Uma copeira, que levava café todos os dias nas reuniões dos executivos da Vale, decidiu desabafar e contar tudo o que ouvia nas reuniões da cúpula administrativa da Vale, empresa responsável pela construção e manutenção da barragem de Brumadinho que rompeu na última sexta-feira (25) e causou uma verdadeira tragédia.
Segundo a profissional, funcionária da empresa terceirizada Sodexo, que prestava serviço aos colaboradores da Vale, todos os executivos tinham conhecimento da gravidade da situação da barragem e tinham pleno conhecimento de que a qualquer momento a contenção do minério poderia se romper e causar uma grande tragédia, no entanto, segundo ela, nada foi feito para evitar o incidente.
A copeira ainda disse na entrevista que os executivos da Vale foram totalmente negligentes e nem ao menos se preocuparam em tomar medidas para que fossem preservadas as vidas das pessoas que trabalhavam próximas aos locais atingidos pela lama da barragem.
Em sua entrevista, a copeira afirmou que enquanto servia café aos executivos ouviu conversas e discussões sobre uma trinca na estrutura da barragem e que documentos, aos quais ela chama de “papéis” foram falsificados para que tudo ficasse por debaixo dos panos e ninguém soubesse do risco ao qual todos estavam correndo.
Sem temer represálias, ela ainda citou dois nomes de pessoas que participaram das reuniões. O fato é que todas as denúncias devem ser apuradas e os responsáveis devem ser punidos exemplarmente para que uma tragédia de tamanha magnitude não volte a ocorrer.
Assista logo abaixo na íntegra, a polêmica entrevista da copeira da Sodexo.