QUARTA-FEIRA, 22/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Mundo

Eleição na Venezuela altera equilíbrio geopolítico global

Sociólogo aponta efeito simbólico em caso de vitória da oposição

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Eleição na Venezuela altera equilíbrio geopolítico global
Leonardo Fernandez Viloria/Reuters/Direitos Reservados

O fato de a Venezuela ser um país petroleiro – dona das maiores reservas comprovadas do mundo – e de o atual governo manter relações tensas com potências ocidentais e ter proximidade com China, Rússia e Irã faz com que a eleição no país caribenho, no próximo domingo (28) de julho tenha amplas implicações geopolíticas, segundo avaliação de especialistas consultados pela Agência Brasil.

O professor de relações internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Alexandre Pires ressaltou que, se Nicolás Maduro permanecer no poder, o bloco de países formado por China, Rússia e Irã continuaria com um importante parceiro no continente sul-americano. Por outro lado, se vence a oposição, a tendência é de o país retomar um alinhamento político com os Estados Unidos (EUA).

“É claro que o contato e as parcerias provavelmente seriam mantidos, especialmente no nível econômico, mas a Venezuela entraria em uma situação de maior normalidade, talvez conseguindo restabelecer laços com os Estados Unidos, país do qual inevitavelmente eles são muito dependentes, especialmente para tentar escoar o petróleo e também com a Espanha e com a Europa Ocidental”, afirmou.

Pires lembrou ainda que a vitória da oposição poderia elevar os investimentos no setor petroleiro, ajudando a recuperar a principal indústria do país.

“A Venezuela conseguiria também colocar mais petróleo no mercado. Obviamente, isso influenciaria o preço da mercadoria. Ou seja, colocaria a Venezuela em rota de colisão com os parceiros da Opep. Não saberíamos o quanto ela manteria essa relação com a Opep ou se inclinaria a receber mais investimentos para tentar aumentar sua capacidade produtiva”, completou.

A Opep é a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, cartel formado por países como Arábia Saudita, Irã, Iraque e Kuwait, entre outros, e que costuma combinar cotas de produção para influenciar os preços internacionais do produto.

Instabilidade

O professor de relações internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Nildo Ouriques diz que todo acontecimento na América Latina tem imensas implicações, mas ressalta que o caso venezuelano talvez seja mais importante pela questão do petróleo.

“Se não tivesse petróleo na Venezuela, os Estados Unidos estariam igualmente preocupados, mas não colocariam como uma prioridade da sua política externa. Então, o petróleo é fundamental”, afirmou.

Para Nildo, não há possibilidade de estabilidade política na Venezuela, ganhe quem ganhar. “A América Latina não pode trabalhar com o conceito de estabilidade política porque nós estamos submetidos à pressão imperialista. Nenhum país submetido à pressão imperialista pode falar em estabilidade política”, destacou.

O professor, que também lidera o Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, acrescentou que os chavistas (partidários das ideias, programas e estilo de governo associados ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, que governou o país entre 1999 e 2013) têm capacidade de mobilização e poderão colocar pressão caso a oposição vença.

“A Venezuela não terá nenhuma estabilidade, nem os regimes que são totalmente apoiados pelos Estados Unidos têm estabilidade, vide o caso do Haiti. Se ganhar a oposição, os bolivarianos [seguidores de doutrinas políticas que vigoram em partes da América do Sul, especialmente na Venezuela] têm capacidade de mobilização e de esquentar a chapa contra o governo. E, se ganhar o Maduro novamente, a luta contra ele, apoiada pela embaixada (dos EUA), com apoio dos meios de comunicação, vai continuar”, completou.

Efeito simbólico

O sociólogo, economista político e analista venezuelano Luis Salas ressaltou que a vitória da oposição teria, para além das implicações geopolíticas, um importante efeito simbólico devido a todo o processo político iniciado em 1999, com a chegada de Hugo Chávez ao poder.

“Do ponto de vista geopolítico, a vitória da oposição teria muitas implicações. Um eventual governo de Edmundo González e María Corina Machado significaria um alinhamento com [Javier] Milei na Argentina e com governos tremendamente reacionários, como o do Equador e o do Peru. Isso significaria para a região uma mudança geopolítica importante, além de simbólica, tratando-se de Venezuela”, destacou.

Há menos de uma semana das eleições, as pesquisas eleitorais da Venezuela divergem sobre o resultado do pleito presidencial marcado para o próximo domingo. Enquanto algumas enquetes dão a vitória, com ampla margem, ao principal candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, outros levantamentos apontam para a reeleição do presidente Nicolás Maduro, também com confortável vantagem.

Maduro é candidato, nesta que será a primeira eleição, desde 2015, em que toda a oposição topou participar. Principais partidos de oposição vêm boicotando as eleições nacionais.

Oposição participa

No próximo domingo (28), cerca de 21 milhões de venezuelanos deverão eleger o próximo presidente, que vai governar o país sul-americano entre 2025 e 2031. O atual presidente, Nicolás Maduro, no poder desde 2013, enfrenta nas urnas nove concorrentes.

Esta é a primeira eleição, desde 2015, em que toda a oposição aceitou participar do pleito. Desde 2017, os principais partidos de oposição vêm boicotando as eleições nacionais.

A Venezuela enfrenta um bloqueio financeiro e comercial pelo menos desde 2017, quando potências como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia passaram a não reconhecer a legitimidade do governo Maduro.

O país vizinho também passou por grave crise econômica no período, com hiperinflação e perda de cerca de 75% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), o que resultou na migração de mais de 7 milhões de pessoas.

Desde meados de 2021, o país vem mostrando alguma recuperação econômica. A hiperinflação foi controlada, e a economia voltou a crescer em 2022 e 2023, porém, os salários continuam baixos e os serviços públicos deteriorados.

Desde 2022, o embargo econômico vem sendo parcialmente flexibilizado e um acordo entre oposição e governo foi firmado para as eleições deste ano. Porém, denúncias de prisões de opositores nos últimos dias e recusas a assinar acordo para respeitar o resultado eleitoral por alguns candidatos da oposição, entre eles, o favorito Edmundo González, jogam dúvidas sobre o dia após a votação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mortes no incêndio em estação de esqui na Turquia chegam a 76

Mortes no incêndio em estação de esqui na Turquia chegam a 76

Seis procuradores conduzem investigação; há nove detidos
L
Incêndio em resort de esqui turco mata 66 pessoas

Incêndio em resort de esqui turco mata 66 pessoas

Hóspedes foram forçados a pular das janelas
L
Na Itália, abusos sexuais na Igreja remontam os anos 1960

Na Itália, abusos sexuais na Igreja remontam os anos 1960

Grupo Vita divulga nesta terça relatório sobre abusos na instituição
L
Trump pode diminuir influência dos EUA no mundo, avaliam especialistas

Trump pode diminuir influência dos EUA no mundo, avaliam especialistas

Brasil pode ser impactado por deportações brasileiros
L
Papa pede que acordo de cessar-fogo em Gaza seja respeitado

Papa pede que acordo de cessar-fogo em Gaza seja respeitado

Francisco disse esperar a libertação de todos os reféns
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador Marcos Rocha visita o Residencial Orgulho do Madeira e anuncia reforço na segurança pública

O governador esteve acompanhado do secretário de segurança, coronel Felipe Vital, e do subcomandante da Polícia Militar, reforçando o compromisso do governo estadual com a proteção e bem-estar das famílias que residem no local.
L

Feminicídio em 2024: Rondônia fecha na 3ª posição do ranking de violência

Apesar dos esforços do governo federal, o cenário hostil contabiliza um quadro de tragédia para as mulheres de Rondônia.
L

Fiat Mobi 2025 recebe nova motorização e mais equipamentos

As novas versões Like e Trekking estarão disponíveis nas concessionárias em breve
L
Saúde anuncia distribuição de sete mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue em Rondônia

Saúde anuncia distribuição de sete mil testes rápidos inéditos para diagnóstico de dengue em Rondônia

No total, serão distribuídos 6,5 milhões de testes para todo o país, sendo 4,5 milhões na primeira remessa e dois milhões como estoque estratégico para áreas com aumento de casos.
L

Volta às Aulas 2025: Planeje-se com o Sicredi e comece o ano com o Pé Direito

O Sicredi oferece soluções ideais para te apoiar neste momento de volta às aulas, bem como, te ajuda a manter o controle das suas finanças.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Trabalhador deve atualizar dados para receber ofertas de emprego
L
Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

A plataforma tem sido fundamental ao recrutamento de profissionais qualificados ao oferecer uma interface mais fácil aos usuários, tanto como quem busca emprego ou é empregador.
L
Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

As 545 vagas são distribuídas por 45 hospitais e também para a sede
L
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
L
Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Salário inicial é R$ 2,4 mil, com vale-alimentação de R$ 1,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

Guajará-Mirim terá tomógrafo e ultrassom através de emenda da deputada Dra. Taíssa

População de Guajará-Mirim contará com diagnósticos de alta precisão e atendimento mais ágil graças à investimento de R$ 1,5 milhão da parlamentar.
L

Lei da deputada Cláudia de Jesus é sancionada e reforça direitos de crianças e adolescentes em Rondônia

Agora é Lei: Estatuto da Criança e do Adolescente será distribuído nos registros de nascimento e adoção.
L

Resultado positivo: operação contra crime organizado gera 22 prisões, apreensão de armas, drogas e mostra força do trabalho integrado das forças de segurança

Nos últimos dias, Rondônia enfrentou uma onda de ataques coordenados por uma organização criminosa, que causou tensão em Porto Velho e em algumas cidades do interior.
L
Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte

Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte

O indicador, conforme o Relatório de Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é resultado das políticas públicas da atual gestão, que fortalece setores estratégicos para elevar o mercado global.
L
Coronel Chrisóstomo: Após pressão, Força Nacional fica na região amazônica por mais três meses para ajudar contra o crime organizado

Coronel Chrisóstomo: Após pressão, Força Nacional fica na região amazônica por mais três meses para ajudar contra o crime organizado

Essa decisão foi formalizada por portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20).
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após matar desafeto durante briga em flutuante

De acordo com as primeiras informações, ocorreu uma discussão entre garimpeiros em um flutuante.
18
FICCO/RO deflagra operação em combate a facções criminosas em Rondônia

FICCO/RO deflagra operação em combate a facções criminosas em Rondônia

Operação busca reprimir facção criminosa com atuação nos distritos de Jacy-Paraná, União Bandeirante e Nova Mutum.
10
Em Vilhena, PRF realiza atendimento pré-hospitalar em vítima de acidente de trânsito

Em Vilhena, PRF realiza atendimento pré-hospitalar em vítima de acidente de trânsito

Profissionalismo e Excelência, marcam mais uma ação de preservação à vida humana
10
Mulher surtada usa gargalo de garrafa para atacar servidora depois de pedir Clonazepam

Mulher surtada usa gargalo de garrafa para atacar servidora depois de pedir Clonazepam

Segundo a PM, a suspeita teria chegado e ido até a farmácia, depois perguntou se tinha Clonazepam, e assim que a vítima respondeu que sim, foi atacada com golpes de gargalo de garrafa na cabeça.
16
Motociclista sofre convulsão em acidente com carro no centro

Motociclista sofre convulsão em acidente com carro no centro

Segundo testemunhas, a motociclista seguia na Rogério Weber sentido 7 de setembro, quando foi atingida pelo carro modelo Corsa, que fazia a conversão pela Rio de Janeiro.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: UNIMASTER PRO COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA

Licenças Ambientais Prévia, Instalação e Operação, LAMP
L

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES EXTRATIVISTAS, PRODUTORES RURAIS DA RESERVA EXTRATIVISTA DO LAGO DO CUNIÃ – ASMOCUN

Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada na sede da Associação, localizada na Resex Lago do Cuniã, Distrito de São Carlos no Baixo Madeira
L

Edital de Convocação: Assembléia Geral Extraordinária – ABENC-RO

Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc)
L

Rondônia atinge recorde e se estabelece como o segundo maior exportador da Região Norte, segundo relatório econômico

Gestão estadual tem se dedicado para fortalecer setores estratégicos, a fim de atrair compradores internacionais e ampliar a competitividade do estado no mercado global
L

Edital de Convocação: Assembléia Geral Extraordinária – ABENC-RO

Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc)
L

SefinCast estreia nesta quarta-feira, 22, com temas sobre mudanças fiscais, inclusão e acessibilidade

Sefin lança podcast com estreia nesta quarta-feira, às 10h.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: GLORIA COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DISPENSA Nº 36 SOL /DLA
L

Detran-RO esclarece usuários sobre a importância da Transferência Imediata de Veículo na compra e venda

A formalização da transferência de propriedade é essencial para assegurar a segurança jurídica na compra/venda do veículo.
L

Policlínica Oswaldo Cruz ofertou mais de 152 mil vagas em atendimentos ambulatoriais em 2024

A POC está localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.862, Bairro Industrial, em Porto Velho, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
L

Servidores da Sempog realizam coleta seletiva e estimulam a reciclagem

Materiais coletados e separados ajudam voluntários da AVCC e catadores.
L