SÁBADO, 12/10/2024

L

Mundo

Mandado de prisão contra Netanyahu divide comunidade internacional

Espanha e França apoiam procurador do Tribunal Penal Internacional

Por Rachel Mestre Mesquita – Repórter da RTP - 20

Publicado em 

Mandado de prisão contra Netanyahu divide comunidade internacional
Frame TPI/Divulgação

O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, pediu na segunda-feira (20) um mandado de detenção para o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, seu ministro de defesa Yoav Gallant e três líderes do Hamas, incluindo o dirigente Yahya Sinwa.

As reações da comunidade internacional foram surgindo, nas horas seguintes, com mensagens de apoio ao pedido vindas de França e Espanha e críticas dos EUA e do Reino Unido. Já Israel considera a decisão do TPI “absurda” e rejeita “comparação nojenta” com o Hamas.

A França demonstrou na madrugada de hoje (21) apoio ao procurador do TPI: “a França apoia o Tribunal Penal Internacional, a sua independência e a luta contra a impunidade em todas as situações”, disse o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, em comunicado.

A diplomacia francesa recordou que, em primeiro lugar, “a França condenou os massacres antissemitas perpetrados pelo Hamas em 7 de outubro” em solo israelita, que vitimou mais de mil pessoas e fez cerca de 250 reféns. Acrescentando que “este grupo terrorista”, o Hamas, “reivindicou ataques bárbaros dirigidos contra civis, acompanhados de atos de tortura e violência sexual que ele próprio documentou, e inclusive difundiu e celebrou”.

No entanto, no que diz respeito a Israel, disse que caberá aos juízes do Tribunal Penal Internacional “decidir se emite esses mandados, depois de examinar as provas apresentadas pelo procurador”, mas relembra que “a França alerta há muitos meses sobre o imperativo do estrito cumprimento do Direito Humanitário Internacional e, em particular, sobre a natureza inaceitável das perdas civis na Faixa de Gaza e o insuficiente acesso humanitário”.

A França defendeu que a única forma de “restaurar um horizonte de paz” é através de uma “solução política duradoura”.

A mesma posição foi defendida pela Espanha, nesta madrugada, que disse “reiterar o seu compromisso” com o Tribunal Penal Internacional e com “com a sua independência e imparcialidade”, em um comunicado do ministério espanhol dos Negócios Estrangeiros.

“O seu trabalho crucial deve ser realizado livremente e sem interferência”, sublinhou a diplomacia espanhola, em uma publicação na rede social X.

EUA

Em posição totalmente contrária, os Estados Unidos rejeitaram veementemente a decisão do procurador do TPI, que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, considerou “ultrajantes, uma vergonha”.

“Permitam-me que seja claro: independentemente do que este procurador possa insinuar, não existe qualquer comparação, nenhuma, entre Israel e o Hamas”, afirmou a Casa Branca, sublinhando que Washington estará “sempre ao lado de Israel contra as ameaças à sua segurança”.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, considerou a comparação feita pelo procurador entre Israel e Hamas como “vergonhosa” e defendeu que a decisão do TPI poderá colocar em risco os esforços para alcançar um acordo de cessar-fogo, a libertação de reféns e o envio da ajuda humanitária para Gaza.

O Reino Unido também criticou a decisão do Tribunal Penal Internacional: “os mandados de captura não são úteis e não vão ajudar a alcançar uma pausa nos combates, na libertação de reféns ou na entrada de ajuda humanitária”, disse o porta-voz do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, citado pela agência Reuters.

Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, considerou que a decisão do procurador do TPI é “absurda” e rejeitou comparação “nojenta” com o Hamas.

“Rejeito a nojenta comparação do procurador de Haia entre Israel democrático e os assassinos em série do Hamas”, afirmou Netanyahu, citado pela Reuters, questionando com “que audácia se compara o Hamas, que matou, queimou, decapitou e violou os nossos irmãos e irmãs, com os soldados das IDF [forças de defesa de Israel] a lutar uma guerra justa?”.

Já o ministro israelense da Defesa, Yoav Gallant, acusou o procurador Karim Khan de estar tentando interferir na guerra em Gaza, através de uma tentativa “vergonhosa”, que nega o direito de autodefesa a Israel.

 “A tentativa do procurador Karim Khan de negar ao Estado de Israel o direito de autodefesa e de libertar os seus reféns deve ser rejeitada de imediato”, reagiu Yoav Gallant, em uma publicação na rede social X, esta terça-feira.

O ministro da Defesa afirma que “a comparação que o procurador estabelece entre a organização terrorista Hamas e o Estado de Israel é desprezível e repugnante”, e acrescenta que “o Estado de Israel não é parte no Tribunal e não reconhece a sua autoridade”.

Cumprimento

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, disse na segunda-feira ter registrado a “decisão do procurador do TPI de solicitar mandados de detenção” contra “Yahya Sinwar, Mohammed Deif, Ismail Haniyeh, Benjamin Netanyahu e Yoav Gallant” – mas recordou que as decisões do TPI são de cumprimento obrigatório por parte dos Estados que ratificaram os estados deste Tribunal.

“O mandato do TPI, enquanto instituição internacional independente, consiste em julgar os crimes mais graves do direito internacional” escreveu Josep Borrell, na rede social X. “Todos os Estados que ratificaram os estatutos do TPI são obrigados a executar as decisões do Tribunal”, lembrou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Energisa
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Milhões de pessoas na Flórida seguem sem energia após furacão Milton

Milhões de pessoas na Flórida seguem sem energia após furacão Milton

Pelo menos 16 pessoas morreram
L
Furacão Milton deixa pelo menos dez mortos e milhões sem eletricidade

Furacão Milton deixa pelo menos dez mortos e milhões sem eletricidade

Governador diz que Flórida evitou o pior cenário
L
Líbano: ataque israelense contra dirigente do Hezbollah fez 22 mortos

Líbano: ataque israelense contra dirigente do Hezbollah fez 22 mortos

Cento e dezessete pessoas ficaram feridas
L
Gaza tem mais de 700 mil crianças sem água, escola ou cuidados médicos

Gaza tem mais de 700 mil crianças sem água, escola ou cuidados médicos

Alerta é do porta-voz do Unicef na região, Jonathan Crickx
L
Ataque israelense mata 28 pessoas abrigadas em escola em Gaza

Ataque israelense mata 28 pessoas abrigadas em escola em Gaza

País alega que escola abrigava centro de comando do Hamas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Anvisa atualiza normas de vigilância em portos e aeroportos

Anvisa atualiza normas de vigilância em portos e aeroportos

São medidas para reduzir risco de disseminação de doenças no país.
L

Problema no trem de pouso é corrigido e aeronave do Prefeito Hildon Chaves pousa em segurança

Estavam no avião o prefeito Hildon Chaves, seu irmão, um sobrinho e o piloto.
L

Curso de Extensão: Circo na Praça – Desenvolva habilidades circenses em um ambiente público e colaborativo

Destinado a jovens e adultos a partir de 16 anos, o curso não exige experiência prévia, tornando-se uma oportunidade ideal tanto para iniciantes quanto para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades.
L

#EntreLevels | Entrevista Gui Garii – influenciador

O Entre Levels Podcast recebe Guilherme Andrade, mais conhecido como Gui Garii, um influenciador que vem conquistando seguidores com seu carisma e conteúdo autêntico.
L

Rondônia na 21ª posição no ranking de pessoas economicamente ativas com ensino superior

Este indicador específico do ranking considera o percentual de pessoas com 14 anos ou mais, inseridas na força de trabalho, que possuem ensino superior completo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Concurso unificado: prazo para envio de títulos termina hoje

Candidatos devem enviar documentação somente pelo site do certame
L

UNIR abre concurso para contratação de 37 docentes efetivos do Magistério Superior

O edital na íntegra, com todas as orientações e cronograma, pode ser acessado no portal da UNIR (www.unir.br) e no portal de processos seletivos da instituição
L
Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Copeira na Pousada Surya

Se você possui habilidades culinárias, experiência na área e proatividade, essa oportunidade pode ser para você!
L

Instituições públicas de Rolim de Moura abrem vagas para concursos

onforme o edital, as inscrições poderão ser feitas entre 16/10/2024 e 18/11/2024, com taxas de R$ 96,00 para os cargos de Ensino Médio e R$ 120,00 para os de Ensino Superior.
L
CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Candidatos de todos os blocos têm até 23h59 para enviar documentação
L
Publicidade

POLÍTICA

Léo Moraes e Mariana debaterão saneamento básico com trabalhadores do saneamento em datas diferentes

Após as perguntas dos cinco inscritos, que serão feitas em um único bloco, será concedido 10 minutos para o candidato e a candidata responderem aos questionamentos e já fazerem suas considerações finais.
L

Rondônia teve a menor taxa de prefeitos reeleitos na Região Norte

Em primeiro lugar aparece Roraima, com 100% dos prefeitos reeleitos.
L

Ieda Chaves apresenta requerimentos para investigar a emissão de carteiras de identidade

Abrangência por regiões/faixas etárias e falhas na emissão do documento serão avaliadas.
L
Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Eleições: cota de gênero foi descumprida em 700 municípios

Sistema destina 30% das candidaturas para mulheres
L
Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Propaganda eleitoral no rádio e na TV retorna nesta sexta-feira

Programação vai até 25 de outubro em 52 cidades
Publicidade

POLÍCIA

Homem sai para trabalhar e flagra esposa com amigo no Mercado Cultural

Quando chegou, flagrou a companheira com o melhor amigo, momento em que perdeu o controle e partiu para a agressão.
12

Carro faz conversão e causa acidente com mototaxista no bairro Lagoa

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou o trabalhador ferido para a UPA Sul.
10
Motociclista vítima de grave acidente no centro, morre no hospital em Porto Velho

Motociclista vítima de grave acidente no centro, morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, Fernando transitava de moto, quando bateu na traseira de uma caminhonete, e depois foi atingido por outro veículo ao cair do veículo.
18
PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

PF prende dois homens pelo crime de homicídio em Porto Velho

Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão
10
Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Identificadas vítimas que morreram no acidente da BR-364

Além dos óbitos, dez pessoas foram socorridas ao hospital.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OMS: investimento em vacinas pode reduzir uso de antibióticos em 22%

OMS: investimento em vacinas pode reduzir uso de antibióticos em 22%

Imunização retarda propagação de patógenos resistentes a medicamentos
L
Anvisa divulga propostas de advertência para derivados do tabaco

Anvisa divulga propostas de advertência para derivados do tabaco

Imagens serão apresentadas em audiência pública no dia 18
L
Com taxação de ricos, faixa de isenção do IR pode passar de R$ 5 mil

Com taxação de ricos, faixa de isenção do IR pode passar de R$ 5 mil

De acordo com o presidente Lula, novo valor é compromisso de justiça
L

Resultado do Chamamento Público: Indesp

Resultado Preliminar do Certame
L
Lazio e Atlético de Madrid são punidos por atos racistas de torcedores

Lazio e Atlético de Madrid são punidos por atos racistas de torcedores

Além de multas acima de R$ 180 mil, estádios terão fechamento parcial
L
Lula promete mais qualidade no Minha Casa, Minha Vida

Lula promete mais qualidade no Minha Casa, Minha Vida

Presidente quer incluir piscinas nas áreas de lazer do programa
L
Líbano é a nova Faixa de Gaza, diz Confederação Líbano-Brasileira

Líbano é a nova Faixa de Gaza, diz Confederação Líbano-Brasileira

“Toneladas de bomba caem no sul do Líbano”, diz presidente da entidade
L
Brasil deve formar e requalificar 14 milhões de profissionais até 2027

Brasil deve formar e requalificar 14 milhões de profissionais até 2027

CNI considera expansão da economia e do mercado de trabalho
L
Porto de Porto Velho divulga edital para arrendamento transitório de áreas operacionais

Porto de Porto Velho divulga edital para arrendamento transitório de áreas operacionais

Também tem o escopo de fortalecer a cadeia logística e contribuir para o desenvolvimento econômico de Rondônia.
L

FAPERON sedia reunião da Comissão de Regularização Fundiária de Rondônia para debater as principais restrições legais ao crédito rural

A proposta é considerada um passo essencial para remover restrições ambientais e fundiárias das propriedades rurais que buscam financiamentos junto aos agentes financeiros.
L