TERÇA-FEIRA, 22/04/2025

L

Mundo

Em Haia, China defende que palestinos têm direito de usar violência

Pequim argumenta que é preciso diferenciar luta armada e terrorismo

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Em Haia, China defende que palestinos têm direito de usar violência
Frame TV ONU
A China argumentou nesta quinta-feira (22) na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em Haia, nos Países Baixos, que o povo palestino que vive sob a ocupação de Israel tem o direito de recorrer à violência para alcançar a autodeterminação. Ainda segundo Pequim, é preciso diferenciar a luta armada legítima dos atos de terrorismo.Em Haia, China defende que palestinos têm direito de usar violência - News RondôniaEm Haia, China defende que palestinos têm direito de usar violência - News Rondônia

“O povo palestino recorre à força para resistir à opressão estrangeira e para completar o estabelecimento de um Estado independente. É um direito inalienável e bem fundamentado no direito internacional. Várias pessoas libertaram-se do domínio colonial e da opressão estrangeira para alcançar a independência após a 2ª Guerra Mundial. As suas práticas servem como provas convincentes do direito”, argumentou o embaixador chinês, Ma Xinmim.

O representante de Pequim defendeu ainda que a ocupação de Israel é ilegal e que a China defende a solução de dois Estados, um israelense e outro palestino, a ser alcançado por meio da negociação. Além disso, a China argumentou que a potência ocupante não tem direito à autodefesa dentro dos territórios ocupados.

A declaração da China ocorreu em audiência pública da CIJ, que é o principal órgão jurídico da Organização das Nações Unidas (ONU). O tribunal foi provocado, pela Assembleia Geral da ONU, a se manifestar sobre a ocupação de Israel na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, que dura desde 1967. Não há data para publicação do parecer da CIJ.

Ao todo, 52 estados se inscreveram para comentar o tema. O Brasil se manifestou na terça-feira (20), quando pediu que a Corte considere a ocupação ilegal, dizendo que ela equivale a uma anexação dos territórios dos palestinos. Já os Estados Unidos defenderam nessa quarta-feira (21) que o fim da ocupação deve estar condicionado à segurança de Israel.

Luta armada e terrorismo

“Numerosas resoluções da Assembleia Geral da ONU reconhecem a legitimidade da luta por todos os meios disponíveis, incluindo a luta armada de povos sob dominação colonial ou ocupação estrangeira, para concretizar o direito à autodeterminação”, destacou Ma Xinmin, citando a Resolução 3.070 da ONU de 1973.

O embaixador defendeu que, nesse contexto de ocupação estrangeira, a luta armada se distingue dos atos de terrorismo. “Esta distinção é reconhecida por diversas convenções internacionais” afirmou, citando as convenções da União Africana e a dos Estados Árabes que tratam do combate ao terrorismo.

“O Artigo 3º da Convenção da União Africana sobre a Prevenção e o Combate ao Terrorismo de 1999 estabelece que, cito, ‘a luta travada pelos povos de acordo com o princípio do direito internacional pela sua libertação da autodeterminação, incluindo a luta armada, contra o colonialismo, a ocupação, a agressão e a dominação por forças estrangeiras, não serão considerados atos terroristas”‘, acrescentou.

O representante de Pequim enfatizou, por outro lado, que mesmo uma luta armada legítima precisa respeitar os direitos humanos. “Durante a luta armada legítima dos povos, todas as partes são obrigadas a cumprir o Direito Humanitário Internacional (DIH) e, em particular, a abster-se de cometer atos de terrorismo que violem o DIH”, acrescentou.

Ma Xinmin lamentou que, após mais de meio século, a ocupação de Israel na Palestina siga sem esperança de acabar. “Inúmeros palestinos esperaram durante toda a vida. No entanto, não resta qualquer raio de esperança nos seus esforços para restaurar os direitos legítimos do povo palestino”, ponderou.

Legítima Defesa

Ainda segundo o embaixador da China, o direito à legítima defesa de um Estado só pode ser usado se o ataque armado ocorrer no território do próprio Estado.

“No território ocupado, o direito da potência ocupante à autodefesa depende da legitimidade do processo de ocupação. Se a ocupação for ilegal, a potência ocupante não pode adquirir a soberania do território nem recorrer à autodefesa contra ataques armados ocorridos no território ocupado”, justificou.

Direitos Humanos

Ma Xinmin afirmou ainda que a China entende que Israel violou os direitos humanos ao longo da ocupação dos territórios palestinos.

“Fatos bem documentados e amplamente reconhecidos indicam que as políticas e práticas de opressão de Israel ao longo da sua prolongada ocupação do território palestino minaram gravemente e impediram o exercício e a plena realização do direito do povo palestiniano à autodeterminação”, destacou Xinmin, acrescentando que “independentemente da duração da ocupação, a natureza ilegal da ocupação e a soberania sobre os territórios ocupados permanecem inalteradas”.

Israel

O governo de Israel não vai participar das audiências públicas para discutir a ocupação dos territórios palestinos. Em documento de cinco páginas enviado à CIJ, Israel condenou a resolução que determinou a análise do caso, dizendo que a decisão representa uma “distorção da história e da realidade atual do conflito israelense-palestino” e que, por isso, prejudica a construção da paz.

“Ao apontar o dedo apenas para um lado, as questões ignoram milhares de israelenses mortos e feridos que foram vítimas de atos assassinos de ódio palestinos e do terrorismo – atos que continuam a pôr em perigo diariamente os civis e a segurança nacional de Israel”, afirma o documento.

Entenda

Após o fim da 2ª Guerra Mundial, a Grã-Bretanha transferiu para as Nações Unidas a responsabilidade pelo território que hoje é ocupado por Israel e pela Palestina. Desde o final da 1ª Guerra Mundial, a chamada Palestina histórica era controlada pelos ingleses.

Com a Resolução 181, de 1947, a Assembleia-Geral da ONU recomendou a partilha da Palestina entre judeus e árabes. Porém, apenas o Estado de Israel foi criado. Em 1967, após mais uma guerra na região, Israel ocupou militarmente a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e a Jerusalém Oriental, que então estavam sob o controle do Egito e da Jordânia.

Após esse conflito, a Assembleia da ONU aprovou a Resolução 242, de 1967, que determinou “a retirada das forças armadas israelitas dos territórios que ocuparam”.

Apesar dessa resolução, a construção de assentamentos israelenses na Cisjordânia continuou e hoje são 300 colônias consideradas ilegais, segundo a ONU, dentro da Cisjordânia, onde vivem cerca de 700 mil colonos israelenses.

Em 2005, Israel deixou a Faixa Gaza, apesar de manter um cerco ao enclave controlando a saída e a entrada de pessoas e mercadorias.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mercado de ações dos EUA despenca após ataques de Trump ao Fed e tensões com China

Mercado de ações dos EUA despenca após ataques de Trump ao Fed e tensões com China

Investidores se preocupam com a independência do banco central
L
Vaticano divulga detalhes das exéquias e sepultamento do papa Francisco

Vaticano divulga detalhes das exéquias e sepultamento do papa Francisco

Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior.
L
Lideranças religiosas lamentam morte do papa Francisco e destacam legado de diálogo, justiça social e paz

Lideranças religiosas lamentam morte do papa Francisco e destacam legado de diálogo, justiça social e paz

Organizações da comunidade judaica se uniram em luto
L
Com morte do Papa Francisco, conclave será convocado para eleger novo líder da Igreja Católica

Com morte do Papa Francisco, conclave será convocado para eleger novo líder da Igreja Católica

Dos 252 cardeais, 149 foram nomeados por Francisco
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Previsões do Horóscopo desta terça (22/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta terça (22/4) para seu signo

Confira as previsões desta terça-feira (22/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Deputado Ribeiro do Sinpol promove distribuição de mais de mil ovos de Páscoa

Iniciativa evidenciou o compromisso do parlamentar com ações de cunho social.
L

Arquidiocese de Porto Velho divulga nota oficial na qual lamenta a morte do Papa Francisco

“Nossa Igreja presente em Porto Velho se une neste momento em comunhão e sofrimento com a Igreja universal e com todas as pessoas de boa vontade e fé.”
L

Golpe BRats: como se proteger do malware que desvia Pix sem ser notado

Prefira apps oficiais, revise permissões e redobre a atenção ao realizar transferências
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Parlamentar destaca qualidade dos serviços prestados pelo Saae de Cacoal e critica proposta de concessão à iniciativa privada prevista na Lei 1.200/2023.
L

Prefeito Leo Moraes presta homenagem ao Papa Francisco

Mensagem ressalta legado de fé, humildade e amor deixado pelo líder da Igreja Católica
L

Sílvia Cristina prestigia Corrida Internacional do Marco Zero, em Ji-Paraná

Evento organizado pela CDL Ji-Paraná foi um sucesso, reunindo cerca de 3 mil competidores
L

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados
L

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Evento reuniu cerca de 300 moradores e trouxe alegria às crianças e famílias do bairro
L
Publicidade

POLÍCIA

Caseiro morre após ataque de onça em fazenda às margens do rio

Caseiro morre após ataque de onça em fazenda às margens do rio

Ribeirinhos relataram que a presença de onças na área é comum, o que tem gerado preocupação nas comunidades próximas.
18
Motocicleta furtada é recuperada no mesmo dia em área rural

Motocicleta furtada é recuperada no mesmo dia em área rural

Após verificação no sistema, confirmou-se a restrição de furto, e a motocicleta foi recolhida ao pátio da UNISP/Vilhena, onde aguarda perícia.
10
Homem é preso após fugir de hospital e planejar matar ex-companheira

Homem é preso após fugir de hospital e planejar matar ex-companheira

A ação foi realizada pelas equipes da Polícia Civil por meio das delegacias especializadas DEAM, DERCCV e DERF.
16
Homem é morto a facada em praça após negar dose de bebida

Homem é morto a facada em praça após negar dose de bebida

O suspeito alegou que o conflito teria ocorrido por causa de uma mulher, e não pela bebida.
18
Mulher se joga na frente de caminhão e quase é atropelada na zona leste

Mulher se joga na frente de caminhão e quase é atropelada na zona leste

Alguns populares relatam que a mulher está desde cedo tentando tirar a própria vida, chegando a ficar com o corpo embaixo de um caminhão.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem preso por morte de pedreiro já havia sido condenado por homicídio em 2018 após briga com colega

Homem preso por morte de pedreiro já havia sido condenado por homicídio em 2018 após briga com colega

Ele apresenta lesões no rosto, provocadas por uma tentativa de linchamento após o crime mais recente.
14

Rondônia intensifica monitoramento contra gripe aviária e doença de Newcastle

Ações da Idaron seguem até junho e visam proteger a avicultura local da entrada de vírus trazidos por aves migratórias.
L

Requerimento da Licença Ambiental: WAKIL ISSA SABA – EXPLORACAO DE JOGOS DE SINUCA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA – LAP E LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO – LAI
L

Serviços públicos de Rondônia agora estão disponíveis no GOV.BR

Entre as últimas funcionalidades adicionadas à carta de serviços, os cidadãos podem consultar a disponibilidade de medicamentos de alto custo na rede estadual, realizar a transferência digital de veículos e acessar recursos e defesas online para infrações de trânsito.
L
Chuva de Meteoros Líridas alcança pico de visibilidade na madrugada de terça (22) no Brasil

Chuva de Meteoros Líridas alcança pico de visibilidade na madrugada de terça (22) no Brasil

Fenômeno vem sendo observado desde o dia 14 em várias regiões do país
L
Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás para beneficiários com NIS final 4

Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás para beneficiários com NIS final 4

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,73
L
STF julga denúncia contra seis acusados de tentativa de golpe no governo Bolsonaro

STF julga denúncia contra seis acusados de tentativa de golpe no governo Bolsonaro

Julgamento está marcado para esta terça-feira na Primeira Turma
L
Homem é detido após disparo de arma de fogo em escola

Mulher é baleada enquanto segurava bebê no colo em residência

A jovem contou que estava em casa com o seu bebê no colo, quando escutou barulho de tiro, em seguida, percebeu que tinha sido atingida na perna, mas não viu quem fez o disparo.
16
Criança autista de 5 anos morre afogada em balneário na capital

Criança autista de 5 anos morre afogada em balneário na capital

De acordo com as primeiras informações, a criança estava com familiares, quando um tio avistou o menino boiando na piscina, já desacordado.
18

Motorista foge após causar acidente e derrubar poste de energia

De acordo com informações apuradas pelo site, o veículo foi visto em alta velocidade.
12
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.