QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

L

Mundo

Apagão em massa atinge Espanha e Portugal, leva governo espanhol a decretar estado de emergência

Falta de energia atinge também Portugal

Por Inti Landauro - repórter da Reuters - 20

Publicado em 

Apagão em massa atinge Espanha e Portugal, leva governo espanhol a decretar estado de emergência
Reuters/Violeta Santos Moura/Proibida reprodução

O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira depois que um apagão de energia elétrica em todo o país atingiu a maior parte da Península Ibérica.

O ministério acrescentou que o estado de emergência será aplicado nas regiões que o solicitarem.

Até o momento, Madri, Andaluzia e Extremadura solicitaram que o governo central assumisse a ordem pública e outras funções.

Apagão

Um grande apagão paralisou partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira, deixando aviões no solo, interrompendo o transporte público, causando pânico nas compras e deixando os dois países lutando para restaurar a energia de milhões de residências e empresas.

Alguns hospitais interromperam o trabalho de rotina, algumas lojas fecharam as portas e os governos dos dois países convocaram reuniões de emergência do gabinete, enquanto as autoridades tentavam descobrir o que havia causado o apagão em massa a partir das 7h33 (horário de Brasília).

Interrupções de energia em tal escala são extremamente raras na Europa.

“Ainda não temos informações conclusivas sobre os motivos desse corte (de energia), portanto, peço à população, como fizemos em crises anteriores, que se informe por meio dos canais oficiais”, disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em um discurso à nação.

“Por enquanto, não há evidências de nenhum problema de proteção civil. Repito, não há problemas de insegurança.”

Ele disse que o Conselho de Segurança Nacional da Espanha se reuniria novamente nesta segunda-feira à noite para fazer um balanço da situação.

Testemunhas da Reuters disseram que a energia elétrica começou a retornar às áreas do País Basco e de Barcelona, na Espanha, no início da tarde. Não estava claro quando a energia poderia ser restaurada de forma mais ampla.

Os hospitais de Madri e da Catalunha, na Espanha, suspenderam todo o trabalho médico de rotina, mas ainda estavam atendendo pacientes críticos, usando geradores de reserva.

Várias refinarias de petróleo espanholas foram fechadas e algumas redes de varejo fecharam em ambos os países, incluindo a rede de supermercados Lidl e a gigante de móveis IKEA.

“Não estou entendendo nada. Simplesmente não sei a quem recorrer. Minha filha em Barcelona está dando à luz. Vamos perder a conexão para chegar lá”, disse Angeles Alvarez, uma viajante que ficou do lado de fora da estação ferroviária de Atocha, em Madri.

Imagens de um supermercado de Madri mostravam longas filas nos caixas e prateleiras vazias enquanto as pessoas corriam para estocar produtos básicos.

O Banco da Espanha disse que os serviços bancários eletrônicos estavam funcionando “adequadamente” nos sistemas de backup, embora os moradores também tenham relatado que as telas dos caixas eletrônicos ficaram em branco.

“Estou em um data center e tudo disparou. Todos os alarmes dispararam, e agora estamos com os grupos, esperando para descobrir o que aconteceu”, disse o morador de Barcelona e engenheiro Jose Maria Espejo, 40 anos.

Em um vídeo postado no X, o prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, pediu aos moradores da cidade que minimizassem seus deslocamentos e permanecessem onde estavam, acrescentando: “É essencial que os serviços de emergência possam circular”.

Em Portugal, a fornecedora de água EPAL disse que o abastecimento de água também poderia ser interrompido, e filas se formaram nas lojas por pessoas que buscavam comprar suprimentos de emergência, como lâmpadas a gás, geradores e baterias.

A principal empresa portuguesa de eletricidade, a EDP, disse que havia informado aos clientes que não tinha previsão de quando o fornecimento de energia seria “normalizado”, informou o jornal Publico. A empresa alertou que isso poderia levar várias horas.

Partes da França também sofreram uma breve interrupção. A RTE, operadora da rede elétrica francesa, disse que havia tomado medidas para complementar a energia em algumas partes do norte da Espanha após a interrupção.

Interrupções

As estações de rádio espanholas informaram que parte do metrô de Madri estava sendo esvaziada e que os jogos do torneio de tênis Madrid Open estavam suspensos.

Houve engarrafamentos no centro da cidade de Madri quando os semáforos pararam de funcionar, com pessoas usando coletes refletivos nos cruzamentos para direcionar o tráfego.

Centenas de pessoas ficaram do lado de fora dos prédios de escritórios nas ruas de Madri e houve uma forte presença policial em torno dos principais prédios, direcionando o tráfego e dirigindo pelos átrios centrais com luzes, de acordo com uma testemunha da Reuters.

Uma das quatro torres de edifícios em Madri que abrigam a Embaixada Britânica foi esvaziada, acrescentou a testemunha.

A rádio local informou que havia pessoas presas em vagões de metrô e elevadores parados.

Cerca de 43% da energia da Espanha provém de energia eólica e solar, com a nuclear respondendo por mais 20% e os combustíveis fósseis por 23%, de acordo com o think tank de energia Ember.

A polícia portuguesa informou que os semáforos foram afetados em todo o país, o metrô foi fechado em Lisboa e Porto e os trens não estavam funcionando.

O operador do metrô de Lisboa, Metropolitano de Lisboa, disse que o metrô estava parado, com pessoas ainda dentro dos trens, segundo o jornal Publico.

Uma fonte da TAP Air de Portugal disse que o aeroporto de Lisboa estava funcionando com geradores de reserva, enquanto a AENA, que administra 46 aeroportos na Espanha, relatou atrasos nos voos em todo o país.

Interrupções de serviço tão generalizadas são incomuns na Europa. Em 2003, um problema em uma linha de energia hidrelétrica entre a Itália e a Suíça causou uma grande interrupção em toda a península italiana por cerca de 12 horas.

Em 2006, uma rede elétrica sobrecarregada na Alemanha causou cortes de eletricidade em partes do país e na França, Itália, Espanha, Áustria, Bélgica, Holanda e até no Marrocos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cessar-Fogo em Gaza pode ser alcançado, mas levará tempo, afirmam oficiais israelenses

Cessar-Fogo em Gaza pode ser alcançado, mas levará tempo, afirmam oficiais israelenses

Em Doha, mediadores discutem um possível cessar-fogo em Gaza, e embora Israel e Hamas mantenham divergências, autoridades israelenses sinalizam que um acordo é possível, mas não em poucos dias.
L
Enchente no Nepal destrói ponte essencial e deixa desaparecidos

Enchente no Nepal destrói ponte essencial e deixa desaparecidos

Chuvas de monção causam inundações devastadoras, arrastam 18 pessoas e destroem a principal ligação terrestre entre Nepal e China, impactando comércio e segurança.
L
Trump anuncia envio de mais armas para a Ucrânia

Trump anuncia envio de mais armas para a Ucrânia

Presidente dos EUA, Donald Trump, decide reforçar o envio de armamentos defensivos para Kiev, visando fortalecer a defesa ucraniana contra avanços russos.
L
Prazo estendido para Tarifas dos EUA gera instabilidade global, alerta ONU

Prazo estendido para Tarifas dos EUA gera instabilidade global, alerta ONU

Decisão de Donald Trump de prorrogar negociações tarifárias até 1º de agosto causa incerteza, enquanto Japão e Coreia do Sul buscam acordos.
L
Ameaças de Trump não devem frear comércio do Brics em moedas locais, avaliam Especialistas

Ameaças de Trump não devem frear comércio do Brics em moedas locais, avaliam Especialistas

Declaração final do encontro do Brics defende ordem mundial mais justa e experts veem avanço da desdolarização.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?

Relatório da FGV sobre impacto dos MEIs no INSS gera polêmica e expõe debate sobre desigualdade nos incentivos entre pequenos negócios e grandes corporações.
L

Inteligência Artificial no Brasil: Entre a Inovação e a Proteção de Direitos Fundamentais – Análise do PL 2338/23

Com a chegada da inteligência artificial ao cotidiano brasileiro, o Projeto de Lei 2338/23 propõe uma regulamentação que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica
L
Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na Final do Super Mundial de Clubes

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na final do Super Mundial de Clubes

Com dois gols de João Pedro, ex-Fluminense, Chelsea avança para a final do Super Mundial de Clubes 2025. Apesar da derrota, o Fluminense sai de cabeça erguida, sendo o único brasileiro a chegar à semifinal e conquistando mais de R$ 350 milhões.
L

Agenda News | Entrevista Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró

Nesta terça-feira (08), às 17h, o Agenda News recebe Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró. Com um som cheio de identidade, tradição e energia, o grupo vem conquistando o público nas festas juninas e eventos culturais.
L

Giro News recebe Mariana Belandi e Priscila Theobald nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira, dia 08, às 16h, o Giro News entrevista Mariana Belandi e Priscila Theobald, representantes da loja e clube de tiro Pró Hunter. Com o tema “Segurança, Esporte e Responsabilidade: o tiro no Brasil hoje”, o programa abordará a prática do tiro esportivo, a importância da regulamentação e o papel da mulher no universo das armas. Uma conversa informativa e necessária sobre direito, preparo e consciência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Após ouvir mulheres do município, parlamentar viabiliza recursos para atendimento ginecológico e obstétrico.
L
Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Proposta da vereadora Sofia Andrade já foi aprovada nas comissões da Câmara e prevê punições para quem comercializar cobre sem comprovação de origem.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a tiros por dupla em moto na zona leste

Tentativa de homicídio ocorreu na noite desta terça-feira (8), no bairro Tiradentes; vítima foi socorrida pelo Samu
14

Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho

Crime ocorreu na noite desta terça-feira (08) no bairro Três Marias; autoria e motivação ainda são desconhecidas
18

homem é preso após invadir apartamento, tentar estuprar e esfaquear moradora na zona sul de Porto Velho

A mulher foi socorrida e levada à UPA da zona sul
16

Polícia identifica jovem morto a tiros com Ex-presidiário na zona sul

Outra vítima foi o Ex-presidiário Matheus Maia Barbosa de Almeida, 25 anos.
18
Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, RS, resultando na morte de um menino de 9 anos, ferimentos em duas outras crianças e uma professora.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias

Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias

A pedido da Polícia Federal, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, estende a investigação sobre o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução de investigação.
L
Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz

Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, revela à Agência Brasil os esforços de cooperação do Sul Global para garantir maior acesso a vacinas após as lições da pandemia de Covid-19.
L

Candidatos à presidência boliviana enfrentam-se em debate televisivo

Candidatos como Eduardo del Castillo, Samuel Doria Medina e Tuto Quiroga participaram do debate presidencial na Bolívia, mas omissão de temas críticos frustrou eleitores indecisos.
L

Prefeitura de Porto Velho implanta “fura-fila inteligente” para melhorar trânsito na rotatória da Caúla com Guaporé

Medida simples deve reduzir filas, evitar acidentes e dar mais fluidez ao tráfego na zona Leste
L

Prefeitura de Porto Velho adota Sistema Eletrônico de Informações e inicia era digital na gestão pública

Adesão ao SEI permite integração com outros poderes e elimina uso de papel em processos administrativos
L

Rondônia reforça acolhimento de gestantes com kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 mulheres foram beneficiadas com enxovais e orientações sobre cuidados com o bebê
L

Governo de Rondônia participa de audiência sobre Plano Nacional de Educação 2024-2034

Encontro debateu metas e estratégias para a próxima década da educação pública no Brasil
L

Produção científica de Rondônia ganha visibilidade com prêmio no III Simpósio Fapero; inscrições estão abertas até o dia 13

Pesquisadores de Rondônia podem submeter resumos para o III Simpósio Fapero e concorrer a prêmios em dinheiro
L

Governo de Rondônia arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante a 4ª Pedalada pela Natureza

Evento em Alta Floresta d’Oeste uniu esporte, preservação ambiental e solidariedade
L
Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Ações ocorreram em Porto Velho e outras cidades do estado, com coletas externas e voluntariado ativo
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.