SÁBADO, 12/04/2025

L

Mundo

Massacre na Síria viola promessa de união do governo, diz especialista

Já vitimaram cerca de 1,2 mil civis de importante minoria religiosa

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Massacre na Síria viola promessa de união do governo, diz especialista
ALI HASHISHO/REUTERS/DIREITOS RESERVADOS

Os massacres que vitimaram cerca de 1,2 mil civis de importante minoria religiosa da Síria, os alauítas, violam a promessa do atual governo de Damasco de fazer uma administração que inclua todos os sírios, respeitando as diferenças étnicas e religiosas. Essa é a avaliação de especialistas em Oriente Médio consultados pela Agência Brasil.

O professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Mohammed Nadir, avaliou que os assassinatos em massa de civis alauítas, incluindo famílias inteiras e de crianças, enfraquece o discurso do novo presidente do país, Ahmed al-Sharaa (al-Jolani), de que o novo poder irá respeitar as minorias e promover um governo de união nacional.

“Com esse massacre, começa a cair por terra todo aquele discurso inicial de ponderação do Ahmed Sharaa, de que a Síria é para todos os sírios, que vai ser inclusiva, que não vai excluir ninguém. De certa forma, o massacre mostra a outra face do Hayat Thrir al-Sham (HTS)”, afirmou o pesquisador.

Oriundos de extremistas jihadistas sunitas, como Al-Qaeda e Estado Islâmico (EI), o principal grupo que compõe o novo poder na Síria – o HTS – abandonou o antigo discurso de “guerra santa” e tem prometido fazer uma gestão sem sectarismos ou discriminação.

O professor Nadir lembrou que os alauitas formavam a principal base do antigo regime de Bashad al-Assad, cuja família, que governou o país por 60 anos, também professa essa vertente do Islã. O alauismo é uma dissidência dos xiitas e representa cerca de 10% da população Síria.

“Provavelmente, tem havido ações vingativas contra a minoria alauita, e isso levou a que muitos pegassem em armas para se defender”, afirmou o especialista. Ele acrescentou que, apesar do governo lamentar o que aconteceu, tem exigido que os alauitas entreguem suas armas.

“Portanto, o governo não só fez vista grossa [dos massacres], mas, sobretudo, desafiou a comunidade alauita para que ela se desarme para, enfim, subjugá-la de certa forma”, concluiu.

Há em curso uma fuga de famílias alauítas para o Líbano por temerem novos massacres em massa. Segundo a Reuters, mais de 350 famílias sírias teriam cruzado a pé o rio que divide os países.

A onda de violência contra os alauitas teria começado após um conflito entre grupos ligados ao antigo governo e forças de segurança da atual administração, gerando uma reação contra os civis alauitas nas províncias de Lataquia e Tartus.

Em resposta aos massacres, o novo governo anunciou a criação de um Comitê para investigar todos os eventos ocorridos. Formado por cinco juízes, um militar e um advogado especialista em direitos humanos, o novo órgão tem prometido identificar todos os envolvidos em crimes contra civis.

“A nova Síria está determinada a estabelecer a justiça e o estado de direito, proteger os direitos e liberdades de seus cidadãos, impedir vinganças extrajudiciais e garantir que não haja impunidade”, disse Yasser Al-Farhan, porta-voz do Comitê, que foi anunciado como independente do governo.

Cumplicidade

O doutor em ciências sociais da PUC de São Paulo, Marcelo Buzetto, avalia que não há condições dessa comissão investigar, de forma independente, os massacres recentes na Síria. Para o pesquisador de relações internacionais, o atual governo é cúmplice dos massacres.

“Quem liderou os ataques são tropas e grupos armados do atual governo, são membros de organizações que apoiam o novo governo e que atuam publicamente, à luz do dia, com conhecimento do governo”, destacou.

O professor Buzetto lembrou ainda que as torturas e assassinatos de civis foram transmitidos pela TV e redes sociais. “Algumas chacinas transmitidas ao vivo, no melhor estilo do Estado Islâmico do Iraque e da Síria, o ISIS, organização de origem de muitos integrantes do atual governo”, completou.

Para o especialista, trata-se de processos de expurgos da antiga base social do governo Assad que podem ser classificados como limpeza étnica e genocídio.

“Há uma política de limpeza étnica contra as minorias, especialmente os cristãos e alauitas/xiitas, mas também, em menor escala, contra os curdos. E uma perseguição política e expurgo contra a base social do presidente Assad, o que inclui, inclusive, setores sunitas que o apoiavam”, completou.

Entenda

A Síria vive um processo de transição de regime após quase 60 anos de governos ligados à família Assad. Uma guerra civil de 13 anos apoiada por potências estrangeiras levou à queda do governo anterior, no fim do ano passado, levando ao poder novos grupos de diferentes correntes.

O principal deles é o grupo islâmico fundamentalista Hayat Thrir al-Sham (HTS), que nasceu como um braço da Al-Qaeda do Iraque e com ideologia jihadista, que promove a “guerra santa”. O atual presidente do país é oriundo dessa organização.

Desde que assumiu o poder, o presidente Ahmed Sharaa tem adotado discurso conciliador e prometeu respeitar os direitos e liberdades individuais de todas as minorias do país. Durante a guerra civil, ele era conhecido como Abu Mohammad al-Jolani.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU: tarifas sobre países em desenvolvimento podem ser catastróficas

ONU: tarifas sobre países em desenvolvimento podem ser catastróficas

Afirmação é da diretora da agência de comércio da organização
L
Comandante da base dos EUA na Groenlândia é demitida

Comandante da base dos EUA na Groenlândia é demitida

Coronel Susannah Meyers criticou política de Trump para a região
L
Argentina realiza terceira greve geral contra ajuste fiscal do governo Milei

Argentina realiza terceira greve geral contra ajuste fiscal do governo Milei

Trabalhadores de transportes, portos e aeroportos param por 24 horas
L
ONU denuncia detenções arbitrárias de homens no Afeganistão por aparência e costumes sob lei dos talibãs

ONU denuncia detenções arbitrárias de homens no Afeganistão por aparência e costumes sob lei dos talibãs

Mais da metade das detenções ocorreram por violação da lei islâmica
L
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10)

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

Japão saiu da lista de países que exigem visto de cidadãos brasileiros
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

11 de abril: Dia da Intendência é celebrado em Porto Velho com homenagens e reconhecimento ao trabalho logístico do Exército

Com cerimônia na 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Exército homenageia o Serviço de Intendência, peça-chave na logística e no apoio às tropas em todo o Brasil.
L

Páscoa: 47% dos rondonienses pretendem gastar até R$ 50 reais com presentes

O estudo foi realizado entre os dias 10 e 16 de março e ouviu quase 64 mil pessoas em todo o Brasil.
L

Rondônia dá início à colheita do cacau com evento em Buritis neste sábado

Estado se consolida como potência cacaueira na Região Norte e referência nacional na produção do fruto
L

#AmazoniaGenteeJustiça | Entrevista Ricardo Gilson da Costa Silva professor da UNIR

Nesta sexta-feira, dia 11, às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça entrevista Ricardo Gilson da Costa Silva, professor da UNIR e pesquisador nas áreas de Geografia Agrária, movimentos sociais, territorialidades e direitos humanos na Amazônia. Doutor pela USP e pós-doutor pela UBA, ele atua nos programas de pós-graduação da UNIR e coordena o grupo de pesquisa GTGA/CNPq.
L

#EmCimaDaHora | Entrevista Deputado federal Coronel Chrisóstomo

O programa Em Cima da Hora desta sexta-feira, dia 11, às 16h, recebe o deputado federal Coronel Chrisóstomo para uma conversa ao vivo sobre sua atuação parlamentar, projetos em andamento e temas relevantes para Rondônia e o Brasil. Não perca essa entrevista exclusiva com um dos representantes do estado na Câmara Federal!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L

Ieda Chaves mantém agenda de visitas e assegura recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Emendas parlamentares foram destinadas às áreas da agricultura, esportes e saúde.
L
Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Esses pedidos surgiram principalmente após visitas de fiscalização realizadas nos bairros.
L

Alero inicia campanha solidária para arrecadar água mineral para comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

A cheia do Rio Madeira já afeta mais de 2.700 famílias em Porto Velho.
L

Na CNN, Marcos Rocha se posiciona contra PEC da Segurança e defende autonomia dos estados

Com uma trajetória consolidada nas forças de segurança, Rocha destacou sua posição com base na vivência pessoal e na gestão pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente foge após causar acidente com duas vítimas na zona Sul

Após a queda, o suspeito se levantou rapidamente e fugiu com o veículo, deixando as duas vítimas feridas no asfalto.
12

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na zona Leste

Com o impacto, a vítima sofreu fraturas na perna e na clavícula.
14
Homem é atacado com enxadadas na cabeça na zona leste

Homem é intubado depois de levar enxadada na cabeça

Segundo as primeiras informações, o sujeito estaria perturbando frequentadores de um estabelecimento comercial, quando foi atacado com golpes de enxada na cabeça, depois o suspeito fugiu.
16
PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

O mandado de prisão preventiva estava em aberto desde 2021
10
Carro avança cruzamento e atropela motociclista na zona leste

Carro avança cruzamento e atropela motociclista na zona leste

Testemunhas disseram que o carro seguia pela Rua Cascalheira, e o motorista invadiu a preferencial, atropelando a motociclista que havia saído do trabalho para almoçar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

IFRO Campus Colorado do Oeste seleciona profissionais bolsistas para Programa de Educação Inclusiva

Está aberta a seleção de profissionais para atuarem como colaboradores externos para o Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade do IFRO, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. A inscrição é on-line e gratuita, estando aberta até 13 de abril.
L

Volvo CE exibe primeiro caminhão articulado elétrico do mundo

A30 Electric estará disponível para locação na Europa em 2026
L

Ex-vereador Polaquinho é inocentado em caso de homicídio em Seringueiras

A decisão, assinada pelo juiz Dr. Vinícius de Almeida Ferreira, foi publicada no último dia 3 de abril.
L

Mercedes-Benz lança o eArocs 400 na Bauma 2025

Veículo extrapesado inaugura propulsão livre de emissões locais no setor da construção
L

NOTA OFICIAL: Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau)

A Sesau reforça seu compromisso com a saúde pública, pautando todas as suas ações nos princípios da legalidade, eficiência e transparência, sempre priorizando o bem-estar da população rondoniense.
L
Crianças indígenas entregam manifesto pelo meio ambiente a ministras

Crianças indígenas entregam manifesto pelo meio ambiente a ministras

Mundo já tem respostas técnicas para conter o aquecimento, diz Marina
L

Sarau Itinerante chega a Nova Mutum com música, poesia e cultura popular

Evento gratuito neste sábado (12) valoriza talentos locais e fortalece a economia criativa no distrito
L
Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Tragédia foi em 2013 e matou 242 pessoas no Rio Grande do Sul
L
Haddad diz que país tem “colchão de proteção” contra turbulências

Haddad diz que país tem “colchão de proteção” contra turbulências

Reservas cambiais, supersafra e saldo comercial são as garantias
L
Prefeitura de Porto Velho mantém Portal da Transparência com informações atualizadas

Prefeitura de Porto Velho mantém portal da transparência com informações atualizadas

A transparência é obrigatória por lei e é uma das principais vertentes da atual gestão do prefeito Léo Moraes
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.