SEXTA-FEIRA, 12/04/2024

L

Mundo

Solução de dois estados entre Palestina e Israel é unanimidade no G20

Chanceleres também defendem reforma na ONU

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Solução de dois estados entre Palestina e Israel é unanimidade no G20
Tomaz Silva/Agência Brasil
A solução de dois estados – um Palestino e um Israelense – é unanimidade entre os integrantes do G20, grupo dos 20 países que reúnem as principais economias do mundo, como único caminho para a paz no Oriente Médio. A posição foi repassada nesta quinta-feira (22) pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao término do encontro de chanceleres, no Rio de Janeiro. A reunião foi a primeira de nível ministerial realizada sob a presidência brasileira no G20.Solução de dois estados entre Palestina e Israel é unanimidade no G20 - News RondôniaSolução de dois estados entre Palestina e Israel é unanimidade no G20 - News Rondônia

Outra unanimidade destacada pelo ministro é a necessidade de uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição multilateral máxima para temas ligados à paz mundial e resolução de conflitos e guerras.

O encontro, realizado na Marina da Glória, ponto turístico na orla carioca, contou com a presença de 45 delegações de integrantes do G20, convidados e entidades multilaterais, como a ONU, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Dos países, 32 estiveram presentes com representantes de nível ministerial.

Entre os chanceleres que compareceram estão o secretário de Estado americano, Antony Blinken; o chanceler russo, Sergey Lavrov, e o ministro de Relações Exteriores do Reino Unido e ex-primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Guerras

De acordo com o chanceler brasileiro, os integrantes do G20 e convidados discutiram a participação e importância do grupo no diálogo e resolução de conflitos e tensões internacionais, mais notadamente a situação atual na Ucrânia – que sofre invasão russa – e na Faixa de Gaza, que enfrenta ofensivas e invasão territorial israelense.

“Vários países reiteraram a sua condenação da guerra na Ucrânia”, disse, sem citar a posição específica de cada país.

“Grande número de países, de todas as regiões, expressou a preocupação com o conflito na Palestina, destacando o risco de alastramento aos países vizinhos. Vários demandaram, ademais, a imediata libertação dos reféns em poder do Hamas”, completou.

Mauro Vieira acrescentou que houve “virtual unanimidade no apoio à solução de dois estados como sendo a única solução possível para o conflito entre Israel e Palestina”.

Foi considerado no encontro especial destaque ao deslocamento forçado de mais de 1,1 milhão de palestinos para o sul da Faixa de Gaza. “Nesse contexto, houve diversos pedidos em favor da liberação imediata do acesso para ajuda humanitária na Palestina, bem como apelos pela cessação das hostilidades. Muitos se posicionaram contrariamente à anunciada operação de Israel em Rafah, pedindo que o governo de Israel reconsidere e suspenda imediatamente essa decisão”, ressaltou.

A ofensiva de Israel na Faixa de Gaza é uma retaliação ao ataque do Hamas ao território israelense em 7 de outubro do ano passado, quando 1,2 mil pessoas foram mortas e mais de 250 pessoas foram sequestradas. De acordo com autoridades de Gaza, o número de mortos na região palestina sitiada desde então beira 30 mil.

Conselho de Segurança

Sobre o papel da ONU, o chanceler brasileiro disse que há consenso entre os países sobre a essencialidade da organização para a paz e segurança no mundo e promoção do desenvolvimento sustentável. Em relação ao Conselho de Segurança, a presidência brasileira do G20 espera impulsionar uma reforma que inclua novos países membros, rotativos e permanentes, com aumento na representação, sobretudo da América Latina, do Caribe e da África.

Atualmente, o conselho é formado por 15 países, mas apenas cinco – Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido – têm poder de veto, o que tem inviabilizado resoluções como um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Nesse caso, o veto foi americano.

Mauro Vieira defendeu ainda que organizações financeiras multilaterais, como o FMI, facilitem o acesso a financiamento para países pobres e possibilitem a maior participação deles na governança das instituições.

O ministro brasileiro anunciou que foi aprovada a realização de um novo encontro extraordinário dos chanceleres em setembro, em Nova York, à margem da abertura da 79ª Assembleia-Geral da ONU, com a participação de todos os países, independentemente de terem assento no G20.

“Será a primeira vez em que o G20 se reunirá dentro da sede das Nações Unidas, em sessão aberta para todos os membros da organização, para promover um chamado à ação em favor da reforma da governança global”, destacou.

Encontros

Os dois dias de encontros ministeriais no Rio de Janeiro esta semana são um preparativo para a reunião de cúpula de novembro, também na cidade, com a participação dos chefes de Estado e de governos.

Nos dias 28 e 29 de fevereiro, ministros das finanças e presidentes de bancos centrais se encontram em São Paulo. Também estão previstas diversas reuniões de grupos de trabalho em cidades brasileiras até o encontro final sob a presidência brasileira, em novembro, antes da passagem de comando do G20 para a África do Sul.

Prioridades

Além da necessidade de reforma na governança mundial, foram acolhidas pelo G20, segundo Vieira, as demais prioridades da presidência rotativa brasileira, como a busca da inclusão social e combate à fome e à pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável, considerando-se seus três pilares, o social, o econômico e o ambiental.

“A presença de todas e todos aqui é prova não somente da crescente importância do Brasil, mas também do papel G20 como foro de concertação [conciliação] internacional”, finalizou o chanceler.

G20

O G20 é composto por 19 países – África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia – e dois órgãos regionais, a União Africana e a União Europeia.

Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

Como presidente do G20, o Brasil tem o direito de chamar outros países e entidades. Entre os convidados estão Angola, Bolívia, Egito, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Nigéria, Noruega, Paraguai, Portugal, Singapura e Uruguai. Em 2025, o G20 será presidido pela África do Sul.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

Central sindical argentina anuncia greve geral contra governo Milei

Paralisação está marcada para o dia 9 de maio
L
Papa Francisco visita o Timor-Leste em setembro

Papa Francisco visita o Timor-Leste em setembro

Viagem foi anunciada pelo Vaticano
L
Rússia lança primeiro foguete espacial pós-soviético Angara-A5

Rússia lança primeiro foguete espacial pós-soviético Angara-A5

Lançamento ocorreu no Cosmódromo de Vostochny, no Extremo Oriente
L
Tribunal do Vietnã condena à morte presidente de empresa por fraude

Tribunal do Vietnã condena à morte presidente de empresa por fraude

Truong My Lan presidia gigante do setor imobiliário
L
México pede que ONU suspenda Equador até que país se desculpe

México pede que ONU suspenda Equador até que país se desculpe

A exigência faz parte de uma ação judicial que o México está apresentando à Corte Internacional de Justiça, o principal tribunal da ONU, também conhecida como Corte Mundial.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Atletas da escola LEGADO preparam-se para o Campeonato Brasileiro 2024

Atletas da escola LEGADO preparam-se para o Campeonato Brasileiro 2024

Yarley Luam e João Pedro representam Rondônia em buscam vitória nas categorias Juvenil e Adulto.
L
Programa Entre Levels

Programa Entre Levels entrevista: Felipe Paiva

Vamos entrevistar Felipe Paiva, escultor físico e fisioterapeuta, para explorar a conexão entre sua arte e sua profissão.
L

News Rondônia e Cine Araújo premiam internautas com ingressos para o cinema

Saiba quem foram os ganhadores da promoção e como aproveitar os filmes em cartaz no melhor cinema da cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Ajudante de Obra

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe como ajudante.de obra
L
Vagas de Emprego

Rhesultados Consultoria abre vaga para Comprador Agropecuário em Porto Velho

A vaga, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e um salário mensal de R$ 2.000,00, além de benefícios como plano odontológico e outros.
L
Vaga de Empregos

PB Serviços abre vaga para Lavador(a) de Carros em Porto Velho

A oportunidade, publicada em 12 de abril de 2024, oferece regime de tempo integral e promete um ambiente de trabalho dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

M. A. Engenharia abre vaga para Mecânico de Refrigeração em Porto Velho

A vaga, publicada em 10 de abril de 2024, oferece tempo integral e promete um ambiente de trabalho desafiador e dinâmico.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Recepcionista em Porto Velho

A vaga, publicada em 10 de abril de 2024, oferece tempo integral e um ambiente dinâmico de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Valtinho Canuto na comunidade Bom Será: compromisso com soluções para as demandas locais

Valtinho Canuto na comunidade Bom Será: compromisso com soluções para as demandas locais

Na ocasião, o vereador se reuniu com líderes comunitários e moradores, que apresentaram diversas reivindicações.
L
Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Movimento liderado pela deputada Cristiane Lopes e a Sociedade Civil Organizada busca redução das passagens aéreas em Rondônia

Comissão denominada “Céus Abertos”, se reúne para impulsionar mudanças no setor de aviação na região Norte do Brasil.
L
Cláudia de Jesus realiza audiência pública sobre acesso público a medicamentos

Cláudia de Jesus realiza audiência pública sobre acesso público a medicamentos

Evento será na Assembleia Legislativa.
L

DER atende pedido da Dra. Taíssa e recupera ponte da linha do Tucano em União Bandeirantes

Parlamentar ressalta a importância da revitalização para os moradores e produtores rurais da região
L
Em dois anos, Centro de Prevenção ao Câncer em Ji-Paraná realizou quase 60 mil atendimentos

Em dois anos, Centro de Prevenção ao Câncer em Ji-Paraná realizou quase 60 mil atendimentos

Obra foi construída e equipada com recursos de emendas da deputada federal Sílvia Cristina.
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpo de adolescente decapitado é encontrado pela PM na zona leste

Corpo de adolescente decapitado é encontrado pela PM na zona leste

Na ocasião, o jovem teve a cabeça arrancada e jogada em uma bolsa no portão de entrada do residencial Porto Madero 3, local onde morava o irmão de Mikael.
18
Homem é encontrado morto a golpes de facão em matagal

Homem é encontrado morto a golpes de facão em matagal

Informações apuradas pelo site dão conta que populares que passavam pelo local avistaram a vítima caída dentro de uma área de mata e acionaram a PM.
18
Árvore quebra e cai em cima de carros no centro de Porto Velho

Árvore quebra e cai em cima de carros no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, não estava chovendo nem ventando forte no momento que parte da árvore quebrou e caiu em cima de dois carros, sendo um Ford Ka e um Nissan Versa que estavam estacionados.
10
Motorista de Gol foge após perseguir e derrubar motociclista na zona sul

Motorista de Gol foge após perseguir e derrubar motociclista na zona sul

O rapaz teve escoriações pelos braços e pernas.
12
polícia

Homem ataca mulher com facada no pescoço em Tarilândia

A mulher foi socorrida às pressas ao Hospital Municipal de Jaru, onde se recupera da lesão.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VALTINHO CANUTO: Demarcação é o primeiro Distrito a celebrar a chegada da Iluminação Pública em LED no Baixo Madeira

As luminárias de LED trazem mais segurança, visibilidade e qualidade de vida para todos.
L
Casal adota cão idoso que passou 11 anos em abrigo; Fiona ganhou lar e família

Casal adota cão idoso que passou 11 anos em abrigo; Fiona ganhou lar e família

Pouco antes de ser adotada, Fiona saiu do antigo abrigo e foi acolhida por Lindsey Decker, vice-presidente do Albert’s Dog Lounge, que cuidou dela até que uma família permanente fosse encontrada.
L
Cometa do Diabo tá chegando e não precisa ter medo; significado do nome

Cometa do Diabo tá chegando e não precisa ter medo

Cometas costumam ser visíveis quando atingem sua intensidade máxima.
L

Requerimento da Licença Ambiental: J L A BARRETO E CIA LTDA

Licença Ambiental
L
Sai concurso do BRB: 100 vagas e salário de R$ 10 mil

Sai concurso do BRB: 100 vagas e salário de R$ 10 mil

Os participantes precisam pagar uma taxa de inscrição de R$ 90 até o dia 11 de junho.
L
Brasil aparece no centro do mundo em novo Atlas do IBGE

Brasil aparece no centro do mundo em novo Atlas do IBGE

Com mais de 200 mapas, dentre físicos, políticos e temáticos do Brasil e do mundo.
L
Presidente argentino Javier Milei encontra-se com Elon Musk nos EUA

Presidente argentino Javier Milei encontra-se com Elon Musk nos EUA

Milei oferece apoio a Musk em meio a desavenças com a Justiça brasileira, enquanto prometem colaboração em soluções de livre mercado.
L
STF forma maioria para ampliar alcance de foro privilegiado

STF forma maioria para ampliar alcance de foro privilegiado

Julgamento foi suspenso por pedido de vista do ministro André Mendonça
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL VILLAS DO PARQUE

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 35 SOL/DLA
L