SÁBADO, 04/05/2024

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE – PARTE 1

Naquela época aqui tinha muita gang. Era gang do trator, gang do pezão e por aí vai, pois essa turma foi pedir pra brincar na nossa quadrilha.

Publicado em 

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Quando decidimos entrevistar o Fernando a intenção era saber sobre o andamento da montagem do Arraial Flor do Maracujá/2018, uma vez que ele é o presidente da Federação de Grupos Folclóricos – Federon, porém, quando começamos a conversar, ele passou a contar a história de como surgiu o bairro Esperança da Comunidade e de como ele foi parar na equipe comandada pelo deputado Ernane Índio.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Deixamos de lado o Fernando dirigente folclórico e passamos a entrevistar o Fernando envolvido com os Movimentos Sociais presidente da Associação do Bairro Esperança da Comunidade, um líder nato, que desde o início das invasões tem dedicado seu tempo, na defesa do povo daquela área da Zona Leste.

Quanto à história do Fernando Rocha folclorista, publicaremos na edição da próxima terça-feira. Ok!

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Zk – O Fernando veio de onde?

Fernando Rocha – Meu nome é Fernando Rocha também conhecido como Fernandão. Nasci no dia 20 de julho de 1956 em Canindé (CE). tive pelo Rio Grande do Sul em 75/76, voltei pra Fortaleza, trabalhei um tempo na Cobal, isso mesmo, fui funcionário público federal.

Zk – Conta como foi sua vinda para Porto Velho?

Fernando Rocha – Na verdade já tinha vindo aqui em 1987 porque meu irmão era garimpeiro e tinha um flutuante e durante minhas férias da Cobal vim pra cá e passei 30 dias dentro do madeirão, ali eu vi muito dinheiro, não tinha miséria, os caras matavam boi e só aproveitava a carne macia, a ossada era jogada no rio. Quando voltei pra Fortaleza falei pra minha mulher, que faleceu ha 12 anos, uma excelente costureira: Lá em Rondônia é bom e ela respondia: “Fernando o Deus de lá, é o mesmo daqui”. Vim de novo em 1988 e o negócio tava melhor, entraram as dragas, o dinheiro em Porto Velho rolava que nem folha no outono era bom demais. De volta ao Ceará falei: Mulher larga essas coisas de costura aí e vamos embora pra Rondônia.

Zk – E se mandou pra cá?

Fernando Rocha – Vim na frente para alugar uma casa o que não foi fácil, minha mulher ficou em Cuiabá e certo dia fui até aquele Conjunto Mamoré/Guaporé e tinha uns pedreiros reformando uma casa e eu disse que iria entrar ali e tal. Eles chamaram o dono da casa e esse dono era o então vereador Mário Jorge que me explicou que ele havia financiado tudo na Caderneta de Poupança do Beron então contei pra ele do meu sacrifício em conseguir uma casa pra alugar e ele me indicou uma senhora que tinha uma casa pra alugar no bairro Eldorado. Isso foi no ano de 1989.

Zk – E a história do clube Botafogo?

Fernando Rocha – Se não me engano, seu Camacho havia morrido e colocaram na televisão que estavam alugando o Botafogo, meu irmão conseguiu vencer a concorrência e assumiu o clube. O Camachinho apresentou uma lista de atrações artísticas tudo do bom e do melhor. Meu irmão ganhou muito dinheiro. Naquele tempo o problema de habitação era sofrível, tanto que a gente passou a morar dentro do Botafogo por não encontrar casa pra alugar. Foi quando aconteceu o caso com o Mário Jorge.

Zk – E o envolvimento com a dança da quadrilha junina?

Fernando Rocha – Eu tinha ido apreciar as apresentações no Flor do Maracujá e achei bonito, apesar de ser muito diferente. No Ceará brinquei no bumba-meu-boi e dancei quadrilha. Perto da nossa casa no bairro Eldorado o Chico Macaco que era dono de posto de gasolina, tinha uma área grande e ele cedeu esse espaço para criarmos nossa primeira quadrilha junina aqui em Porto Velho.

Zk – É verdade que os gangueiros da época brincavam na quadrilha?

Fernando Rocha – Naquela época aqui tinha muita gang. Era gang do trator, gang do pezão e por aí vai, pois essa turma foi pedir pra brincar na nossa quadrilha.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Quando eles chegavam para o ensaio, deixavam as armas facão, escopeta e até foice guardadas lá em casa. Muitas vezes no outro dia eles chegavam se gabando que o fulano não vinha mais brincar porque havia desaparecido pra sempre, mas, nas nossas apresentações eles não brigavam! Essa é força da cultura popular na questão social, coisa que os governantes não querem enxergar. Quem comandava a brincadeira era a Neguinha minha cunhada.

Zk – Como foi que você se tornou em um dos líderes da criação do bairro Esperança da Comunidade?

Fernando Rocha – Soube que o Índio estava organizando uma ocupação nas terras onde hoje é o Esperança da Comunidade e eu que pagava aluguel, resolvi procurar a equipe dele para conseguir um terreno pra construir uma casa. Quando cheguei à reunião, vi que o negócio não estava indo bem, então fiz uma sugestão: Olha precisamos fazer uma coisa organizada, as ruas têm que ter começo, meio e fim, vamos abrir tudo dentro dos padrões que é para depois não termos que ficar desmanchando ou derrubando casas porque ficaram no meio da rua. Diante da minha exposição o índio me convidou para fazer parte da Comissão e eu aceitei.

Zk – Como é a história que o Índio teve a feliz idéia de separar uma área para construir escola, posto de saúde etc.?

Fernando Rocha – Foi durante uma reunião que aconteceu no local onde hoje é a igreja Santa Margarida que o Índio falou: “Gente precisamos reservar um espaço, para servir de área social aonde vamos ter, escola, posto de saúde, campo de futebol, quadra esportiva e praça”. Em 1992 o governador Osvaldo Piana construiu praticamente dentro da mata, a escola Flora Calheiros. Agora não foi fácil para a gente da Comissão, garantir que as pessoas não invadissem essa área, eu mesmo levei uma pedrada na cabeça por não deixar uma pessoa marcar um terreno, eu sabia quem já tinha e quem não tinha terreno. Muitos pegavam pra vender e a gente não deixava que isso acontecesse. Hoje nós temos duas escolas, centro de saúde, sede da associação, dois campos de futebol, quadra esportiva e praça.

Zk – E a participação do Sergio Carvalho?

Fernando Rocha – Quando o Sergio Carvalho era deputado federal, um dia chegou e perguntou: Fernando o que você acha que está faltando construir aqui? E eu respondi um campo de futebol! E ele falou: pensei que você ia pedir uma creche. Sim deputado, precisamos de uma creche também! Você pediu um campo de futebol.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Nosso campo é um dos melhores, tem iluminação boa e o campeonato do Esperança é transmitido pela RedeTV-RO. O Carlinhos Camurça quando foi prefeito beneficiou muito nosso bairro, inclusive ajudou a construiu a sede da nossa associação, são pessoas que precisam ser reconhecidas.

Zk – Como surgiu o nome Esperança da Comunidade?

Fernando Rocha – Essa área era reivindicada pela Novacap que apresentou uma Carta de Aforamento e o resultado foi que foi parar na justiça. Chegou o dia do julgamento da ação. O Índio estrategicamente dividiu a comunidade em duas turmas. Uma foi para a praça Marechal Rondon em frente ao Fórum onde aconteceria o julgamento da ação e a outra comandada por mim e outros companheiros ficou no bairro para evitar qualquer ação de reintegração de posse. A gente ficou reunido no centro onde hoje é a igreja e muitas pessoas nervosas, questionavam se a justiça ia tirar a gente dali e outros diziam: Vamos ter esperança. Nossa comunidade precisa ter esperança. Lembro que o governador Jerônimo Santana ajudou muito, depositou na justiça, o valor de 20 por cento do que era cobrado pela Novacap por isso, até hoje essa área esta sub júdice. Quando ficou tudo mais ou menos resolvido, e criamos a primeira associação, o Índio lembrou que o bairro não tinha nome ainda e então alguém sugeriu que fosse “Comunidade Esperança” que foi questionado, pela pronuncia ficar meio estranha e então colocamos em votação e o nome escolhido foi “Esperança da Comunidade”.

Zk – E a rede elétrica quando foi instalada?

Fernando Rocha – Rapaz, isso gerou muita confusão. Não tinha rede elétrica, porque não tinha nem rua aberta direito e o povo passou a fazer “gato”, puxavam luz da Ceron até com arame farpado e o pior, é que um aproveitava o “gato” do outro e quando vinha o pique da energia, desligava tudo o que muitas vezes gerou vias de fato. Então reunimos e sugerimos que cada grupo de quinze/vinte puxasse uma rede com fiação e instalação dentro dos padrões e assim foi feito. Não foi fácil. Tem uma história interessante.

Zk – Qual?

Fernando Rocha – Ali no Ipanema que hoje está dentro do bairro Igarapé, era assentamento e começaram a querer derrubar as casas, foi então que o Índio teve um idéia genial. Nós pegamos uma velinha de quase 100 anos de idade e colocamos dentro de um barraco. Quando a justiça chegou com uma Pá Carregadeira para derrubar as casas, nós dissemos que num dos barracos tinha uma velinha de 100 anos e ninguém vai tirar ela de lá. O oficial de justiça foi olhar pela fresta do barraco e viu a senhora deitada numa rede, que mal podia se levantar, resultado, desistiram de derrubar as casas. Posso dizer que a abertura dessa área que compreende o Esperança da Comunidade, União da Vitória, e Igarapé foi uma verdadeira conquista do povo contra os poderosos.

Zk – E a história da Quadrilha A Roça é Nossa?

Essa história o Fernando conta na próxima edição, ou seja, terça-feira 26.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

O encontro aconteceu no Complexo da Polícia Civil com o delegado Swami Otto, com o diretor de polícia especializada José Marcos, com a corregedora-geral da OABRO Larissa Rodrigues e a conselheira seccional Aline Pinheiro.
L
Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo.
L

Após quatro dias de chuvas intensas, Governo Lula autoriza envio da Força Nacional para o RS

Medida visa auxiliar no enfrentamento dos desastres naturais e na assistência às comunidades afetadas pelas inundações no estado gaúcho.
L
Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Evento climático extremo atinge o estado desde início da semana.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ex-deputado Drº Ribamar Araújo emite nota oficial e tranquiliza população

Ainda na nota, a assessoria agradeceu as ligações e orações, tranquilizando assim, a população e amigos.
12

VÍDEO: Ex-deputado estadual Drº Ribamar Araújo sofre acidente em Candeias

Em contato com pessoas próximas do ex-parlamentar, as vítimas foram submetidas a exames e estão fora de qualquer risco.
16
Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Com a conclusão do projeto, o Estádio Aluízio Ferreira almeja atrair eventos de abrangência nacional e internacional, consolidando-se como um importante polo no cenário esportivo da região.
L

Programa Sintonia 360 entrevista: Leandro Assunção

Ezielmo Rodrigues receberá Leandro Assunção, Faixa Preta 4° grau da renomada Academia Clube de Lutas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o rapaz estava se divertindo com alguns amigos, quando acabou se afogando.
18

URGENTE: Acidente entre carro e moto deixa casal ferido na Guaporé em Porto Velho

Com a forte batida, o casal acabou ficando lesionado aguardando uma equipe de resgate.
12

Criminosos armados são flagrados em carro de aplicativo na zona leste de Porto Velho

Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 com várias munições.
10

Homem de 41 anos tenta abusar da sogra de 39, enquanto esposa está de resguardo na zona leste

Uma mulher de 39 anos foi vítima de uma tentativa de estupro na madrugada deste sábado (04), em uma residência no bairro Igarapé, zona leste de Porto Velho. O suspeito é o genro dela, de 41 anos.
10

Traficante é preso com drogas em distribuidora de bebidas usada de fachada na zona sul

Agentes do Departamentos de Narcóticos (Denarc) prenderam Daniel de A. C., vulgo “Escobar”, flagrado com drogas. O flagrante ocorreu em ima distribuidora de bebidas na zona sul de Porto Velho neste sábado (04).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Espetáculo terá início às 21h45 nas areias da Praia de Copacabana.
L
CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recuperar carro roubado em Rondônia

CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recupera carro roubado em Rondônia

Durante a Operação Protetor, os policiais conseguiram localizar o veículo que havia acabado de cruzar a fronteira de forma clandestina, depois foi mandada de volta ao Brasil.
10

Bandidos fazem família refém e fogem com HB20 para o Orgulho do Madeira

Os bandidos armados pegaram vários objetos e depois fugiram levando tudo em um carro modelo HB20 das vítimas que ficaram trancadas na casa.
12
Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Rapidamente o fogo se espalhou e tomou grandes proporções, sendo difícil o trabalho de combate ao incêndio que ameaçava atingir outros imóveis ao lado.
10
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Conflitos na Família É Tudo

Conspirações e Revelações Surpreendentes
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Reviravoltas e Conflitos No Rancho Fundo

Amores, Armadilhas e Decisões Drásticas
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Confrontos e Revelações em Renascer

Segredos Revelados e Conflitos Familiares
L
Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

A maior enchente da história do Rio Grande do Sul já provocou, até a manhã deste sábado (4/5) a morte de 56 (cinquenta e seis) pessoas, quase 70 (setenta) desaparecidos e milhares de desabrigados.
L
Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

E os outros? Claro que ainda pode surgir alguma surpresa, como o foi a aparição de Hildon Chaves, um praticamente desconhecido, que ganhou a eleição nos debates da TV e que se reelegeu, pelo bom primeiro mandato que teve.
L
Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Data vale também para transferência de domicílio eleitoral
L