QUINTA-FEIRA, 29/02/2024

L

Mundo

Ameaçada de privatização, mídia pública sofre intervenção de Milei

Medida necessita de autorização legislativa.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ameaçada de privatização, mídia pública sofre intervenção de Milei
REUTERS/Agustin Marcarian
O presidente da Argentina, Javier Milei, decretou a intervenção na mídia pública da Argentina nessa semana. O decreto exonerou a direção colegiada que dirigia as emissoras e veículos públicos de comunicação do país e, no lugar, colocou interventores nomeadores diretamente pelo governo.Ameaçada de privatização, mídia pública sofre intervenção de Milei - News RondôniaAmeaçada de privatização, mídia pública sofre intervenção de Milei - News Rondônia

Ao permitir a reformulação das estruturas das emissoras e portais públicos, a medida abre caminho para privatização dessas empresas, sendo essa uma das promessas de campanha do ultradireitista Milei. Apesar da intervenção, é necessária autorização legislativa para consolidar a venda das companhias.

O professor de comunicação da Universidade de Quilmes, na Argentina, Guillermo Mastrini, avalia que o governo, mesmo sem maioria no parlamento, tem condições de aprovar a privatização da mídia pública, desde que Milei consiga permanecer no cargo.

“Esses meios [públicos] não são populares na Argentina. Infelizmente, a mídia pública não tem muito respaldo social. Acho que há muitas possibilidades [de privatização]. Não é meu desejo que sejam privatizados, mas eu acho que é muito provável que, se ele consegue manter-se no governo e ficar por um tempo, as mídias sejam privatizadas”, destacou.

Ao justificar o decreto, o governo afirmou que ele é necessário para “otimizar a eficácia e eficiência das ações” da mídia pública argentina. Entre os poderes dos interventores, está o de “operar e manter as sociedades de modo a manter a gestão administrativa com objetivo de tornar sustentáveis ditas empresas”.

Em protesto contra a intervenção, a Federação Argentina dos Trabalhadores de Imprensa (Fatpren) afirmou que a medida é autoritária, viola a legislação do país e revela a intenção de privatizar a mídia pública. Para a Federação, o decreto coloca em risco a “pluralidade de vozes que sustentam o sistema informativo do país que hoje, sem uma agência como Telám ou sem a Rádio Nacional ou sem a TV Pública, estaria sujeito aos desejos dos meios privados e seus interesses econômicos.”

Entre os canais de mídia pública Argentina alvos da intervenção, estão a agência de notícias Telám, o portal Educ.Ar, a Rádio y Televisión Argentina (RTA), que inclui a Rádio Nacional da Argentina e a TV Pública do país, e a empresa Contenidos Públicos, que controla diferentes emissoras.

Mídia Pública

Inspirada no modelo de comunicação pública da Europa, a mídia pública na Argentina, assim como em outros países da América Latina, surge com a promessa de oferecer à população um conteúdo que, por não ter interesse comercial envolvido, não seria oferecido pela mídia privada, explicou o professor Mastrini.

“Quando você analisa a mídia comercial, as redes privadas, é a voz de São Paulo, Rio de Janeiro e, no caso da Argentina, de Buenos Aires. Quase ninguém mais tem visibilidade na mídia. A mídia pública é uma mídia que, como não tem objetivo de lucro, tem a possibilidade de mostrar às pessoas que não formam parte dos centros econômicos”, destacou.

Outra função seria o de dar voz às minorias sociais que, por serem minorias, “elas não vão receber programação que procure atender as suas necessidades de comunicação.”

O problema, segundo Mastrini, é que na Argentina a mídia pública desenvolveu um caráter oficialista, sem autonomia em relação ao Executivo, não importando quem seja o presidente.

“O principal problema [da mídia pública argentina] é sua filiação política que não tem independência do governo. E esse é um problema que, historicamente, desacreditou as emissoras públicas e acho que é uma das razões, não a única, mas é uma das razões de sua baixa audiência”, explicou.

Ao contrário da mídia estatal, que divulga a visão do governo sobre os fatos, a mídia pública deve, em tese, ter pluralidade de fontes, inclusive com a apresentação de opiniões divergentes.

“Se a mídia fosse verdadeiramente pública, ela deveria oferecer uma informação balanceada que permita à cidadania complementar os pontos de vista das distintas posições que existem na sociedade a respeito dos conflitos políticos. Mas isso, ao menos na América Latina, não acontece”, acrescentou.

O professor de comunicação da Universidade de Quilmes, Guillermo Mastrini, avalia que parte da população é da opinião de que os meios públicos são caros e que, como acreditam que nunca vão consumir esse conteúdo, não devem se opor à privatização.

De outro lado, existe um grupo, que ele acredita ser minoritário, ao defender que é preciso preservar essa mídia com a ideia que algum dia ela venha a ser “verdadeiramente pública”. “Se você privatiza é muito difícil depois fazer de novo, criar de novo”, concluiu.

Brasil

No Brasil, o artigo 223 da Constituição Federal determina que o serviço de radiodifusão deve observar o princípio da complementaridade entre os sistemas privado, público e estatal. Em 2007, com objetivo de atender a essa determinação constitucional, foi criada a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que, além da Agência Brasil, administra a TV Brasil e as rádios EBC, como a Rádio Nacional e a Rádio Nacional da Amazônia.

artigo 2º da lei da EBC determina que a empresa deve observar o princípio da “autonomia em relação ao Governo Federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão”. Além disso, a empresa deve garantir “participação da sociedade civil no controle da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, respeitando-se a pluralidade da sociedade brasileira.

Em setembro de 2016, após a destituição da presidenta Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer editou medida provisória (MP) acabando com o mandato do diretor-presidente da empresa e extinguindo o Conselho Curador, órgão responsável, entre outras coisas, por zelar pelo caráter público da comunicação feita pela EBC. No lugar, a MP de Temer instituiu um Comitê Editorial que, até o momento, não foi instalado.

Durante o mandato de Jair Bolsonaro, a EBC entrou no plano de privatizações do governo, chegando a ser considerada até mesmo a extinção da companhia.

Com o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, a EBC saiu do plano de privatizações. Em outubro de 2023, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República criou um Grupo de Trabalho (GT) para discutir a participação social na comunicação pública.

“O anúncio de formação desse GT é um alento depois de tanto tempo de espera pela retomada da EBC de fato pública. Mas precisamos garantir a participação da sociedade nessa discussão”, disse Akemi Nitahara, representante dos trabalhadores no Conselho cassado em 2016. “É a participação social que garante que os interesses da sociedade serão levados em conta na produção dos conteúdos”, acrescentou.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Guterres alerta em cúpula que planeta está "à beira do abismo"

Guterres alerta em cúpula que planeta está “à beira do abismo”

Secretário-geral abriu assembleia da ONU para ambiente no Quênia.
L
ONU: crimes de guerra foram cometidos por todos no conflito em Gaza

ONU: crimes de guerra foram cometidos por todos no conflito em Gaza

Conselho pede investigação e que culpados sejam responsabilizados
L
Putin alerta Ocidente sobre risco de guerra nuclear

Putin alerta Ocidente sobre risco de guerra nuclear

E diz que Moscou pode atacar alvos ocidentais
L
Pedidos de asilo para UE atingem maior nível desde crise de 2016

Pedidos de asilo para UE atingem maior nível desde crise de 2016

Sírios e afegãos continuam sendo os maiores grupos de solicitantes.
L
Rússia diz que tomará medidas em resposta à adesão da Suécia à Otan

Rússia diz que tomará medidas em resposta à adesão da Suécia à Otan

Entrada do país nórdico à aliança militar foi aprovada na segunda
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

VERTEX: PF realiza operação para combater comércio ilegal de minerais em Rondônia

VERTEX: PF realiza operação para combater comércio ilegal de minerais em Rondônia

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em três municípios do estado. Duas pessoas foram presas em flagrante.
10
Marcelo Cruz anuncia concurso público e propõe a criação de novos municípios

Marcelo Cruz anuncia concurso público e propõe a criação de novos municípios

Pronunciamento foi feito durante a cerimônia de posse do Parlamento Amazônico na Alero.
L
Ato pró-Bolsonaro: Rogério ironiza Lula e recebe 'chuvas' de respostas atravessadas nas redes sociais

Ato pró-Bolsonaro: Marcos Rogério ironiza Lula e recebe ‘chuvas’ de respostas atravessadas nas redes sociais

Um trecho do seu discurso, em forma de vídeo, também foi publicado na plataforma.
L
Ilha do Marajó: Veja quais os deputados de Rondônia assinaram a CPI para investigar casos de abusos sexuais

Ilha do Marajó: Veja quais os deputados de Rondônia assinaram a CPI para investigar casos de abusos sexuais

O grupo se junta aos deputados Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) autores da proposta, bem como os outros coautores.
L

Contestada no STF, vaga de Lebrão na Câmara segue preservada: Deputado comemora

O resultado foi bastante apertado: seis votos a cinco. Se a decisão dos ministros fosse contrária, ao menos sete deputados federais perderiam o mandato e seriam substituídos por suplentes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Pemaza abre vaga para Alinhador de Direção em Vilhena

Se você tem experiência na área e busca uma oportunidade para desenvolver suas habilidades, essa pode ser a sua chance!
L
Vagas de Emprego

Comercial Mariano abre vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho

Se você é proativo, responsável e busca uma oportunidade para crescer profissionalmente, essa pode ser a sua chance!
L
Vagas de Emprego

Vaga Disponível: Almoxarife na Vértice Construtora Ltda

Confira os detalhes abaixo.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alan Queiroz busca melhorias na Linha 67 para impulsionar desenvolvimento regional

Alan Queiroz busca melhorias na Linha 67 para impulsionar desenvolvimento regional

Alunos estão há vinte dias fora do ambiente escolar por falta de ônibus.
L
Edevaldo Neves solicita drenagem no bairro Três Marias em Porto Velho

Edevaldo Neves solicita drenagem no bairro Três Marias em Porto Velho

Segundo relatos dos moradores, uma pequena rua do bairro, com aproximadamente 50 metros de extensão, precisa urgentemente de manilhas para a drenagem adequada da água pluvial.
L
Dra. Taíssa destina emenda de R$ 25 mil para a Federação Rondoniense de Tênis de Mesa

Dra. Taíssa destina emenda de R$ 25 mil para a Federação Rondoniense de Tênis de Mesa

Valor visa melhorar as condições para a prática do esporte em Ariquemes.
L
Alan Queiroz busca transparência na concessão da BR-364 em reunião parlamentar

Alan Queiroz busca transparência na concessão da BR-364 em reunião parlamentar

Em reunião com senador, foi discutida a concessão da BR-364, enfatizando transparência e representação dos interesses populacionais.
L
Baixo Madeira iluminado: ações de Valtinho Canuto garantem mais segurança e lazer para a população

Ações de Valtinho Canuto garantem mais segurança e lazer para a população

A comunidade do distrito de São Carlos também está celebrando a chegada de novos investimentos
L
Publicidade

POLÍCIA

Em Jaru, PRF realiza apreensão de 23 m³ de madeiras

Em Jaru, PRF realiza apreensão de 23 m³ de madeiras

A carga era transportada com divergências na volumetria e espécies.
10
SONÍFERA ILHA: FICCO/RO realiza operação contra o tráfico de drogas e armas na capital

SONÍFERA ILHA: FICCO/RO realiza operação contra o tráfico de drogas e armas na capital

Foram apreendidas três armas e munições. Cinco pessoas foram presas em flagrante.
10
URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre carro e moto na zona sul

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre carro e moto na zona sul

Testemunhas contaram que o carro seguia pela Nova Esperança quando avançou a preferencial e atingiu a moto Biz ocupada pelo casal que sofreu a queda e várias lesões.
14
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Homossexual é preso após esfaquear padrasto que chamou pelo nome verdadeiro

Segundo consta em boletim de ocorrência, o homossexual estava bastante alterado discutindo com a mãe dele, porque não queria ser chamado pelo nome de batismo.
16
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Idosa usuária de drogas é agredida após fazer brincadeira com funcionário de traficante

Uma guarnição ainda procurou pelo suspeito que não foi localizado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MEC volta a adiar divulgação da segunda chamada do Prouni

MEC volta a adiar divulgação da segunda chamada do Prouni

Resultado sairá nesta sexta-feira
L
Maratona PSG é marco de 15 anos do Programa Senac de gratuidade em Rondônia

Maratona PSG é marco de 15 anos do Programa Senac de gratuidade em Rondônia

O sistema Fecomércio por meio do Senac/RO oferece um dos maiores Programa de Gratuidade do Estado para o trabalhador do Comércio e à Sociedade.
L
UNINASSAU é trampolim para o sucesso

UNINASSAU é trampolim para o sucesso

Instituição se destaca todos os anos em número de recém-formados aprovados em residência.
L
Energisa instala microssistema de energia elétrica renovável em aldeia indígena e comunidade ribeirinha

Energisa instala microssistema de energia elétrica renovável em aldeia indígena e comunidade ribeirinha

Os MIGDIs estão sendo construídos em duas localidades: a Aldeia Indígena Santo André, no município de Guajará-Mirim, e a Comunidade Cavalcante, no município de Porto Velho.
L
Cerca de 200 colaboradores do MPRO foram imunizados contra Covid-19 e Influenza

Cerca de 200 colaboradores do MPRO foram imunizados contra Covid-19 e Influenza

A iniciativa faz parte do programa de saúde e bem-estar da Instituição, visando promover a qualidade de vida dos funcionários, reduzir o índice de absenteísmo no trabalho e contribuir para a cobertura vacinal do Estado.
L
Usina Hidrelétrica Jirau abre inscrições para turma de trainees técnicos

Usina Hidrelétrica Jirau abre inscrições para turma de trainees técnicos

Para estar apto às vagas é necessário ter concluído o curso técnico relacionado a alguma das áreas de formação, entre dezembro de 2021 e março de 2024 e ter mobilidade e disponibilidade para atuar e residir em Nova Mutum Paraná e região.
L
Porto Velho: A capital da integração da Amazônia

Porto Velho: A capital da integração da Amazônia

Município tem destaque como ponto de entrada da Amazônia
L
Governo de Rondônia reforça compromisso junto ao novo Parlamento Amazônico para defender interesses da região

Governo de Rondônia reforça compromisso junto ao novo Parlamento Amazônico para defender interesses da região

Esta é a primeira vez que o Parlamento Amazônico terá à frente um deputado rondoniense como presidente da entidade.
L
Potencialidades do Agronegócio de Rondônia são destacadas pelo Governo junto ao Setor Produtivo

Potencialidades do Agronegócio de Rondônia são destacadas pelo Governo junto ao Setor Produtivo

A expectativa é de que o volume de soja colhida neste ano seja semelhante a do ano passado.
L