SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

UM PERIGOSO BONECO DE VENTRÍLOQUO E UM DISCURSO ENGANADOR PARA TENTAR GANHAR A ELEIÇÃO

É estranha a campanha do candidato do PT à Presidência. Ele não é ele. É o outro, mas com o nome dele, mas é o outro que coordena tudo de dentro da cadeia.

Publicado em 

UM PERIGOSO BONECO DE VENTRÍLOQUO E UM DISCURSO ENGANADOR PARA TENTAR GANHAR A ELEIÇÃO - News Rondônia

UM PERIGOSO BONECO DE VENTRÍLOQUO E UM DISCURSO ENGANADOR PARA TENTAR GANHAR A ELEIÇÃO - News Rondônia

É estranha a campanha do candidato do PT à Presidência. Ele não é ele. É o outro, mas com o nome dele, mas é o outro que coordena tudo de dentro da cadeia. Depois, os temas são doces, como por exemplo, a grande preocupação com a compra de alimentos orgânicos para a merenda escolar. Fernando Haddad não fala em ideologia de gênero; não comenta o ensinamento de sexo para crianças a partir dos seis anos; não toca na Venezuela (nem uma palavra); nada sobre a roubalheira da Petrobras; a Lava Jato e a série de prisões dos seus companheiros e muito menos na sua incompetente passagem pelo Ministério da Educação e pela Prefeitura de São Paulo. Mesmo assim, soft e dócil tal um cãozinho de madame, em apenas uma semana saltou, nas pesquisas incríveis do Ibope, de números pífios para uma campanha vitoriosa, inclusive com a certeza que ganhará de Jair Bolsonaro, se ambos forem para o segundo turno. Enquanto seu principal adversário se recupera no hospital de uma facada criminosa, que, aliás, parece que não aconteceu (onde estão os membros da Comissão de Direitos Humanos da ONU, que não exigem que o caso seja esclarecido?), o PT aciona o que preparou durante longos anos: as instituições aparelhadas, em todos os níveis, incluindo as redações da grande mídia tomada pela esquerda, que esqueceram a notícia e se transformaram em propagandistas ideológicas. E nas grandes universidades, onde o ensino é decadente e onde o direito de fumar maconha se sobrepõe às questões do ensino e da formação. Toda a encenação do “candidato bonzinho” vem junto com discursos orientados do xilindró, para que parte do eleitorado que não conhece a realidade, que não consegue analisar tudo o que está se passando e o perigo que vem por aí, seja cooptado pelo engano e pela malandragem. Até a eleição o tipo de conversa é um. Depois dela, é a troupe à la Maduro chegando com tudo! Pobres coitados os que caem nessa conversa! Estão ajudando a empurrar o Brasil para o abismo.

UM PERIGOSO BONECO DE VENTRÍLOQUO E UM DISCURSO ENGANADOR PARA TENTAR GANHAR A ELEIÇÃO - News Rondônia

Somos um país onde o aparelhamento de grande parte das instituições nos coloca sob o domínio do medo. O candidato Jair Bolsonaro, aliás, em entrevista que concedeu à Jovem Pan, do hospital, disse com todas as letras que quem está cuidando do seu caso, na Polícia Federal, parece querer concluir que o criminoso que o atacou agiu sozinho. Quem achar que o texto está incorreto, que ouça essa e outras declarações dadas diretamente do hospital. Vai se assustar! Haddad representa o retrocesso, a comunização, a venezualização. Mas, ao invés de mostrar quem realmente é e o que significará uma eleição sua, prefere vender ideias infantis e populistas. Quem não o conhece (e aos seus semelhantes) o compra. Bolsonaro ao menos não é mentiroso. Pode-se não concordar com ele e não gostar dele (e milhões de brasileiros estão nesse grupo), mas quem votar nele, saberá o porquê de o estar fazendo. Já Haddad é um boneco de ventríloquo, que representa Lula. E Lula é o maior perigo para nosso país. Perigosos, pois, são Lula e seu boneco!

COSTURAS PARA O SEGUNDO TURNO

O quadro da sucessão estadual, a partir da decisão do STF, contra o senador Acir Gurgacz, certamente terá alguma mudança. Como ele está concorrendo sub judice, dependendo ainda de uma definição do TSE sobre se sua candidatura terá validade ou não, Gurgacz mantém a campanha, mas numa situação vulnerável. Seus adversários certamente usarão, contra ele, o argumento de que os votos que lhe serão dados não serão computados, ao menos até a posição final da Justiça Eleitoral. Expedito Júnior e Maurão de Carvalho, os grandes beneficiados com os problemas legais que Acir enfrenta, trabalham com a hipótese concreta de que o senador estará fora do páreo e já começam as costuras para um segundo turno. Acir continua sua dura batalha para que a decisão do TSE, que ele e seus advogados consideraram extremamente injusta. Basicamente, por não terem sido cumpridos todos os passos de uma decisão deste tipo. Protestam também contra o que consideraram como cerceamento da defesa, já que o relator do processo colocou em pauta apenas a posição do Ministério Público, mas não dos advogados de Acir. Ele vai em busca de todos os recursos, mas tem contra si um inimigo poderoso: o pouquíssimo tempo, para tentar reverter a situação.

FAMÍLIAS DE PRODUTORES SALVAS

Voltou a razão, o bom senso e o respeito com centenas de trabalhadores rurais, gente simples e que vive da terra. E que seria defenestrada de áreas tornadas como de proteção ambiental, mesmo depois que nelas, durante anos (alguns casos durante décadas), pequenos produtores e suas famílias dali tiram seu sustento. Por iniciativa do Governo do Estado, mas com apoio a ampla maioria dos deputados estaduais, foi aprovado decreto que extingue, como  reserva florestal, a  Gleba Soldado da Borracha, em Cujubim, distrito de Porto Velho, criada pelo Decreto 22.690 de março de 2018, do próprio Governo  rondoniense, quando Confúcio Moura ainda era o comandante geral. Agora, Daniel Pereira acertou com a Assembleia, para que fossem mantidas onde estão as 727 famílias que vivem na área da Gleba Soldado da Borracha, já com título de terra emitido pelo Incra, e mais quase 400 delas trabalhando com plano de manejo. Na hora da votação, 18 deputados foram mais longe: decidiram pela extinção dessa e de outras dez áreas que foram criadas também por decreto. Claro que o assunto ainda vai longe, mas ao menos em nível local e por enquanto, os produtores e suas famílias foram salvos.

CASSOL E O SEGUNDO VOTO AO SENADO

Um evento político que não se poderia imaginar, tem ocorrido com frequência nessa campanha política. Ivo Cassol, uma das maiores lideranças políticas do Estado, que está fora da disputa, tem pedido dois votos para seus candidatos preferidos ao Senado. Um, totalmente normal, já que Carlos Magno é seu companheiro de muitos anos e seria seu vice, caso Cassol concorresse ao Governo. O outro pedido de voto é que é surpreendente. Ele pede votos para Valdir Raupp, que durante longos anos foi um dos seus maiores adversários políticos. Num encontro em Porto Velho, nessa semana, com servidores públicos, em que Cassol e Raupp estavam presentes, o ex governador do PP fez questão de creditar o sucesso da transposição de milhares de servidores para o quadro da União (Ceron, Beron, Caerd…), ao trabalho de Raupp. Como em política nada é definitivo, o apoio importante de Cassol certamente tem ajudado o emedebista em sua caminhada. A Carlos Magno, não se tem duvida que ajuda, já que ele saiu de uma intenção de votos muito pequena e já está com chances reais de chegar lá. O apoio a Raupp, contudo, não há como se medir, ainda. Mas que é um fato diferente nessa complexa política rondoniense, não há dúvida.

HADDAD CRESCEU 13 PONTOS POR AQUI

Os números não são atualizados, são de alguns dias atrás. Mas, no geral,  seguem a tendência nacional. Segundo pesquisa do Ibope feita em Rondônia, com números divulgados nessa quarta, com atraso, o candidato do PT, Fernando Haddad, que na pesquisa de 22 de agosto passado aparecia com apenas 2 pontos percentuais e era o “lanterna” na preferência dos rondonienses, em pouco mais de 25 dias, saltou para 15 por cento e só perde para Jair Bolsonaro, que continua na liderança com 35 pontos, dois a mais do que a pesquisa do final de agosto.  O levantamento do Ibope foi realizado na semana passada, mas só agora divulgado, Estado por Estado. Marina Silva, que tinha 12 pontos por aqui, caiu pela metade. Tem apenas 6. Ciro Gomes tinha 8, ficou nos 8. Geraldo Alkmin, que tinha 6 pontos, ficou no mesmo lugar. Nos próximos dias, o Ibope vai divulgar novos números, já que realizará uma última pesquisa em Rondônia antes do primeiro turno, tanto para Presidente, quanto para o Governo e para o Senado. Vamos, portanto, aguardar números mais atualizados.  O instituto Real Tome/Big Data, da Record, também fará nova pesquisa, nos próximos dias.

SÓ SEIS PONTOS DE DIFERENÇA

Já em nível nacional, o Ibope divulgou nova pesquisa, nesta quarta, agora atualizada, na disputa pela Presidência. Por ela, a distância entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad se mantém em seis pontos. O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre domingo e segunda (registro no TSE – BR 04669/2018) e coloca Bolsonaro com 26 pontos, com Haddad chegando aos 21. Ciro é o terceiro, com 12; Alkmin o quarto, com 8; Marina Silva caiu para 6; João Amoêdo tem 3 e Álvaro Dias 2. Haddad, que antes de ser o nome oficial do PT tinha apenas 4 pontos, saltou para 21 em poucos dias, num dos milagres de transferência de votos (no caso, por Lula), como raramente se viu na história das eleições brasileiras. Nas simulações do segundo turno, pelo Ibope, Haddad ganharia de Bolsonaro. Acredite quem quiser! Seria um resultado de 44 para o petista contra 38 para o capitão. Nessa pesquisa, o candidato do PSL ganharia apenas, num segundo turno, da candidata Marina da Silva. Perderia para todos os demais concorrentes do primeiro time. Nela, Bolsonaro também é o que tem maior rejeição: 44 por cento. Haddad é o segundo, mas lá embaixo, com apenas 27 pontos, o mesmo que Marina Silva. A rejeição de Geraldo Alkmin é 19 pontos e a de Ciro Gomes de 16. Deste time da frente, Álvaro Dias é o que tem menos rejeição, pelo Ibope: apenas 9 por cento. Pelo Ibope, Bolsonaro poderia nem chegar ao segundo turno, se formos analisar os números apresentados.

UM CONFRONTO DECISIVO

Quando a apresentadora Meiry Santos abrir o debate, nesta sexta, às 17h20, na SICTV/Record, começará, definitivamente, a reta final para as eleições ao Governo de Rondônia. A própria Meiry será uma atração especial no encontro de seis candidatos, já que é a primeira vez na história da TV de Rondônia que uma mulher media um confronto como esse.  No auditório da emissora, cerca de 130 convidados especiais, vão acompanhar o evento muito de perto. No Estado todo, mais de duas dezenas de emissoras afiliadas à SICTV mostrarão o confronto ao vivo. Participarão os seis candidatos que têm representação no Congresso Nacional, num sistema aprovado pela Justiça Eleitoral e seguindo a orientação nacional da Record. Estarão frente a frente, debatendo, falando em propostas, confrontando ideias, Expedito Júnior (PSDB), Maurão de Carvalho (MDB), Acir Gurgacz (PDT), Pimenta de Rondônia (PSOL), Coronel Marcos Rocha (PSL) e Vinicius Miguel (Rede). Durante duas horas e dez minutos os pretendentes ao Governo vão participar do debate na emissora onde, nas últimas eleições, ele tem sido decisivo para definir milhares de votos.  Portanto, olho na TV nesta sexta, a partir do final da tarde!

PERGUNTINHA

Você já sabe onde colocou seu Título de Eleitor e lembra a seção eleitoral em que vai exercer seu direito na batalha por transformar nosso país, com a ajuda do seu voto?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorteio do RondônCAP Especial de Férias premia rondonienses com carro, barco, motos e giros de R$ 500

Fiat Strada cabine dupla, três motos Honda POP e R$ 20 mil em Giros da Sorte marcaram o domingo de prêmios
L

Limpeza do espaço do pet reduz riscos e fortalece cuidados preventivos

Prática regular de higiene evita contaminações e melhora a convivência no lar
L

Mercado automotivo brasileiro cresce no primeiro semestre de 2025

Estrutura de consumo sofre mudanças com retração no showroom e fortalecimento da venda direta
L

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços

CAOA Chery atualiza Tiggo 5X 2026 e mantém preços
L

IMPASSÍVEL: Marina Silva passa por nova humilhação, desta vez na Câmara dos Deputados

Se Marina Silva se sentiu ofendida com as cobranças sobre seu trabalho em defesa dos interesses estrangeiros — e quase nada em relação ao povo brasileiro, principalmente o que vive na Amazônia — no Senado, imagine quantos sapos teve que engolir em sua passagem pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta semana.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

PORTO VELHO: Fiscalização do TCE revela falhas graves em unidades de saúde da capital

Relatório aponta falta de medicamentos, insumos, problemas estruturais e sobrecarga no SAMU
L

Ram Rampage 2025 combina desempenho, conectividade e segurança

Linha oferece quatro versões com propostas distintas para uso urbano, rodoviário e fora de estrada
L

Fique por dentro de tudo com o News Rondônia!

Participe do nosso grupo exclusivo de notícias e receba as principais informações direto no seu celular
L

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Com investimento de R$ 13,9 milhões, nova estrutura do Hospital Regional de Guajará-Mirim inclui UTI com 10 leitos, sala de hemodiálise e tomógrafo moderno, reforçando a regionalização da saúde em Rondônia.
L
Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

ZONA SUL: Pai e filha sofrem grave acidente de moto no bairro Cohab em Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixou homem desacordado e criança com fratura exposta na perna
10

Corpo é encontrado sob ponte na zona rural de Jaru, Rondônia

O cadáver foi encontrado embaixo da estrutura da ponte, em uma posição que levanta a possibilidade de que o crime tenha ocorrido em outro local, com posterior ocultação do corpo no ponto onde foi descoberto.
18

Motorista capota veículo ao retornar de celebração de festa na igreja; perda total

Mesmo diante do impacto emocional e material, o motorista demonstrou gratidão por ter saído com vida. “Fico triste por ter perdido o carro, mas muito grato a Deus por ter saído sem nenhum arranhão”, declarou.
10

Suspeito é preso com drogas, dinheiro e chave PIX usada para tráfico na zona sul de Porto

Prisão foi efetuada por guarnição do 5º BPM durante patrulhamento no bairro Areal da Floresta
10

Acusado de homicídio é preso pela equipe do sargento Machado na zona sul de Porto Velho

Mandado de prisão preventiva era válido até 2044; prisão ocorreu no bairro Areal da Floresta, em Porto Velho
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Stellantis inicia produção do Cargo Box BEV

Modelo elétrico será fabricado no maior polo europeu de veículos comerciais leves
L

BYD apresenta primeiro veículo experimental da fábrica de Camaçari

Planta brasileira inicia operação em fase SKD com foco na nacionalização gradual da produção
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Ataque a tiros deixa Jequisson Pantoja morto e três pessoas baleadas no Cristal da Calama

Ex-presidiário foi alvo de disparos na zona leste de Porto Velho; outras três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao Hospital João Paulo II
18

URGENTE: Ataque a tiros deixa três baleados e um morto no Cristal da Calama

Equipes do Samu foram acionados e socorreram as três vítimas para o Hospital João Paulo II. A PM faz buscas pelos suspeitos.
18

Motorista de HB20 fica ferido em colisão frontal com caminhão em Porto Velho

Acidente ocorreu na noite de sábado (05) na Avenida Rio de Janeiro com Antônio Violão; impacto arrancou uma roda do caminhão
10

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.