A XCMG, maior fabricante de caminhões elétricos na China, vai apresentar durante a Fenatran 2024 o E7-80T, caminhão elétrico com 747 cavalos de potência, 2.800 Nm de torque máximo e 80 toneladas de CMT – Capacidade Máxima de Tração.
“Nossa linha de produtos será composta de modelos leves, médios e do extrapesado E7-80T, todos 100% elétricos”, informa Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG.
O XCMG E7-80T possui 400 kWh de capacidade máxima de baterias, o que lhe rende, em condições de operação com carga completa, 150 quilômetros de autonomia. Se estiver tracionando somente um implemento, com 49 toneladas de carga, o E7-80T amplia sua autonomia para 250 quilômetros. Sua recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomada de corrente contínua (DC).
A marca vem investindo pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país e já anuncia a linha mais diversificada de modelos elétricos do mercado nacional, com produtos que vão de 10 até 80 toneladas.
A XCMG desenvolve ainda outros tipos de tecnologias sustentáveis para a propulsão de seus veículos. Os caminhões elétricos não são a única solução proporcionada pela empresa, que já oferece comercialmente em outros países veículos movidos por biocombustíveis e hidrogênio.
“Estamos trabalhando na homologação de um deles, que também será exibido na Fenatran. Vamos analisar a demanda que ele pode gerar. Mas anote aí: não haverá similar nacional com suas capacidades”, finaliza Senda.