao ponto de a Justiça intervir e transferir a eleição que tinha sido marcada sem a devida antecedência. Foi só papo furado. Elis e sua chapa ganharam a eleição na base de cinco votos contra um da oposição. Os membros do sindicato querem que a família da vereadora – e ela própria – completem pelo menos 30 anos no comando do Sindprof. Dos quase cinco mil sócios aptos a votar, menos da metade compareceu, porque a maioria dos servidores está de férias. E realizar a eleição em janeiro, num momento que a maioria do pessoal não está nem aí para a eleição e centenas estão viajando, é uma das táticas da diretoria de três décadas para se eternizar no poder. A chapa 2, que perdeu feio, ainda aguarda a análise de denúncias que foram encaminhadas à Justiça, por irregularidades que teriam sido praticadas na eleição, incluindo suspeita de compra de votos. Mas com uma lavada de cinco por um (1.723 a 353 votos), não há muito mais o que fazer nem dizer…

PERGUNTINHA

Você sabia que a ditadura de Nícolas Maduro matou 40 pessoas num só dia, durante protestos contra ele, nesta semana e que prendeu mais de 850 pessoas, entre elas mais de 70 crianças, algumas com menos de 12 anos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moraes suspende decretos do IOF e convoca conciliação entre governo e Congresso

Moraes suspende decretos do IOF e convoca conciliação entre governo e Congresso

Encontro para acordo está marcado para o dia 15
L
STF suspende aumento do IOF; Presidente da Câmara celebra decisão em sintonia com desejo social

STF suspende aumento do IOF; Presidente da Câmara celebra decisão em sintonia com desejo social

Moraes determinou audiência de conciliação entre governo e Congresso
L
Fórum discute estímulo à produção audiovisual para desenvolvimento turístico e cultural

Fórum discute estímulo à produção audiovisual para desenvolvimento turístico e cultural

Qualificação de comissões fílmicas também foi discutida
L
Lula defende novo modelo de financiamento global sem austeridade para países em desenvolvimento

Lula defende novo modelo de financiamento global sem austeridade para países em desenvolvimento

“O modelo da austeridade não deu certo em nenhum pais do mundo”, diz
L
Ministro Márcio Macêdo defende justiça tributária e nega aumento de impostos para a população

Ministro Márcio Macêdo defende justiça tributária e nega aumento de impostos para a população

Márcio Macêdo propõe que debate da questão envolva toda a sociedade
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para a festa mais nostálgica do ano!

News Rondônia divulga os ganhadores da promoção que vai levar internautas para o Encontro de Gerações Anos 80’s & 90’s na Boate Dôha!
L

Amazônia, Gente e Jutiça | Entrevista Marcos Rogério Reis da Silva

Nesta sexta, às 16h, no Amazônia, Gente e Justiça, Marcos Rogério Reis da Silva fala sobre responsabilidade socioambiental nas instituições públicas e os desafios da Agenda 2030. Imperdível!
L

Sexta-feira com gostinho de pipoca de cinema: conheça o ganhador da promoção do News Rondônia e Cine Araújo!

Toda sexta tem sorteio de ingressos no News Rondônia: participe e viva a experiência do cinema com o Cine Araújo!
L
MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

Governo federal diz que ainda não foi notificado judicialmente
L

Povoado Nerd | Entrevista North, Streamer e Fundador da One Dragon e-Sports

Nesta sexta-feira, dia 04, às 17h, o Povoado Nerd recebe North — streamer e fundador da One Dragon e-Sports — para uma conversa sobre o crescimento do universo gamer, os desafios dos e-sports e os detalhes do novo campeonato que será realizado dentro do Projeto Kaminari.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Decisão do TCU sobre licitação da ponte Brasil-Bolívia é acompanhada pelo deputado Lebrão e pela deputada Lebrinha.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre moto e bike deixa homem com fratura na zona Leste

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Hospital João Paulo II.
12

PM apreende 11 kg de drogas e prende trio em Porto Velho Operação integrada da PM resulta na apreensão de entorpecentes e desarticula ponto ativo de tráfico no bairro Floresta

A ação foi desencadeada em uma vila de apartamentos localizada na Rua Açaí, no bairro Floresta, zona Sul da capital.
10

Denarc prende vulgo “JT” com mais de 200 porções de drogas em residência

De acordo com o Denarc, o suspeito estava sendo investigado por receber grande quantidade de haxixe do município de Guajará-Mirim e revendê-la na capital.
10

Motociclista fica ferido após batida na traseira de Fiat Toro no centro

A vítima foi amparada por populares.
10

Cinco são presos e drogas são apreendidas pela PM durante operação em Jaru

Segundo a PM, os suspeitos seguiam juntos com destino a Machadinho do Oeste, cada um com uma mochila.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula cobra fiscalização e preços justos de combustíveis para consumidores

Lula cobra fiscalização e preços justos de combustíveis para consumidores

Presidente diz que redução de preços precisa chegar ao consumidor
L

Edital de Convocação – AGE: Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO

Av. Carlos Gomess, 1616, Centro -Porto Velho / RO
L
STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

Balanço foi divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR)
L
Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Os gols que selaram a vitória tricolor foram marcados por Hércules e Martinelli. Pelo lado do Al-Hilal, o atacante brasileiro Marcos Leonardo descontou.
L
Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Cirurgias, exames e consultas serão realizados em 45 Hospitais Universitários de 24 unidades da Federação. Objetivo é ampliar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS.
L
Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Os atenuantes e a redução do prazo prescricional seguem valendo para autores de outros tipos de crime com menos de 21 anos e mais de 70 anos
L
Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

A prefeitura já iniciou os trâmites necessários para a concretização do projeto, que prevê a instalação de duas bases descentralizadas do Samu: uma na sede do município e outra no distrito de Tarilândia.
L
Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo, receberá líderes globais
L
Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Transição energética justa é preocupação para juventude do bloco
L
Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

As drogas destruídas foram apreendidas em ações anteriores conduzidas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.