TERÇA-FEIRA, 07/05/2024

GRUPO DE CASSOL PODE TROCAR DE ALIANÇA. BASTIDORES FERVILHAM COM AS NEGOCIAÇÕES POLÍTICAS

PERGUNTINHA: Com todas essas negociações de acordos e alianças para a eleição de outubro; com a situação mudando seguidamente, você já decidiu ao lado de quem estará ou ainda está cheio de dúvidas?

Publicado em 

GRUPO DE CASSOL PODE TROCAR DE ALIANÇA. BASTIDORES FERVILHAM COM AS NEGOCIAÇÕES POLÍTICAS - News Rondônia

GRUPO DE CASSOL PODE TROCAR DE ALIANÇA. BASTIDORES FERVILHAM COM AS NEGOCIAÇÕES POLÍTICAS - News Rondônia

A grande pergunta na corrida pelo Governo, é se acontecerá mesmo a coligação liderada pelo PSDB de Expedito Júnior com o grupo que tem a frente Ivo Cassol e Jaqueline Cassol, do PP, mais o grupo do deputado Luiz Cláudio, do PR. Até há poucos dias atrás, essa dúvida não existia. Mas então Cassol passou a exigir que uma das vagas ao Senado fosse destinada a Carlos Magno, seu companheiro de longa data e que seria o candidato a vice governador, caso Cassol disputasse o Governo em outubro.  A aliança de Expedito já estava alinhavada com uma vaga para o DEM (Marcos Rogério) e outra para o PRB (Pastor Edésio Fernandes). Também, nas últimas entrevistas, o ex governador e senador Cassol passou a fazer elogios ao seu companheiro de Senado, Valdir Raupp, o que poderia significar uma provável aproximação entre o MDB e o PP/PR, ao menos na disputa senatorial, mas que poderia ser estendida na corrida pelo Governo, numa coligação que teria Maurão de Carvalho à frente. Um segundo ponto também demonstra que pode estar mudando a situação. O PSDB, junto com o PSD e o DEM, além de outros partidos menores a eles aliados, realizam uma pré convenção no sábado pela manhã, em Ji-Paraná, que culminará com o lançamento da candidatura de Expedito Júnior ao Governo. Pouco depois, o PP anunciou encontro estadual em outra cidade da região central, Ouro Preto do Oeste, para anunciar Carlos Magno como seu nome ao Senado. Ou seja, os até há pouco muito próximos para fechar um Frentão, vão estar em locais diferentes, no mesmo dia. Claro que é de estranhar! Oficialmente, ao menos por enquanto, ninguém falou nada sobre o assunto. Mas ele anda fervilhando nos bastidores da política.

GRUPO DE CASSOL PODE TROCAR DE ALIANÇA. BASTIDORES FERVILHAM COM AS NEGOCIAÇÕES POLÍTICAS - News Rondônia

Para esquentar ainda mais a situação, ouve-se também que nos últimos dias, Maurão de Carvalho e Jaqueline Cassol teriam tido pelo menos dois encontros, com o tema principal, obviamente, voltado para outubro. Tudo isso não está confirmado oficialmente, mas se houver acordo mesmo entre os dois grupos, ficará ainda mais distante a possibilidade do ex governador Confúcio Moura conseguir uma das duas vagas ao Senado. Uma delas ficaria com Raupp e a outra iria, caso o acordo fosse fechado, para Carlos Magno. Que se repita: não há nada fechado ainda, em definitivo. Mas que as conversas andam acontecendo de hora em hora, entre todos os envolvidos, estão sim! Não se pode apostar em nada, definitivamente, mas, pelo que se ouviu nos últimos dois dias, a aliança entre Cassol e Expedito, que era sólida, pode estar se desfazendo. E um acordo do MDB e de  Maurão com o grupo cassolista, estaria  em curso. Por enquanto, nenhum dos lados abre o jogo ou bate o martelo. Há ainda pelo menos 13 dias, até as convenções de 5 de agosto, para  que se saiba exatamente quem vai com quem e quem vai contra quem…

GUERRA POR OITO VAGAS

Na eleição de outubro, entre tantas disputas acirradas, a que levará apenas oito pretendentes para a Câmara Federal deve ser daquelas de arrepiar. A bancada federal atual é composta por nomes de muito destaque na política estadual, mas os novos pretendentes também chegam com volúpia e querendo tomar o lugar de quem está lá. Hoje, Rondônia é representada por Mariana Carvalho, Marinha Raupp, Lúcio Mosquini, Luiz Cláudio da Agricultura, Lindomar Garçon, Nilton Capixaba, Expedito Neto e Marcos Rogério. Desses, Marcos deve ir ao Senado e Capixaba está com condenação em segundo grau, o que pode tirá-lo da disputa. Além de pelo menos duas dezenas de pretendentes de partidos menores, com poucas chances de chegarem lá, há alguns nomes muito fortes, entre os querem derrubar os que vão à reeleição. Neste time, destacam-se pelo menos três nomes muito fortes, na política estadual: Mauro Nazif, Léo Moraes e Jaqueline Cassol. Ainda pode-se somar, neste contexto, duas vereadoras da Capital que disputam vagas à Câmara: Joelna Holder e Cristiane Lopes. Pode-se acrescentar, nessa relação, a  vereadora Sílvia Cristina, do PDT de Ji-Paraná, a mais votada na cidade. E ainda pode surgir mais alguma surpresa por aí…

ABANDONO E SUJEIRA NO ESPAÇO

O número de protestos aumenta todos os dias. São dezenas de porto velhenses, senão centenas, denunciando o abandono do Espaço Alternativo, recém entregue à população, mas já hoje tomado por vendedores ambulantes, pela sujeira deixada pelos frequentadores das madrugadas; por corridas de carro; pela droga que rola solta. É incrível como um lindo espaço como aquele, construído depois de tanto tempo de espera, depois de tantos gastos, tenha se transformado num local onde marginais tomam conta nas noites e ambulantes se adonam de todos os espaços, inclusive impedindo, em alguns trechos, o ir e vir dos frequentadores. A Prefeitura alega que o Governo do Estado ainda não  lhe passou a área, oficialmente. Ora, mais uma vez questiúnculas burocráticas causam graves prejuízos à população. É um documento que falta? Que o governador Daniel Pereira dê 24 horas para sua assessoria enviar o tal documento de entrega da área ao município. E que o prefeito Hildon Chaves dê outras 24 horas para que sua equipe tome conta do local e cuide dele. Pronto! Pra que tanta burocracia, tanta palhaçada, tanto lava mãos? Porto Velho é mesmo uma cidade azarada, já que nada por aqui dá certo? Ou são suas autoridades que são incompetentes mesmo?

A ALTA VELOCIDADE NA DUQUE

Há uma inversão de valores na questão do trânsito na rua Duque de Caxias, recém transformada pela Prefeitura da Capital. Ouve-se reclamações sem fim de que o número de acidentes ali é muito alto; que falta sinalização; que falta orientação aos motoristas; que os agentes de trânsito deveriam estar mais presentes. Em parte, os críticos têm razão mesmo. Principalmente quando reclamam que a Prefeitura não impediu o estacionamento de veículos, nos dois lados da Duque, em todas as esquinas. Ou seja, o motorista que vai atravessá-la tem que ir quase até o meio da pista para poder enxergar se vem ou não algum carro. Até um débil mental, que tenha um mínimo  conhecimento de trânsito, que tenha dirigido um carro alguma vez na vida, sabe que sem coibir o estacionamento nas esquinas, não há como ter visão do trânsito em avenidas movimentadas. Mas aqui em Porto Velho, tudo pode e a Semtran é incompetente para sinalizar e proibir esse tipo de ação. Afora isso, todo o resto que está acontecendo na Duque de Caxias e suas transversais é culpa dos motoristas irresponsáveis, burros; que não respeitam a sinalização e, pior que tudo, andam em alta velocidade, incompatível com uma rua de área urbana. A Semtran tem sua culpa sim, mas na maioria dos casos, é o próprio motorista o causar dos acidentes graves que acontecem por ali.

CRIMES VIOLENTOS SÓ AUMENTAM

Em janeiro e fevereiro, foram 72. Em março e abril, outros 60. Em maio, 34. Os números de junho ainda não fecharam. Mesmo assim, a polícia já tem dados que apontam um aumento de quase 20 por cento no número de assassinatos em Rondônia, sobre os primeiros seis meses do ano passado. A violência crescente atinge todo o país. No nosso vizinho Acre, por exemplo, uma guerra de gangues matou perto de 20 pessoas em um mês.Pior mesmo foi a situação do Amazonas, que em um único mês (maio, segundo dados oficiais), registrou nada menos do que 353 crimes violentos, num índice de 4,20 assassinatos por 100 mil habitantes, quatro vezes, por exemplo, dos números do Canadá. Em Rondônia, a média tem sido de menos de 2 assassinatos por 100 mil habitantes, considerado um percentual baixo, nos números frios. Mas, no contexto da perda de vidas, não há como mensurar a violência que nos domina. Em todo o país, já foram 21 assassinatos apenas até maio. Falta de ações de segurança pública é uma das causas importantes, mas a principal delas é a impunidade, que brinda o crime através de leis pífias e parceira da bandidagem. Enquanto isso não mudar, não haverá programa de segurança que tenha resultados práticos. Tolerância zero para o crime e penas duríssimas aos assassinos ajudariam. Mas, lamentavelmente, isso está longe de acontecer, com a classe política que temos.

REFUGIADOS DE UM REGIME DE TERROR

Hoje eles já são mais de 60 mil, apenas entre os que procuraram a Polícia Federal, para tentar regularizar sua situação no país. Mas os números reais sobre o total de venezuelanos que fogem da ditadura de Nícolas Maduro, da fome, da hiperinflação e do terror comunista, aumenta todos os dias. São centenas entrando em nossas fronteiras, todos os dias. Desesperados, famintos, alguns doentes e trazendo para cá doenças como o sarampo, que já não o tínhamos há quase duas décadas, chegam ao Brasil com a esperança de recomeçarem suas vidas. Milhares deles vêm sozinhos, esperando começar a ganhar algum dinheiro, ter alguma chance, abrir alguma brecha, para poderem trazer também seus familiares, que continuam sob o tacão de Maduro e seus terrores. No total, desde 2017 e até agora, mais de 128 mil venezuelanos passaram pelo nosso país. A metade teria ido para outros países vizinhos e a outra permanece aqui, querendo escapar de uma das maiores tragédias sociais da América Latina, nas últimas décadas. Os refugiados continuam chegando todos os dias. São cerca de 800 diariamente. A maioria ainda se concentra na região norte, entrando principalmente por Roraima. Eles desistiram de viver num país dominado por uma ideologia destrutiva, onde não há alimentos e um quilo de arroz custa um salário mínimo Até quando a Venezuela será destruída por essa gente?

O JOVEM BATALHADOR E SUA LIÇÃO DE VIDA

Enquanto no Brasil há também histórias ainda não contadas de esforço, dedicação, algum heroísmo, fora daquelas em que o Estado é responsável por tudo e deve oferecer bolsa disso, bolsa daquilo, cotas e outros quetais, a internet trouxe a história incrível de um jovem obcecado pelo esforço, que se transformou num exemplo para o mundo todo. Para chegar na hora em seu primeiro dia no novo emprego, que havia conseguido após longo tempo desempregado, depois que seu carro quebrou, um jovem de 20 anos caminhou perto de 30 quilômetros, a noite toda e chegou à porta da empresa na hora de começar a trabalhar. Um policial o encontrou na noite e, tocado por sua história, o levou nos últimos quilômetros antes de chegar ao serviço. O patrão, que não o conhecia, ficou tão impressionado pelo exemplo de esforço do novo empregado, que o presenteou com um carro novo. A história explodiu nas redes sociais e o jovem Walter Carr se tornou um verdadeiro herói nacional, nos Estados Unidos, por tudo o que seu esforço pessoal representou. O exemplo de Walter, contando nas redes sociais, teve centenas de milhares de acessos, tanto no seu país como mundo afora. Walter é pobre, negro e não usufrui de cotas e nem de benefícios especiais. É apenas um jovem lutador.

PERGUNTINHA

Com todas essas negociações de acordos e alianças para a eleição de outubro; com a situação mudando seguidamente, você já decidiu ao lado de quem estará ou ainda está cheio de dúvidas?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A reforma Tributária em curso, por Ives Gandra da Silva Martins

Recentemente, participei do XXXVII Congresso de Direito Tributário, promovido pelo Instituto Geraldo Ataliba – IDEPE, em que analisei, ao lado dos melhores tributaristas do Brasil, a reforma tributária em curso.
L

Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão: Rondônia tem três atletas confirmados na competição

Em relação à lista, nove atletas são novidades na convocação deste ano. Os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, ambos da classe T12 (deficiência visual) foram confirmados.  
L
Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

A raposa rola de costas e morde as calças do amigo para chamar a atenção. Até parece um cachorrinho!
L
Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aquecimento global: pasta de Marina Silva já tinha pontuado as tragédias, mas alguns governantes ignoram o problema

Em Rondônia, 48 dos 52 municípios foram listados em 2023 por problemas relacionados com a seca.
L

RONDÔNIA: segunda quente, mas com predominância de chuvas no decorrer do dia

Nuvens que chegam do Sul do Amazonas provocam as chuvas isoladas, em Porto Velho.
L

Txai Suruí agradece a diva do pop, Madonna, por homenagem e revela: ‘Muito feliz’

Entre muitas músicas e danças, coreografias polêmicas, ocorreu um ato especial de homenagem às personalidades brasileiras.
L
Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Chuvas no RS: Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Diante da devastação causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, se solidariza com o Estado gaúcho e envia uma força-tarefa especializada para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Publicidade

POLÍTICA

“Coração em Ação”, idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

Iniciativa demonstra o poder da colaboração e o bem-estar da comunidade.
L

Dra. Taíssa participa da entrega de maquinário à produtores rurais da linha 29 Buriti em Nova Dimensão

Maquinário foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$370 mil
L
Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Obras serão construídas no governo Lula.
L
Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Influenciam este número a ineficiência e a ausência de resposta do governo Lula (PT) e a negação da desorganização dos acontecidos por seu grupo polí­tico e ministros.
L

Deputados da ALE-RO vão receber mais de R$ 65 mil com diárias para viajar até o Japão

A viagem da dupla está programada para a próxima semana, conforme informou Atos de Diárias N° 0202439/2024 e N° 0202426/2024 publicadas na edição de sexta-feira (03) do Diário Eletrônico da ALE-RO.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

SURTOU: Hóspede morre após ser preso depois de quebrar quarto de hotel

O corpo foi removido ao IML, onde será determinada a causa da morte.
18
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Um dos homens sofreu uma possível fratura no braço esquerdo e o outro escoriações pelo corpo.
14
Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

O motoboy transitava pela Rua Pedro Albeniz quando avançou a preferencial e foi atropelado pelo ônibus.
12
URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

A PM foi acionada, mas ninguém se apresentou como vítima.
14
URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para uma unidade médica mais próxima.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Detentos foram levados para unidade de segurança máxima
L
Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
L
Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções
L
Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Marcação deve ser feita pela internet
L
Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4x400 m e vôlei de praia

Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4×400 m e vôlei de praia

País totaliza 216 vagas após as duas classificações no fim de semana
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Medos e Conflitos em Renascer

Revelações e Confrontos em Família
L

O site mais confiável para comprar seguidores no Instagram [2024]

Conheça todas as vantagens do site mais confiável para comprar seguidores no Instagram e comece a bombar seu perfil ainda hoje.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Revelações e Confrontos no Rancho Fundo

Noivado Surpresa e Segredos Revelados
L
Novela Família é Tudo: Conflitos e Revelações

Reviravoltas e Intrigas em Família É Tudo

Revelações Surpreendentes e Confrontos Inesperados
L
Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Segundo Shannon, muitas das empresas não sabem que após os testes, os animais podem ser enviados para abrigos.
L