À tarde desta quarta-feira foi de notícia boa para a população rolimourense. O centro cirúrgico do hospital municipal, Amélio João da Silva, foi desinterditado pelo Conselho Regional de Medicina-Cremero. O anúncio foi feito pela equipe da administração municipal integradas pelos secretários de Fazenda Roberto Fujii e Edson Bavaresco, chefe de gabinete, além do diretor do local, Célio Roberto Candil.
Célio Candil frisou que a situação ocorreu por determinação do prefeito Aldo Júlio. “Assim que o prefeito assumiu ele me disse que era para o local entrar em funcionamento o quanto antes, e em trabalho que envolveu toda equipe, cumprimos as exigências do Cremero e nesta semana já faremos cirurgias”.
O médico Antônio Augusto, diretor clínico do hospital, foi claro ao frisar que apenas cirurgias eletivas (Hérnia, vesícula, histerectomia). Casos de emergências traumatologia (fraturas) seguirão sendo encaminhadas para a referência no Heuro em Cacoal. “É importante ser claro, pois as pessoas ao saberem que o centro cirúrgico está funcionando podem imaginar que será tudo, e por hora nosso compromisso e estrutura permite apenas as cirurgias pré-agendadas”, esclareceu o diretor clínico.
Célio Candil informou que atualmente mais de 150 pessoas estão na fila de espera e serão contatadas pela equipe da secretaria municipal de saúde. “O paciente primeiro vai passar pelos postinhos e depois encaminhadas para as avaliações que serão realizadas as quinta-feira, com cirurgias previstas para ocorrerem as sextas e sábados”.