SÁBADO, 12/07/2025
Publicidade

L

Mundo

Suprema Corte dos EUA decide que Trump pode disputar eleições

Ex-presidente é principal adversário de Joe Biden no pleito deste ano

Por Andrew Chung e John Kruzel - repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Suprema Corte dos EUA decide que Trump pode disputar eleições
REUTERS/Eric Thayer/Direitos Reservados
A Suprema Corte dos Estados Unidos deu a Donald Trump uma grande vitória nesta segunda-feira, impedindo que os Estados desqualifiquem candidatos a cargos federais com base em uma disposição constitucional que envolve insurreição e revertendo a exclusão do candidato da cédula de votação do Colorado.Suprema Corte dos EUA decide que Trump pode disputar eleições - News RondôniaSuprema Corte dos EUA decide que Trump pode disputar eleições - News Rondônia

Por unanimidade, os juízes anularam a decisão de 19 de dezembro do principal tribunal do Colorado de retirar o ex-presidente da cédula de votação das primárias republicanas do Estado na terça-feira, depois de concluir que a 14ª Emenda da Constituição dos EUA o desqualificava para ocupar novamente um cargo público. O tribunal do Colorado considerou que Trump participou de uma insurreição por incitar e apoiar o ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 por seus apoiadores.

Mas quatro dos nove juízes da Suprema Corte, incluindo as três juízas progressistas, criticaram o restante da corte por anunciar regras que limitam como a disposição constitucional pode ser aplicada no futuro.

Trump é o principal candidato à indicação republicana para desafiar o presidente democrata Joe Biden na eleição de 5 de novembro nos EUA. Sua única rival restante para a indicação de seu partido é a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley.

A decisão foi emitida na véspera da chamada Super Terça, o dia do ciclo das primárias presidenciais dos EUA em que um grande número de Estados realiza disputas de nomeação do partido.

A decisão da Suprema Corte ocorre cinco dias depois de concordar em decidir sobre a reivindicação de Trump de imunidade contra acusações relacionadas à tentativa de reverter sua derrota nas eleições de 2020 para Biden.

A corte agiu de forma mais rápida ao decidir a questão da desqualificação das cédulas, beneficiando Trump, do que ao resolver a questão da imunidade. A demora em decidir a questão da imunidade poderia ajudar Trump ao atrasar seu julgamento criminal.

A Seção 3 da 14ª Emenda proíbe exercer cargo qualquer “funcionário público dos Estados Unidos” que tenha feito um juramento “de apoiar a Constituição dos Estados Unidos” e depois “tenha se envolvido em insurreição ou rebelião contra a mesma, ou dado ajuda ou apoio aos seus inimigos”.

“Concluímos que os Estados podem desqualificar as pessoas que ocupam ou tentam ocupar cargos estaduais. Mas os Estados não têm poder, de acordo com a Constituição, para aplicar a Seção 3 com relação a cargos federais, especialmente a Presidência”, afirmou o parecer não assinado do tribunal.

Os juízes concluíram que somente o Congresso pode aplicar a disposição contra titulares de cargos e candidatos federais.

“GRANDE VITÓRIA PARA A AMÉRICA!!!”, escreveu Trump em sua plataforma de mídia social imediatamente após a decisão.

Trump também foi barrado da cédula em Maine e Illinois com base na 14ª Emenda, mas essas decisões foram suspensas enquanto se aguardava a decisão da Suprema Corte no caso do Colorado.

A Secretária de Estado do Colorado, Jena Griswold, expressou sua decepção com a decisão que “retira dos Estados a autoridade” para aplicar a cláusula de desqualificação.

“O Colorado deveria ser capaz de barrar de nossas cédulas insurrectos que quebram o juramento”, escreveu ela em uma postagem em uma mídia social.

“Questões importantes e difíceis”

Embora os juízes tenham concordado unanimemente com o resultado, as três juízas progressistas, bem como a juíza conservadora Amy Coney Barrett, disseram que o parecer do tribunal decidiu mais do que o necessário para resolver o caso, especificando que a Seção 3 só pode ser aplicada por meio de legislação federal.

As juízas Sonia Sotomayor, Elena Kagan e Ketanji Brown Jackson se opuseram à decisão “gratuita” da maioria de anunciar regras que limitam a forma como a Seção 3 pode ser aplicada no futuro.

“Hoje, a maioria vai além das necessidades deste caso para limitar a forma como a Seção 3 pode impedir que um insurgente que quebrou o juramento se torne presidente”, disseram as juízas progressistas. “Embora concordemos que o Colorado não pode aplicar a Seção 3, protestamos contra a tentativa da maioria de usar este caso para definir os limites da aplicação federal dessa disposição.”

Barrett, por sua vez, escreveu que “este não é o momento para ampliar a discordância com estridência. O tribunal resolveu uma questão politicamente carregada na época volátil de uma eleição presidencial. Particularmente nessa circunstância, os escritos da corte devem baixar a temperatura nacional, não aumentar”.

“Para fins atuais, nossas diferenças são muito menos importantes do que nossa unanimidade: Todos os nove juízes concordam com o resultado desse caso. Essa é a mensagem que os americanos devem levar para casa”, acrescentou Barrett.

A elegibilidade de Trump foi contestada na Justiça por um grupo de seis eleitores no Colorado — quatro republicanos e dois independentes — que o retrataram como uma ameaça à democracia norte-americana e procuraram responsabilizá-lo pelo ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021 por seus apoiadores.

Os autores da ação foram apoiados pelo Cidadãos pela Responsabilidade e Ética em Washington (CREW, na sigla em inglês), um grupo progressista de supervisão.

O presidente do CREW, Noah Bookbinder, enfatizou que, embora a decisão da Suprema Corte permita que Trump volte às urnas, ela não abordou diretamente a conclusão do tribunal do Colorado de que Trump havia se envolvido em insurreição.

“A Suprema Corte teve a oportunidade, nesse caso, de exonerar Trump e optou por não fazê-lo”, disse Bookbinder.

Com o surgimento de ações judiciais para desqualificar Trump em todo o país, era importante que sua candidatura superasse todos os obstáculos para aparecer na cédula de votação em todos os 50 Estados.

A maioria conservadora de 6 a 3 da Suprema Corte inclui três nomeados por Trump. Desde a decisão no caso histórico Bush v. Gore, que deu a vitória ao republicano George W. Bush em detrimento do democrata Al Gore na disputada eleição de 2000 nos EUA, a Suprema Corte não desempenhava um papel tão central em uma corrida presidencial.

Em dezembro, os juízes do caso de imunidade recusaram uma tentativa de acelerar a resolução da questão antes que um tribunal de primeira instância se pronunciasse e, na semana passada, concordaram em retomar a questão após a decisão dos tribunais de primeira instância, estabelecendo que os argumentos fossem apresentados no final de abril, um prazo muito mais longo.

Ataque ao Capitólio

Em uma tentativa de impedir que o Congresso certificasse a vitória de Biden nas eleições de 2020, os apoiadores de Trump atacaram a polícia, romperam barricadas e invadiram o Capitólio em janeiro de 2021.

Trump fez um discurso incendiário para seus apoiadores pouco antes, repetindo suas falsas alegações de fraude eleitoral generalizada e falando para eles irem ao Capitólio e “lutar como o inferno”. Depois, durante horas, ele recusou pedidos para pedir que a multidão parasse.

A 14ª Emenda foi ratificada após a Guerra Civil de 1861-1865, na qual os Estados sulistas que permitiam a prática da escravidão se rebelaram contra o governo dos EUA.

Ao decidir contra Trump, o tribunal superior do Colorado citou a “atmosfera geral de violência política que o presidente Trump criou” e que ele ajudou “o propósito ilegal dos insurgentes de impedir a transferência pacífica de poder neste país”.

A Suprema Corte ouviu os argumentos em 8 de fevereiro. O advogado de Trump argumentou que ele não está sujeito à linguagem de desqualificação porque um presidente não é um “funcionário público dos Estados Unidos”, que a disposição não pode ser aplicada pelos tribunais na ausência de legislação do Congresso e que o que ocorreu em 6 de janeiro foi vergonhoso, criminoso e violento, mas não uma insurreição.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

China critica taxa de Trump contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

China critica taxa de Trump contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

Pequim defende a soberania e a não interferência em assuntos internos, princípios fundamentais das relações internacionais, diante da tarifa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros.
L
Trump pretende falar com Lula "em algum momento" sobre tarifas, mas não agora

Trump pretende falar com Lula “em algum momento” sobre tarifas, mas não agora

Presidente dos EUA, Donald Trump, comenta intenção de dialogar com Luiz Inácio Lula da Silva sobre taxação de 50% em exportações brasileiras, enquanto reitera defesa de Jair Bolsonaro.
L
Trump revela acordo com a OTAN para fornecer armas à Ucrânia e promete "Grande Declaração" sobre a Rússia

Trump revela acordo com a OTAN para fornecer armas à Ucrânia e promete “Grande Declaração” sobre a Rússia

Presidente Donald Trump anuncia que Washington enviará armas à Ucrânia por meio de um acordo com a OTAN, marcando a primeira vez de sua administração, e sinaliza frustração com a falta de progresso na guerra.
L
ONU registra 798 mortes perto de centros de ajuda em Gaza em seis semanas

ONU registra 798 mortes perto de centros de ajuda em Gaza em seis semanas

Escritório de Direitos Humanos da ONU critica modelo de distribuição da Gaza Humanitarian Foundation (GHF), apoiada por EUA e Israel, por ser “inerentemente inseguro” e violar padrões de imparcialidade, enquanto a GHF contesta os dados.
L
Tarifa EUA Canadá: Trump anuncia taxa de 35% a partir de 1º de Agosto

Tarifa EUA Canadá: Trump anuncia taxa de 35% a partir de 1º de Agosto

O presidente Donald Trump confirmou a imposição de uma tarifa EUA Canadá de 35% sobre importações, somando-se a taxas já existentes em setores como aço e automóveis.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira, o plano de estender o programa Pé-de-Meia a todos os estudantes do ensino médio da rede pública a partir de 2026.
L
Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

O programa Momento Agro recebe o advogado Dr. Renan Maldonado, especialista em direito do produtor rural
L

Sexta de cinema garantido: News Rondônia e Cine Araújo anunciam mais um ganhador da promoção que leva ao cinema sem gastar nada!

Toda semana tem sorteio de par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Quer participar? É rápido, gratuito e pode transformar sua sexta-feira!
L
Nova Medida Provisória tenta evitar alta na Conta de Luz após vetos derrubados

Nova Medida Provisória tenta evitar alta na Conta de Luz após vetos derrubados

Em Brasília, uma Medida Provisória foi publicada em 11 de julho de 2025 para conter o aumento previsto na conta de luz, impondo um teto à CDE e trocando a contratação de termelétricas por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), buscando reequilibrar os custos no setor elétrico.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Apostadores de todo o Brasil têm até as 19h (horário de Brasília) para concorrer ao prêmio principal da Mega-Sena acumulado em R$ 38 milhões neste sábado, 12 de julho de 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Cássio Gois fortalece o Cernic com recursos que ampliam atendimentos e garantem mais saúde em Cacoal

Deputado investe quase R$ 200 mil na instituição, com destaque para melhorias na área odontológica infantil.
L
Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva detalha benefício para 35,5 mil pescadores e agricultores de Minas Gerais e Espírito Santo, impactados pelo rompimento da barragem em Mariana há dez anos.
L

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Publicidade

POLÍCIA

colisao-entre-motocicletas-deixa-mulher-ferida-na-zona-leste-de-porto-velho

Colisão entre motocicletas deixa mulher ferida na zona Leste de Porto Velho

Segundo testemunhas, o outro motociclista teria avançado o sinal vermelho, provocando a colisão.
10
PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na Capital

PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na capital

Na madrugada deste sábado, 12 de julho de 2025, em Porto Velho, a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas, após ele tentar fugir de uma barreira policial com 40 kg de entorpecentes escondidos em seu caminhão.
12
Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Em Santa Luzia D’Oeste (RO), a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, no momento em que ele retirava uma encomenda contendo R$ 2.050,00 em cédulas falsas, adquiridas por meio de rede social.
10
Caminhoneiro de Rondônia é preso com 210 kg de drogas em rodovia de Mato Grosso

Caminhoneiro de Rondônia é preso com 210 kg de drogas em rodovia de Mato Grosso

Um motorista que saiu de Rondônia com destino a Minas Gerais foi interceptado pela PRF em General Carneiro (MT), transportando 210 kg de entorpecentes escondidos em uma carga de madeira, revelando um esquema de tráfico interestadual.
14
Foragido de alta periculosidade é preso em Rondônia em ação conjunta de Polícias Civis

Foragido de alta periculosidade é preso em Rondônia em ação conjunta de Polícias Civis

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO 2 e pela Delegacia de Polícia Civil de Mirante da Serra/RO.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Com obra 99% concluída, reforma da Escola Boa Esperança amplia estrutura, garante ambiente acolhedor e fortalece parceria entre governo e município.
L
Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Campanhas da Fhemeron ampliam doação de sangue em Rondônia durante as férias, garantindo estoques para emergências e demandas hospitalares.
L
Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Com 99% concluída, reforma do Cemetron amplia estrutura, adiciona 10 leitos de UTI e mantém serviços do SUS em Rondônia.
L
FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

Cerimônia da FACER e CMEC Rondônia fortalece empreendedorismo feminino com posse do Conselho da Mulher Empreendedora em Ariquemes.
L
Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Grandes montadoras submeteram modelos de veículos de entrada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para obter isenção de IPI, uma medida do programa Carro Sustentável que visa incentivar a produção de automóveis mais econômicos e ecológicos no Brasil.
L

“Ditadores de Trump no Brasil” são alvo de crítica por apoio à ingerência dos EUA

Em artigo opinativo, servidor aposentado critica políticos brasileiros por defenderem posicionamento dos EUA sobre investigações contra Bolsonaro.
L
Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Em vigor desde 2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) celebra uma década como marco na garantia de direitos para Pessoas com Deficiência (PCD), indo além das cotas ao exigir acessibilidade e combater o capacitismo para uma inclusão efetiva no mercado de trabalho.
L
Oficina gratuita de fotografia criativa abre inscrições para jovens de bairros periféricos em Vilhena

Oficina gratuita de fotografia criativa abre inscrições para jovens de bairros periféricos em Vilhena

Projeto “Periferia em Foco”, coordenado por Washington Kuipers, oferece aulas práticas e teóricas, bolsa de R$ 500 e exposição final na cidade de Vilhena (RO).
L

Pitbull terapeuta Moana encanta pacientes em hospital de Santa Catarina com afeto e “lambeijos”

Moana, uma pitbull terapeuta, atua no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages (SC), levando carinho a crianças com TEA e pacientes adultos em tratamento.
L
Cerco a Universidades dos EUA gera insegurança em pesquisadores brasileiros

Cerco a Universidades dos EUA gera insegurança em pesquisadores brasileiros

Com ataques do governo e cortes de verbas na ciência e em programas de intercâmbio, a crescente instabilidade nos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump causa receio em estudantes e pesquisadores brasileiros, que temem falar português e buscam alternativas para suas pesquisas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.