SEXTA-FEIRA, 06/12/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Mundo

Entenda as possíveis consequências do pacote econômico de Milei

Economistas de correntes divergentes explicam o que pode ocorrer

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda as possíveis consequências do pacote econômico de Milei
REUTERS/Agustin Marcarian
 pacote econômico anunciado pelo governo do presidente Javier Milei, na Argentina, deve causar impactos expressivos e imediatos na maioria da população do país. Para entender as possíveis consequências dessas medidas, a Agência Brasil entrevistou dois professores de economia de diferentes correntes de pensamento.Entenda as possíveis consequências do pacote econômico de Milei - News RondôniaEntenda as possíveis consequências do pacote econômico de Milei - News Rondônia

Para o economista André Roncaglia, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as medidas anunciadas devem cobrar um alto custo da maioria da população do país em uma verdadeira “terapia de choque”, que abre a possibilidade de convulsões sociais.

“Vão tentar fazer uma terapia de choque na sociedade argentina, baseados num diagnóstico equivocado do ponto de vista teórico, porque está tomando o efeito como causa. O déficit fiscal é mais efeito do processo inflacionário do que causa e a terapia que eles estão propondo tem o risco de causar uma severa recessão na economia”, alerta.

Analise diferente faz o professor de economia da Universidade Federal de Minas Gerais Mauro Sayar, para quem o déficit público deve ser combatido com medidas duras. Ele pondera que os efeitos negativos devem ser amenizados pelo aumento dos benefícios sociais anunciados pelo governo.

“Medidas que aparentemente são boas, que a gente fala que são populistas e que vêm sendo implementados na Argentina por vários governos, durante vários anos, mostraram-se equivocadas. Querer que coisas similares sejam colocadas em prática é desejar que a Argentina continue ruim. Infelizmente, tem horas que medidas mais duras devem ser tomadas”, avalia.

As análises divergentes podem ser explicadas porque, enquanto o professor Roncaglia é identificado com o campo heterodoxo e desenvolvimentista da economia, o Sayar é identificado com um campo liberal. São correntes de pensamento que, na maioria das vezes, divergem quanto as causas e as consequências dos eventos econômicos.

Medidas

O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, defende que a origem de todos os problemas econômicos do país é o déficit fiscal do Estado, que gasta mais do que consegue arrecadar. “Essa é a razão dos nossos problemas. Por isso, agora, o que vamos fazer é o oposto o que sempre foi feito, solucionar esse problema pela raiz”, disse Caputo, que foi secretário de Finanças durante o governo de Maurício Macri (2015-2019).

Para reduzir o déficit fiscal primário, previsto para ser de menos de 3% do PIB (soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 2024, o governo anunciou a redução dos subsídios ao transporte e à energia; a desvalorização da moeda em 50% (de 400 pesos para 800 pesos o valor do dólar oficial); a redução de 18 para nove ministérios e de 106 para 54 secretarias; o cancelamento das obras públicas já licitadas e não iniciadas, além de prometer não iniciar novas obras públicas; a taxação da importação e exportação, acabando com as licenças para importar; além de não renovar os contratos dos trabalhadores com menos de 1 ano de serviço no Estado.

A promessa é que essas medidas possam combater a inflação na Argentina, que fechou novembro em 160%, considerando o acumulado dos últimos 12 meses.

O ministro da Economia reconhece que as medidas vão piorar a situação, no início, mas prometeu que, após o choque inicial, a economia deve melhorar. “Vamos estar durante uns meses pior que antes, particularmente em termos de inflação”, admitiu. Para amenizar os efeitos negativos da medida, o governo duplicou o valor do benefício assistencial e aumentou o cartão alimentação em 50%.

Prejudica a maioria

O professor Roncaglia explica que as medidas devem aumentar a inflação, prejudicando a maioria da população.

“As medidas geram uma pressão inflacionária hoje, o que deprime os salários de maneira muito profunda, gera dificuldade para os exportadores, porque está tributando exportações e tributando importações e não gera incentivo ao investimento. Então, a combinação desses elementos sobrecarrega as massas populares no que diz respeito a suportar o custo da estabilização, ou seja, os trabalhadores, pensionistas e funcionários públicos”, afirmou.

Por outro lado, acredita que a população mais rica não deve sentir o mesmo efeito. “A camada mais rica da população que tem dólar expatriado, que está fora do país, não vai sofrer nada”, completou.

O economista disse ainda que não há certeza de que a retomada econômica ocorra após a terapia de choque. “É algo que não tem absolutamente nenhuma certeza, nenhuma segurança, porque eles não estão atacando a causa do problema e a causa do problema inflacionário é a falta de dólares”, ponderou.

Para Roncaglia, as medidas anunciadas terão dificuldades em atrair dólares, o que pode vir a ocorrer por meio de novos empréstimos ao Fundo Monetário Internacional (FMI). “A questão que fica é, o que o FMI está disposto a emprestar para a Argentina? É suficiente para estabilizar a economia?”, questiona.

Déficit alimenta a inflação

O economista Mauro Sayar, em contraponto, acha que a população mais pobre já está sofrendo com a inflação, e acredita que a forma de combatê-la é equilibrando as contas públicas.

“[Com o ajuste fiscal] o governo passa a ter mais crédito, coisa que o governo argentino não tem. Ninguém está disposto a financiar um governo em que você compra um título do governo que esse título não vai valer nada porque vai ser corroído pela inflação”, destacou.

Sayar também defende o corte nos subsídios que, na sua visão, beneficia parcela mais rica da população, como no caso dos subsídios aos combustíveis. “Não se deve ficar dando subsídios para tornar os preços de produtos artificialmente mais baratos. Vamos ver quais são os verdadeiros preços. Os preços devem refletir os custos das mercadorias”, explica.

As medidas do Milei também foram elogiadas pelo FMI. As medidas podem ajudar a “estabilizar a economia e estabelecer as bases para um crescimento mais sustentável e liderado pelo setor privado”, segundo Julie Kozarck, diretor de Comunicações do FMI.

Por outro lado, movimentos sociais e sindicais argentinos prometem protestos contra o pacote de austeridade fiscal. Contra os protestos, o governo prometeu usar as Forças Armadas caso as manifestações prejudiquem a circulação de pessoas e mercadorias.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tremor de magnitude 7 atinge costa da Califórnia

Tremor de magnitude 7 atinge costa da Califórnia

Alerta de tsunami é retirado
L
Mercosul: presidente da Comissão Europeia chega ao Uruguai para acordo

Mercosul: presidente da Comissão Europeia chega ao Uruguai para acordo

Acordo deve ser anunciado amanhã, em Montevidéu
L
Anistia Internacional classifica ação de Israel em Gaza como genocídio

Anistia Internacional classifica ação de Israel em Gaza como genocídio

Organização de direitos humanos publicou relatório de 300 páginas
L
Primeiro-ministro da França apresenta demissão

Primeiro-ministro da França apresenta demissão

Michel Barnier teve moção de censura aprovada pela Assembleia
L
Coreia do Sul: presidente aceita demissão do ministro da Defesa

Coreia do Sul: presidente aceita demissão do ministro da Defesa

E nomeia militar aposentado para o cargo
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (06/12) para seu signo

Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (06/12) para seu signo

Confira as previsões de hoje, 06/12/2024 para o seu signo no horóscopo 2024. Saiba o que os astros reservam para amor, carreira e saúde.
L

Concurso Público para o Tribunal de Justiça do estado de Rondônia tem Inscrições Prorrogadas até 12/12

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 02/02/25.
L
Novo plano para combater câncer de colo tem foco em rastreio e vacina

Novo plano para combater câncer de colo tem foco em rastreio e vacina

Doença é a quarta maior causa de morte no país
L

Cirurgia plástica e tecnologia: uma união para o futuro

Avanços tecnológicos estão redefinindo a cirurgia plástica com mais precisão, segurança e personalização
L

Levantamento aponta: 43,4% dos rondonienses não são atendidos por rede de água

Outro dado alarmante é a perda de água nas redes, que atinge 59,8% no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
L
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Disparidade está presente em todas as escolaridades
L
Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2024.
L

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L

Últimos dias de inscrições para o Concurso do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO

Oportunidade para Técnico e Analista Judiciário com salários de até R$ 17 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza municípios do Vale do Jamari pelo reconhecimento no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Pedro Fernandes destacou a importância desse reconhecimento, que demonstra o compromisso dos municípios em garantir uma educação de qualidade para as crianças da região.
L

Dr. Fernando Máximo destina R$ 1,8 milhão para a construção da nova UBS em Ariquemes

Durante o encontro com servidores e gestores público de Ariquemes, o parlamentar reforçou que pretende manter a parceria com a atual gestão porque tem obtido resultados positivos na melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
L
Silvia Cristina comemora publicação de Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para tratamento de câncer

Silvia Cristina comemora publicação de Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para tratamento de câncer

Ministério da Saúde publicou a medida, que traz mais meios de tratamento aos pacientes com câncer
L
Deputada Lebrinha garante ônibus super leito para transporte de pacientes em Rolim de Moura

Deputada Lebrinha garante ônibus super leito para transporte de pacientes em Rolim de Moura

O valor estimado do projeto é de R$ 2,5 milhões.
L
Lebrinha entrega colhedora de milho e fortalece agricultura familiar em Urupá

Lebrinha entrega colhedora de milho e fortalece agricultura familiar em Urupá

O recurso veio de uma emenda parlamentar feita pela deputada estadual Gislaine Lebrinha – R$ 145 mil – a partir de uma solicitação apresentada pelo vereador Gil Eletricista.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista passa direto em curva e sofre grave acidente em Porto Velho

Motociclista passa direto em curva e sofre grave acidente em Porto Velho

A vítima teve fratura na perna e braço esquerdo.
14
Ladrão filmado furtando mercadinho estaria atacando outros estabelecimentos na mesma região, em Vilhena

Ladrão filmado furtando mercadinho, estaria atacando outros estabelecimentos na mesma região, em Vilhena

Dono do comércio recuperou mercadorias levadas pelo marginal
12
Após ver tatuagens e roupas, caminhoneiro não reconhece corpo de cunhado encontrado, em Colorado do Oeste

Após ver tatuagens e roupas, caminhoneiro não reconhece corpo de cunhado encontrado em Colorado do Oeste

O motorista de 31 anos não encontrou as duas tatuagens que poderiam identificar o cunhado
10
Casal em moto fica ferido após batida com carro no centro

Casal em moto fica ferido após batida com carro no centro

Devido a colisão, a passageira da moto sofreu uma lesão no pé direito, tendo uma suspeita de fratura, já o piloto teve apenas escoriação no cotovelo.
10
Criminosos armados batem em poste durante fuga do BPTAR na zona leste

Criminosos armados batem em poste durante fuga do BPTAR na zona leste

Segundo a PM, os criminosos em uma moto assaltaram um adolescente de 14 anos na Rua Humaitá com Avenida Caula, depois fugiram levando o celular da vítima.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recomposição florestal de Áreas de Preservação Permanente é realizada em Espigão do Oeste

Técnicos realizaram o plantio de mudas de espécies nativas. O foco está na recomposição florestal de Áreas de Preservação Permanente em nascentes já recuperadas.
L

MPRO lança ferramenta para peticionamento por cartórios extrajudiciais

O “Peticionamento Cartórios” já está disponível e marca mais um avanço na modernização institucional do Ministério Público.
L
Educação e saúde caminham juntas na atual gestão do executivo municipal

Educação e saúde caminham juntas na atual gestão do executivo municipal

Milhares de estudantes da rede pública municipal têm sido beneficiados por programas disponibilizados pela atual gestão.
L

Governador Marcos Rocha promove café de Rondônia como referência internacional

Além do impacto econômico, a iniciativa ressalta o compromisso de Rondônia com a sustentabilidade, um diferencial competitivo no mercado internacional.
L
Mercosul e União Europeia firmam acordo comercial negociado há 25 anos

Mercosul e União Europeia firmam acordo comercial negociado há 25 anos

Negociações de livre comércio somam 750 milhões de pessoas
L
Voto de Toffoli responsabiliza redes por conteúdos ilegais de usuários

Voto de Toffoli responsabiliza redes por conteúdos ilegais de usuários

Ministro considerou inconstitucional a atual regra sobre o tema
L
Senado aprova recursos para regularizar favelas e áreas de invasão

Senado aprova recursos para regularizar favelas e áreas de invasão

Projeto de lei segue agora para sanção presidencial
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 27 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 27 milhões

Números sorteados foram 14 – 24 – 25 – 31 – 33 – 60
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: B V B CARDOSO

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Flu e Bragantino vencem e respiram na luta contra o rebaixamento

Flu e Bragantino vencem e respiram na luta contra o rebaixamento

Resultados confirmam a queda do Criciúma para a Série B do Brasileiro
L