SEXTA-FEIRA, 07/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Anistia alerta para “repressão brutal” no Irã após grandes protestos

Organização lamenta falta de investigações criminais eficazes

Por Lusa* - 20

Publicado em 

Anistia alerta para "repressão brutal" no Irã após grandes protestos
WANA (West Asia News Agency) via REUTERS/Proibida repodução

A Anistia Internacional (AI) alertou nesta quarta-feira (11) para a continuação da “repressão brutal das autoridades” do Irã e da impunidade que as protege, dois anos após os grandes protestos para exigir igualdade de gênero e respeito aos direitos fundamentais.

“As pessoas no Irã continuam a sofrer as consequências devastadoras da repressão brutal das autoridades contra o protesto ‘Mulher, Vida e Liberdade’, num contexto de impunidade sistemática dos crimes cometidos ao abrigo do direito internacional”, acusa a AI em comunicado divulgado hoje para marcar o segundo aniversário das manifestações ocorridas entre setembro e dezembro de 2022.

Os protestos foram desencadeados pela morte, em 16 de setembro, de uma jovem curda de 22 anos, Mahsa Amini, detida três dias antes pela polícia dos costumes iraniana, por suposto uso indevido do véu islâmico.

Os protestos contra o uso da força no Irã foram dando lugar a manifestações de apoio às mulheres, cada vez maiores e em mais cidades, incluindo denúncias contra a atuação da Guarda Revolucionária, a força ideológica do regime de Teerã.

A repressão que se seguiu provocou a morte a mais de 400 pessoas e cerca de 17 mil foram detidas, gerando ampla condenação da comunidade internacional.

Dois anos depois, a Anistia lamenta que não tenham sido realizadas “investigações criminais eficazes, imparciais e independentes sobre as graves violações dos direitos humanos e os crimes de direito internacional”, que incluíram o uso de armas de fogo, espingardas de assalto, balas, gás lacrimogêneo e espancamentos com bastões.

“As autoridades têm procurado silenciar os familiares que procuram a verdade e a Justiça para as mortes ilegais dos seus entes queridos por meio de detenções arbitrárias, ações judiciais injustas, ameaças de morte e outras perseguições implacáveis”, declara a AI.

Além disso, diz a organização de direitos humanos sediada em Londres, as autoridades intensificaram os seus abusos e desencadearam “uma guerra contra as mulheres e as jovens” que desafiam “as leis draconianas sobre o uso obrigatório do véu”.

Em abril desde ano, destaca o comunicado, as autoridades iranianas lançaram nova campanha com o nome Plano Noor, que resultou num “aumento visível das patrulhas de segurança a pé, de moto, carro e viaturaas da polícia nos espaços públicos para impor o uso obrigatório do véu” e até perseguições perigosas, confisco de veículos, mais detenções e penas de flagelação ou equivalentes à tortura.

O comunicado mostra vários exemplos dessas práticas por parte das forças de segurança e alerta que o Parlamento iraniano se prepara para aprovar o “Projeto de Lei de Apoio à Cultura da Castidade e do Hijab”, com o objetivo de “legalizar o ataque intensificado às mulheres e jovens que desafiam o uso obrigatório do véu”.

Nesse período, desde os grandes protestos no Irã, a Anistia assinala também o reforço substancial do recurso à pena de morte para silenciar a dissidência, tendo em 2023 sido registado o maior número de execuções dos últimos oito anos e que afeta particularmente a minoria étnica perseguida Baluchi.

De acordo com a organização, dez homens foram executados arbitrariamente em ações relacionadas com os protestos de 2022, na sequência de “julgamentos fictícios, grosseiramente injustos que se basearam em ‘confissões’ extraídas sob tortura e outros maus-tratos, incluindo violência sexual, e que não foram investigados de forma independente e imparcial”.

A AI alerta para a situação da defensora dos direitos humanos Sharifeh Mohammadi e da ativista da sociedade civil curda Pakhshan Azizi, que foram recentemente condenadas à morte por tribunais revolucionários em casos separados, “unicamente devido ao seu ativismo pacífico”, a que se somam outros casos de pessoas submetidas a torturas e maus-tratos.

Esses atos e denúncias de violações e vários crimes sexuais ocorridos durante a repressão aos protestos foram negados pelo Irã, apesar de descrições reveladas no ano passado pela Anistia, que “tem documentado a forma como as autoridades judiciais e de acusação têm rejeitado ou encoberto provas de violência sexual, incluindo queixas de sobreviventes”.

A organização refere-se também à Comissão Especial para o Exame dos Distúrbios de 2022, que descreve como “não judicial e tendenciosa”, que considerou que as forças de segurança agiram “de forma responsável” em resposta aos protestos, “apesar do uso consistente e bem documentado de força ilegal, incluindo força letal”.

Do mesmo modo, lamenta que as autoridades iranianas continuam a recusar a cooperação com o organismo independente criado pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e a negar o acesso dos seus membros ao país.

A AI apela a todos os estados para que iniciem investigações criminais contra funcionários iranianos “suspeitos de crimes ao abrigo do direito internacional, ao abrigo do princípio da jurisdição universal, independentemente de o acusado estar ou não presente no seu território”.

A Anistia pede ainda “investigações estruturais sobre a situação geral ligada aos protestos de 2022 sem um suspeito identificado”.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rússia afirma que responderá pedido de ajuda da Venezuela

Rússia afirma que responderá pedido de ajuda da Venezuela

A porta-voz da chancelaria russa, Maria Zakharova, confirmou que a Rússia está pronta para atender solicitações de auxílio da Venezuela, ao mesmo tempo em que pede desescalada na região.
L
ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

Ação liderada por OMS, Unicef e UNRWA começa no domingo (9) com o objetivo de vacinar 44 mil crianças palestinas e avaliar os níveis de subnutrição na Faixa de Gaza.
L
Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

A Suprema Corte da Bolívia encerrou a detenção da ex-presidente Jeanine Áñez, anulando sua sentença de 10 anos e redirecionando seu caso para um julgamento de responsabilidades.
L
Claudia Sheinbaum é vítima de assédio sexual na Cidade do México

Claudia Sheinbaum é vítima de assédio sexual na Cidade do México

A presidente mexicana Claudia Sheinbaum sofreu assédio sexual em uma caminhada pelo centro histórico, sendo abordada e tocada por um homem que foi detido pela segurança federal.
L
Papa Leão pede "profunda reflexão" sobre tratamento de migrantes nos EUA

Papa Leão pede “profunda reflexão” sobre tratamento de migrantes nos EUA

O pontífice questionou as políticas da administração Trump e enfatizou a necessidade de respeitar os direitos e as necessidades espirituais dos detidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

“É realização de um sonho”, revela vencedora de Rondônia do Florada Premiada 2025

Ângela Pessoa, do Café Sauá em Seringueiras, leva o primeiro lugar no Florada Premiada 2025 e coloca Rondônia no topo da cafeicultura feminina brasileira.
L

Na SIC, secretário Tchê destaca o desafio de produzir café com sustentabilidade no Acre

José Luís Tchê destaca na SIC o café como símbolo de dignidade e transformação para as famílias rurais do Acre.
L

Rondônia domina concurso “Florada Premiada” e leva ouro e prata do café feminino

Ângela Maria Pessoa e Fabiana Souza Leal colocam Rondônia no topo do Florada Premiada 2025, destacando a força feminina na cafeicultura.
L

Locomotiva feita com peças de torradores leva a história do café às novas gerações na SIC

O artista Robson Emerick encantou o público da SIC com uma locomotiva feita de peças de torradores de café, transformando sustentabilidade e memória em arte.
L

De Rolim de Moura a Cujubim: produtores colocam Rondônia no topo do café brasileiro

Os produtores rondonienses Altives Berdes e Edvaldo Sigoli estão entre os 15 melhores cafés do Brasil no Coffee of the Year 2025, celebrando o sucesso da agricultura familiar e dos robustas amazônicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Mulheres de Rondônia conquistam o topo do Brasil no concurso de cafés canéforas

Mulheres de Rondônia conquistam o topo do Brasil no concurso de cafés canéforas

Produtoras rondonienses dominam o pódio na 8ª edição do Florada Premiada e comprovam a excelência do café do estado.
L
Cristiane Lopes reforça compromisso com produtores rurais de Rio Pardo

Cristiane Lopes reforça compromisso com produtores rurais de Rio Pardo

Deputada federal destaca apoio à regularização fundiária e fortalecimento da agricultura familiar em reunião com lideranças e governo.
L
Cláudia de Jesus cobra reestruturação completa de escola em Urupá

Cláudia de Jesus cobra reestruturação completa de escola em Urupá

Deputada alerta para falhas elétricas e infiltrações que colocam em risco mais de 600 estudantes.
L
Ieda Chaves reforça apoio ao esporte com emenda para os Jogos da Juventude Universitária

Ieda Chaves reforça apoio ao esporte com emenda para os Jogos da Juventude Universitária

Deputada destaca compromisso com o incentivo aos jovens e fortalecimento das políticas esportivas.
L
Deputados aprovam R$ 6 milhões para a Defensoria Pública de Rondônia

Deputados aprovam R$ 6 milhões para a Defensoria Pública de Rondônia

Recursos serão usados para pagamento de benefício especial a membros e servidores da instituição.
L
Publicidade

POLÍCIA

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Ministério Público de Rondônia obteve condenação de réu que tentou matar a ex-companheira e feriu duas pessoas. A pena será cumprida em regime fechado.
12
Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Uma mulher de 32 anos foi flagrada com substância entorpecente escondida no corpo ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o Presídio 603, na manhã desta sexta-feira (7).
12
Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

De acordo com as primeiras informações, a criança junto com os pais sofreram um acidente de moto, deixando os três em estado grave, sendo necessário a intubação de todas as vítimas.
16
Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Vítima foi agredida na frente dos filhos, dois deles autistas, e o agressor foi capturado em flagrante após tentar fugir.
12
Casal é preso com drogas durante ação do 5º BPM no Residencial Orgulho do Madeira

Casal é preso com drogas durante ação do 5º BPM no Residencial Orgulho do Madeira

Policiais localizaram maconha, crack, balança de precisão e anotações do tráfico em um apartamento usado como ponto de distribuição na zona Leste da capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Inclusão de Atividades na Licença Ambiental: JARDIPLAN URBANIZACAO E PAISAGISMO LTDA

Licença Ambiental Operação – LAO/LAMP, Nº 016.00098.004/2024-SUL
L
IFRO realiza I Bienal de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Porto Velho

IFRO realiza I Bienal de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Porto Velho

Evento reúne pesquisadores e estudantes para debater formação de leitores e integração entre ensino, pesquisa e extensão.
L
Inscrições abertas para a 10ª Corrida de Voadeiras durante a Agrotec 2025 em Porto Velho

Inscrições abertas para a 10ª Corrida de Voadeiras durante a Agrotec 2025 em Porto Velho

Tradicional competição náutica integra a programação da feira tecnológica e valoriza a cultura ribeirinha na Orla do Complexo Madeira-Mamoré.
L
Emissão do CAF em Porto Velho será lançada pela Semagric durante a Agrotec 2025

Emissão do CAF em Porto Velho será lançada pela Semagric durante a Agrotec 2025

A Prefeitura de Porto Velho vai iniciar a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) durante a Agrotec 2025, no Complexo Madeira-Mamoré, com atendimento direto aos produtores rurais.
L
NFS-e em Porto Velho ganha novo layout e atualização obrigatória para contribuintes

NFS-e em Porto Velho ganha novo layout e atualização obrigatória para contribuintes

A Prefeitura de Porto Velho orienta empresas sobre o novo layout da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), em adequação ao padrão nacional que entra em vigor em 2026.
L
Iluminação pública em Porto Velho é modernizada com mais de 13 mil pontos em LED

Iluminação pública em Porto Velho é modernizada com mais de 13 mil pontos em LED

A Prefeitura de Porto Velho ampliou a rede de iluminação pública em todas as regiões da cidade, substituindo lâmpadas antigas por tecnologia LED mais econômica e eficiente.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CASA NORTE ENERGIA SOLAR LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L

Cine Araújo Porto Velho traz estreias emocionantes e clássicos neste fim de semana

De ação futurista a dramas intensos, o Cine Araújo em Porto Velho apresenta uma programação diversificada para todos os públicos, incluindo grandes lançamentos e o relançamento do clássico De Volta Para o Futuro.
L
MPT realiza ação com empresas participantes do Conexidade em Rondônia e reforça compromisso com a inclusão

MPT realiza ação com empresas participantes do Conexidade em Rondônia e reforça compromisso com a inclusão

Primeira edição do Conexidade em Rondônia conectou pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.