TERÇA-FEIRA, 01/07/2025

L

Mundo

EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ

Washington cita suposta parcialidade da Agência da ONU para refugiados

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

EUA defendem direito de Israel de bloquear ajuda humanitária de organizações consideradas parciais, como a UNRWA, na CIJ
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany/Proibida reprodução

O governo dos Estados Unidos (EUA) defendeu, nesta quarta-feira (30), perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), principal tribunal das Nações Unidas (ONU), em Haia, na Holanda, que Israel tem o direito de bloquear ajuda humanitária de atores ou organizações que considere “parciais”, citando a Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA).

O alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA, Josuah Simmons, argumentou que a legislação internacional permite a uma potência ocupante, como Israel nos territórios palestinos, definir como se dará a ajuda humanitária à população civil. Segundo Simoons, Israel tem motivos para questionar a imparcialidade da UNRWA.

“Israel não tem obrigação de permitir que a UNRWA forneça especificamente assistência humanitária. A UNRWA não é a única opção para fornecer assistência humanitária em Gaza. Em alguns casos, não há exigência legal de que uma potência ocupante permita que um terceiro Estado específico ou organização internacional conduza atividades em território ocupado que comprometam seus interesses de segurança”, comentou.

A posição dos EUA difere das dos demais Estados que se pronunciaram nos três dias de audiências na CIJ sobre ação movida pela Assembleia Geral da ONU. A assembleia pediu ao tribunal um parecer jurídico sobre as obrigações de Israel para “garantir e facilitar a entrada sem obstáculos de suprimentos urgentes essenciais para a sobrevivência da população civil palestina”.

As audiências começaram mais de 50 dias após Israel impor um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária em Gaza, seja da UNRWA ou de qualquer outra organização, e onde cerca de 2 milhões de pessoas enfrentam a fome.

Ainda segundo o funcionário estadunidense, há dúvidas sobre a imparcialidade da UNRWA e pediu para o tribunal não se manifestar sobre as obrigações de Israel como potência ocupante. “A questão que lhe é submetida aqui não exige a revisitação da análise desse direito”, disse.

A UNRWA é a principal agência de assistência aos palestinos refugiados e atende mais de seis milhões de pessoas. Desde outubro de 2024, Israel proibiu as atividades da UNRWA acusando-a de apoiar o Hamas. Porém, não forneceu provas de suas acusações à investigação independente da ONU sobre o tema.

A Agência da ONU afirma que tem três mil caminhões com ajuda humanitária prontos para entrar em Gaza sem permissão de Israel. Mais de 290 membros da equipe da UNRWA foram assassinados e 311 instalações da agência foram atacadas desde o dia 7 de outubro de 2023.

Ajuda x Segurança

O representante de Washington, principal aliado de Israel na guerra em Gaza, disse ainda que Israel tem total discricionariedade para equilibrar as exigências de ajuda humanitária à população palestina com suas necessidades de segurança.

“Na lei da ocupação, portanto, os interesses militares e humanitários convergem. Isso significa que, quando disposições específicas dessa lei exigem que uma potência ocupante forneça socorro à população civil, a potência ocupante não perde o direito de garantir sua própria segurança”, completou.

Josuah Simmons disse ainda que as decisões da Assembleia Geral não têm qualquer poder vinculante para os Estados-membros e apenas o Conselho de Segurança poderia exigir ações concretas dos países.

“O Conselho de Segurança não adotou uma resolução vinculativa determinando que Israel deva cooperar especificamente com a ONU. Na ausência de tal decisão do Conselho de Segurança, os Estados-membros individuais têm flexibilidade para determinar medidas apropriadas”, completou.

O alto funcionário estadunidense disse ainda que a comunidade internacional deveria se preocupar em promover um cessar-fogo “e em novas ideias para um futuro melhor para israelenses e palestinos”. O governo Trump tem defendido a emigração em massa de palestinos para outros países.

França e Rússia

Também se manifestaram nesta quarta-feira, em Haia, representantes da Rússia, França e Indonésia. Ao todo, quase quarenta países e quatro organizações internacionais foram programadas para falar no julgamento, que segue até sexta-feira (2). A maioria defendeu que Israel deve permitir a entrada de ajuda humanitária nos territórios ocupados.

O representante russo Maksim Musikhin defendeu o trabalho da Agência da ONU para os Refugiados Palestinos.

“Por 75 anos, a UNRWA tem sido mais do que apenas uma agência humanitária. É um símbolo da responsabilidade coletiva da comunidade internacional para com o povo palestino, que luta por um Estado próprio no exercício do seu direito à autodeterminação e ao retorno à sua terra, em conformidade com o direito internacional”, comentou.

O representante da França, embaixador Diego Colas, pediu que a ajuda chegue à Faixa de Gaza sem impedimentos. “A ajuda humanitária deve chegar a Gaza em grande escala. As restrições a esse acesso devem ser suspensas sem demora. Todos os pontos de passagem devem ser abertos e o trabalho das organizações humanitárias deve ser facilitado, e seu pessoal protegido, em conformidade com o direito internacional”, disse.

Ontem, o Brasil defendeu que a Corte declare ilegal o bloqueio de ajuda humanitária de Israel em Gaza.

O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirma que não permitirá a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza enquanto o Hamas não se render totalmente e enquanto não devolver todos os reféns ainda em poder do grupo. O bloqueio vigora desde o dia 2 de março.

Sobre o processo em Haia, o ministro israelense das Relações Exteriores, Gideon Sa’ar, acusou a ONU de perseguir Israel e voltou a sustentar que a agência das Nações Unidas para refugiados palestinos é “infestada de terroristas”.

“Este caso faz parte de uma perseguição sistemática e de deslegitimação de Israel. Estão abusando do sistema jurídico internacional e o politizando. O objetivo é privar Israel de seu direito mais básico de se defender. Não é Israel que deve ser julgado. É a ONU e a UNRWA”, destacou em entrevista a jornalistas, em Jerusalém.

Na semana passada, ao comentar sobre os pedidos para permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza, Netanyahu afirmou que “a ajuda que vai para o Hamas não é humanitária”.

Já o Hamas afirma que havia a previsão de entregar todos os reféns feitos no dia 7 de outubro caso Israel tivesse cumprido o acordo de cessar-fogo de janeiro e desocupado a Faixa de Gaza.

Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Senado dos EUA aprova megapacote de Trump que estende cortes de impostos, aumenta verba anti-imigração e reduz programas sociais

Senado dos EUA aprova megapacote de Trump que estende cortes de impostos, aumenta verba anti-imigração e reduz programas sociais

O projeto, além de estender os cortes de impostos de 2017 do primeiro mandato de Trump, também prevê redução de outros tributos, aumento de recursos para o controle da imigração e cortes em programas sociais.
L
Ataques israelenses em Gaza matam mais de 20 pessoas, elevando total de mortos para mais de 56 mil

Ataques israelenses em Gaza matam mais de 20 pessoas, elevando total de mortos para mais de 56 mil

Informação foi confirmada por médicos do enclave palestino
L
Panamá enfrenta onda de protestos e repressão por reforma da previdência e crise social

Panamá enfrenta onda de protestos e repressão por reforma da previdência e crise social

Mortos, centenas de presos e corte de internet marcam revolta no país
L
Bombardeios Israelenses causam 33 mortes de civis em escolas abrigando deslocados no Norte de Gaza

Bombardeios Israelenses causam 33 mortes de civis em escolas abrigando deslocados no Norte de Gaza

Bombardeios atingiram escola que abrigava deslocados
L
Defesa Civil de Gaza relata 62 mortes por ataques israelenses, incluindo 10 em espera por ajuda

Defesa Civil de Gaza relata 62 mortes por ataques israelenses, incluindo 10 em espera por ajuda

Entre os mortos, dez aguardavam ajuda humanitária
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário tem inscrições prorrogadas até 7 de julho

II Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário tem inscrições prorrogadas até 7 de julho

Premiação vai contemplar as melhores reportagens sobre cidadania, inclusão digital e meio ambiente com prêmios de R$ 5 mil.
L

Agenda News | Entrevista Cleide Blackman – Escritora

Nesta terça-feira, dia 01, às 17h, o Agenda News entrevista Cleide Blackman, escritora finalista do Prêmio Nacional Erê Dendê de Afroliteratura Infantojuvenil com o livro Do Mar do Caribe à beira do Madeira
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

Feirão de Emprego e Empreendedorismo vai reunir mais de 100 empresas no Cláudio Coutinho, capital

Evento contará com centenas de entrevistas e contratações num único dia
L

Comunidade News | Entrevista Coordenador Regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas

Nesta terça-feira, dia 1º, às 15h, o programa Comunidade News recebe Dabson Bueno, assessor do governador Marcos Rocha e responsável pela REGIONAL, além de coordenador regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas. A entrevista vai abordar as ações do governo de Rondônia voltadas à prevenção, combate e reinserção social de dependentes químicos, bem como a importância da mobilização comunitária nesse contexto.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar de seleção para serviços veterinários

Organização foi avaliada conforme os critérios estabelecidos no edital do chamamento
L
Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Certame ofertará 3.652 vagas para 32 órgãos federais e terá equiparação do percentual de mulheres que passam para a segunda fase.
L
Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Equiparação levou em conta resultados do concurso de 2024
L

Minalinda: vaga para Auxiliar de Serviços Gerais

Vaga disponível para profissionais responsáveis e dedicados à limpeza e conservação de ambientes
L

POLÍTICA

Câmara dos Deputados aprova R$ 520 milhões para ações de defesa civil em resposta a desastres no país

Câmara dos Deputados aprova R$ 520 milhões para ações de defesa civil em resposta a desastres no país

Recursos serão destinados a atividades de gestão de riscos e desastres
L
Lula envia projeto para tornar 2 de julho feriado nacional da consolidação da independência do Brasil

Lula envia projeto para tornar 2 de julho feriado nacional da consolidação da independência do Brasil

Presidente apresenta projeto de lei ao Congresso
L
NOTA À IMPRENSA - Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

NOTA À IMPRENSA – Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

Deputado critica aumento do IOF por decreto e acusa governo de afrontar o Congresso ao acionar o STF para reverter decisão legislativa.
L

Cláudia de Jesus defende fiscalização ambiental com justiça social em Rondônia

Deputada votou a favor de recursos para o combate a crimes ambientais e reforçou a proteção aos agricultores.
L

Deputada Cláudia de Jesus apoia ação do governo para mapear terras indígenas

Proposta é realizar levantamento dos territórios para elaborar políticas públicas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é morto com tiro na cabeça em Porto Velho

Idoso é morto a tiros por dupla no meio da rua em Porto Velho

Testemunhas relataram que dois indivíduos, em uma moto Honda Bros de cor vermelha e sem placa, se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos, fugindo em seguida.
18
Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

A apreensão ocorreu após a análise de comunicações entre a adolescente e o suspeito, que se conheceram em jogos online há seis anos.
10
Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

As vítimas foram identificadas como o aluno Felipe Coiado, de 24 anos, e o instrutor de voo Abner Oliveira, de 39 anos.
18
Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

A ação foi coordenada por policiais civis da unidade local e integra os esforços permanentes da instituição no combate à violência sexual e à impunidade.
16
Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

O crime de estupro de vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, sendo considerado um dos mais graves contra a dignidade sexual, sobretudo por atingir pessoas em condição especial de proteção.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PF ouve advogados e ex-assessor de Bolsonaro em inquérito sobre obstrução de investigação golpista

PF ouve advogados e ex-assessor de Bolsonaro em inquérito sobre obstrução de investigação golpista

Depoimentos foram tomados de forma simultânea, em salas separadas
L
Real Madrid vence Juventus por 1 a 0 na Copa do Mundo de Clubes com gol de Gonzalo García e estreia de Mbappé

Real Madrid vence Juventus por 1 a 0 na Copa do Mundo de Clubes com gol de Gonzalo García e estreia de Mbappé

Gol da vitória de 1 a 0 foi marcado pelo espanhol Gonzalo García
L
Curupira é escolhido como mascote da COP30 em Belém

Curupira é escolhido como mascote da COP30 em Belém

Lenda do folclore brasileiro atua como guardião das florestas
L
Pix implementa novas medidas de segurança para combater fraudes e verificar dados com a Receita Federal

Pix implementa novas medidas de segurança para combater fraudes e verificar dados com a Receita Federal

Bancos devem verificar dados com a Receita Federal
L

Requerimento da Outorga: João Batista Oliveira da Silva

OUTORGA DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Indústria terá R$ 4,43 bilhões adicionais do FAT para investimentos em tecnologia

Indústria terá R$ 4,43 bilhões adicionais do FAT para investimentos em tecnologia

Governo quer elevar digitalização na indústria para 90% até 2033
L
Alexandre de Moraes é escolhido relator da ação da AGU sobre aumento do IOF

Alexandre de Moraes é escolhido relator da ação da AGU sobre aumento do IOF

Não há data para decisão do ministro
L
"Queremos consolidar o Brasil como celeiro do mundo", diz Lula ao lançar Plano Safra 2025/2026

“Queremos consolidar o Brasil como celeiro do mundo”, diz Lula ao lançar Plano Safra 2025/2026

Novo ciclo destina R$ 516,2 bilhões a médios e grandes produtores e reforça estímulos à produção sustentável com ampliação de acesso ao crédito, modernização e aumento de recursos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.