SEGUNDA-FEIRA, 14/07/2025
Publicidade

PARTIDOS E COLIGAÇÕES PRIORIZAM A BATALHA PELAS CADEIRAS NA CÂMARA, DE OLHO NO FUNDO PARTIDÁRIO

PERGUNTINHA: Faltando 12 dias para o prazo de 15 de agosto, quando o PT diz que anunciará oficialmente a candidatura de Lula à Presidência da República, você acha que ele vai mesmo concorrer ou continua preso e inelegível?

Publicado em 

PARTIDOS E COLIGAÇÕES PRIORIZAM A BATALHA PELAS CADEIRAS NA CÂMARA, DE OLHO NO FUNDO PARTIDÁRIO - News Rondônia

PARTIDOS E COLIGAÇÕES PRIORIZAM A BATALHA PELAS CADEIRAS NA CÂMARA, DE OLHO NO FUNDO PARTIDÁRIO - News Rondônia

O PSDB pode vir com uma nonimata bastante forte para a Câmara Federal. Já está certa a dupla que vai a reeleição: a tucana Mariana Carvalho e Expedito Neto, do PSD e, até o final desta quinta, era tida como certa a entrada, no jogo da coligação PSDB/DEM/PSD, do PRB, com seu presidente regional, Lindomar Garçon, como um terceiro nome extremamente viável para a reeleição. O quarto elemento é uma mulher: Ieda Chaves, esposa do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que entraria no time não só para reforçá-lo, como, ainda, com chances reais de se eleger. E ainda tem o jovem Lucas Follador, do DEM, filho do deputado estadual mais votado na última eleição, Adelino Follador, que pode ser uma surpresa na eleição. Ou seja, a turma do tucanato e seus aliados, que perderam vários partidos com quem já estavam praticamente fechados, depois que o deputado Marcos Rogério, o candidato ao Senado do DEM, não topou que Carlos Magno (PP/PR e outros aliados menores) estivesse com ele no mesmo palanque, pode acabar tendo uma relação extremamente forte, de gente muito boa de voto, para tentar eleger ao menos três parlamentares federais. Já a turma do PDT/PSB e aliados, virá com uma relação poderosa (entre os nomes, estão Mauro Nazif, Jaqueline Cassol, Melki Donadon, Tiziu Jidalias, entre outros), querendo eleger pelo menos quatro deputados. E ainda tem o MDB, agora somando como  aliado (quase certo) Léo Moraes, que vai com Marinha Raupp e Lúcio Mosquini, ambos muito bons de voto, como Léo. O PMDB quer eleger os três. Ou seja, a disputa à Câmara, vital para os partidos, porque quanto mais deputados federais tiver, mais grana recebe do Fundo Partidário, é a grande questão que envolve ainda a essência das negociações e  preocupação de partidos e alianças. O resto é secundário!

PARTIDOS E COLIGAÇÕES PRIORIZAM A BATALHA PELAS CADEIRAS NA CÂMARA, DE OLHO NO FUNDO PARTIDÁRIO - News Rondônia

Dois dias decisivos. A sexta e o sábado serão de intensas conversações entre as lideranças políticas, antes que se esgotem, nesse domingo, os prazos para que os nomes dos escolhidos nas convenções sejam encaminhados à Justiça Eleitoral. Parece daqueles jogos decisivos, em que os nervos ficam à flor da pele até o último segundo e só se começa a acreditar que tudo terminou, depois do apito final do árbitro. Ninguém se espante se surgirem novidades muito significativas, inclusive na disputa pelo Governo. Mesmo com dois nomes de ponta já escolhidos (Maurão de Carvalho e Acir Gurgacz) e o terceiro, Expedito Júnior, prestes a ser homologado no domingo, há ainda, sim, possibilidades de surpresas daquelas que pegarão a todos no contrapé. Há quem diga que até candidaturas ao Senado e ao Governo ainda podem ser mexidas, mas as maiores negociações, até agora, se referem às eleições proporcionais. E principalmente as nominatas para a Câmara Federal. Aí sim, o jogo vai terminar somente na 26ª hora!

UM FRENTÃO QUE VEM COM TUDO!

Das convenções do final de semana, a do PP, PR e Solidariedade deve lançar um número expressivo de candidatos para outubro.  Os três partidos estão na coligação que apoia Acir Gurgacz ao Governo e vão entrar num Frentão com várias outra siglas: PDT, PSB, PTB, PTC e PSDC. Os dois principais nomes da coligação são a presidente regional do PP, Jaqueline Cassol, nome quentíssimo para a Câmara Federal e do presidente regional do PR, o deputado Luiz Cláudio da Agricultura, que  concorre à reeleição. Tiziu Jidalias é outro nome forte do grupo e chega com chances reais, já que a região de Ariquemes terá muito poucos candidatos ao Congresso. E ainda tem a jovem vereadora de Porto Velho, Cristiane Lopes, com um mandato positivo e muitos votos. Os números da coligação são expressivos. Ela pretende lançar nada menos do que 16 candidatos à Câmara Federal, com meta de eleger pelo menos quatro, mas sonhando até com cinco. Além disso, virá com 48 candidatos a deputado estadual, com meta de eleger uma bancada forte, que, nos planos deste grupo, seria a maior da nova Assembleia Legislativa. O inusitado acordo político entre os grupos Cassol e Gurgacz, até há pouco tempo algo inimaginável, transformou essa na  coligação certamente a mais forte, ao menos teoricamente, pelo número de partidos, entre todas as que disputam o pleito de outubro. 

MAIS MULHERES VOTANDO

Dos quase 1 milhão 176 mil rondonienses  aptos a votarem em outubro e no segundo turno para o Governo, que certamente o haverá, 82,3 por cento já vão utilizar o voto biométrico. Perto de 968 mil eleitores usarão este moderno sistema, dos mais seguros, precisando apenas de suas digitais, para poderem escolher seus candidatos. Em 36 das nossas cidades, todo o eleitorado já está cadastrado no sistema, enquanto em outras 16 a votação ainda será feita da forma antiga. O eleitorado do Estado, em dois anos, cresceu mais de 4 por cento. Continuamos tendo uma maioria de mulheres aptas a votar. Elas são quase 20 mil a mais que os homens. Os dados oficiais da Justiça Eleitoral apontam que temos, hoje, quase 598 mil mulheres que poderão votar, contra 578 mil homens. Porto Velho é a maior cidade e, claro, o maior eleitorado: quase 335 mil eleitores, 28,5 por cento do total cadastrado em Rondônia. A verdade é que isso não quer dizer muita coisa, porque historicamente é a união do interior em torno dos seus candidatos que elege mais gente, enquanto o voto na Capital é pulverizado. Nada indica que nessa eleição, esse quesito vá mudar..

O GOVERNADOR…GOVERNA!

Enquanto fervilha a atividade política, com a proximidade das eleições e os acordos sendo costurados, o governador Daniel Pereira parece mesmo estar distante desse complexo tema, embora seja uma das principais lideranças políticas do Estado, atualmente. A política local ferve e Daniel se preocupa mesmo em…governar. Nessa semana, por exemplo, esteve em Brasília tratando de questões vitais para o Estado. Três das suas conversas pretendem resolver importantes problemas pendentes. O Governador esteve no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, onde tratou da transposição de 800 servidores, que tinham sido colocados na folha da União por um ano, mas voltaram para o Estado. Na Eletrobras, apresentou  uma proposta de quitação de dívida do Estado com a estatal, algo em torno de 600 milhões de reais, de responsabilidade da Caerd. No Ministério das Cidades, Daniel foi reivindicar a construção de  escolas, creches e outras estruturas, em conjuntos habitacionais da Capital e de Ji-Paraná. Em suas andanças brasilienses, Daniel teve a parceria do senador Valdir Raupp, que tem sempre portas abertas em todos os órgãos federais.

POR FALAR EM RAUPP…

Foi mais uma denúncia vazia contra ele. Outra, também arquivada,  Dessa vez, o  ministro Edson Fachin, do STF, determinou o arquivamento de inquérito da  Operação Lava Jato,  contra Raupp, por  falta de provas, durante a investigação. O inquérito surgiu de uma denúncia  feita pelo Ministério Público Federal, de  que o senador do MDB, quando presidente nacional do partido,  teria solicitado doações ao presidente da Transpetro, Sérgio Machado, para a campanha de Gabriel Chalita, a prefeito de São Paulo, em 2012.  Raupp,  ao tomar conhecimento do arquivamento desse inquérito pelo STF, afirmou que  sempre acreditou  na Justiça, e que jamais deixou de trabalhar pelo desenvolvimento do estado de Rondônia. Já são várias as denúncias contra ele que naufragaram, mesmo tendo causado inúmeros prejuízos à sua imagem. O denuncismo, baseado muitas vezes em suposições e denúncias que não são confirmadas,  é extremamente positivo para quem adora o lado mundo cão da política, mas negativo demais para quem é vitima dele. O que a gente deve sempre defender é que os culpados devem ser punidos exemplarmente, mas que não se faça denúncias públicas contra quem quer que seja, se não houver provas robustas para fazê-lo!

MAIS DE 4 MIL QUEIMADAS

O combate às queimadas é uma das maiores preocupações do Corpo de Bombeiros de Rondônia. Para se ter ideia do que está acontecendo no Estado, de janeiro até agora, foram detectados seis mil focos de incêndio, quatro mil deles apenas no mês de julho. Os bombeiros conseguiram atender a pouco mais de 10 por cento deste número. As queimadas causam graves prejuízos ambientais e à saúde pública (causando graves danos, no sistema respiratório, principalmente a crianças e idosos) em função da intensa fumaça, além de serem perigosas para destruição de bens materiais. O comandante dos bombeiros no Estado, o coronel Chianca, fala sobre tudo isso e pede apoio da população para combater a essa prática criminosa, que tantos danos causa, em entrevista ao programa Direto ao Ponto, apresentado por Sérgio Pires, que vai ao ar neste sábado, 11h30, na Record News Rondônia. A atração da SICTV/Record pode ser vista, na íntegra, a partir de domingo, no site Gente de Opinião. Não perca!

É SÓ O MESMO DO MESMO!

A disputa presidencial também tem que estar no foco, sempre. Dos nomes postos – nesta quinta, foi oficializado o do representante do MDB, o competente ministro Henrique Meireles, mas que, ao que tudo indica, será um fracasso nas urnas – o único que ainda mexe com o país, para o bem ou para o mal, é Jair Bolsonaro. Ao menos é esse o quadro de hoje, enquanto o horário eleitoral gratuito não começar, quando então os gigantes terão muito mais tempo para conversar com o eleitor do que os nanicos, como o PSL de Bolsonaro. Qual o problema da maioria dos nomes conhecidos até agora, entre os representantes dos grandes partidos e coligações? O mesmo do mesmo! Essa é a questão. Geraldo Alkmin tem o mesmo discurso, sem emoção alguma e sem uma só novidade. Ciro Gomes e suas loucuras, chegam com a mesma conversa de sempre. Meireles seguirá o idem do idem. Afora os nanicos sem chance alguma, como João Amoêdo, do Partido Novo, com um belo discurso, mas que levará uns 10 anos para se tornar  conhecido do eleitor brasileiro, o que mais os presidenciáveis têm a dizer? Vamos ouvir a conversa sem pé nem cabeça de Marina da Silva, uma nulidade que tem apoio apenas de parte da esquerda mais burra? Ou vamos esperar que o presidiário Lula diga alguma coisa que não seja também as mesmices que tem repetido? O candidato que tem falado a voz de parte considerável da população, mesmo com todos os riscos que representa para a democracia, é Jair Bolsonaro. Ou os outros mudam seus discursos e falam a linguagem do Brasil de hoje ou comecem a preparar a faixa presidencial para o cara da extrema direita. Quem avisa….

PERGUNTINHA

Faltando 12 dias para o prazo de 15 de agosto, quando o PT diz que anunciará oficialmente a candidatura de Lula à  Presidência da República, você acha que ele vai mesmo concorrer ou continua preso e inelegível?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

RondônCAP realizou sorteio Especial Bateu na Trave com um total de 185 ganhadores

O sorteio do RondônCAP Especial Bateu na Trave aconteceu neste domingo, 13 de julho, e o público já pode se preparar para a próxima edição que vai sortear 5 motos HONDA juntinhas ou o valor líquido de 60 mil e mais 43 prêmios em dinheiro e o Título por apenas 5 reais.
L
Fotos: Pexels

Transplantes em pets exigem compatibilidade e acompanhamento contínuo

Avanço de procedimentos em cães e gatos ainda depende de pesquisas e estrutura especializada
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (13/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (13/7) para seu signo

Horóscopo 2025 destaca o que os astros reservam para este domingo (13/7) em amor, carreira e saúde para cada signo do zodíaco.
L
Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Campanhas da Fhemeron ampliam doação de sangue em Rondônia durante as férias, garantindo estoques para emergências e demandas hospitalares.
L
FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

Cerimônia da FACER e CMEC Rondônia fortalece empreendedorismo feminino com posse do Conselho da Mulher Empreendedora em Ariquemes.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

O legado das quatro argolas avança com o novo Audi A5 Sedan

Modelo chega por R$ 379.990,00 com visual renovado, cockpit digital e itens de série voltados à condução
L

Governo regulamenta nova tributação de veículos pelo programa Mover

Nova regulamentação altera critérios do IPI e define regras até 2026
L
Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Julho Amarelo 2025 é lançado em Rondônia com foco na eliminação das hepatites virais até 2030

Campanha Julho Amarelo 2025 reforça ações de prevenção, testagem e vacinação contra hepatites virais em todo o estado de Rondônia.
L
MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira, o plano de estender o programa Pé-de-Meia a todos os estudantes do ensino médio da rede pública a partir de 2026.
L
Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

O programa Momento Agro recebe o advogado Dr. Renan Maldonado, especialista em direito do produtor rural
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso vira alvo de nova polêmica após Jorge Seif acusar fraude bilionária que triplicou número de pescadores e favorece crime organizado.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador entrega R$ 400 mil para inclusão e educação de deficientes visuais em Rondônia

Emenda de Jaime Bagattoli fortalece a Asdevron, referência em inclusão e apoio a pessoas com deficiência visual em Porto Velho.
L

Cássio Gois fortalece o Cernic com recursos que ampliam atendimentos e garantem mais saúde em Cacoal

Deputado investe quase R$ 200 mil na instituição, com destaque para melhorias na área odontológica infantil.
L
Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva detalha benefício para 35,5 mil pescadores e agricultores de Minas Gerais e Espírito Santo, impactados pelo rompimento da barragem em Mariana há dez anos.
L

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Jovem de 19 anos é baleado por dupla em motocicleta no bairro JK, zona leste de Porto Velho

Abraão Alves Pinheiro foi atacado na noite deste domingo (13) por dois criminosos em uma moto preta. Mesmo após entregar o celular, foi baleado no braço e na mão.
14
Criminoso é preso com moto roubada após perseguição na zona sul

Criminoso é preso com moto roubada após perseguição na zona sul

Suspeito foi flagrado na Rua Pau Brasil, no bairro Castanheiras, e tentou fugir em alta velocidade antes de ser detido pela Polícia Militar.
10
Motociclista fica inconsciente após queda grave na zona Leste

Motociclista fica inconsciente após queda grave na zona Leste

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e socorreu a vítima.
12
Peão de fazenda é preso depois de cortar garganta da esposa em Porto Velho

Peão de fazenda é preso depois de cortar garganta da esposa em Porto Velho

Crime aconteceu na Linha Triângulo, distrito de União Bandeirantes; vítima foi socorrida em estado grave e transferida ao Hospital João Paulo II.
12

Foragido é preso só de cueca em terreno baldio junto de amigo

De acordo com a Polícia Militar, a dupla saiu correndo ao perceber a aproximação da viatura, mas acabaram sendo abordados ainda no local.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Gestores de Rondônia discutem novas pactuações do SUS em reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Evento da Comissão Intergestores Bipartite reúne Sesau e secretários dos 52 municípios de Rondônia para pactuar políticas de saúde do SUS.
L
colisao-entre-motocicletas-deixa-mulher-ferida-na-zona-leste-de-porto-velho

Colisão entre motocicletas deixa mulher ferida na zona Leste de Porto Velho

Segundo testemunhas, o outro motociclista teria avançado o sinal vermelho, provocando a colisão.
10
Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Com obra 99% concluída, reforma da Escola Boa Esperança amplia estrutura, garante ambiente acolhedor e fortalece parceria entre governo e município.
L
Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Com 99% concluída, reforma do Cemetron amplia estrutura, adiciona 10 leitos de UTI e mantém serviços do SUS em Rondônia.
L
Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Grandes montadoras submeteram modelos de veículos de entrada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para obter isenção de IPI, uma medida do programa Carro Sustentável que visa incentivar a produção de automóveis mais econômicos e ecológicos no Brasil.
L
PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na Capital

PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na capital

Na madrugada deste sábado, 12 de julho de 2025, em Porto Velho, a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas, após ele tentar fugir de uma barreira policial com 40 kg de entorpecentes escondidos em seu caminhão.
12
Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Em Santa Luzia D’Oeste (RO), a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, no momento em que ele retirava uma encomenda contendo R$ 2.050,00 em cédulas falsas, adquiridas por meio de rede social.
10

Sexta de cinema garantido: News Rondônia e Cine Araújo anunciam mais um ganhador da promoção que leva ao cinema sem gastar nada!

Toda semana tem sorteio de par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Quer participar? É rápido, gratuito e pode transformar sua sexta-feira!
L

“Ditadores de Trump no Brasil” são alvo de crítica por apoio à ingerência dos EUA

Em artigo opinativo, servidor aposentado critica políticos brasileiros por defenderem posicionamento dos EUA sobre investigações contra Bolsonaro.
L
Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Em vigor desde 2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) celebra uma década como marco na garantia de direitos para Pessoas com Deficiência (PCD), indo além das cotas ao exigir acessibilidade e combater o capacitismo para uma inclusão efetiva no mercado de trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.