SÁBADO, 17/05/2025

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS

Mais de 1.550 milhões de pessoas vivem em Rondônia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE, 2010], sendo um estado relativamente grande, ainda assim, de segundo o Dr. Edson Querido, existe uma simetria de desenvolvimento, de informações.

Publicado em 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

Por Etiene Gonçalves

Com um trabalho iniciado nos anos 2000, os professores doutores Edson Aparecido de Araújo Querido Oliveira e Monica Franchi Carniello, responsável pela turma de mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (Unitau) em parceria com a Faculdade Porto/FGV, estão no estado de Rondônia. Segundo os professores, com a dedicação aos estudos já é possível perceber a trajetória de desenvolvimento de Rondônia em vários aspectos, sobretudo por estar localizado em uma região de novas oportunidades, fronteira de negócios, principalmente pelos países latino-americano e, além disso, é um dos Estados que mais cresce na Federação e não está endividado.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

Segundo Edson Querido, entre outros segmentos, percebe-se que Rondônia se desponta no agronegócio, mas que ainda pode “abrir os olhos” para outras áreas como, por exemplo, a energia, a inovação no agronegócio com a implantação de infraestrutura de máquinas pesadas. “Tudo é uma fronteira de estudos. Sem contar com as questões sociais, levando da premissa que a construção das Usinas [Jirau e Santo Antônio] gerou um desequilíbrio social significativo, sobretudo na capital e região metropolitana. Isso reflete nos estudos e nos faz conhecer melhor a dinâmica destes desequilíbrios e entender melhor como a população tem se comportado e o que o Poder Público pode fazer”, disse.

As contribuições dadas pelas pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional da Unitau, a partir das pesquisas de seus mestrandos servem como orientativas para buscar as melhores práticas que poderiam ser aplicadas pelo Estado para acelerar e para amadurecer o desenvolvimento que ele tem apresentado nas duas últimas décadas.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

Para Edson Querido, há várias potencialidades, mas o próprio Estado já tem procurado incentivá-las com suas ações. “As vias de comunicação e os meios de escoamento da produção ao Sudeste, por exemplo, e até mesmo a exportação é o ponto crítico e limitador, pois a grande oportunidade está atrelada à logística pesada (integrada com vários modais) operando em conjunto e dando sustentação a essas cadeias produtivas que não nasceram aqui como a da piscicultura, da carne, processamento de grãos, inclusive a parte do turismo”.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

Rondônia está no Portal da Amazônia e, se bem explorado no que se refere à questão turística abre uma nova perspectiva ao desenvolvimento do Estado. A avaliação feita pela professora Monica Franchi é que ele “tem uma potencialidade que precisa ser melhor desenvolvida, dado os atrativos naturais e históricos”, detalhou levando em consideração que é recente, mas guarda uma série de particularidades.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

De acordo com a professora Mônica Carniello, a sociedade vive um momento muito frágil da comunicação pública governamental como um todo pela fragilidade das instituições políticas dado ao cenário recente brasileiro. “A comunicação é por si só paradoxal, pois ela é necessária para o processo de desenvolvimento, mas pode ser apropriada como um instrumento de dominação. A grande questão é como utilizar e estabelecer uma estrutura de comunicação em todos os níveis desde a midiática, quanto dela entre os grupos sociais que seja favorável aos processos de desenvolvimento”, questionou. Ela defendeu as premissas conceituais desta “conversação” que passam, por exemplo, pela apropriação do uso da comunicação pela sociedade para que ela não seja unilateral.

Segundo a professora, a comunicação ocorre de maneira bem heterogênea quanto a eficácia dos veículos locais pela sua relevância. “Eles vão cobrir questões da realidade local que talvez não atingem os critérios de noticiabilidade para uma escala nacional pelos grandes grupos de rede. O fomento para os veículos de comunicação de local tanto comerciais quanto os comunitários/públicos são essenciais para que as pessoas tem que se espelhar da própria realidade”.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

Mais de 1.550 milhões de pessoas vivem em Rondônia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE, 2010], sendo um Estado relativamente grande, ainda assim, segundo o Dr. Edson Querido, existe uma simetria de  desenvolvimento, de informações. “Por exemplo, os municípios lá do Sul do Estado são bastante desenvolvidos e atrelados à economia do Sudeste e do Centro-Oeste e os municípios do Norte do Estado são mais atrelados ao Acre, Amazonas e até a Bolívia. Enfim, existe um grande vazio entre o Norte e Sul de Rondônia, de informações, que chega aqui, na capital”, avaliou.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

“O Poder Público, às vezes, não vê a dimensão do próprio Estado. Apesar da criação das regionais [que adiantou e melhorou a comunicação entre o Governo com os Municípios], mas ainda isso é incipiente se a gente pensar numa dimensão maior. Uma parte deste Estado por ser uma classe mais carente, com mais dificuldade de informação é pouco esclarecida nas exigências daquilo que teria no mínimo às condições de vida, que seria habitação, saneamento, segurança alimentar, saúde”, elencou. “Deve-se levar em conta que, agora, estando na fase de ascensão do Estado é o momento ideal para este planejamento tornando mais amplo no ponto de vista da gestão pública”, complementou Edson Querido.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

O desenvolvimento é um conceito multidimensional: econômicos e social. “Os nossos estudos vêm mostrar como convergir os interesses de algo que aparece muito forte como, por exemplo, os conflitos das escalas de desenvolvimento (…) com os reflexos positivos de emprego e renda, mas também nos transitórios como o fluxo migratório que deixa uma área de expansão urbana ociosa”, informou a professora Monica Franchi.

“Quando se tem uma explosão demográfica como a que aconteceu neste Estado é natural que os problemas começam a acontecer, como no trânsito, saneamento básico, sobrecarga na saúde, educação. Esses são elementos que já começam a aparecer como fragilidade, vulnerabilidade”, complementou o professor Edson Querido.

“As cadeias produtivas em Rondônia não estão concatenadas, ou seja, não estão funcionando com sincronicidade e isso cria uns vazios. Muitas vezes têm como produzir aqui, trazer a manufatura leve, industrializar em alguns aspectos de uso e fica importando de outras regiões para cá sendo que é possível se desenvolver no Estado”, comentou Edson Querido.

Segundo observou o professor, muitas vezes ela já existe, mas pode não haver incentivo com investimentos pelo Poder Público que não enxerga e ela fica anacrônica. “A nossa ideia é fazer um diagnóstico para levantar esses pontos e dar um startarp para que alguém do Poder Público ou da iniciativa privada possa fazer disso uma nova oportunidade de negócios”.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

Com os estudados realizados no Estado, há um diagnóstico preciso de ações que podem ser feitas pontualmente e isso é reflexo de lacunas no processo de desenvolvimento da nação. “Devemos usar a nossa ferramental acadêmico com os instrumentos de pesquisa para fazer diagnóstico para entender as particularidades de cada região para fazer isso pelo país e fazer com que sejam direcionadas políticas públicas”, orientou a professora Mônica Carniello.

A concentração forçada de pessoas numa área menor em um espaço físico em torno de uma grande cidade, já leva para uma segunda fase: a favelização. Isso já começa a aparecer aqui em Rondônia. “Quando implanta um modelo de crescimento e aparece isso, significa que em alguma coisa deu errado”, alerta o Dr Edson Querido. 

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

De acordo com Monica Carniello, o papel da Universidade é, no eixo da pesquisa, pensar a sociedade. “Não temos o poder de Legislar e nem de Executar, mas temos um instrumental e a liberdade de pensamento que é característica do meio, de tencionar dados e diagnóstico, com o compromisso social e sem o viés político. Com esse acervo, a gente disponibiliza um conteúdo que vai ser  norteador de decisões aos setores público e privado”.

Segundo os doutores, a proposta é pensar a região e instrumentalizar os docentes para que eles sejam agente de pensamentos, reflexão e multiplicarem o instrumental através de pesquisa. “A gente veio para capacitar pessoas para andarem com as próprias pernas, se isso ocorrer a nossa missão foi cumprida”, diz Monica.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL: POTENCIALIDADES PARA RONDÔNIA SÃO AVALIADAS - News Rondônia

“Estamos aqui para o olhar Rondônia com o olhar do rondoniense. Vamos ver o estado como deva-se ser olhado como por quem é nativo e mora aqui. Muitas vezes o cientista chega com o olhar de uma referência que não é essa do Estado. A gente pode balizar o que existe em termos de desenvolvimento e apresentar uma ferramenta. Aqui como lá tem pontos positivos que a gente pode evidenciar, negativos que podemos minimizar e oportunidades que podemos que se pode aproveitar no tempo e ameaças que a gente precisa eliminar”,finaliza o coordenador do mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (Unital), Dr. Edson Querido.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nota de Pesar: Casa Família Rosetta pelo falecimento de Guilherme Henrique Rodrigues de Souza

O velório será realizado no Auditório da Associação Casa Família Rosetta.
L
Governo de RO fortalece segurança alimentar com mais de 4,2 milhões de refeições distribuídas em 4 anos

Governo de RO fortalece segurança alimentar com mais de 4,2 milhões de refeições distribuídas em 4 anos

Os mais de 4 milhões de refeições servidas equivalem a 342 toneladas de alimentos, uma média de 45 mil famílias atendidas, aproximadamente 90 mil pessoas.
L

Cristiano Mazzini defende inovação como motor de transformação no Judiciário de Rondônia

Em entrevista ao programa Amazônia, Gente e Justiça, juiz de direito destaca iniciativas como o Fórum Digital e a parceria com a universidade na promoção do acesso à justiça e dos direitos humanos.
L

Sharingan Toys completa 10 anos como referência nerd em Porto Velho

Em entrevista ao Povoado Nerd Cast, Cristiano Sousa narra trajetória da loja inspirada em animes e destaca crescimento do mercado otaku na capital de Rondônia.
L
MPs e defensorias processam escritórios de advocacia por cláusulas abusivas contra vítimas da tragédia de Mariana

MPs e defensorias processam escritórios de advocacia por cláusulas abusivas contra vítimas da tragédia de Mariana

MP diz que práticas abusivas causam danos vítimas da lama no Rio Doce
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Eduardo del Castillo renuncia ao cargo de ministro e entra na disputa presidencial da Bolívia

Del Castillo foi aprovado pelo Movimento ao Socialismo, tendo a certeza de que enfrentará fatores obscuros internos e externos. Com 36 anos, Eduardo é uma aposta para suceder o presidente Arce e conter um possível retorno do ex-presidente Evo Morales.
L

Força Especial ao Crime prende bandido apontado como sucesso de Marcola, do organismo criminoso PCC

Apontado como de alta periculosidade, o criminoso consta na lista vermelha da Interpol e condenado a 12 anos por associação criminosa e lavagem de dinheiro.
10
INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

INSS registra mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

Já foram feitos 34.960.465 de acessos à plataforma Meu INSS
L

Momento Agro | Entrevista Victor Paiva – APROSOJA-RO

No próximo sábado, dia 17, às 11h, o programa traz uma entrevista especial com Victor Paiva, Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (APROSOJA-RO). Em pauta, os desafios e avanços da produção agrícola no estado, o cenário do agronegócio regional e as perspectivas para a safra 2025. Não perca essa conversa esclarecedora sobre o setor que movimenta a economia de Rondônia!
L
Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu” em celebração ao Dia Internacional dos Museus

Prefeitura de Porto Velho realiza evento “Uma Noite no Museu” em celebração ao Dia Internacional dos Museus

Celebração ao Dia do Museu reúne visitantes para uma verdadeira imersão no passado de Porto Velho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L
Publicidade

POLÍTICA

Marcos Rocha enfatiza ações inovadoras que posicionam Rondônia entre os destaques nacionais

A liderança de Rondônia nesse ranking reflete uma série de ações conduzidas pelo governo estadual, por meio da Sedec
L
Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Deputada Sílvia Cristina recebe o título de cidadã honorária de Espigão do Oeste

Proposto pelo vereador Adriano da Ambulância, título foi aprovado por todos os vereadores
L

“Educar também é proteger”, afirma Samuel Costa sobre súmula do STJ que criminaliza álcool para menores

Para o advogado criminalista, a decisão do STJ consolida um importante instrumento de conscientização e responsabilização na proteção infantojuvenil
L

Deputado Cássio Gois garante R$ 650 mil para aquisição de escavadeira hidráulica em Castanheiras

O pedido foi formalizado pelo deputado Cássio Gois em ofício enviado ao Governo de Rondônia, no dia 20 de março.
L

Deputado Cássio Gois destina R$ 100 mil para realização de etapa de Motocross em Theobroma

Os recursos serão geridos pela Liga Independente de Motocross do Estado de Rondônia (Limero) para custear a estrutura e organização do evento.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é morto a facadas após tentar intervir em briga, em Cerejeiras

Vítima foi perseguida e atingida por golpes de faca após tentar apartar confusão em danceteria
18

Homem é preso após espancar esposa e ameaçar matar criança em Candeias

A mulher ferida foi socorrida às pressas pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital Municipal.
12
CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

Homem condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil

A captura ocorreu no bairro Gerson Neco, em Ariquemes, após diligências realizadas pelos investigadores da unidade. O mandado foi expedido pela Vara de Proteção à Infância e Juventude da Comarca de Porto Velho.
16
Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Rondônia

Homem é preso por estupro e furtos após operação conjunta das polícias

A operação teve início após a Polícia Civil receber a denúncia de estupro e identificar um possível autor. Diante da gravidade do crime, foi deflagrada uma força-tarefa conjunta, que realizou buscas ininterruptas por mais de 24 horas.
16
Homem é preso ao receber uma encomenda com drogas sintéticas em Rondônia

Homem é preso ao receber uma encomenda com drogas sintéticas em Rondônia

A ação foi realizada pela Polícia Civil de Rondônia, por meio do Departamento de Narcóticos (Denarc) de Porto Velho, em conjunto com o Núcleo de Inteligência da Regional de Ariquemes e apoio da Receita Federal.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LP – LI – LO ): D. SANTOS BATISTA

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): FERRAGISTA PANAMARA IMP. E EXP. EIRELI

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO N°SUL 55
L
Governo de RO mantém medidas de prevenção contra Influenza Aviária no estado

Governo de RO mantém medidas de prevenção contra Influenza Aviária no estado

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo do estado tem trabalhado para que a atividade seja exercida com segurança, garantindo a proteção do plantel avícola.
L

DJ Calcinha: irreverência, talento e superação na cena musical do Norte

Em entrevista ao programa Talk News, artista revela trajetória de vida, desafios com o nome artístico e planos para o futuro, sem perder a autenticidade.
L

Renault Design Center Latam reforça protagonismo da marca na América Latina

Ampliação da estrutura permitirá maior capacidade de desenvolvimento de novos produtos e conceitos
L
Mulher é presa por tráfico de drogas em ação da Polícia Civil no Bairro Planalto

Mulher é presa por tráfico de drogas em ação da Polícia Civil no Bairro Planalto

Segundo a polícia, T.S.S. já era alvo de investigação por suposta venda de entorpecentes, como crack e cocaína.
14

Lucília Muniz detalha desafios da assistência social e compromisso com a comunidade

Secretária de assistência social de Porto Velho compartilha trajetória e ações sociais em entrevista ao programa Falaê PodCast.
L
OMS retirou homossexualidade da lista de doenças em 1990; decisão completa 35 anos neste 17 de maio

OMS retirou homossexualidade da lista de doenças em 1990; decisão completa 35 anos neste 17 de maio

Dia Internacional de Combate à LGBTfobia é comemorado neste sábado
L
Preço do diesel cai 34,9% nas refinarias desde 2023, mas redução chega apenas a 3,18% nas bombas

Preço do diesel cai 34,9% nas refinarias desde 2023, mas redução chega apenas a 3,18% nas bombas

Índice oficial de inflação captura apenas 10% da queda desde 2023
L

Turista britânico fica preso por mais de 3 horas em buraco na areia de Copacabana

Homem cavou buraco profundo por diversão, acabou soterrado e mobilizou dezenas de pessoas no resgate; vídeo do caso viralizou nas redes
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.