SÁBADO, 12/07/2025
Publicidade

L

Mundo

“Meu maior medo era não sair dali viva”, conta jogadora de vôlei

Brasileiros se dizem aliviados ao pousarem em Guarulhos

Por Elaine Patricia Cruz/ Agência Brasil - 35

Publicado em 

Meu maior medo era não sair dali viva, conta jogadora de vôlei
© Paulo Pinto/Agência Brasil

Depois de uma temporada em clube de Israel no ano passado, a jogadora de vôlei Beatriz Palmieri, 25 anos, decidiu retornar para a cidade de Hod HaSharon neste ano de 2023 para jogar por mais uma temporada. Há duas semanas na cidade israelense, presenciou momentos que a deixaram aterrorizada. Nos últimos dias, com a intensificação do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, Beatriz chegou a ouvir sirenes e bombas e teve que se esconder em um bunker. Não chegou sequer a fazer o seu jogo de estreia na temporada, que seria iniciada nesta sexta-feira (13).“Meu maior medo era não sair dali viva”, conta jogadora de vôlei - News Rondônia“Meu maior medo era não sair dali viva”, conta jogadora de vôlei - News Rondônia

Na manhã de hoje, Beatriz chegou à Base Aérea de Guarulhos (SP) depois de embarcar em Tel Aviv com destino ao Brasil no terceiro voo de repatriação do governo brasileiro, com 69 pessoas. Antes de chegar a Guarulhos, o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) fez uma parada em Recife (PE), onde cinco pessoas desembarcaram.

“Fui para jogar uma temporada por lá. Ano passado eu já tinha ido jogar lá e tinha corrido tudo bem. Gostei muito do país e voltei esse ano para jogar”, contou a jornalistas, logo após o desembarque.

“A gente presenciou três sirenes. Fomos para os bunkers três vezes. Ouvimos interceptações de bombas. Foi aterrorizante. A gente tremia, chorava, não sabia se ia conseguir sair dali, quanto tempo a gente teria que ficar no bunker. Nunca tinha passado por isso. A gente ia seguindo os vizinhos e as pessoas que estavam em volta. Não falamos o hebraico. Então tínhamos que tentar nos comunicar em inglês, mas o pessoal as vezes também não falava inglês. Foi aterrorizante”.

Seu principal receio, contou, era não conseguir sair daquela situação. “Meu maior medo era esse, não sair dali viva. Foi aterrorizante. Meu medo era não voltar. Ou piorar [a situação] e fechar o aeroporto e a gente não ter meio para voltar. Foi uma sensação muito ruim”.

Ao chegar ao Brasil de novo, Beatriz explica que sentiu alívio. “Minha sensação de estar de volta é só querer voltar para casa e ver meus pais. Não tem outra coisa que eu queira fazer agora”. A brasileira agradeceu ao governo federal por fazer a repatriação dos que estavam por em área de conflito. “É muito respeito e muita admiração por aqueles que ajudaram a gente, que se movimentaram para ajudar a gente e deram essa oportunidade de a gente voltar. Conhecemos americanos também que não tiveram a oportunidade de voltar porque tiveram voos cancelados. Os Estados Unidos não mandaram aviões para resgate, por exemplo”.

Reencontro

No mesmo voo de Beatriz estava Evelyn Crimerman. Sua tensão com a situação em Israel foi tamanha que, ao desembarcar na Base Aérea de Guarulhos ela não se lembrou dos protocolos e correu para abraçar o filho, Tiago Marchesano, que a aguardava no local.

Ao descer do voo da FAB, Evelyn deveria inicialmente seguir para os trâmites burocráticos e passar pela alfândega. Mas ao ver o filho que a aguardava atrás da grade, não se conteve e correu para um abraço apertado, sob lágrimas e registro dos muitos jornalistas que estavam no saguão aguardando pela chegada do voo.

“Ela estava lá há umas três semanas. Minha irmã se mudou há três meses para lá com a família. Ela e minha tia estavam visitando a minha irmã. Elas estavam em Ra’anana, perto de Tel Aviv. Elas estavam desde sábado nessa situação em casa, sem sair. Tocava a sirene, elas iam para o quarto de segurança. Saíram de lá ontem. Estão há quase um dia viajando”, contou o filho. “Por mais que o conflito estivesse, de alguma forma, mais para o sul [do país], foi uma tensão. A gente não sabe exatamente qual o desenlace. É tudo muito triste na verdade. É muito triste ver tudo isso acontecer e estar há muito tempo esse impasse. É muito ruim para os dois lados. Precisamos encontrar uma solução para isso”, disse Tiago.

Emocionada, a mãe descreveu o que passou por lá durante toda essa última semana. “Não tenho palavras para descrever o que foi esse voo. Foi um momento muito tenso em Israel. Mas a FAB foi de uma empatia e de um amor pela gente que não tenho como dizer. O mais triste foi que deixei minha filha e meus netos lá, mas tenho um filho aqui. E vamos continuar aqui”, falou.

Gratidão

Quem se emocionou muito com a chegada desse voo foi o engenheiro civil Luciano Graicer, 61 anos. Sua ansiedade era pelo filho, Rafael, de 26 anos, que estava em Israel havia três meses para trabalhar e estudar. Durante toda essa semana, ele e a esposa não conseguiram dormir pensando no filho que estava em Israel. “Minha esposa não dormiu nenhuma noite, até ontem, quando ele saiu [de Israel]. Daí ela dormiu 15 horas direto”, contou.

Para Luciano, a chegada do filho trouxe um relaxamento tão grande que ele passou a sentir muitas dores pelo corpo. “É um relaxamento tão grande que eu estou com aquela dor muscular. Devo ter ficado em tensão até ontem”.

Luciano Graicer também era só agradecimento pelo trabalho da FAB e do governo federal para a repatriação dos brasileiros que lá estavam. “É sensacional. Na verdade, é o que a gente espera de um país. Como cidadão, é o que espero de um país. O que mais me preocupa e o que me deixou com coração apertado, primeiro era que eu estava rezando pelo meu filho. No entanto, meu coração continua apertado. Agora estou rezando pelos reféns que estão em Gaza. Estou rezando pelos soldados de defesa de Israel e rezo também pelos palestinos que estão em Gaza e não apoiam o Hamas. Infelizmente eles estão sofrendo e vão sofrer porque a gente não pode fazer nada. Não existe uma forma de se resolver isso. Mas isso aperta”, disse a jornalistas.

Nos últimos dias, seu filho, Rafael, estava ajudando na montagem de kits para os soldados israelenses e também no auxílio às pessoas que foram deslocadas do sul de Israel e que não tinham mais casa. Agora, no Brasil, Rafael disse que pretende continuar ajudando Israel, de alguma forma. “Estou aqui com meus pais. Com certeza pretendo voltar para lá depois que tudo estiver certo. E vamos fazer nossa parte aqui no Brasil e no mundo todo para conseguir passar a verdade [do que estava acontecendo lá]”. Enquanto isso não acontece, disse Rafael, ele só pretende “ficar com a família”.

Outra jovem que desembarcou hoje em Guarulhos foi a estudante Rebeca Rojz, 17 anos, recebida com um buquê de girassóis da tia, Malvina Rojz, 54 anos. A primeira simbologia disso, explicou Malvina, é o fato de que a tradução do sobrenome, Rojz, remete ao girassol. E em segundo pelo significado da flor. “O girassol representa felicidade, luz, calor, boas energias. E é tudo o que a gente precisa nesse momento”, disse a tia.

“Foi angustiante [esperar por ela]. Ainda tenho uma sobrinha e uma prima que chegam hoje. Uma outra ficou [em Israel] porque o namorado está no Exército”, contou Malvina, que disse esperar que a situação no país melhore. “Hoje, parte do choro é de emoção e de alívio. Mas agora tem toda Israel que a gente não vê a hora que fique em paz logo”.

“É um alívio chegar aqui e ver minha família. Estou feliz em estar aqui”, disse Rebeca. A parte mais tensa para a estudante durante o tempo em que esteve em Israel foi o toque das sirenes. “Ontem, quando tocou a sirene na nossa escola, foi o momento mais tenso. Nunca tinha escutado. Foi a primeira vez. Mas estou bem, graças a Deus. Está sendo um alívio voltar agora. Planejo voltar a Israel depois, quando tudo isso passar. Mas por agora, essa foi a melhor decisão”.

Para a tia de Rebeca, o que está acontecendo atualmente entre Israel e o Hamas é uma barbárie. “Eu vejo como algo surreal, uma barbárie. É inacreditável que, em tempos atuais, isso seja possível [acontecer] por um ódio gigantesco. Uma coisa é um conflito Israel e Palestina, outra coisa é Israel e Hamas, que é um grupo terrorista que destila o ódio por judeus.”

Malvina também elogiou o trabalho desempenhado pelo governo federal para repatriar os cidadãos brasileiros da área de conflito. No entanto, ela acha que o governo pode fazer mais.

“Esse é um apoio importante para que, quem esteja lá, possa chegar ao Brasil. Mas tem outras coisas que dão para ser feitas. O Brasil tem um papel muito importante. Ele faz parte do conselho da ONU [Organização das Nações Unidas]. Ele tem um papel muito importante de apoio para agora conseguir trazer os brasileiros que estão em Gaza. E é muito importante também que o governo assuma que o Hamas é um grupo terrorista e que quer o extermínio de judeus. Falta isso. Mas pelo lado de trazer quem está lá é só agradecimento e acho que está no papel do governo brasileiro trazer os cidadãos brasileiros para o país”.

O governo brasileiro não classifica Hamas como grupo terrorista, seguindo uma decisão adotada pela ONU. No entanto, o Brasil condenou os bombardeios e ataques terrestres do Hamas contra Israel.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

China critica taxa de Trump contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

China critica taxa de Trump contra o Brasil e acusa EUA de intimidação

Pequim defende a soberania e a não interferência em assuntos internos, princípios fundamentais das relações internacionais, diante da tarifa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros.
L
Trump pretende falar com Lula "em algum momento" sobre tarifas, mas não agora

Trump pretende falar com Lula “em algum momento” sobre tarifas, mas não agora

Presidente dos EUA, Donald Trump, comenta intenção de dialogar com Luiz Inácio Lula da Silva sobre taxação de 50% em exportações brasileiras, enquanto reitera defesa de Jair Bolsonaro.
L
Trump revela acordo com a OTAN para fornecer armas à Ucrânia e promete "Grande Declaração" sobre a Rússia

Trump revela acordo com a OTAN para fornecer armas à Ucrânia e promete “Grande Declaração” sobre a Rússia

Presidente Donald Trump anuncia que Washington enviará armas à Ucrânia por meio de um acordo com a OTAN, marcando a primeira vez de sua administração, e sinaliza frustração com a falta de progresso na guerra.
L
ONU registra 798 mortes perto de centros de ajuda em Gaza em seis semanas

ONU registra 798 mortes perto de centros de ajuda em Gaza em seis semanas

Escritório de Direitos Humanos da ONU critica modelo de distribuição da Gaza Humanitarian Foundation (GHF), apoiada por EUA e Israel, por ser “inerentemente inseguro” e violar padrões de imparcialidade, enquanto a GHF contesta os dados.
L
Tarifa EUA Canadá: Trump anuncia taxa de 35% a partir de 1º de Agosto

Tarifa EUA Canadá: Trump anuncia taxa de 35% a partir de 1º de Agosto

O presidente Donald Trump confirmou a imposição de uma tarifa EUA Canadá de 35% sobre importações, somando-se a taxas já existentes em setores como aço e automóveis.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

MEC propõe universalizar programa Pé-de-Meia para todo o Ensino Médio Público

O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira, o plano de estender o programa Pé-de-Meia a todos os estudantes do ensino médio da rede pública a partir de 2026.
L
Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

Momento Agro | Entrevista Dr. Renan Maldonado

O programa Momento Agro recebe o advogado Dr. Renan Maldonado, especialista em direito do produtor rural
L

Sexta de cinema garantido: News Rondônia e Cine Araújo anunciam mais um ganhador da promoção que leva ao cinema sem gastar nada!

Toda semana tem sorteio de par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Quer participar? É rápido, gratuito e pode transformar sua sexta-feira!
L
Nova Medida Provisória tenta evitar alta na Conta de Luz após vetos derrubados

Nova Medida Provisória tenta evitar alta na Conta de Luz após vetos derrubados

Em Brasília, uma Medida Provisória foi publicada em 11 de julho de 2025 para conter o aumento previsto na conta de luz, impondo um teto à CDE e trocando a contratação de termelétricas por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), buscando reequilibrar os custos no setor elétrico.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Apostadores de todo o Brasil têm até as 19h (horário de Brasília) para concorrer ao prêmio principal da Mega-Sena acumulado em R$ 38 milhões neste sábado, 12 de julho de 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

Cássio Gois fortalece o Cernic com recursos que ampliam atendimentos e garantem mais saúde em Cacoal

Deputado investe quase R$ 200 mil na instituição, com destaque para melhorias na área odontológica infantil.
L
Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Lula anuncia R$ 3,7 bilhões em indenizações para atingidos pela lama de Mariana

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva detalha benefício para 35,5 mil pescadores e agricultores de Minas Gerais e Espírito Santo, impactados pelo rompimento da barragem em Mariana há dez anos.
L

Governo edita MP com teto para subsídios e corte de “jabutis”

Medida provisória fixa limite para encargos na conta de luz, ajusta contratação de térmicas e PCHs, e muda regras do setor de gás
L

Em artigo divulgado em nove países, Lula discute o multilateralismo e a polêmica opção de socorrer super-ricos às custas dos cidadãos comuns

“O estrangulamento da capacidade de ação do Estado redundou no descrédito das instituições. A insatisfação tornou-se terreno fértil para as narrativas extremistas que ameaçam a democracia e fomentam o ódio como projeto político”.
L
Rua Cândido Portinari, no setor 07 de Jaru, recebe nova pavimentação asfáltica

Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta

Obra integra nova etapa do Programa Asfalta Jaru e é executada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Luís do Hospital
L
Publicidade

POLÍCIA

colisao-entre-motocicletas-deixa-mulher-ferida-na-zona-leste-de-porto-velho

Colisão entre motocicletas deixa mulher ferida na zona Leste de Porto Velho

Segundo testemunhas, o outro motociclista teria avançado o sinal vermelho, provocando a colisão.
10
PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na Capital

PF prende homem com 40 kg de drogas em caminhão na capital

Na madrugada deste sábado, 12 de julho de 2025, em Porto Velho, a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas, após ele tentar fugir de uma barreira policial com 40 kg de entorpecentes escondidos em seu caminhão.
12
Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Polícia Federal prende homem com R$ 2 mil em notas falsas recebidas pelos Correios

Em Santa Luzia D’Oeste (RO), a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante nesta sexta-feira, 11 de julho de 2025, no momento em que ele retirava uma encomenda contendo R$ 2.050,00 em cédulas falsas, adquiridas por meio de rede social.
10
Caminhoneiro de Rondônia é preso com 210 kg de drogas em rodovia de Mato Grosso

Caminhoneiro de Rondônia é preso com 210 kg de drogas em rodovia de Mato Grosso

Um motorista que saiu de Rondônia com destino a Minas Gerais foi interceptado pela PRF em General Carneiro (MT), transportando 210 kg de entorpecentes escondidos em uma carga de madeira, revelando um esquema de tráfico interestadual.
14
Foragido de alta periculosidade é preso em Rondônia em ação conjunta de Polícias Civis

Foragido de alta periculosidade é preso em Rondônia em ação conjunta de Polícias Civis

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO 2 e pela Delegacia de Polícia Civil de Mirante da Serra/RO.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Governo de RO investe em reforma da Escola Boa Esperança e beneficia Vila Marcão em Alta Floresta

Com obra 99% concluída, reforma da Escola Boa Esperança amplia estrutura, garante ambiente acolhedor e fortalece parceria entre governo e município.
L
Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Governo de RO reforça ações da Fhemeron para doação de sangue durante férias de julho

Campanhas da Fhemeron ampliam doação de sangue em Rondônia durante as férias, garantindo estoques para emergências e demandas hospitalares.
L
Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Reforma do Cemetron em Rondônia atinge 99% e garante atendimento durante as obras

Com 99% concluída, reforma do Cemetron amplia estrutura, adiciona 10 leitos de UTI e mantém serviços do SUS em Rondônia.
L
FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

FACER e CMEC Rondônia empossam Rosieli Chiaratto e 33 mulheres no CMEC Ariquemes

Cerimônia da FACER e CMEC Rondônia fortalece empreendedorismo feminino com posse do Conselho da Mulher Empreendedora em Ariquemes.
L
Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero em Programa Sustentável

Grandes montadoras submeteram modelos de veículos de entrada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para obter isenção de IPI, uma medida do programa Carro Sustentável que visa incentivar a produção de automóveis mais econômicos e ecológicos no Brasil.
L

“Ditadores de Trump no Brasil” são alvo de crítica por apoio à ingerência dos EUA

Em artigo opinativo, servidor aposentado critica políticos brasileiros por defenderem posicionamento dos EUA sobre investigações contra Bolsonaro.
L
Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Lei Brasileira de inclusão completa 10 anos com avanços e desafios no mercado de trabalho

Em vigor desde 2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) celebra uma década como marco na garantia de direitos para Pessoas com Deficiência (PCD), indo além das cotas ao exigir acessibilidade e combater o capacitismo para uma inclusão efetiva no mercado de trabalho.
L
Oficina gratuita de fotografia criativa abre inscrições para jovens de bairros periféricos em Vilhena

Oficina gratuita de fotografia criativa abre inscrições para jovens de bairros periféricos em Vilhena

Projeto “Periferia em Foco”, coordenado por Washington Kuipers, oferece aulas práticas e teóricas, bolsa de R$ 500 e exposição final na cidade de Vilhena (RO).
L

Pitbull terapeuta Moana encanta pacientes em hospital de Santa Catarina com afeto e “lambeijos”

Moana, uma pitbull terapeuta, atua no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages (SC), levando carinho a crianças com TEA e pacientes adultos em tratamento.
L
Cerco a Universidades dos EUA gera insegurança em pesquisadores brasileiros

Cerco a Universidades dos EUA gera insegurança em pesquisadores brasileiros

Com ataques do governo e cortes de verbas na ciência e em programas de intercâmbio, a crescente instabilidade nos Estados Unidos sob a administração de Donald Trump causa receio em estudantes e pesquisadores brasileiros, que temem falar português e buscam alternativas para suas pesquisas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.