QUARTA-FEIRA, 23/04/2025

L

Mundo

Veja repercussão da fala de Lula sobre guerra em Gaza e Holocausto

Assunto tem gerado críticas e apoios ao presidente.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Veja repercussão da fala de Lula sobre guerra em Gaza e Holocausto
Foto: Ricardo Stuckert / PR
A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparando as ações militares de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da 2ª Guerra Mundial teve ampla repercussão no Brasil e no exterior. O comentário fez o governo de Israel declarar Lula persona non grata no país. Em resposta, o governo brasileiro convocou de volta ao país o embaixador de Tel Aviv “para consultas”.Veja repercussão da fala de Lula sobre guerra em Gaza e Holocausto - News RondôniaVeja repercussão da fala de Lula sobre guerra em Gaza e Holocausto - News Rondônia

No Brasil, movimentos sociais, sindicatos, lideranças políticas e entidades que representam israelenses, judeus e palestinos se manifestaram sobre o tema, criticando ou defendendo o teor do comentário. Veículos de imprensa nacionais também dedicaram ampla cobertura sobre a declaração do presidente.

Benjamin Netanyahu em Tel Aviv
 31/12/2023    ABIR SULTAN/Pool via REUTERS
Governo de Benjamin Netanyahu declarou Lula persona non grata após fala sobre Gaza e Holocausto  – ABIR SULTAN/Pool via REUTERS

Em resposta às críticas recebidas por Lula, o Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal) expressou “total solidariedade” ao presidente brasileiro e afirmou que é apropriada a comparação entre a ação de Israel em Gaza e a de Adolf Hitler na Alemanha nazista.

“Enquanto a intenção de Hitler era a eliminação dos judeus, a de ‘Israel’ consiste na aniquilação do povo palestino, em uma operação de limpeza étnica. Nesse sentido, os nazistas e os sionistas podem ser considerados entidades irmãs siamesas”, afirmou, em nota, Ahmed Shehada, presidente da Ibraspal.

sionismo é o movimento político, surgido na Europa no século 19, que deu origem ao Estado de Israel.

O Instituto Brasil-Palestina defendeu que a ação de Israel em Gaza não é “direito de defesa”, como diz o governo israelense, e argumentou que o direito internacional não autoriza “bombardeios contra escolas, hospitais, mesquitas, igrejas e residências de civis desarmados, tampouco permite o sequestro e tortura de milhares de palestinos. No entanto, ‘Israel’ persiste em tais práticas”.

Em posição oposta ficou a Confederação Israelita no Brasil (Conib). A organização condenou a fala de Lula e chamou a comparação de “distorção perversa da realidade” que ofenderia a memória das vítimas do Holocausto.

“Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país”, afirmou.

A Confederação Israelita completou que “o governo brasileiro vem adotando uma postura extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira”.

Outra organização judaica do Brasil, o Judeus Pela Democracia, disse que a fala é uma “vergonha histórica sobre todos os pontos de vista” e que ela estimula o antissemitismo, ou seja, a discriminação contra os povos semitas, entre os quais, estão os judeus. Para essa entidade, o que acontece em Gaza é uma tragédia humanitária, “mas a guerra de hoje não é remotamente parecida com o Holocausto”.

Por outro lado, a Articulação Judaica de Esquerda saiu em defesa do presidente Lula.

“As semelhanças são insuportáveis. São dolorosas e desconfortáveis. Mas é impossível, conhecendo os antecedentes e as medidas adotadas pelos nazistas, não comparar com a situação dos palestinos vivendo há 55 anos em condição apátrida e sob pogmons (avalizados e estimulados pelas autoridades israelenses)”.

Pogmon é um termo usado historicamente para denominar atos de violência em massa contra um grupo étnico ou religioso.

“Quando se menciona isso não se banaliza o Holocausto. Faz-se memória e justiça, restabelece-se a verdade e honram-se aqueles que lutaram e sobreviveram”, afirmou o grupo.

Outro coletivo judaico que saiu em defesa do presidente Lula foi o Vozes Judaicas Por Libertação. Em carta, o grupo argumentou que “a comparação entre genocídios é sempre delicada pois a experiência vivenciada por cada povo afetado é inigualável”.

Mesmo assim, o coletivo acredita que as palavras do presidente foram necessárias. “A contradição de o povo judaico ser ora vítima e agora algoz é palpável, tenebrosa e desalentadora. Lula externou o que está no imaginário de muitos de nós”, afirmou.

O Vozes Judaicas Por Libertação pediu que o governo vá ainda mais longe, rompendo relações diplomáticas e comerciais com Israel.

“As palavras têm poder. Se a forma como Lula se expressou na ocasião foi pouco cuidadosa – tropeçando justamente neste ninho de comparações forçadas – sua fala tem o objetivo de atingir a imaginação e provocar uma crise moral sobre Israel”, acrescentou, em nota, a organização.

Oposição

A deputada federal, Bia Kicis, participa do programa Sem Censura, na TV Brasil
A deputada federal Bia Kicis argumenta que Lula cometeu crime de responsabilidade – Marcello Casal Jr/Arquivo Agência Brasil

A fala do presidente Lula gerou forte reação na oposição ao governo no Congresso Nacional. Alguns deputados tentam colher assinatura para protocolar um pedido de impeachment na Câmara dos Deputados.

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) disse que o presidente cometeu crime de responsabilidade sob o argumento de a fala expor o Brasil ao perigo de guerra e citou o Artigo 5ª da Lei do Impeachment (1.079/1950). “É inadmissível o vexame a que Lula está submetendo o Brasil, país que tanto contribuiu para a fundação do Estado de Israel”, afirmou a parlamentar.

A presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, rebateu a oposição. “Golpistas querendo impeachment de Lula só pode ser piada”, comentou a deputada federal por São Paulo.

Brasília (DF) 07/02/2024 – A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), é a convidada do programa na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - `DR com Demori.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse que Netanyahu “devia se preocupar com a rejeição que desperta no mundo” –Joédson Alves/Arquivo Agência Brasil

Sobre a reação do governo de Israel, Gleisi disse que “Netanyahu devia se preocupar com a rejeição que desperta no mundo e em seu próprio país, antes de tentar repreender quem denuncia sua política de extermínio do povo palestino”.

Comissões de Relações Exteriores

A fala de Lula sobre a guerra em Gaza e o Holocausto também repercutiu entre os presidentes da Comissões de Relações Exteriores do Congresso Nacional

Na Câmara, o presidente da comissão que fiscaliza a política externa do governo, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), repudiou a comparação entre as ações de Israel em Gaza e o Holocausto.

“É lamentável, injusto e desrespeitoso comparar o Holocausto à dolorosa guerra na Faixa de Gaza, motivada por atos do grupo terrorista Hamas. Os povos israelense e palestino vivem um momento triste, de luta contra o terrorismo, e não devemos criar mais pontos de tensão sobre esse fato, mas nos unir para combater práticas violentas como as exercidas pelo Hamas”, destacou.

Já o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), não comentou o teor da fala do presidente, mas convidou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a ir à comissão para discutir o tema.

“O ministro, como sempre, se prontificou a ir já na primeira semana de março, em virtude das agendas do G-20 e outros compromissos internacionais”, informou o parlamentar.

Imprensa

Parte da imprensa brasileira condenou a fala do presidente Lula por meio de editoriais – textos que representam a opinião dos donos dos veículos.

Para O Globo, Lula “agride a História” ao comparar Israel aos nazistas. Já a Folha de São Paulo disse que a “banalização do Holocausto não deveria estar no repertório de um chefe de Estado”. Por sua vez, o Estado de S. Paulo afirmou que Lula “aviltou a História, a memória dos judeus assassinados pelos nazistas e os interesses do Brasil”.

Coube à Gleisi Hoffmann sair em defesa de Lula. Para ela, Lula se colocou ao lado da maioria dos países, que condenam as ações de Israel em Gaza.

“Quem ficou isolada nesse episódio foi a grande mídia do Brasil, cega pelo preconceito contra a política externa soberana de Lula. Enxergou banalização do Holocausto onde Lula criticou o governo de extrema-direita de Netanyahu e sua política de extermínio, condenada pelo mundo inteiro. Manipular a fala de Lula, isto sim, é banalizar o genocídio do povo palestino”, respondeu em uma rede social.

CUT e MST

Movimentos sociais e sindicais que historicamente apoiam os governos do PT também saíram em defesa do presidente Lula.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) se solidarizou com Lula contra o que chamou de duros e injustos ataques “que está sofrendo da extrema direita, do sionismo e da grande imprensa, cúmplices dos crimes que o governo de Israel comete contra o povo palestino e a humanidade”.

Para a CUT, “é preciso coragem para desmascarar a indústria internacional do medo patrocinada pelo governo de Israel que tenta inclusive silenciar jornalistas no Brasil com ameaças e processos”. No início do ano, o jornalista Breno Altman foi notificado para responder a um inquérito da Polícia Federal (PF) por críticas ao Estado de Israel.

Já o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) publicou carta em apoio ao presidente assinada pelos movimentos sociais do Campo Unitário. “Lula foi corajoso em condenar a prática de extermínio na qual mais de 12 mil crianças já foram cruelmente assassinadas”, diz o documento.

Entenda o caso

18.02.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Coletiva de imprensa. Adis Abeba - Etiópia.


Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa, em Adis Abeba – Etiópia.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em entrevista coletiva durante viagem oficial à Etiópia, o presidente brasileiro classificou as mortes de civis em Gaza como genocídio, criticou países desenvolvidos por reduzirem ou cortarem a ajuda humanitária na região e disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”.

“Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças”, disse Lula.

A declaração gerou fortes reações do governo israelense. O primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, disse que a fala “banaliza o Holocausto e tenta prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”.

Guerra

Um ataque do Hamas, no dia 7 de outubro, desencadeou a escala do conflito na Faixa de Gaza e deu início a mais um capítulo de um conflito que se arrasta há décadas. Homens armados mataram 1,2 mil israelenses e levaram cerca de 250 reféns. Israel declarou guerra aos agressores e mobilizou o exército para uma resposta. As autoridades de saúde de Gaza, que é controlada pelo Hamas, estimam que cerca de 28 mil palestinos, em sua maioria civis, tenham sido mortos na região desde o início do conflito em outubro.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vaticano pode estender visitação ao corpo do papa Francisco devido a alta presença de fiéis

Vaticano pode estender visitação ao corpo do papa Francisco devido a alta presença de fiéis

Visitas estão previstas para terminar na sexta-feira
L
Ataque aéreo israelense atinge escola e hospital infantil em Gaza e deixa ao menos 20 mortos

Ataque aéreo israelense atinge escola e hospital infantil em Gaza e deixa ao menos 20 mortos

Outro bombardeio atingiu um hospital infantil
L

AO VIVO: Acompanhe o velório do Papa Francisco direto do Vaticano

Cerimônia solene reúne líderes mundiais e fiéis de todo o mundo
L
Morte do papa Francisco: “Tudo aconteceu muito rápido”, diz Vaticano

Morte do papa Francisco: “Tudo aconteceu muito rápido”, diz Vaticano

“Foi quase repentina, sem longo sofrimento”, destaca o comunicado
L
China deverá responder por mais de 50% da produção global de robôs humanoides em 2025, prevê relatório

China deverá responder por mais de 50% da produção global de robôs humanoides em 2025, prevê relatório

Estudo prevê que país produzirá mais de 100 mil unidades neste ano
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L

Agenda News: Rock, happy hour, feijoada e diversão garantida no fim de semana do Grego Original

Happy Friday e Feijuka com Rock animam o fim de semana no Grego Original, com shows das bandas Voyage, Old Blend, Radio Hotel, K7 e Let’s Rock.
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L

Empreendedorismo feminino em foco: Queila Costa destaca caminhos para o crescimento empresarial no Agenda News

Na conversa com Renata Camurça, a diretora franqueada da Febracis falou sobre desenvolvimento profissional, desafios das mulheres empreendedoras e oportunidades de capacitação, incluindo o evento Jornada Empresarial de Mulheres, que acontece no próximo dia 26 de abril.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L
Publicidade

POLÍTICA

Senado cria grupo de trabalho para elaborar projeto sobre mineração em terras indígenas

Senado cria grupo de trabalho para elaborar projeto sobre mineração em terras indígenas

Prazo para elaborar proposta de projeto de lei é de 180 dias
L
Prefeitura realiza operação tapa-buraco na Rua Joaquim da Rocha com Flora Rica após solicitação da vereadora Sofia Andrade

Prefeitura realiza operação tapa-buraco na Rua Joaquim da Rocha com Flora Rica após solicitação da vereadora Sofia Andrade

Com o atendimento da solicitação, a vereadora também acompanhou a execução dos trabalhos para garantir que a demanda fosse cumprida conforme o solicitado.
L

Deputada Dra. Taíssa emite parecer favorável a projeto que destina mais de R$ 4,5 milhões a famílias atingidas por desastres em Rondônia

Parlamentar destaca urgência de apoio a famílias atingidas por seca e enchentes em Rondônia
L

Sílvia Cristina propõe melhorias na regulação e reforça apoio à descentralização da saúde

Deputada falou da tragédia envolvendo ambulância de Vilhena e alertou para necessidade de ações efetivas.
L

Construindo Caminhos para Proteger Mulheres em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus lidera reunião para avançar no plano estadual de combate à violência contra a mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro e moto deixa piloto ferido no centro

Acidente entre carro e moto deixa piloto ferido no centro

De acordo com testemunhas, o carro seguia na Duque e a moto na Marechal, quando houve a colisão, mas ninguém assumiu ter furado o sinal vermelho.
16
PF prende dois homens com quantia em notas falsas recebidas pelos Correios em Vilhena

PF prende dois homens com quantia em notas falsas recebidas pelos Correios em Vilhena

Os suspeitos foram presos pela PF enquanto tentavam retirar encomenda na agência dos Correios
14
Operação investiga tentativa de homicídio e crimes ambientais em área de conflito agrário em RO

Operação investiga tentativa de homicídio e crimes ambientais em área de conflito agrário em RO

A ação teve como foco a coleta de provas em investigação que apura uma tentativa de homicídio contra um extrativista, registrada em meio a um conflito fundiário envolvendo grilagem de terras e extração ilegal de recursos naturais.
12
Pintor morre eletrocutado enquanto fazia serviço em prédio

Pintor morre eletrocutado enquanto fazia serviço em prédio

A vítima foi identificada como Márcio Souza da Silva, de 41 anos.
18
Idoso que estava sumido é encontrado morto no centro

Idoso que estava sumido é encontrado morto no centro

Testemunhas contaram que o idoso morava sozinho e a pelo menos quatro dias não era visto. Depois de sentirem um forte odor na casa, vizinhos acionaram a PM.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ZIOLKOWSKI SERVIÇOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS)
L
Lula determina demissão do presidente do INSS após operação da PF sobre descontos indevidos a aposentados

Lula determina demissão do presidente do INSS após operação da PF sobre descontos indevidos a aposentados

Alessandro Stefanutto é um dos alvos da Operação Sem Desconto
L
Tá na conta! Prefeitura de Jaru realiza pagamento dos salários correspondentes a abril

Prefeitura de Jaru antecipa pagamento dos salários de abril

Os servidores municipais de Jaru receberam nesta quarta-feira, 23, o salário referente ao mês de abril.
L
Live AproxiME - Como as soluções de IA já são uma realidade para o empreendedor

Live AproxiME – Como as soluções de IA já são uma realidade para o empreendedor

A apresentação ocorrerá às 11h, no perfil oficial dos Correios no YouTube.
L
Encontro internacional debate avanços na Justiça do Trabalho

Encontro internacional debate avanços na Justiça do Trabalho

Evento em Córdoba, Argentina, realizado pela Ejud-14 e Ejud-24, debateu a governança e desafios processuais e substanciais dos direitos trabalhistas no mundo
L
OAB Rondônia agradece aos profissionais da comunicação pela presença e parceria no 1º Café com a Imprensa

OAB Rondônia agradece aos profissionais da comunicação pela presença e parceria no 1º Café com a Imprensa

Foi um momento de diálogo, troca de ideias e fortalecimento dos laços entre a advocacia e a comunicação rondoniense.
L

Requerimento de Declaração de Conclusão de Obra : Antônio Gomes da Cruz Filho

Declaração de Conclusão de Obra
L
TRT-14 implanta o Balcão Visual para garantir atendimento em Libras a pessoas surdas

TRT-14 implanta o Balcão Visual para garantir atendimento em Libras a pessoas surdas

Novo serviço conecta intérpretes em Libras a unidades do TRT-14 e garante comunicação eficaz para a população surda.
L
Bolsonaro é intimado no hospital sobre processo criminal no STF por tentativa de golpe de Estado

Bolsonaro é intimado no hospital sobre processo criminal no STF por tentativa de golpe de Estado

Ministros aguardavam melhor momento após cirurgia do ex-presidente
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.